A flor

48 comentários

Los Hermanos

Ouvi dizer, do teu olhar ao ver a flor
Não sei por quê achou ser de um outro rapaz
Foi capaz de se entregar…
Eu fiz de tudo pra ganhar você pra mim, mas mesmo assim…

Minha flor serviu pra que você achasse alguém
Um outro alguém que me tomou o seu amor
Eu fiz de tudo pra você perceber que era eu

Tua flor me deu alguém pra amar
E quanto a mim?
Você assim e eu, por final, sem meu lugar!
Eu tive tudo sem saber quem era eu…

E eu que nunca amei a ninguém
Pude então, enfim amar


48 comments on “A flor

  1. admin disse:

    esta musica é ótima. narra a cena de um garoto que é apaixonado por uma garota, e manda flores para esta garota. infelizmente a garota pensa que foi outro que deu, pois o menino não se identifica. e se contenta: “Minha flor serviu pra que você achasse alguém
    Um outro alguém que me tomou o seu amor
    Eu fiz de tudo pra você perceber que era eu”. logo depois descobre que a garota tambem era apaixonada, e mandou flores tambem, e ele não percebeu…

  2. mandy disse:

    na minha concepção, os dois eram apaixonados um pelo outro, mais ela queria alguem melhor do que ele e usou das flores dele para se aproximar de outro rapaz…

  3. Débora disse:

    Não. Ouçam a música novamente sabendo: A FLOR É UM BEBÊ!!!!!

  4. fabricio disse:

    acho q a flor é só uma flor…

  5. Lili disse:

    Como assim a flor é um bebê? Explica.

  6. Daud disse:

    A idéia do bebê é interessante. Mas penso mais na conversa das 3 personagens, inclusive a letra é composta pela fala destes personagens. “Tua flor me deu alguém pra amar
    E quanto a mim?
    Você assim e eu, por final, sem meu lugar!
    Eu tive tudo sem saber quem era eu…”

    Los Hermanos é show.

  7. Barba disse:

    Pessoal, vejam as coisas com mais profundidade.
    “A Flor” é a hist. de um cara que se apaixona por uma menina e ela gosta de outra menina.E ele sabe, mas não quer acreditar e encara a menina como um ‘rapaz’.
    “Ouvi dizer que teu olhar ao ver a Flor, não sei por que achou ser de outro rapaz e eu fiz de tudo pra ganhar você pra mim, mas mesmo assim…”
    Mesmo assim a menina que o cara gosta, prefere ficar com a outra menina.
    “…Um outro alguém que me tomou o seu amor
    E eu fiz de tudo pra você perceber
    Que era eu…”

    E há mais : Em muitos trechos literários, letras de músicas e outras o símbolo ‘FLOR’ é mulher!

  8. Allan disse:

    concordo com o fato da flor ser uma flor…
    mas poderia ser de outr rapaz(mulher) o que , vindo do Amarante, nao seria nada impossivel

  9. Livio disse:

    Concordo com a idéia de ser uma bebê a “flor”, além de existir uma jogada de sentidos com a mesma palavra. No trecho “Tua flor me deu alguém pra amar” pode se referir à capacidade feminina de engravidar, dando um bebê ( “alguém”) para ele amar, desenrolando um conflito interno no amor :”E eu que nunca amei a ninguém
    Pude então, enfim amar”. No trecho “Você assim e eu, por final, sem meu lugar!” , esse lugar se refere ao lugar de pai, ocupado por outra pessoa anteriormente citada na letra, não tirando a possibilidade de ser homem ou mulher. Mesmo com o bebê (“a flor”, em um de seus sentidos), ela não ficou com o eu-lírico : “Eu fiz de tudo pra ganhar você pra mim, mas mesmo assim…”, ou propositalmente, ou por desinformação :”Eu fiz de tudo pra você perceber que era eu”, no caso, o pai da criança. No trecho “Eu tive tudo sem saber quem era eu…”, pode se referir a imaturidade do eu-lirico na época em que eles se relacionaram : teve ela em si, mas nem ele mesmo sabia quem ele era, como os conhecidos conflitos da adolescência, e por isso não tomou atitudes reveladoras, como indentificar-se como pai do bebê. Letra e sentido digno de mestre. à Amarante.

