Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas

10 comentários

Jorge Ben Jor

Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh!…

Os Alquimistas
Estão chegando
Estão chegando
Os Alquimistas…(2x)

Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh!
Êh! Êh! Êh! Êh!…

Eles são discretos
E silenciosos
Moram bem longe dos homens
Escolhem com carinho
A hora e o tempo
Do seu precioso trabalho…

São pacientes, assíduos
E perseverantes
Executam
Segundo as regras herméticas
Desde a trituração, a fixação
A destilação e a coagulação…

Trazem consigo, cadinhos
Vasos de vidro
Potes de louça
Todos bem e iluminados
Evitam qualquer relação
Com pessoas
De temperamento sórdido
De temperamento sórdido
De temperamento sórdido
De temperamento sórdido…

Êh! Êh! Êh! Êh!
Êh! Êh! Êh! Êh!…

Os Alquimistas
Estão chegando
Estão chegando
Os Alquimistas…(2x)

Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh!…


10 comments on “Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas

  1. Fábio Inacio disse:

    Está claro que Jorge está falando sobre a Maçonaria.
    São os Maçons que Jorge se refere como os alquimistas.

  2. Nicole disse:

    Jorge Ben Jor era tecnico quimico, ele está prestando uma homenagem a essa profissão tão preciosa.

  3. Laercio disse:

    Bom acredito que ele esteja se referindo as pessoas que nasceram mais tarde q tem mais facilidade de aprender … q no caso seriam os alquimistas … sei la !!!!

  4. ALISSON KENER disse:

    Jor Ben Jor é um mistico iniciado na Ordem RosaCruz AMORC. Um de seus cds foi todo dedicado a Ordem ROSACRUZ (cd tábua de esmeralda) inclusive ele têm uma música chamada o REI É ROSACRUZ. Se derem uma olhada nas letras deste cd poderão ver a inflencia do misticismo nas musicas.

  5. ALISSON KENER disse:

    Quando ele fala que os alquimistas estão chegando, ele fala de uma transmutação dos antigos alquimistas de ferro em ouro. Quer dizer das pessoas em coisas maiores, da transmutação do homem para algo que ainda nos é raro (ouro), nas caracteristicas divinas do homem.
    Os alquimista estão chegando, fala também sobre a expansão da Ordem Rosacruz oferecendo as pessoas uma mudança interna.
    O hermetismo rosacruz fala sobre a evitação de pensamentos maldosos (temperamento sórdido); como fazer essa mudança, como filtrar esses sentimentos (a trituração, a fixação, a destilação,..) Ainda que os Rosacruzes têm um tempo para seus estudos e reuniões (escolhem com carinho a hora e o tempo de seu precioso trabalho…) Veja que como a Rosacruz é uma Ordem iniciatica e secreta ele não pode falar muito então ele usa a reticências (…)

  6. ALISSON KENER disse:

    Assitam ao video abaixo que entenderão;
    http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/121465/

  7. Gabriel disse:

    Ele ta falando sobre maconha e os maconheiros, eu acho! “Eles são discretos e silenciosos” (Quem conhece – e principalmente quem já foi – sabe que maconheiro tá sempre na encolha, embora esteja viajando não fala pra ninguém que acasbou de fumar um) … “escolhem com carinho a hora e o tempo do seu precioso trabalho (sempre hà um lugar mocado e um horario menos fumado pra se acender um baseado) são pacientes, assíduos e perseverantes (…) e a parte que mais denuncia (desde a trituração (dichavar, triturar a erva) à fixação (bolar, enrolar e colar a seda do baseado) à distilação (fumar) e a coagulação (coagular o thc no sangue), enfim, posso estar errado, que me perdoe se minha mente anda assim, mais eu acho que é isso, hahaha jorge é foda! abraço pazz

  8. LUCAS disse:

    “Os alquimistas estão chegando”, antes de qualquer coisa, revela a chegada de algo novo. A novidade era o som de Jorge Ben, que misturava o som do maracatu, com o jazz e o samba – emplacando sua forma alquímica mais autêntica. A alquimia, portanto, embora tenham sua mística própria no mundo de jorge ben, pode ser a metáfora da própria inovação que o artista realiza – sua alquimia musical.

  9. Nickname disse:

    Artistas não dão (e nem sempre estão pensando, mas se deixando levar, viajam) 1 só “mensagem”. Cada um tem a sua interpretação diante da obra de arte – Arte – Os alquimistas é uma amostra. Substitua-se a palavra alquimista por outra. Outra amostra: Charles Anjo 45, inclusive há um vídeo youtube com a figura de um militante negro, quando Charles Anjo 45 (composição de …1969) era e é louro, branco, galego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *