O Anjo Mais Velho

32 comentários

Teatro Mágico

"O dia mente a cor da noite
E o diamante a cor dos olhos
Os olhos mentem dia e noite a dor da gente"

Enquanto houver você do outro lado
Aqui do outro eu consigo me orientar
A cena repete a cena se inverte
Enchendo a minh'alma d'aquilo que outrora eu deixei de acreditar

Tua palavra, tua história
Tua verdade fazendo escola
E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar

Metade de mim
Agora é assim
De um lado a poesia, o verbo, a saudade
Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim
E o fim é belo incerto… depende de como você vê
O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só

Só enquanto eu respirar
Vou me lembrar de você
Só enquanto eu respirar


32 comments on “O Anjo Mais Velho

  1. Davi Figueirêdo disse:

    essa música não fala só de um homem para uma mulher!!!!mas qualquer pessoa que você ama e está com saudades!!!

  2. Camila Mara disse:

    Além do fato de servir pra qualquer pessoa que se ama, o Fernando Anitelli escreveu essa música para o irmão mais velho dele (Daí o nome da música)…
    Se não me engano qdo ele escreveu o irmão dele morava fora do país ( por isso o: “E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar”)…

  3. Rafa Inácio disse:

    Particularmente uma das músicas mais lindas que já ouvi. Nela é retratada toda a saudade que o eu lírico sente com alguém que já partiu mas, no entanto, deixou bastantes ensinamentos para ele. A cena se repete porque novamente bate uma nostalgia e, se inverte porque, desta vez, ele pensou mais além, além do fim. Tudo o que ele viveu, seus ensinamentos, seus conselhos foram por ele recordados, fazendo com que minimizasse a falta. Ele não acreditava, pois a morte, para ele, era o fim de tudo, mas que passou-se a ser considerado por ele como algo relativo, dependendo de seu ponto de vista pode até ser um começo, ou recomeço. E que, se tens fé, acreditarás que algum dia o reencontrará e viverá tudo novamente. Por um lado ele luta contra todos os tropeços diários, mas pelo outro ele recorda todo amor e amizade que um dia teve.
    No refrão ele mostra que, independente de tudo, continuará a amá-lo e a lembrar de tudo de bom que ele disse e que a amizade continuará firme, até ele parar de respirar.

    Visitem: http://www.fotolog.com.br/music_webelieve

  4. Camila disse:

    Achei o comentário do Rafa Inácio muito bom, tudo que eu também diria, exceto a parte que disse “se tens fé, acreditarás que algum dia o reencontrará e viverá tudo novamente”.

    Nesse sentido não acho que a letra queira dizer isso, uma prova é o trecho – a fé que você deposita em você e só.
    Quer dizer que é preciso acreditar em si mesmo, e SÓ. Quase todas as músicas do teatro tem críticas indiretas a fé cega da religião, que deixa o próprio ser humano menosprezado. A fé em si mesmo é acreditar que você é possível ser feliz, com tudo que você constrói e suas lembranças de momentos bons.

  5. Amanda disse:

    O nome o anjo mais velho se refere ao diabo que foi o primeiro anjo, então é o mais velho.

    “O dia mente a cor da noite
    E o diamante a cor dos olhos
    Os olhos mentem dia e noite a dor da gente”
    Essa frase acredito que se refere ao pensamento de Descartes com a ideia do gênio maligno quase deus mais não deus que faz os olhos nos enganam sobre a realidade.
    (O irmão dele deve ser um monge daqueles que sustentam o mundo com a oração e ele deve ser ateu isso explica lados indicados no inicio da música (Enquanto houver você do outro lado aqui do outro eu consigo me orientar)
    Em algum momento ele buscou acreditar como o irmão e depois voltou a não acreditar em Deus( A cena repete a cena se inverte enchendo a minha alma daquilo que outrora eu deixei de acreditar)
    Tua palavra, tua história
    Tua verdade fazendo escola
    E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar ( Mostra que valoriza o conteúdo palavra, historia para aprendizagem, embora não utilize ela esta ausente.
    Metade de mim Agora é assim De um lado a poesia o verbo a saudade (lado saudade da crença em Deus que viveu por um tempo e desistiu

    Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim
    (lado esforço com a crença que deve chegar no fim com méritos próprios sozinho)

    E o fim é belo incerto… depende de como você vê
    (O fim belo incerto por não ter segurança que conseguirá por mérito próprio. Depende de como acredita o novo credo dele é a fé em si mesmo e só( sem Deus)
    O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só
    Só enquanto eu respirar Vou me lembrar de você Só enquanto eu respirar..
    (Se refere ao irmão de crença oposta um vai pro inferno e a outro vai pro céu então só enquanto respirar que estarão juntos.)

