Estilo Musical: Carimbó

O Carimbó é um estilo de música, além de uma dança brasileira, que se originou perto de Belém, no nordeste do Brasil e na bacia amazônica. O ritmo possui raízes africanas e indígenas, sendo originalmente tocado com tambores feitos a partir de árvores. 

O nome vem da palavra tupi se referindo ao tambor que mantinha a batida. A música mudou com o tempo, entretanto, nas décadas de 1960 e 1970, o carimbó foi influenciado pelo rock e outros ritmos musicais, incluindo merengue, cumbia, zouk e lambada.

A forma de dança é tradicionalmente executada com casais. Em um dos passos, a mulher joga um lenço no chão e o homem tenta pegá-lo com os dentes. As mulheres vestem saias longas e coloridas, semelhantes aos trajes das danças do Caribe, já os homens, geralmente, usam calças brancas largas e uma camisa estampada.

O carimbó, nas últimas décadas, ressurgiu como uma fonte rítmica de gêneros contemporâneos, como a lambada e tecnobrega. Atualmente está muito associado as festividades religiosas e a expressão cultural espalhou-se também pela Região nordeste do Brasil. O Carimbó é um importante movimento cultural e tornou-se patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2014.

O cantor e compositor Augusto Rodrigues, também chamado de Mestre Verequete, foi um dos mais importantes músicos que disseminaram o Carimbó. Sua trajetória é voltada para a composição de músicas no estilo “pau e corda” também conhecido como “Carimbó raiz”. No município de Belém, em 2004 o “Dia Municipal do Carimbó” foi reconhecimento como data comemorativa em homenagem a contribuição musical do Verequete ao estado do Pará.

As principais características rítmicas possuem influências africanas como ritmo sincopado, utilização percussiva de tambores e contraponto, com predominância do compasso 2/4 e de uma estrutura de letras poética. Entre os instrumentos, geralmente, é incluído 2 ou 3 tambores com timbres diferentes. O tambor maior tem o timbre mais grave e é usado para a marcação do ritmo, dessa forma, os outros dois, menos graves, fazem os repiniques. Na harmonia é usado o banjo, além de outros instrumentos de sopro.

Inicialmente, devido a ao grande território paraense, o Carimbó desmembrou-se em três subgêneros, as rimas contam sobre o cotidiano local e os ritmos variam de acordo com o tipo de atividade desempenhada em cada região. Dessa forma, o Carimbó praieiro, o Carimbó pastoril e o Carimbó rural são distintos e possuem características próprias. 

O estilo tradicional e o Carimbó moderno são duas correntes populares na capital Belém. Representado pelo cantor Verequete, o primeiro manteve a estrutura musical do referencial marapaniense, já o segundo, alterou essa estrutura buscando uma maior modernidade, representado pelo cantador Pinduca

“Pau e corda” é a forma tradicional, sem uso de instrumentos elétricos, possui uma melodia às vezes horizontalizada, ritmo marcado e uníssono. Alguns músicos ficam sentados sobre o tambor, batucando com as duas mãos, e outros costumam usar os maracás e o reco-reco, para completar o grupo instrumental. A variação moderna utiliza instrumentos elétricos como contrabaixo, bateria e guitarra e isso estabelece uma identidade moderna comparada com dos estilos mais populares. Entre os principais artista de Carimbó, estão os cantores Pinduca, Fafá de Belém e Gaby Amarantos, e entre as bandas o grande destaque é a Banda Calypso.

Dança do Carimbó

Dona MariaQue dança é essaQue a gente dança sóDona MariaQue dança é essaÉ carimbó, é carimbóDona MariaQue dança é essaQue a gente dança sóDona MariaQue dança é essaÉ carimbó, é carimbó Braço pra cimaBraço pra baixoAgora eu já seiComo é que éSó falta bater a mãoBatendo também o péSó falta bater a mãoBatendo também o …

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Pará Belém

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Ainda Te Amo

Foram dois anos de agonia, que você me fez passar (E ainda quero te encontrar) mais em todo esse tempo você nem me procurou, será que você me amou? Foi duro perdoar mais hoje eu já te perdoei, você brincou comigo eu briguei, acho que ainda é tempo de você se desculpar, está na hora, …

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