Via Lactea

42 comentários

Legião Urbana

Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Mas não me diga isso
Hoje a tristeza não é passageira
Hoje fiquei com febre a tarde inteira
e quando chegar a noite
cada estrela parecerá uma lágrima
queria ser como os outros
e rir das desgraças da vida
ou fingir estar sempre bem
ver a leveza das coisas com humor
mas não me diga isso
e só hoje e isso passa
só me deixe aqui quieto
isso passa
amanha é um outro dia não é
eu nem sei porque me sinto assim
vem de repente um anjo triste perto de mim
e essa febre que não passa
e meu sorriso sem graça
não me dê atenção
mas obrigado por pensar em mim
quando tudo está perdido
sempre existe uma luz
quando tudo está perdido
sempre existe um caminho
quando tudo está perdido
eu me sinto tão sozinho
quando tudo está perdido
não quero mais ser quem eu sou
mas não me diga isso
não me dê atenção
e obrigado por pensar em mim
não me diga isso
não me de atenção
e obrigado por pensar em mim.


42 comments on “Via Lactea

  1. Pryscylla disse:

    essa música meu namorado sempre canta pra mim
    eu gosto muito dela

  2. Jean Antonio disse:

    Essa música tem um forte poder de resgatar as amarguras da nossa alma. Pra mim ela traz uma angústia, uma conformação com a debilidade de alguém diante de seus próprios problemas. Ele revela com muita beleza poética o significado sombrio da noite; alguém que ver uma via láctea de lágrimas. Ele chega a não saber ate mesmo o porquê de tanta angústia, quando “vem um anjo triste” perto dele. O realismo da música é revelado quando, de forma pessimista, ele pede pra não ser consolado por ninguém, ao querer ficar a sós com a sua melancolia, e mesmo assim agradece a preoculpação de alguém que quer consolá-lo.
    Pra mim refere-se ao momento de quando Renato estava desenganado da doença q o consumia, antagonicamente uma de suas épocas mais intimistas, na minha opinião, essa eh umas das músicas mais belas que ja foram feitas, apesar de que, na mesma medida, triste.

  3. Maria disse:

    …quando tudo está perdido sempre existe uma saída…. Renato, já terminal, e muito inteligentemente descobre que a morte também é uma solução.

  4. Rosangela disse:

    Essa canção trás de forma extremamente melancólica, a dor que uma pessoa sente quando está desacreditado de que haverá uma solução para o problema dele quando alguém tenta reanima-lo, ele não quer saber se quando tudo está perdido haverá um caminho, tudo o que ele quer e precisa é ficar sozinho com a sua dor pois ele não sabe fingir que está bem não estando, por esse motivo ele prefere se isolar mas sabe ser grato pela preocupação que o outro sente em querer ajuda-lo.Alimentando a expectativa de que no outro dia ele podera ficar melhor quando informa “amanhã é um outro dia não é?. Acho que ele não fez essa canção quando estava em fase terminal e sim em um momento ruim que ele estava tendo que é o que muito de nós sentimos algumas vezes, é uma letra muito bem feita e interpretada.Renato Russo o eterno poeta.O que estou sentindo no momento é exatamente a letra dessa música, obrigado por tê-la criado, para que as pessoas podem expressar sua dor através de uma letra maravilhosa.

  5. Yan disse:

    O que estou sentindo no momento é exatamente a letra dessa música, obrigado por tê-la criado +1

  6. Luã disse:

    Acredito eu que renato russo criou essa musica em um momento de depressão e de forma muito pessimista ele acredita que a morte é uma saida para esse sofrimento todo que ele estava passando.Pois,o nome da musica se chama VIA LACTEA e na cultura grega a via lactea é o caminho que os deuses pegavam para ir ao palacios do céu,ou seja, quando ele fala na musica ´´Quando tudo está perdido
    Sempre existe um caminho´´ esse caminho que ele fala é a via lactea que por suas vez é o caminho para o céu, ou seja, a morte!