  6. Katia disse:

    A musica é clara e revela a saudade de um irmão do outro que se foi ou que se faz ausente!!

  7. Denize disse:

    Fala sério gente, essa música era saudade do irmão dele, nada a ver falar que é sobre o diabo, que viagem… As pessoas veêm o mal em tudo. Que coisa!!!!

  8. Jhony disse:

    Essa música foi feita em homenagem ao irmão mais velho do Fernando Anitelli, que na época morava em outro país. O irmão dele hoje já é falecido, porém na época ainda estava vivo. (:

    ps. gente falando que é o diabo, até quando?

  9. Pedro disse:

    O que quer dizer com ”os olhos mentem dia e noite a dor da gente”?

  10. Amanda disse:

    O refrão da musica mostra uma defesa de fé no ateísmo,só enquanto respirar porque apos a morte conforme a crença dele não haverá lembranças das pessoas.

  11. Keissy Santello disse:

    Afff tem gente que vive com o Diabo na cabeça mesmo.
    O cara é poeta, fez uma homenagem ao irmão que era um espelho pra ele, e tem pessoas que me vem com interpretação falando de Diabo.
    Acorda, a vida é muito maior que seu mundo!!!

  12. Giovanna disse:

    Nunca li tanta besteira reunida em apenas uma postagem como a desse ser de inteligência única que a difere do resto do mundo (leia-se “Amanda”). Independe da sua religião ou em que você acredita, basta ter o mínimo de noção em interpretação de texto para perceber que a letra fala – de uma maneira linda, inteligente e tocante – da saudade, do amor, das coisas que aprendemos com as pessoas que amamos. Alguém que consegue ver tantas “mensagens subliminares” nessa música é, no mínimo, extremamente alienada e infelizmente não tem a menor noção do que é ARTE. 🙂

  13. Giovanna disse:

    Respondendo ao Pedro:
    “Os olhos mentem dia e noite a dor da gente” na minha interpretação se refere ao fato de que muitas vezes conseguimos disfarçar com um olhar, um sorriso, o que estamos de fato sentindo por dentro.

  14. Tiago disse:

    Amanda se você acredita em Deus ou não, antes de fazer um comentário desses deveria ler mais a Bíblia, pois em nenhuma parte diz que existe vida após a morte, mas sim uma ressurreição que irá ocorrer. Eclesiaste 9: 5 6 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
    Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

  15. Gabriel Santos. disse:

    QUANTA HIPOCRISIA EM UM LUGAR SÓ…..
    TODOS OS HIPOCRITAS, QUE ESTÃO APROVEITANDO ESSE ESPAÇO, PARA DISCUTIR RELIGIÃO, NO MINIMO TEM UMA “FÉ SOLÚVEL, QUE SÓ É USADA PARA FERIR O OUTRO.
    A MUSICA É LINDA, AO MEU VER TEM, EXISTE UM ASPECTO RELIGIOSO, SIM, POIS MEUS OLHOS MENTEM DIA E NOITE A DOR DA GENTE, E O SONHO PARECE VERDADE QUANDO ESQUECEMOS DE ACORDAR….MAS NÃO ESTOU AQUI PARA FICAR ENSINANDO A PESSOAS QUE SE FAZEM, PELO QUE ÀS ENSINARAM, PESSOAS QUE NÃO SE PERGUNTAM O QUE REALMENTE SÃO, E QUE NÃO PROCURAM TIRAR AS RÉDIAS QUE LHE FORAM COLOCADAS, SEGUINDO UM CAMINHO CHEIO DE DUVIDAS INTERIORES ..

  16. Danilo Bellini disse:

    Gente, quanta gente mal informada !

    Essa música, segundo o próprio Fernando Anitelli em entrevista, foi feita pro irmão dele que morava longe, e foi feita quando ele ainda era vivo ! Essa musica foi feita num vôo de volta para São Paulo, meu deus cara.. quanta gente mal informada ._.

  17. Larissa disse:

    A música foi feita para o irmão mais velho dele… Diabo?? Aff, que povo louco.

    O irmão mais velho = O Anjo mais velho ( Anjo porque ele faleceu e simbolicamente virou ”anjo”)

  18. Vinicius disse:

    Essa letra é para o irmao dele Rodrigo Anitelli, que por anos lutou contra um cancer, mas infelizmente veio a falecer em 2012

    por isso o trecho:
    “É o fim é belo e incerto, depende de como você vê”

  19. Celso Antonio disse:

    Amanda, só tem uma coisa para te dizer. Você é ameba pouco desenvolvida….

