A Cidade | 9 comentários |
A Praieira | Nenhum comentário |
Amor de Muito | 4 comentários |
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Banditismo por uma Questão de Classe | 1 commentário |
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Da Lama ao Caos | 8 comentários |
Etnia | 2 comentários |
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Mateus Enter | 1 commentário |
Monólogo ao Pé do Ouvido | 1 commentário |
O Cidadão do Mundo | Nenhum comentário |
Rios, Pontes e Overdrives | 2 comentários |
Risoflora | 5 comentários |
Samba do Lado | Nenhum comentário |
Samba Makossa | 5 comentários |
Sangue de Bairro | 1 commentário |
Sobremesa | 6 comentários |
Toda Surdez Será Castigada | Nenhum comentário |
Todos Estão Surdos | Nenhum comentário |
Um Passeio no Mundo Livre | Nenhum comentário |
Essa música, assim como Até Quando Esperar da Plebe Rude é um hino!
https://www.youtube.com/watch?v=Tn0sdmA_1PQ Nesse documentário ele diz que fez a letra em parceria com o Gilberto Gil e era a história de um cara que, no futuro, vendia "chips para expansão da consciência" rs... MACÔÔÔÔÔ^! MACÔÔÔÔÔ, MACÔÔnha!
Muito Boa interpretação!!
A Parte que se refere ao céu, a música quer se referir a São Paulo e a outras grandes metrópoles. Atrás de São Paulo tem outros locais aonde o “Brasil” não enxerga, justamente por que é sem estrelas”($)”
Salve, muito boa interpretação, mas pro cenário brasileiro, o trecho “A cidade se encontra prostituída Por aqueles que a usaram em busca de saída”: “Aqueles que a usaram em busca de saída” está mais perto de se referir aos grandes latifundiários do norte e nordeste, que no processo de expansão de suas terras, em um sistema escravocrata, maginalizavam as pessoas e, como tu disse, as empurrava pra cidade, nesse exodo urbano que abocanha as pessoas que acreditam poder encon
Melhor interpretação
Muito bom
Alguém sabe o que Jorge Matner quer dizer com "Dentro do porta-luvas tem a luva que alguém de unhas negras e tão afiadas esqueceu de pôr". Seria uma pessoa gatuna?
Flora do riso, nao vou te esquecer no caritó, dei bobeira quase secou, a erva. Passa a bola.
Da lama ao caos, faixa de número três do disco homônimo de 1994, de Chico Science & Nação Zumbi. Composição: Chico Science. “Posso sair daqui para me organizar Posso sair daqui para desorganizar Posso sair daqui para me organizar Posso sair daqui para desorganizar Da lama ao caos, do caos à lama Um homem roubado nunca se engana Da lama ao caos, do caos à lama Um homem roubado nunca se engana” Posso sair daqui para me organizar (eu), posso sair daqui para desorgani
Cara... obrigado pela explicação! Muito afu mano!
Insperado em Josué de Castro refaz a migraçāo que traz o organizar e desorganizar, tanto faz... com fome, da lama ao caos e vice-versa.
Essa música é a trajetória de Chico Science desde o início da carreira até sua viagem pela imensidão.
Vao toma no toba
Caraca Tatiana!!! Matou a pau!!! Já gostava da música, agora com toda essa análise, reforço ainda mais meu apreço por chico e nação!!!!
Arranha céu é um edifício grande. Atrás dele tem o céu. Depois tem o céu que não se enxerga.
Chico um flâneur .ele é a mudança sócia...
Nos primeiros versos Chico diz: "O sol nasce e ilumina as pedras evoluídas Que cresceram com a força de pedreiros suicidas" As pedras evoluídas são uma metáfora para os prédios e construções. Os pedreiros suicidas são os responsáveis pela "evolução das pedras", isto é, o processo de construção civil. Como são mal remunerados e trabalham em condições precárias, não conseguirão sobreviver por muito tempo. Como eles sabem disso, podem ser interpretados como suicidas. Cavaleir
Nunca tinha pensado que era do beck que ele falava kkkk Eu imaginava que essa sobremesa que ele falava era o conformismo das pessoas ,tipo,o que importa no final do dia é ter uma sobremesa,um algo pra comer já era o suficiente...enfim, acho que a do beck é mais coerente!
cara...to querendo entender...
Ele faz referência direta a Max, Foucault na parte em que fala "posso sair daqui pra me organizar, posso sair daqui pra desorganizar..." E clara referência a Josué de Castro ao abordar a fome e a implicância disso na sociedade e no modo de pensar do cidadão que vive no mangue
O que significa "Atrás do arranha-céu tem o céu tem o céu E depois tem outro céu sem estrelas"?? Que céu é esse sem estrelas?
Pq, Amor "de muito"?