  10. Myllis disse:

    Acho que ela é complexa pra ter vários sentidos mesmos.. pra poder alcançar o máximo de pessoas.
    Nunca tinha pensado na possibilidade do bebê, mas ficou bem legal assim.
    Mas pra mim, pra meus momentos, ela cai melhor como flor de verdade e como uma mulher.
    Los Hermanos é assim mesmo, uma das melhores bandas nacionais 🙂

  11. Sandra disse:

    Essa realmente deu o que falar… Pra mim, a flor da primeira e da segunda estrofe é de fato uma flor. Mas a terceira simboliza a mulher “Tua flor me deu alguém pra amar”, mas num sentido mais intimista como o sexo. Nesse verso eu vejo uma gradação de tempo dos acontecimentos: o sexo e depois o amor.
    Resumindo: um cara se apaixonou por uma pessoa depois do sexo e mandou uma flor para ela, que já tava balançada por outro, e idealizou ser outro o remetente nutrindo por esse novo personagem (pra mim, outro rapaz) novos sentimentos.

  12. hercules disse:

    esta musica narra uma decepção amorosa.. o rapaz conheceu a garota mas deixo levar-se demais pelos seus sentimentos, mas ela pelo contrario não sentia nado por ele, “a flor” talvez se refira a esperança de um amor..
    Ela gostava ou começo a gostar de alguém. muitos que ouvem o fim da musica devem achar que eles ficam junto no final, mas não ficam (ela fala)” tua flor me deu alguém pra amar” (ele fala) ,” e quanto a mim? você assim, eu por final sem meu lugar”
    talvez ele questione com ele mesmo e quanto a mim, resumindo ele fica só… 🙁

  13. Dimitri disse:

    Bom… primeiramente a flor eh um vegetal, então caro Sr. Livio pegue este bebê e enfie na sua orelha. E segundamente a musica trata de um dialogo no qual Marcelo Camelo faz o papel da menina e por fim o desfecho é que a menina (Marcelo Camelo) não achou que a flor era do eu-lirico (Rodrigo Amarante). E se apaixonou por outro, que poderia ser Mallu Magalhães.

  14. Litrento disse:

    Entendo “A Flor” como aquele amor de juventude em que enquanto namoravam, a moça era apaixonada pelo rapaz – que não fazia jus ao seu amor. Ao findar a relação, ele descobre que sempre amou a moça, mas que já era tarde; e que só restava a ele o amor descoberto pela ex-amante.
    Alguns pontos essenciais são: 1)”Ouvi dizer…” esclarece que os protagonistas – o rapaz que envia a flor e a menina que recebe – encontram-se afastados; 2) “Não sei por quê” deixa claro que eles já se envolveram de maneira sólida, visto que, para ele, seria óbvio ser ele o remetente da flor, da mesma forma que 3) “Foi capaz…” revela um certo sentimento de traição, de troca, que o reveste; 4)”Eu fiz de tudo” mostra claramente que houve um processo de conquista (ou de tentativa de); quantos às flores, a primeira trata-se da plantinha mesmo, sendo que a segunda já tem como sentido o de englobar na palavra todos os atributos que ele via nela; a terceira estrofe me parece um debate interno. aliás, toda essa música se passa na cabeça do eu lírico que, no final, reconhece ser ele o grande culpado pelo término da relação 5)”eu tive tudo sem saber quem era eu”; Na última parte, fica a descoberta de que ele, enquanto a teve, não a amou; do contrário, agora que já não a tem, ama-a. E a ele resta esse amor.

