Ary Barroso


História do artista


Ary Barroso, autor de “Aquarela do Brasil”, foi um famoso compositor brasileiro que popularizou e consagrou o estilo samba-exaltação. Seus versos ajudaram a elevar o samba à categoria de símbolo musical nacional. Filho de Angelina de Resende Barroso e João Evangelista Barroso, João Evangelista Barroso, conhecido no mundo artístico como Ary barroso, nasceu em Ubá (MG) no dia 7 de novembro de 1903.

Já trabalhava como pianista auxiliar, com 12 anos de idade, no cinema da cidade. Começou a compor com 15 e, aos 18 anos, recebeu uma herança de seu tio e optou por estudar Direito em uma universidade no Rio de Janeiro. A partir daí, Ary passou a comprar as melhores roupas, frequentar os melhores bares e restaurantes e morava em locais de luxo.  Além de músico, atuou como locutor, humorista e pianista. Sua principal interprete foi Carmem Miranda, também grande amiga fora dos palcos. 

O grande sucesso da composição “Aquarela do Brasil” na voz da cantora, consagrou Ary como compositor internacionalmente. Em 1942, Ary Barroso compôs a trilha musical de “Alô Amigos” que contava as aventuras de Zé Carioca. Além disso, o compositor também trabalhou em outros filmes de Hollywood, entre eles, “Três garotas de Azul. Possuía uma grande versatilidade e chegou a compor valsas, marchinhas e choros.