  7. poético disse:

    Temos aqui uma das musicas com um dos maiores sentimentos poéticos, porém infelismente inspirada em um momento de tristeza do renato no qual muitas vezes passamos. É importante lembra que todas as vezes que passarmos esses momentos de tristeza devemos orar a Deus e entrgar tudo a Ele, pois ele diz em sua palavra(bíblia)que ele enxugaria toda as nossas lágrimas. Um grande abraço a todos!!

  8. Karl Marx disse:

    Olá Pessoal,que saiba essa música se refere quando ele descubriu que estava com o Virus da AIDS.

  9. Lorena disse:

    Isso mesmo Karl, e se olharmos bem, veremos nitidamente que é um desabafo dele com relação a doença, as reações e a tristeza de saber que o tempo não é mais tão aliado…

    Vi a música Eduardo e Mônica nas opções, mas não tem análise… achei rídiculo um outro site postar chamando o Renato Russo de Hipócrita e dizendo que a Mônica nada mais era na música do que uma alcoolatra… :S

  10. Roberto disse:

    E impressionante como ese ” desabafo” dele toca quem conhece pelo menos um pouco da história , ele fala da solidão que ele mesmo escolheu nos ultimos meses de vida , quando ele percebeu que tudo já estava perdido , e quis acreditar q mesmo asim ainda existia uma luz , ele chegou a conclusão que talvez fose tarde demais , talvez não fosse !”amanhã é um outro dia , não é” ele diz , porque embora se passassem varios dias , meses , anos , ele teria que conviver com aquilo o resto dos dias , tornando todos os dias iguais , no final agradece pelo carinho e atenção dos amigos , que ele mesmo preferiu “ignorar” para sofrer sofrer sozinho e avitar o sofrimento dos amigos , acredito que tenha a ver com isso .

  11. ANGELA disse:

    Quando tudo está perdido Sempre existe um caminho Quando tudo está perdido
    Sempre existe uma luz
    NESSE INICIO DE MUSICA ELE FAZ UMA ALUSAO AS FRASES PRONTAS QUE A GENTE OUVE QUANDO ESTAMOS PASSANDO POR UM MOMENTO DIFICIL NA VIDA.

    Mas não me diga isso Hoje a tristeza não é passageira Hoje fiquei com febre a tarde inteira
    ESSA FRASE JA E DELE, COMO QUE CONTRADIZENDO O QUE ACABOU DE FALAR ACIMA, ELE RESPONDE QUE A SUA DOR É REAL E NÃO ACREDITA QUE VAI MELHORAR

    e quando chegar a noite cada estrela parecerá uma lágrima
    ESSA É MAIS UMA FRASE DEPRIMIDA

    queria ser como os outros e rir das desgraças da vida ou fingir estar sempre bem
    ver a leveza das coisas com humor mas não me diga isso
    e só hoje e isso passa só me deixe aqui quieto isso passa amanha é um outro dia não é
    eu nem sei porque me sinto assim
    MAIS UMA VEZ ELE DESACREDITA NAS PALAVRAS DE OTIMISMO QUE PROVAVELMENTE RECEBEU. ELE QUERIA ACREDITAR, MAS NÃO CONSEGUE
    vem de repente um anjo triste perto de mim
    ANTIGAMENTE SE DIZIA QUE QUANDO FICAMOS TRISTES DE REPENTE, É POR CAUSA DE UM ANJO TRISTE QUE SE APROXIMA DE NOS.