  15. GLEIDE MARA disse:

    Essa idéia do bebê nao rola nao..
    Acredito como as demais pessoas
    que um certo garoto era afim de uma menina.E por ser tímido ou algo assim, invés de declarar
    ele prefere mandar flores.
    Porém a garota pensa que foi outro rapaz que mandou as flores….E esse pobre rapaz ver o seu amor…Se entregar a outro menino…
    Poxa que linda essa música…Um verdadeira poesia..
    Los Hermanos é incrível..
    Mas confesso que me perco em algumas musicas..
    pois as interpretações são um pouco complicadas..
    Mas amo do mesmo jeito…
    Muito lindo ..

  16. two disse:

    alguém poderia análisar a música: Condicional – Los Hermanos

  17. Chuck Lidel disse:

    Ta o inicio da musica pode cair bem pra um amor de um jovem timido que envia flores a sua amada, e o resto da musica ???

    Tua flor me deu alguém pra amar
    E quanto a mim?
    Você assim e eu, por final, sem meu lugar!
    Eu tive tudo sem saber quem era eu

    E eu que nunca amei a ninguém
    Pude então, enfim amar

  18. Chuck Lidel disse:

    Acho que a flor como um bebê encaixa mais na viagem da musica 😉

  19. marcela disse:

    adorei a music aregaaa t

  20. manuela disse:

    a musica é o que parece. um menino que manda flores pra uma menina e ela pensa que é de outro. ai ela fica com o outro e o primeiro fica revoltado e reclama.

    no encarte do cd inclusive mostra a conversa dos 3 no fim da musica. tem os parenteses identificando quem fala o que. mas nao ta na letra mesmo, ta na folha de tras se nao me engano, como se tivesse vazado a tinta da folha.

  21. Agnes disse:

    Acho que a música é uma conversa entre três pessoas: o cara das flores, a guria desejada, e o sortudo que não teve que fazer nada pra ganhar a guria.

  22. CAIO disse:

    Essa “flor” pode não ser uma flor de verdade, pode ser outra coisa que ele fez para ela e ela achou que foi outro cara

  23. two disse:

    eu gostaria de uma ajuda.
    Já faz um tempo, que tento colocar uma letra de música, pra ser análisada, mas não consigo.
    Alguém pode me dizer, como é que faço pra poder mandar uma letra pra ser análisada!?

  24. Max disse:

    ‘A flor’. Uma letra cheia de trexos interpretativos, na qual cada pessoa e, dependendo do momento q cada um esteja passando interpreta de uma forma diferente. Belissima musica!

  25. Sydinho disse:

    EU vejo a historia de 4 pessoas. Eles não falam especificamente qual a flor e eu acho que tem dois tipos de flor na historia. Um cara que ama uma mulher, mas ela é presa a alguem. Ele dá uma flor (nesse caso, seria uma rosa, uma flor que simboliza amor) a ela, mas ela já gosta de outro rapaz, e acha que foi ele que a deu. Daí ela acha que o outro a ama também, pelo simbolo da flor. Não sei porque, mas ela dá ao carinha que mandou a rosa pra ela também. Ele sabe que foi ela que mandou, mas a flor que ela mandou não simboliza amor, vamos dizer que seja um cravo, não sei. E isso fez com que ele procurasse um outro alguem para amar, desistisse dela, perdendo o lugar dele de “o cara que a deu a flor”.

  26. two disse:

    obrigado pela ajuda.
    A quase um ano, venho todo mês até esse site, atrás de conseguir manda uma música.
    Uma simple informação, que não foi respondido pelo site, não foi respondido no meu e-mail e nem indicado a um endereço de site, que explique como funciona.
    Acredito que não deve doer responder uma pergunta, mas é essa a diferença de um site ruim, pra um bom site.
    Sendo assim, vou indo, tchau e até nunca XD

  27. camila ellen disse:

    a flor depende do ponto de vista de cada um ,no meu ponto de vista ´´a flor´´ o amor dele por uma mulher que ama outro.

