Alivio Imediato

10 comentários

Engenheiros do Hawaii

o melhor esconderijo
a maior escuridão
já não servem de abrigo
já não dão proteção
a Líbia bombardeada
a libido e o vírus
o poder, o pudor
os lábios e o batom

que a chuva caia
como uma luva
um dilúvio
um delírio
que a chuva traga
alívio imediato

que a noite caia
de repente caia
tão demente
quanto um raio
que a noite traga
alívio imediato

há espaço pra todos
há um imenso vazio
nesse espelho quebrado
por alguém que partiu
a noite cai
de alturas impossíveis
e quebra o silêncio
e parte o coração

há um muro de concreto
entre nossos lábios
há um muro de Berlim
dentro de mim
tudo se divide
todos se separam
duas Alemanhas
duas Coréias
tudo se divide
todos se separam


10 comments on “Alivio Imediato

  1. MARCY disse:

    Engenheiros sempre aborda os mesmos assuntos solidão,medo(escuridão) separaçao, conflitos internos(guerras)… que os tornam a melhor banda de rock nacional e eu como fã acredito que voltaram a tocar futuramente
    Qdo eu esculto Alivio Imediato eu imagino um rapza(soldado) sendo convocado pra guerra deixando pra traz amigos amores, levando consigo somente o medo a solidao e desejando que aconteça algo de bom em meio a guerra, que o tempo passe que a noite o prateja dos inimigos e ele deseja que a noite o esconda de alguma forma, que a chuva traga alivio pra sua vida.
    É o que imagino qria deixar aqui meu msn pra todos que curte ENGENHEIROS DO HAWAII gostaria de ovi los bj// marcyfeliz69@hotmail.com

  2. Jeferson Filho disse:

    Para mim, a música Alívio Imediato representa a ideia de um rapaz que, ao brigar com seu amor (namorada, esposa, etc.) ou acabar um relacionamento, espera que a noite ou a chuva lhe aliviem, ou seja, tirem do seu peito todos os sentimentos que lembrem ela, que o fazem se sentir mau. O “alívio imediato” é a sensação de paz, é o simples fato de não se lembrar mais do antigo amor, de não lembrar dela, de não amá-la mais. O “muro de concreto” entre os lábios são as coisas que os impedem de ficar juntos, e o “muro de berlim” é o fato de ele estar dividido, ou seja, ele a ama, mas não sabe se quer voltar pra ela ou não. No DVD “Novos Horizontes” essa música aparece como uma clara continuação da música que dá nome ao DVD (Novos Horizontes), nesse DVD a letra da mesma também é diferente da que está ai do lado. No dvd ele diz: a diferença é o que temos em comum, ou seja, a essa altura do campeonato (relação terminada e ele torcendo para que chuegue o “alivio imediato”) a unica coisa em que eles são parecidos é po fato de serem extremamente diferentes um do outro, desse jeito, pelo que se percebe na música, está muito dificil de eles ficarem juntos.

  3. Flavio Trento disse:

    Fato histórico contemporaneo ao lançamento da musica “alivio imediato”, conciderando tambem que é o periodo da guerra fria, final dos anos 80.

    “Gaddafi começou reformas radicais visando a partilha do produto da riqueza petrolífera do país, e quebrou os ligamentos de dependência da Líbia com Ocidente e suas companhias petroleiras, sendo especialmente afetados os Estados Unidos e o Reino Unido… Gaddafi também apoiou numerosos movimentos de libertação de outros países, alguns deles supostamente de carácter terrorista, o que significou para o coronel durante a década dos 80 a inimizade de vários países, sobretudo dos Estados Unidos. Em 1986 Reagan ordenou bombardear Trípoli e desde então fazem vários anos que a Líbia suporta um embargo internacional pela suposta implicação no atentado contra um avião da PANAM no ano de 1989…”
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/libia/libia.php

    • Tays disse:

      Muito bem, meu caro. É isso mesmo. Adorei. Engenheiros do Hawaii sempre trabalhando em cima da história do presente da banda. Periodo de Guerra Fria foi tema bem abordado em algumas de suas canções.

  4. luana disse:

    esta musica falar sobre drogas do alivio que sentimos quando estamos dopados longe do mundo “que a chuva caia como uma luva um diluvio um delirio que a chuva traga alivio imediato” e ao passar da chuva volta o desespero

  5. Brunna disse:

    a primeira estrofe da musica revela uma critica explicita sobre a situaçao em que a Libia se encontrava(a Libia é bombardeada,a libido e o virus)
    relacionado-se ao virus,a chuva traria um certo alivio porque de certo modo faria com que o efeito dele fosse amenizado.e á noite,geralmente os ataques sao cessados.quando ele fala que ha espaço pra todos eu acho que é porque como estava acontecendo ataques terroristas,as pessoas estavam morrendo em massa,sendo assim sobra espaço no lugar onde elas viveram e ao mesmo tempo fica o vazio porque nao ha ninguem para ocupa-lo.na minha opiniao quando ele fala que ha um muro de concreto entre os nossos labios é porque as pessoas nao podiam se expressar publicamente,como se tivesse alguma coisa entre os labios que as impedissem de falar.e por fim quando ele fala que ha um muro de Berlin dentro de mim e que tudo se separa como a Alemanha e a Coreia,fica claro que ele esta dividido sobre alguma coisa.

  6. LF disse:

    Alívio Imediato fala inteira e exclusivamente sobre a guerra fria, muro de Berlim, etc…. Basta olhar o clipe original da musica!

    “A noite cai de alturas impossíveis, quebra o silêncio e parte o coração” – Ao fim da segunda grande guerra, Berlim foi dividida em quatro partes entre os países que venceram a guerra, sendo dividida em uma única madrugada, separando famílias e pessoas próximas, impedindo quem estava de um lado de ir para o outro.

  7. Cassia disse:

    O homem é produto de seu tempo e enqto produtor de cultura, o contexto em que ele está inserido influencia sua produção cultural, é o que ocorreu. A letra desta música, criada no contexto da Guerra fria, traz a tona as caracteristicas marcantes da época: mundo bipolar (tudo se divide, tudo se separa) faz alusão aos conflitos quentes da guerra fria (Guerra da Coréia), o Muro de Berlim (divisão da Alemanha entre URSS e países capitalistas) e principalmente, o TERROR ATÔMICO, a constante ameaça de uma guerra nuclear com alto poder de destruição (o melhor esconderijo a maior escuridão JÁ NÃO SERVEM DE ABRIGO, JÁ NÃO DÃO PROTEÇÃO). Uso esta letra com meus alunos para relacionar a produção cultural de determinada sociedade com o contexto sóciopolítico e econômico.

  8. marco antonio disse:

    penso que seja um desabafo do autor sobre tudo que o incomodava na epoca em que fez a musica, por isso tantas versoes com a letra diferente

  9. Danilo disse:

    quando eu ouço essa musica me lembro do livro o lobo da estepe, do Muro, das frases, do teatro, acho que estamos pertos de desvendar os enigmas disso tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.