    e essa febre que não passa e meu sorriso sem graça
    CITANDO OS SINTOMAS DA DOENÇA E O ATO DE RIR AS VEZES SEM VONTADE

    não me dê atenção mas obrigado por pensar em mim
    ELE PEDE QUE NÃO LIGUEM PRA O QUE DIZ, MAS AGRADECE A INTENÇÃO. E ASSIM QUE SEMPRE AGIMOS: DEIXA PRA LÁ!! DIZEMOS MAS NÃO E ISSO QUE SENTIMOS

    quando tudo está perdido sempre existe uma luz quando tudo está perdido
    sempre existe um caminho quando tudo está perdido
    eu me sinto tão sozinho
    quando tudo está perdido
    não quero mais ser quem eu sou
    A SOLIDAO ELE MESMO SE IMPOS PRA NÃO TER QUE MORRER AOS POUCOS ASSISTIDOS PELOS AMIGOS E FAMILIARES, COMO SE FOSSE UM TEATRO DE DRAMA.
    ESSA MUSICA FAZ PARTE DO ULTIMO CD DO LEGIAO EM QUE RENATO RUSSO AINDA ESTAVA VIVO. FOI UM CD DE DESPEDIDA ONDE ELE RELATAVA TODO O DRAMA E DOR DIÁRIA, SENDO DEVORADO (COMO ELE MESMO DISSE EM ENTREVISTA) PELA AIDS E SEU TRATAMENTO.

  12. Luciana lima disse:

    Penso que REnato sempre foi um crítico de bom gosto que sabia expressar exatamente o que queria com muita coesão e coerencia o que fez de sua carreira um sucesso ele ironizava, agurmentava e transformava tudo em poesia e atingia seu público desejado acho que Via lactea nada mais é do que um desabafo uma maneira de mostrar a todos como ele estava se sentindo e deixando bem claro que o que menos queria era a piedade das pessoas,

  13. Luciana lima disse:

    *(argumentava)

  14. Nina disse:

    Via lactea, realmente é o caminho para o céu, de acordo com os gragos, porém,ela passa a mensagem fiel, dos momentos difíceis que renato passava, esses momentos eram de extrema tristeza, relacionados com a depressão e a descoberta da doença, convenhamos não era na da fácil naquela época descobrir-se portador era praticamente atestado de óbito!…Ele fala “Queria ser como os outros, e rir das desgraças de vida, ou fingir estar sempre bem, ver a leveza das coisas com humor”…E é assim que nos tambpem gostarúiamos de nos sentir!!!… Febre…Sintomas da doença, que agride o sistema imunológico, faz com que a pessoa se torne susceptível a várias infecções secundárias, que podem matá-lo, imaginem morrer de gripe, de resfriado…Essa situação fazia com que ele se sentisse numa produnda fossa…Mas ele sabe que quando tudo está perdido…sempre existe um caminho..uma luz…Mas momento ele não consegue pensar em mais nada além de sua dor, Renato era assim, conseguia trascrever a tristeza em sua alma através das letras de suas músicas, todas são pedacinhos de sua vida, seus momentos!!..Ele é o que a música deveria ser, verdadeira, ter sentido, um fundamento…Nos ensinar a pensar tantar descobrir o que o compositor quer nos dizer!!..

  15. giovanni disse:

    Essa música é linda, profunda, poética, como quase tudo dessa banda. Quando ouvi os trechos “Hoje a tristeza não é passageria” e “quando tudo está perdido, não quero mais ser quem eu sou…”, isso no dia em que ela foi lançada no rádio, eu senti que Renato Russo iria morrer. Ninguém faz uma música tão triste, falando de febre, dizendo que não quer mais ser quem é. Sério, imagino o que o cara de ter sofrido, e, o pior, quantas vezes nos sentimos assim? “Vem de repente um anjo triste perto de mim…”

  16. iago roberto disse:

    e incrivel como um compositor consegue com tanta espiritualidade descrever a sua dor assim com tanta clareza e paixao salve renato russo onde estiver!!!

  17. fernanda disse:

    Sem dúvidas essa é a música mais triste e ao mesmo tempo mais linda que Renato Russo já fez, ela mostra a dor, e o sofrimento que ele tinha no seu peito, é muito linda !!!!