  20. vanessadsquintino@hotmail.com disse:

    o teatro mágico é poesia em música. quanto mais aprendemos e vivemos, a música se interpreta ao seu cotidiano. a anos ouço o anjo mais velho e vasa vez ela se encaixa a uma despedida, realização e novo mundo

  21. Alexandre disse:

    A música fala sobre a relação pai e filho, sendo que o pai faleceu( tua ausência fazendo silêncio em todo lugar…), e o filho se tornou pai ( a cena se inverte)

  22. Andreza Silva Souza disse:

    Esta música é linda, e para mim fala única e exclusivamente do amor: amor que está perto mesmo estando longe, que sei que posso contar, que aprendo sempre com a palavra, com a história, mas que ao mesmo tempo, a ausência deste amor faz silêncio em qualquer lugar onde estivermos. Isso é lindo! Significa que nunca vou me esquecer deste amor tão lindo, que enquanto eu estiver vivo, respirando, vou me continuar amando, lembrando e respirando este amor.
    Esta música se encaixa para todas as pessoas importantes em nossas vidas: marido, mulher, filhos, pai, mãe, irmãos. Perfeita!

  23. Marcus Vinicius de Souza Ferreira disse:

    vejam de fato o que é o anjo mais velho: https://www.youtube.com/watch?v=lnA1C9riuXU

  24. Josilaine disse:

    gosto do teatro

  25. eduardo do santos barbosa. disse:

    eu acho que a musica e bonita e de amor eu acho a musica bonita por que ele se expressa com o sentimento não e uma musica falsa e expressada em um amor verdadeiro e porisso eu gostei muito da musica

  26. Emanuel disse:

    A musica foi escrita quando o irmão mais velho do Fernando Anitelli faleceu, e como a musica diz, “Enquanto houver você do outro lado aqui do outro eu consigo me orientar” fala do seu irmão que está em outro lugar, no caso no céu ou outro lugar, “tua ausência fazendo silencio em todo lugar” ja diz tudo né? “Metade de mim Agora é assim, De um lado a poesia, o verbo, a saudade, Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim” Por que é difícil perder um ente querido, e “só enquanto eu respirar vou me lembrar de vc” tbm diz tudo! Essa musica é Lindaaa!

  27. Rodrigo Montenegro disse:

    Eu acredito que a música vai muito além da de qualuer pessoa. Primeiramente através do nome da música que eu acredito ser uma referência a Deus e durante a música temos diversos elementos que fazem referência a Deus e tornam a música muito mais complexa de significados como “enquanto houver você do outro lado, aqui do outro eu consigo me orientar” Deus como guia de todos nós, ” a cena repete … deixei de acreditar” quantas vezes nao deixamos de acreditar em Deus e por algum motivo, voltamos a acreditar, pelo menos na minha vida essa cena se repetiu e se inverteu diversas vezes. “tua palavra.. tua verdade fazendo escola” que palavra nos ensinou mais se nao a palavra de Deus? ” de um lado a poesia, o verbo… para chegar ao fim ” Deus é o verbo e estamos do outro lado lutando para finalmente chegarmos ao fim e se reencontrar com Deus . “o fim é belo … deposita em você e só” despensa explicação, parece ficar muito claro o real significado da música, até que “só enquanto eu respirar… só enquanto eu respirar” se é sobre Deus, pq depois de morrer, irei esquecer? Acredito que o refrao retrata nossa luta diaria em lembrar de Deus em cada momento, até o dia em que não mais precisaremos lembrar, pois seremos parte Dele. Espero que tenham gostado da minha crítica e que comentem se concordam o discordam dela. Um grande abraço e que essa visão da música possa confortá-los assim como me conforta durante os desafios do lado de cá

    PS.: Vi muitas pessoas se apegando ao trecho inicial da música “os olhos mentem dia e noite a dor da gente” eu acredito que fala justamente do nosso compromisso no plano material. Os olhos, sempre se referindo aos nossos sentimentos mais superficiais do corpo impede que vejamos o real significado da dor que é a elevação espiritual. As frases acima só reforçam o comparativo de material x espiritual. Escrita antes do falecimento do irmão, me parece que o autor quis dar uma segunda interpretação à música em homenagem ao irmão. Que maior homenagem se não assemelhar a importância de Deus e do irmão em sua vida?

  28. Ronaldo disse:

    Enquanto houver você do outro lado
    Aqui do outro eu consigo me orientar
    A cena repete a cena se inverte
    Enchendo a minh’alma d’aquilo que outrora eu deixei de acreditar

  29. Eu quero que você venha conhecer o nosso projeto se for a jenti do CRAS sagrada família em Barra de são Miguel está preparado para apresenta em dezembro eu quero muito que você venha conhecer a barra de São Miguel principalmente o CRAS onde a jenti adolescente está o menagiando vc.obrigado.venha conhecer o nosso é o seu projeto que a gora ele é seu também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *