Chiclete Com Banana

Jackson do Pandeiro

3 comentários

Eu só ponho bip-bop
No meu samba
Quando Tio Sam pegar o tamborim
Quando ele pegar no pandeiro
E no zabumba
Quando ele aprender
Que o samba não é rumba
Aí eu vou misturar
Miami com Copacabana
Chicletes eu misturo com banana
E o meu samba vai ficar assim

Tirurururiruri bop-be-bop-be-bop

Quero ver a grande confusão
É o samba-rock meu irmão

É o samba-rock, meu irmão
Mas em compensação
Eu quero ver um boogie-woogie
De pandeiro e violão
Eu quero ver o Tio Sam
De frigideira
Numa batucada brasileira




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários para a letra “Chiclete Com Banana

  1. Franco disse:

    Grande sacada… a invasão que a música americana estava fazendo em nosso país, com ritmos como boogie-woogie, rock com guitarra elétrica, etc, era um pouco assustadora. Houve até uma passeata com grandes nomes da nossa música e cultura em geral, como Gil, Caetano, Sergio Cabral e outros, repelindo essa invasão temerosa. Essa letra tem esse sentido, escrita de uma maneira humorada e ao mesmo tempo crítica; pois o mestre Jackson diz que só aceita incluir o que “eles” (USA) nos impõe, se eles também aceitarem nossos ritmos e instrumentos nacionais, que são ricos. Mostra que consente uma mistura, sem detrimento de nossas raízes. Então poderá tentar juntar chicletes com banana, Miami com Copacabana, rock com samba…referências deles e nossas, respectivamente.

    1
    1
    • francineide de brito moreira braga disse:

      Muito enriquecedor seus comentários, visto que estamos trabalhando na escola (sou professora de inglês,de escola pública) um projeto em homenagem a Jackson do Pandeiro, o qual terá culminância em Agosto de 2019.Gostaria de obter mais informações quanto ao contexto histórico da música.Obrigada.

  2. francineide Moreira disse:

    Segundo a música cantada por Jackson,o primeiro verso é: “só BOTO bebop n meu samba…” e não “só PONHO bebop no meu samba…”.Por outro lado, não consegui uma tradução para o termo BEBOP,que por sinal, já encontrei outra escrita, isto é, BIP BOP.Afinal, qual a escrita correta?E o que significa? Estou interessada porque nossa escola está com um projeto em homenagem a Jackson do Pandeiro,que terá culminância em Agosto.