  28. Paula disse:

    Penso que a flor é um sentido figurado. Na verdade parece mais um romance que não deu certo e o rapaz se dá conta depois do término.
    “Não sei por quê achou ser de um outro rapaz
    Foi capaz de se entregar…
    Eu fiz de tudo pra ganhar você pra mim, mas mesmo assim…” Neste trecho está claro a desilusão por saber que a amada se envolveu com outra pessoa. “Minha flor serviu pra que você achasse alguém
    Um outro alguém que me tomou o seu amor

    “Eu tive tudo sem saber quem era eu…”

  29. Essa música. *-* Los Hermanos sempre nos fazendo prestar atenção no que ouvirmos né. Gente, “a flor” na verdade é uma representação geral de qualquer coisa que ligue o casal. A flor pode não ser necessariamente um objeto, pode ser um sentimento, uma ação, qualquer coisa. Pode ser que uma ação dele possa ter feito com que a mulher que ele amava se apaixonasse por outro cara. Bem, entendo a letra assim.

  30. Yasmin disse:

    Alguém já tentou correlacionar com a história de Cyrano de Bergerac? me parece bem interessante…

  31. Ana Carolina disse:

    Eu acho que a história possui 3 pessoas. O cara ama a guria, mas ela não sabe. Então, ele lhe dá uma flor. Mas ela pensou que fosse de outra pessoa. Então ela passa a amar essa pessoa, e o cara que realmente mandou a flor, faz de tudo para mostrar que a flor, na verdade, foi ele quem deu. A música, no caso, é um diálogo entre os 3:

    1. Cara da Flor:
    Ouvi dizer, do teu olhar ao ver a flor
    Não sei por quê achou ser de um outro rapaz
    Foi capaz de se entregar…
    Eu fiz de tudo pra ganhar você pra mim, mas mesmo assim…

    Minha flor serviu pra que você achasse alguém
    Um outro alguém que me tomou o seu amor
    Eu fiz de tudo pra você perceber que era eu

    2.Guria:
    Tua flor me deu alguém pra amar
    3. Cara que ficou com a Guria:
    E quanto a mim?
    1.Cara da Flor
    Você assim e eu, por final, sem meu lugar!
    3. Cara que ficou com a Guria
    Eu tive tudo sem saber quem era eu…

    2. Guria
    E eu que nunca amei a ninguém
    Pude então, enfim amar

  32. Juliana Menegolo disse:

    Eu não acredito que a flor seja a flor objeto, acredito que não tenha um sentido certo, que ele apenas dá a dica do que aconteceu, acredito que deve ser interpretado ao modo do ouviente. Não importa se a flor foi uma traição, um mal entendido, ou mesmo, quem sabe, uma flor, o que importa é que a ação dele abriu as portas para que sua amada se interessasse por um outro alguém.

    Não entendo perfeitamento o trecho “eu tive tudo sem saber quem era eu”
    É muito bom poder debater nossas idéias aqui!!

  33. Sasa K. disse:

    Ele ouviu dizer que Ela, ao receber a flor, nao achou que fosse Ele o emissor. Ele parece ser uma pessoa presente na vida dela, mas nunca demonstra seus sentimentos de uma maneira evidente, talvez por educacao ou timidez. Ela provavelmente o considera como um grande amigo e acaba conhecendo outro rapaz, entregando-se. Porque no fundo todos tem o desejo de serem amados. A flor Dele serviu para que Ela achasse um Outro alguém. Com quem Ela pudesse ter intimidade e confianca, porque é sempre mais fácil encontrar alguém quando se tem um grande amigo. Entretanto com o tempo, Ela percebe que nao é bem assim, que as vezes o que precisamos está mais perto de nós do que imaginamos. E Ela percebe que foi Ele quem enviou-lhe a flor quando descobre a saudade por Ele. Entao na verdade, Ela nao ama o outro, apenas deixou-se levar por uma ilusao sem saber quem era Ela mesma. Quando ela realiza seu verdadeiro amor por Ele, provavelmente nas pequenas coisas e acoes, percebe que até entao nunca havia amado a ninguém e que o Outro ocupa um lugar vazio. Agora, se Ela ficou com Ele? Eu nao sei, só sei que Ela descobriu o verdadeiro amor.

  34. Fabio Ismério disse:

    Ouvi dizer, do teu olhar ao ver a flor
    Pra que ele tenha que ouvir do olhar dela ele tem que esta presente, por tanto ele entregou a flor.
    Não sei por quê achou ser de um outro rapaz
    Se ele não sabe por que é outro indicio que foi ele que entregou a flor pois se fosse outra pessoa que entregasse, estaria obvio o por que ela achar que era outro rapaz
    Com isso na verdade o que ela fez foi enxergar ele no que ele é de melhor e que nem mesmo ele sabia que era quando ela viu a flor ele viu toda essência dele, por ele ano saber pensou que era outro mas que na verdade era ele mesmo

    Foi capaz de se entregar
    E por isso ela se entregou de alma pra ele pois tinha acabado de ver o que ninguém tinha visto naquele rapaz

    Eu fiz de tudo pra ganhar você pra mim, mas mesmo assim…
    E com isso ele se esforçou tanto pra ficar com ela e nem sabia que seria tão fácil e fingiu ser quem não é inventou varias historias mas que no final bastava apenas ser ele mesmo.

    Minha flor serviu pra que você achasse alguém
    Um outro alguém que me tomou o seu amor
    E nesse momento ele entrou em um conflito existencial pois achava que ele não era ele por ela ter visto tanta perfeição em um ser então teve medo de que ela se apaixonasse por alguém que não era ele e que quando descobrisse que ele era poderia ir embora.

    Eu fiz de tudo pra você perceber que era eu
    Entoa quando se deparou com esse novo ser que nem ele sabia que era ele tentou provar que ele não era nada disso que ela estava pensando e tentou ser quem não era pois ele só se conhecia na parte do que não era.

    Tua flor me deu alguém pra amar
    Nessa parte a menina revela pra ele quem ele é e diz que a flor entregou ele de verdade pra ela e não quem ele achava que era ou seja ela descobriu ele dentro dele.

    E quanto a mim?
    Nesse momento de conflito interno ele sente medo pois ainda não é e tem uma grande resistência de entender que é melhor do que é

    Você assim e eu, por final, sem meu lugar!
    Nesse momento ele entende que vai ficar com ela e percebe que não esta no seu eixo, e fica surpreso por neste ponto esta entendo o que ela diz, e inicia o grande processo do se assumir

    Eu tive tudo sem saber quem era eu…
    E eu que nunca amei a ninguém
    Pude então, enfim amar
    Neste ponto ele descobre que a vida inteira tudo o que teve foi sem saber quem era de verdade entende que todos os seus valores estavam errados, que nunca pode dar nada a ninguém pois se não sabia nem quem era nunca se amou e que naquele momento estava se descobrindo e se amando e então por ser de verdade agora e se amando poderia de fato amar

  35. Maria Luiza disse:

    Nossa, como vocês super-analisam as coisas! A flor é , de fato, apenas uma flor e não um bebê. O rapaz, provavelmente tímido, enviou a flor à menina amanda, mas ela, que provavelmente não correspondia esses sentimentos, achou que outra pessoa enviou-a, alguém que talvez ELA amava e esperava ser correspondia. A primeira estrofe é a visão do próprio eu-lírico, já a segunda é um diálogo entre a menina e o eu-lírico. Coloquem um travessão antes de cada linha e vocês vão perceber isso:
    – Tua flor me deu alguém pra amar (menina falando)
    – E quanto a mim? Você assim e eu, por final, sem meu lugar! (o rapaz fala)
    – Eu tive tudo sem saber quem era eu… E eu que nunca amei a ninguém. Pude então, enfim amar (a menina fala).

  36. Camila disse:

    É o romance A viuvinha de José de Alencar, se você ler vai notar.

  37. Bianca disse:

    Sempre interpretei essa música de seguinte forma: Primeiramente identifico duas vozes na música, uma interpretada pelo Marcelo Camelo e outra pelo Rodrigo Amarante. A música conta a história de uma rapaz que ama uma moça mas não é correspondido, ele envia uma flor a ela, no entanto ela julga ter recebido a flor de um outro rapaz. A moça se entrega ao amor desse outro rapaz por pensar ser ele o responsável por enviar o presente. (Essa parte é cantada por Marcelo Camelo)
    Na terceira estrofe, primeira frase, aparece a voz do Rodrigo Amarante, que eu julgo ser o rapaz por quem a moça se apaixonou, ele diz ao rapaz responsável pelo envio da flor: Sua flor me deu alguém para amar. Marcelo Camelo responde: E quanto a mim?Você assim e eu por final sem meu lugar!
    Rodrigo Amarante,que é o segundo rapaz, responde: Eu tive tudo sem saber quem era eu! (ou seja ele conseguiu todo o amor da moça sem entender bem como, na verdade ela se apaixonou por ele por achar que ele enviava as flores, mas não era ele quem enviava).
    Rodrigo Amarante continua: “Eu que nunca amei a ninguém, pude então enfim amar” (O segundo rapaz entrou de “gaiato” na história, ganhou o amor da moça graças à timidez do outro rapaz, que enviava as flores sem se identificar…sendo assim o segundo rapaz acaba ficando com os créditos, com a vantagem e com a moça! rsrs

  38. Marcello disse:

    A beleza das letras de Los Hermanos está exatamente aí. A vasta interpretação que se pode dar a elas.

  39. Isabela disse:

    me lembra um pouco “Cyrano de Bergerac” também…

  40. Jocimar disse:

    minha interpretação provalmente errada…

    A flor pode ser qualquer coisa, não necessariamente uma flor. É como fosse algo que despertasse o amor. Mais ela se entregou para pessoa errada, entendendo somente depois seus sentimentos.

    Agora ela pode viver seu primeiro amor, mais tem consciência de esse sentimento foi despertado por outro alguém.

  41. Josafá Cardoso disse:

    entendo como um rapaz que gostava de uma garota, só que ele era um cara nada romantico (tava mais para um galinha) dai ele mandou uma flor para a garota que ele estava amando de verdade. Dai ela não esperava essa atitude dele porque achava ele muito galinha e nada romantico. So que com essa atitude ela pode ver que ELE(o outro alguém) era um cara romantico dai se interessou por ele, dai o garoto ama pela primeira vez uma menina de verdade.

  42. Cássio disse:

    Bianca, minha interpretação é a mesma que a sua.

  43. Raphael disse:

    Um cara estava interessado numa garota e passou a mandar flores para ela,só que tinha talvez uma ilusão que ela desconfiasse que era ele que mandava essa flor.Ele já devia enviar outro tipo de sinais para ela,só que ela não estava interessada nele.Essas serviram para ela se declarar para outro cara,ela também não devia ter coragem para se declarar para esse outro rapaz,essa flor fez ela pensar que era desse outro cara,no caso o outro era quase como invisível para ela.Ela também devia enviar sinais para esse outro cara,que não entendeu,mas mesmo assim ele ficou ela,a flor serviu para ela encontrar o amor dela que era esse outro cara.E o cara que enviou a flor,não consegui entender,porque aquilo estava acontecendo,o que ele tinha feito de errado?talvez tivesse a culpa de não ter se declarado antes.

  44. Rebeca disse:

    A música retrata um rapaz lamentando por sua amada acreditar que as flores que ele mesmo enviou a ela, tenha sido enviado de um outro rapaz. Então ele fica indignado ao ver que a mulher amada se envolve tanto com um rapaz que não se esforçou para ganhar seu amor.
    O outro rapaz, em seguida aparece relatando que ganhou um amor através da flor que o apaixonado enviou a moça e deixa claro que amou a moça verdadeiramente, apesar de o mesmo não ter enviado as flores.

  45. Victor Lacerda disse:

    Um homem que é apaixonado pela amiga(ou melhor amiga) e em mais uma tentiva de conquistá-la, dá flores à ela, porém, ela acha ser de outro rapaz… E por aí vai, mais um soldado ferido kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *