Elis Regina


História do artista


Nascida em 17 de março de 1945 Elis Regina Carvalho Costa, conhecida profissionalmente como Elis Regina, foi uma cantora brasileira de música popular e jazz. Tornou-se conhecida nacionalmente em 1965 após cantar “Arrastão” (composta por Edu Lobo e Vinícius de Moraes) na primeira edição do concurso de música do festival TV Excelsior. Logo ingressou em O Fino da Bossa, programa da TV Record. 

Ela se destacou por sua voz, bem como por sua presença de palco, interpretação e apresentações em shows. Suas gravações incluem “Casa no Campo” (Zé Rodrix e Tavito), “Como Nossos Pais” (Belchior), “Águas de Março” (Tom Jobim), “O Bêbado e a Equilibrista” (Aldir Blanc e João Bosco) e “Madalena” (Ivan Lins). Na lista ainda estão alguns outros sucessos como: “Atrás da Porta” (Chico Buarque e Francis Hime), “Conversando no Bar” (Milton Nascimento) e “Upa Neguinho” (E. Lobo e Gianfrancesco Guarnieri).

Elis Regina nasceu em Porto Alegre, onde começou sua carreira como cantora desde cedo no programa infantil de rádio Clube de Guri. No início da adolescência, ela assinou um contrato de gravação e alguns anos depois viajou para o Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro álbum. 

Venceu seu primeiro concurso de música em 1965 cantando “Arrastão” de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, o que a tornou a cantora brasileira mais vendida desde Carmen Miranda. Dois na Bossa é o seu segundo álbum. A parceria com Jair Rodrigues estabeleceu um recorde nacional de vendas com o álbum. Se tornou o primeiro álbum brasileiro a vender mais de um milhão de cópias. 

Transmitido pela TV, e também pelas rádios, “Arrastão” ganhou rapidamente popularidade. O disco representou o início da música popular brasileira e contrastou com a bossa nova. No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, ela ajudou a popularizar o tropicalismo com Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Regina foi apelidada de “furacão” e “pimenta”. Se mudou para o Rio na época em que o Brasil era governado por um grupo militar. Embora sua popularidade a tenha protegido de represálias quando criticou o regime durante uma turnê pela Europa, ela foi ameaçada de prisão a menos que cantasse o hino nacional brasileiro em um evento em homenagem ao aniversário do golpe. 

O álbum de Elis e Tom Jobim (Elis e Tom em Los Angeles) foi gravado nos anos 1970. O disco é um clássico com uma das maiores parcerias da história do MPB. Em 1982, ela estava iniciando seu terceiro casamento quando morreu; Em 19 de janeiro de 1982, Elis Regina morreu aos 36 anos de idade de uma overdose acidental de cocaína. 

Mais de 15 mil pessoas entre amigos e parentes compareceram e cantaram suas músicas em velório realizado no Teatro Bandeirantes em São Paulo. Mais de 100.000 pessoas e fãs seguiram seu cortejo fúnebre por toda São Paulo. Foi sepultada no Cemitério do Morumbi.



Letras das músicas