Faça o download do App do Análise de Letras para Android! É grátis!

gosto muito de te ver leãozinho
caminhando sob o sol
gosto muito de você leãozinho
para desentristecer leãozinho
o meu coração tão só
basta eu encontrar você no caminho

um filhote de leão raio da manhã
arrastando o meu olhar como um ímã
o meu coração é o sol pai de toda cor
quando ele lhe doura a pele ao léu

gosto de te ver ao sol leãozinho
de te ver entrar no mar
tua pele tua luz tua juba
gosto de ficar ao sol leãozinho
de molhar minha juba
de estar perto de você e entrar numa



Qual é a sua interpretação?





*



18 Comentários

Essa música relata o amor de Caetano por satanás. Veja bem, “para desentristecer, leãozinho, o mu coração tão só, basta eu encontrar você no caminho…” Caminho = encruzilhada. Logo, na encruzilhada ele teria que encontrar um bode (simboliza satanás) mas Caetano não gosta de bodes, então ele representa pelo leão, que no raio da manhã como diz a letra (raio da manhã = 03h00 *horário de abertura dos portões do inferno) “Sol pai de toda cor” = essa frase expressa o inferno, afinal o sol queima as pessoas, logo o sol representa o inferno que é aonde o Caetano vê Satanás seu grande amor.

Foi Pro Dadi mesmo, no Show circuladô ele apresentava o baixista como o Seu leãozinho.

essa musica reflete a dinamica metrica dos corpos que sentem emocoes fluida emanadas pelos fluidos universais da psique piisiqukika de caetano
resumindo foi escrita para um amante q ele sentava ate fica roxo

É uma música cheia de simbolismos:
Leão; regido pelo Sol; só, solidão; imã – Um imame, imamo, imã ou imam (em árabe امام, “aquele que guia” ou “aquele que está adiante”) é o pregador no culto islâmico.; numa = leão de NUMA, THE LION – livro Lendas de Tarzan de Edgar Rice Burroughs; Juba The Lion. No coração fica o chacra solar, etc. Enfim, Caetano faz o que todo artista verdadeiro consegue: nos leva além de sua própria arte. Gênio!

É gay. Ou melhor, é muito gay. Pode até não ser gay, mas tem alvará! A música se refere a um desejo e-nor-me que Caê tem de sentar. E pra piorar ele ainda bota isso numa canção.

BOM É UMA MUSICA DA QUAL GOSTO MUITO. BASICAMENTE PARA ENTENDER ESTA TEM QUE SABER EM QUE MOMENTO ELA FOI CRIADA.
COMO SURGIU EM MEIO A DITADURA MILITAR, ONDE ERA PROIBIDO QUALQUER MANIFESTAÇÃO CONTRA O GOVERNO. LEO ERA UM MEMBRO DA BANDA DE CAETANO E MUITO QUERIDO PELO CANTOR, LEO FOI PRESO E TORTURADO POR SUA ATITUDE COMUNISTA, CAETANO NADA PODE FAZER PARA PROTESTAR E DESSE JEITO FEZ ESTA MUSICA A QUAL EXALTA A LUTA DE LEO, POR ISSO ELE DIZ: gosto muito de te ver leãozinho….
EM TODA A MUSICA PODEMOS VER QUE O CANTOR APOIA E ADMIRA UM GRANDE AMIGO QUE LUTA PELA LIBERDADE, FICA SUBENTENDIDO NO TEXTO… SOL, MAR, RAIO TODOS TEM UM SIGNIFICADO POETICO.
.

SOL SIGNIFICA LIBERDADE, LUTA POR QUAL LEO TANTO LUTAVA.

Por certo essa música o Caetano Veloso vez em homenagem a seu filho. E ele usava essa canção para ninar o seu bb. O filho é do signo de leão.

Que viagem gente!!!!
O homenageado foi DADI CARVALHO, irmão do MU, ambos ex A Cor do Som…Dadi foi baixsta dos Novos Baianos tambem…

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk +++++ q bosta kkkkkkkkkkkkkk

A musica è muito boa mais a sua historia de criação è bastante criativa intão
è muito velha e eu não gostei da musica .

Segundo o livri escrito por Caetano, Verdade Tropical, “o leaozinho” é um canção de ternura pra um moço bonito do signo de leão que toca contra-baixo em bandas de rock desde menino e que era menino quando os beatles estava no auge.

Já vi comentários de que essa letra foi adaptação de Caetano de um texto (correspondência, algo assim) escrita por Gilberto Gil em sua homenagem. Ambos eram muito próximos, amigos, porém estavam no exílio.
http://www.febf.uerj.br/tropicalia/exilio_londres_69.jpg

http://www.febf.uerj.br/tropicalia/tropicalia_historico_1.html

O termo “leãozinho” refere-se a um apelido que Caetano teria naquela época, em que ele usava um cabelão, uma “juba”, a que Gil se referia.

http://4.bp.blogspot.com/_GLlyazk1bvE/TSy8sGqNXRI/AAAAAAAAB3U/tsdpTg_eM1I/s1600/Caetano%2BVeloso%2BII.jpg

A letra toda é uma referência à tristeza de Caetano estar no exílio, na Inglaterra, na época da repressão da ditadura, que os obrigou a fugir do país.

“gosto muito de te ver leãozinho
caminhando / sob o sol” – referência de querer ver Caetano de volta ao ensolarado Brasil.

“para desentristecer leãozinho”
– estava triste com o exílio, com a solidão, a distância dos amigos

Todo restante da letra é como que uma alusão a uma historinha infantil, talvez um pouco do modernismo impregnado no tropicalismo, que na verdade reflete todo o mal da repressão e o desejo de rever o amigo por trás do conto.

Caetano Veloso: “Fiz para o contrabaixista Dadi, um amigo que eu adoro. Ele é lindo, e nessa época ele era novinho, era lindíssimo. Ele é de Leão, assim como eu.” (http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT632128-1655,00.html)

A musica é em homenagem a Ney Matogrosso !.
Isso já foi dto ou por Caetano ou pelo Ney num programa de televisão

A ´letra em questão foi composta para homenagear Dadi, baixista dos Novos baianos, A cor do som…
Eles são amigos até hoje. No youtube tem a participação desse excelente e respeitedo músico acompanhando Caetano nessa bela canção.

que eu saiba foi composta para o filho e inclusive na parte que fala filhote de leão,seria se referindo ao signo do pai(leão) so isso

PESSOAL DESCULPEM-ME SE E ESTIVER SENDO UM POUCO LEVIANO, MAS É Q GOSTO DESSA MÚSICA ATÉ VEJO COMO UMA PARLENNDA, PORÉM JÁ OUVI COMENTÁRIOS NÃO FIDEDIGNOS, QUE LEÃOZINHO SERIA UMA ALUSÃO A UM AMOR HOMOSSEXUAL QUE CAETANO TEVE EM SANTO AMARO E QUE ELE USOU TAIS EXPRESSÕES PARA OCULTAR TAL RELACIONAMENTO,PORÉM ESSA ERA TB UMA FORMA DELE PARTILAR AINDA QUE INDIRETAMENTE, DESABAFAR ESSE SUPOSTO, REPITO: SUOSTO RELACIONAMENTO .

Qual é a sua interpretação?

-->