A música retrata fielmente o momento que a música brasileira está passando, com suas altas produções, vazias de letras e notas, produz-se somente uma base agradável aos ouvidos, joga-se uma letra repetitiva e coloca-se um corpo bonito pra cantar. A segunda parte fala da luta pela igualdade racial e, ao final, demonstra a certeza de que o canto dos negros da época era verdadeiro e influente, diferente do que vemos na música popular de hoje.
Ele faz uma alusão a RHIZOPHOREAS, uma árvore típica do mangue cuja deixa suas raízes expostas. Mangue bravo, Guaparambo, Guaparaiba Pison, Mangue salgado, Rhizophora mangle, Família das rhizophoreas
"Fala da paixão de um pescador marginal por uma lavadeira: Risoflora" - Chico Science durante um especial gravado em 1994 no teatro Franco Zampari.
ele tá brisando na cidade, no caos de Recife e vai bater uma larica em casa uhuul viva Chico !
molambo é o cara que vive do manguezal
O caranguejo séria um pescador, ou um catador de caranguejo mesmo, risoflora uma nativa. E a música revela o amor do caranguejo pela risoflora
O bico do beija-flor Beija a flor, beija a flor E toda fauna-flora grita de amor Quem segura o porta-estandarte Tem a arte, tem a arte E aqui passa com raça eletrônico o maracatu atômico Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê Atrás do arranha-céu tem o céu tem o céu E depois tem outro céu sem estrelas Em cima do guarda-chuva, tem a chuva tem a chuva, Que tem gotas tão lindas que até dá vontade de comê-las Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia,
Essa música fala da desigualdade social que há na grande Recife, enquanto os ricos se tornam cada vez mais os ricos, os pobres se tornam cada vez mais pobres. Ao lado de prédios luxuosos existem favelas ou mocambos, fazendo um grande contraste na cidade.
é claro que é o beck q ele ta falando!!!!esse alivia heuaheua... GRANDE CHICO!!!! FOREVER
Advinhando, Macô é maconha! A meninada ficava atráz da Macô e a gurizada que tinha a Macô pagava de galã. Agora, o Zé Mane, talvez um dos caras q tinha a Macô, e não era bobo não, ainda parecendo um zémane... E o Roger cadê?
Só porque o chico sabia aproveitar as sobremesas da vida, não significa que ele acredita na impossibilidade de uma mudança social. Também acho que essa sobremesa é aquele velho beck! E que comemoração do chico.. Isso que é música boa, brasil!
pato só come lama se estiver sem alimentação adequada. Nessa música chico faz homenagem aos bairro de Recife..
homenagem ao cangaço, e ao personagem mais importante -Lampião - que foi degolado - fazendo referencia a teses que afirmam que o cerebro permanece vivo alguns segundo após a degola..
homenagem de chico a Bossa Nova . Deixando claro que a inocencia das garotas a muito se foi ( como antes era descrito em musicas da bossa nova).
Uma das 03 melhores musicas desse 2º album . Uma obra-prima musical da união de povos que formam a "etnia brasileira". indicando que todas as formas de manifestação cultural devem ser respeitadas e preservadas.
Chico nessa música acredita que amudança social ja náo é mais possivel ,e que o importante é aproveitar as delicias da vida, ao inves de ficar reclamando de tudo .. nos pequenos prazeres estão os melhores momentos da vida ( sobremesa = baseado )
No Recife, os mangues ficam dentro da cidade. Daí surgiu o carangueijo com cérebro, ou o homem carangueijo. O Home come o carangueijo e defeca no mangue, o carangueijo se alimenta no mangue e o homem come o carangueijo. Um sistema auto-sustentável.
Um paralelo entre a criminalidade civíl e a da polícia. Galeguinho do coque foi um assaltante de cargas da comunidade do coque(proximo ao porto do recife), ele assaltava e distribuia parte da carga com a comunidade, leite, carne e etc... Biu do olho verde foi um criminoso criado pela polícia para intimidar a população, de fato ele existiu, mas, nunca arrancou bico de seio nenhum com alicates, como dizia a polícia da época(1960/70), pelo contrário, muitas de suas vítimas acabavam se apai
Essa letra retrata um período que houve aqui no Recife, no começo do movimento manguebeat, na rua da moeda existia a soparia de Roger de Renoir onde havia radiola de ficha, na rua da moeda. Onde pessoas da alta sociedade local se reunia para fumar unzinho e curtir aquela eclosão cultural, inclusive, meninas de classe média alta, que se interessava pelos garotos pq eles estavam de "mão cheia", com um deck. Foi um período bastante interessante para o cenario cultural da época, varias tribos
EU interpreto como uma prostituta menina do porto, que espera seu homem sabendo que seu coraçao so deseja sexo. O homem menino que navega esta em busca da sua mulher que deseja o amor. Ela é direta e pergunta "Vai querer?" Ele responde: Por Amor ou por Besteira. Por amor ou por dinheiro?
