Loteria da Babilônia

26 comentários

Raul Seixas

Vai! Vai! Vai!
E grita ao mundo
Que você está certo
Você aprendeu tudo
Enquanto estava mudo
Agora é necessário
Gritar e cantar Rock
E demonstrar o teorema da vida
E os macetes do xadrez
Do xadrez!…

Você tem as respostas
Das perguntas
Resolveu as equações
Que não sabia
E já não tem mais nada
O que fazer a não ser
Verdades e verdades
Mais verdades e verdades
Para me dizer
A declarar!…

Tudo o que tinha
Que ser chorado
Já foi chorado
Você já cumpriu
Os doze trabalhos
Reescreveu livros
Dos séculos passados
Assinou duplicatas
Inventou baralhos…

Passeou de dia
E dormiu de noite
Consertou vitrolas
Para ouvir música
Sabe trechos da Bíblia de cor
Sabe receitas mágicas de amor…

Conhece em Marte
Um amigo antigo lavrador
Que te ensinou a ter
Do bom e do melhor
Do melhor!…

Mas o que você
Não sabe por inteiro
É como ganhar dinheiro
Mas isso é fácil
E você não vai parar
Você não tem perguntas
Prá fazer
Porque só tem verdades
Prá dizer
A declarar!…


26 comments on “Loteria da Babilônia

  1. Eduardo Pinho disse:

    Nesta musica o Raul quis dizer que chega uma hora em nossas vidas que temos o necessário para vencer, mas continuamos seguindo, achando que ainda dependemos da sorte ou destino, quando devemos ser ousados e seguir o caminho que escolhemos, sem medo, pois, basta acreditar e seguir.

  2. Eduardo Barbieri disse:

    A letra se trata claramente de Aleister Crowley, ela fala da vida de Crowley desde sua adolecencia vivida em um colegio de freiras, ate seu fim, sem dinheiro, pois tinha gastado tudo pra publicar seus livros a um preço muito baixo. pesquisem, Aleister Crowley

  3. Camila Souza disse:

    Nessa música Raul Seixas “lança” a sociedade alternativa, usando os ideais de Aleister Crowley, que escreveu o livro da lei, nessa música há muitos dos ideais feitos por Aleister Crowley.

  4. Beto disse:

    Mestre Raul. Entendi a música.

  5. Beto disse:

    Mestre Raul. Entendi a música. Obrigado.

  6. gustavo disse:

    referencias a croley

  7. luciano soares disse:

    quando ele diz Você já cumpriu Os doze trabalhos.ele faz uma certa referencia CROWLEY na faculdade e tambem a THOR na mitologia grega.

  8. luciano soares disse:

    correcao!gente me desculpe eu queria dizer hercules e nao thor. foi hercules quem fez os doze trabalhos.

  9. Lais VV disse:

    Essa música trata da arrogãncia de muitas pessoas em teimarem saber todas as coisas… Por diversas vezes ele fala das possíveis consecussões humanas… e no fim das contas ele conclui: “Mas o que você não sabe por inteiro é como ganhar dinheiro”.
    Na verdade, de que adianta cumprir os doze trabalhos de Hércules e fazer isso ou aquilo, se no fundo todo ser humano quer é dinheiro? De que adianta saber trechos da bíblia de cor? É uma crítica a intelectualidade burra…

    • Steve disse:

      Perfeito, adorei o teu ponto de vista, na verdade é o que eu já imaginava, vivo dizendo isso. Saber sobreviver, ganhar o próprio dinheiro e prosperar com frutos do próprio suor são, talvez, as maiores virtudes depois de algumas coisas básicas. Slv, Tmj

  10. Emerson disse:

    “”” amigos… nada disso ele esta falando simplesmente do cão…Satanas..de Lucifer…

  11. manuel disse:

    puro aleister crowley!

  12. Trunfo do Xadrez disse:

    Quem citou Aleister Crowley chegou perto, mas o buraco da maçã é muito mais embaixo. Raul está em primeira pessoa exibindo a postura e o discurso de um herói, ou semi-deus, como os heróis míticos clássicos. Para um ser humano experimentar este estágio de existência humana é necessário ter a companhia dos deuses, no caso do herói, ou até comungar da natureza dos deuses, no caso de semi-deuses. Aleister Crowley alegava a sabedoria de quem comungava com os deuses, assim como Raul Seixas, assim como Hércules, assim como os heróis que produziram os textos que vieram a compor a Bíblia… Eles conhecem os deuses, conhecem as verdades, e tem as respostas. Dinheiro no entanto, faz parte exclusivamente do mundo material, e não faz parte do conhecimento divino da verdade. Não há crítica nem citações nesta música, mas uma expressão imediata da verdade sendo comunicada ao você, uma estrutura mental de nível inferior à verdade.

  13. Fabio disse:

    Primeiro aparece uma figura intransigente, que não abre do seu próprio ponto de vista, de sua opinião, alguém embriagado com o seu próprio poder, um semi-deus, como foi dito antes, o contrassenso é que alguém tão poderoso, conhecedor de tantos mistérios, e tão cheio de sí sofre do mesmo anseio de todo mundo, de modo a crer que o dinheiro é a chave que resolveria todo problema, ele disse que é fácil, mas leva seu personagem todo-poderoso ao ridículo. A mensagem é uma crítica que diz que apesar de saber tudo, se você não pode comprar coisas… toda a sua verdade só servirá pra você mesmo.