Lama ao Caos, seria o homem, nordestino vivendo aqui na "lama" e migra para o "caos" que pode ser qualquer cidade brasileira nordestina ou sulista com a falsa promessa de melhorar de vida. O sol queimou, queimou a lama do rio Eu ví um chié andando devagar E um aratu pra lá e pra cá E um carangueijo andando pro sul Saiu do mangue, virou gabiru. O sol queima a lama, remete a seca nordestina. Chié carangueijo pequeno da Mao grande que se movimenta rapido. Aratu carangueijo vermelho. Caran
Trata-se de um carangueijo que é retirado do seu ambiente, uma iguaria muito apreciada aqui no nordeste, facil de encontrar nas calçadas e nas feiras daqui, geralmente sao capturados por armadilhas chamadas de caritó, muitos perdem seus membros e comos outros crustaceos, tem a capacidade de se regenerar. Sao capturados no mangue onde a vegetaçao é chamada de Rhisophora, este tipo de vegetaçao é fragil e ameaçada pelo progresso das cidades pela preferencia da populaçao em viver no litora
ESSA É MAIS UMA DAS CRÍTICAS QUE O "HOMEM DE LAMA" FAZ AO PADRÃO DE VIDA DA SOCIEDADE BURGUESA. CONTAMINANDO TRABALHADORES, POBRES, CAMELÔS, POLICIAIS, MENDIGOS ETC. O AMBIENTE VIVIDO NUMA CIDADE DE VALORES ESTÉTICOS: PRÉDIOS, VEÍCULOS AUTOMOTIVO, PROSTITUIÇÃO, ENRIQUECIMENTO, LUXO, ENTRE OUTROS BENS, INCITA A AMBIÇÃO DA POPULAÇÃO. CONTAMINANDO ATÉ OS QUE NÃO TÊM CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE VIVER NESSA CIDADE. TODOS QUEREM AS MESMAS COISAS, SUBENTENDIDAS COMO BOAS, "NÃO IMPORTA S
Samba Makossa Um sampler misturando sons eletrônicos e percussão marca a transição para esta faixa que mantém o ritmo da ciranda ouvido na canção anterior, mas promove sua mistura com o samba duro e o gênero africano Makossa 108 , difundido no circuito massivo da world music por Manu Dibango e outros músicos de Camarões. A guitarra pontua com timbres “limpos” (sem distorção) comuns nas levadas de gêneros do african pop e da música caribenha. Sua dicção segue técnicas comun
Samba Makossa Um sampler misturando sons eletrônicos e percussão marca a transição para esta faixa que mantém o ritmo da ciranda ouvido na canção anterior, mas promove sua mistura com o samba duro e o gênero africano Makossa 108 , difundido no circuito massivo da world music por Manu Dibango e outros músicos de Camarões. A guitarra pontua com timbres “limpos” (sem distorção) comuns nas levadas de gêneros do african pop e da música caribenha. Sua dicção segue técnicas comun
Esta canção deixa claro o papel da mulher na sociedade. "Olha só que menina bonitinha pra poder ficar comigo tem que saber de cozinha" Ou seja, não importa a beleza, o que importa é se a mulher sabe de cozinha e tanque.
Pessoal,nossa cultura/etnia,brasileira, é muito linda!Temos que dar mais valor a ela. "É o povo na arte É arte no povo E não o povo na arte De quem faz arte com o povo"
Acredito que o autor ao falar o nome "Josué",ele faz Referência a Josué de Castro que escreveu o livro Chamado de Geografia da fome, onde esse mapeou determinadas áreas geográficas do Brasil para descobrir as causas naturais e sociais da fome nesse País.Claro que ainda há mais o que interpretar.
Na verdade Jorge dü Pexe fala: ""PILOTEM" suas próprias cabeças"
Corpo de lama, corpo de barro, corpo moldável, controlável, corpo DÓCIL. Nessa música Science mostra a idéia de desmaterialização do ser humano. A sociedade ao longo do tempo tem pensado no homem como "corpo", e não "corpo e mente". Nosso corpo é quase completamente construído socialmente. Até a maneira como você anda não é natural de você mesmo, foi construída a partir de modelos que você é obrigado a seguir sem nem mesmo ter consciência disso. Seu próprio corpo é "mold
Eu vou fazer uma embolada, um samba, um maracatu Tudo bem envenenado, bom pra mim e bom pra tu
Chico Science gostava muito de ficção científica e tinha um forte engajamento social. "Da Lama ao Caos" conta a historia de um "homem-Caranguejo" que sai do mangue e vai para a cidade afim de mudar de vida. Só que ele percebe que não há muita diferença entre a sujeira da "lama" do mangue e o caos da grande cidade. Pois ele se sente "roubado" onde quer que esteja (mangue ou cidade).
cerebral é assim que tem que ser maioral
Não sei, mas queria saber?