  14. Edney disse:

    http://www.releituras.com/jlborges_loteria.asp

    Visitem o link, certamente Raul se inspirou no Jorge Luis Borges.

  15. Edney disse:

    Em certo momento, a Loteria da Babilônia se transforma numa armadilha. Pode-se ter lucro ou prejuízo na mesma proporção.

  16. Carlos disse:

    É o discurso de quem teve que ficar calado ouvindo as relativas verdades, mas chegou ao poto de experiência de dizer a verdadeira verdade , que nesse mundo não existem verdades a não ser uma relativa verdade

  17. Fernando disse:

    A voz que fala na letra dirigi-se a alguém, que é incitado a se expressar, porque já superou todas as etapas, já venceu todas as batalhas, aprendeu o que precisava ser aprendido e isso fica claro quando o eu-lírico faz referência aos 12 trabalhos realizados por Hércules! Muitos não conhecem mais a fundo a história desse herói, filho de Zeus e de uma mulher. Em um acesso de fúria, Hércules assassinou a esposa e os filhos! Para se redimir precisou executar 12 tarefas dificílimas. O eu lírico chama a atenção de seu interlocutor, para que ele perceba, enxergue, acorde para a realização do mais importante, de sua missão. Ganhar dinheiro não é a preocupação! A música soa quase que como uma ordem e essa ordem é para todos nós. Cada um construa sua própria história, seja dono de seu próprio nariz e exercite o livre arbítrio. As escolhas são responsabilidade de cada um! Devemos responder por elas! Estou cansado de ler interpretações absurdas para as letras do Raul! Quem nunca ouviu pelo menos Krig-Ha, Bandolo!; Gita e Novo Aeon, não vai entender a proposta de Raul Seixas!

  18. Lúcio seixas disse:

    Esses evangélicos interpreta muito mau as músicas que não são evangélicas.. Eles acham que sempre tá certo.. Bando de sem noção como que raul seixas fez uma música se referido ao demônio. Que ele nunca disse que ateu ou que seve ao demo? Vocês evangélicos não todos. Mais e a maioria. Como você acha que serve ao demo? Você já ouviu a música tente outra vez? Com uma letra que que fala pra todo mundo ter fé em Deus tenha fé na vida uma música simplesmente genial no mesmo religiosa. Antes de juga o raul seixas tente pelo menos conhece lo a sua trajetória.. Só pra terminar por que quer sempre os evangélicos sem envolvido e satanismo e rabaria nas igrejas na televisão por em é só que eu vejo na TV e na Internet em? Viva sociedade alternativa viva o novo aeon.. Toca Rauuuul!! Seus evangélicos fila da put##$

  19. Bruno disse:

    Para mim trata-se da vida medíocre e cotidiana de uma pessoa comum, em meio ao conhecimento superficial das coisas que nos levam a falsas verdades e ausência de questionamentos.

    Discordo que seja uma homenagem a Crowley ou qualquer coisa do gênero. Mesmo que Raul e Paulo Coelho seguissem os seus ensinamentos não idolatrariam isso como uma verdade absoluta. Lembrando que no mesmo album Raul fala: Eu já passei por todas as religiões Filosofias, políticas e lutas Aos 11 anos de idade eu já desconfiava Da verdade absoluta (As aventuras de Raul na cidade de Thor).

  20. Para mim a letra é um prelúdio do sucesso de Paulo Coelho como escritor, pois tanto ele e nosso querido Raul viveram tudo o q diz a letra. O detalhe – ‘…porque só tem verdades e verdade pra dizer a declarar.’ – como nos livros, em q cada escritor põe sua essência, seu conhecimento. aí entao vem ”… é omo ganhar dinheiro, mas isso é fácil e vc não vai para.’ Paulo Coelho depois q começou a ‘…dizer, a declarar ‘ ganhou mt dinheiro e ainda não parou.
    Loteria da Babilônia é ganhar dinheiro com a arte de expressar a verdadeira essência do ser. Seja através de músicas, livros, pinturas…entregando a humanidade o conhecimento e sabedoria outrora adquirida em tempos nada fáceis. Dando ou vendendo ao próximo o caminho de religação com Deus.
    Raul um dos maiores sábio deste mundo.

  21. Carol disse:

    Em minha opinião, essa parte” E já não tem mais nada
    O que fazer a não ser
    Verdades e verdades
    Mais verdades e verdades
    Para me dizer” pode se referir aquelas pessoas que se acham as donas da verdade, as únicas a saberem o que realmente é certo, querendo impor isso aos que estão ao seu redor. Isso faz com que elas estacionem no seu próprio mundinho achando que sabem de tudo…

  22. bob disse:

    essa letra se refere de forma clara de um novo tempo a qual acaba de iniciar por agora .”tudo que tinha que ser chorado já foi chorado.você já cumpriu os 12 trabalhos ” quer dizer o que passou ,passou pois faz parte do processo histórico .teve que acontecer para o total equilíbrio .vejam estrofe por estrofe com essa visão de um novo tempo

    • bob disse:

      esse novo tempo seria o “Novo Aeon”?
      em que a Sociedade Alternativa estaria em seu auge?
      como Raul mesmo disse “só vão entender o que eu falei no esperado Dia do Eclipse”

  23. Moisés Neves disse:

    Pirei nos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.