  18. Luiz Oscar Filho disse:

    esta musica mostra a grandeza do Renato como compositor, que até com a sua tristeza escreve uma obra linda dessa

  19. Gilmar disse:

    O trecho dessa canção que mais me chama a atenção é… “Queria ser como so outros e rir das desgraças da vida,ou fingir estar sempre bem…” Hj em dia em meio a tantas tragédias o brasileiro aceita com normalidade a um pai abusar sexualmente de um filho(a) de 2,3 ou 4 anos de vida, filho matar seus pais por causa de um herança, brigas de transito que terminam em morte por causa de uma simples ultrapassagem indevida e tantas outras coisas e tdo isso o brasileiro aceita sem o menor constrangimento. E sempre fingimos está tdo muito bem e há até aqueles que riem de tamanhas desgraças…….Renato Russo, mesmo em meio a suas dores nos deixou seus sabios ensinamentos,saudades,saudades!

  20. Juliana Almeida disse:

    Essa musica de uma certa forma da a impressão que ele a escreveu para os fãs, por que da forma que ele fala meio que nos consolando dizendo que seu estado não tem solução, mas agredecendo os que pensam ou pensaram nele…Acho que isso é que emociona mais, saber que essa musica fala do Renato mesmo,das suas dores, dos seus sofrimento enquanto ele estava vivo, nos seus momentos de angustia, de solidão…uma música que realmente emociona os fãs de verdade…
    Na minha opinião o Renato Russo foi o único cara capaz de escrever musicas que nos toca, que emociona de verdade, que arrepia até, é como se ele tivesse escrito para cada um de nós…nos consolando e nos confortante, através de suas ideias e de sua vida relatada em suas musicas…

  21. Elaine Araujo disse:

    Essa musica faz parte da minha vida faz muito tempo e levo como lema: “Quando tudo esta perdido sempre exite uma Luz”…

  22. PS disse:

    Em uma entrevista Renato Russo à Mtv fala que a banda procura expressar nas músicas sentimentos que estão vivendo ou já viveram. Assim, sendo Via Láctea para os gregos o caminho para o céu, talvez Renato quisesse exprimir com essa canção aquilo que estava vivendo, ou seja, seu caminho para a morte. Penso que nessa belíssima canção ele deixou expresso todo seu sentimento oriundo da doença e do tratamento, a tristeza não passageira, a febre, o anjo triste (talvez seja uma depressão). Para que digam não frases feitas do tipo “tudo está perdido sempre existe um caminho”. Não conseguir rir, como os outros, querer ficar sozinho e quieto. Enfim, expressar todo seu sentimento, podemos até dizer que ela seja um testamento de despedida para seus fãs, tendo em vista que foi uma das últimas músicas. Nesse testamento, ele revela como poucos sabem fazer, cantando aquilo que sentia, nos dá a oportunidade de sabermos seus últimos sentimentos antes de entrar na sua via-láctea. Deixa para nós, uma bela herança! Obrigado Trovador solitário!

  23. handerson disse:

    Simplesmente o melhor compositor de todos os tempos, cantava aquilo que sentia e era exatamente o que queriamos ouvir.

    Que Jesus esteja com você…

  24. rogerio disse:

    a musica fala que tudo que acreditamos pode ter solução

  25. Renato disse:

    Poucos compositores conseguiram desnudar sua alma como Renato fez. Tornou público que sua tristeza era perene, que sua dor o consumia, mais até que a própria doença que o vitimou. Essa música é verdadeiramente um show e nos faz sentir muita falta do seu autor, um artista incomparável. Que ele esteja em um bom lugar.

  26. Agnaldo Vieira de Sá disse:

    Renato Russo nesta canção está exprimindo o que ele estava sentindo. Quando ele fez esta canção estava com AIDS e acredito que estava em um quarto sozinho e estava sentindo bastante febre, mas que diante de sua doença ele ainda acreditava em uma cura, mesmo que remota, cura esta que infelizmente não chegou. Renato Russo o maior poeta do POP ROCK.

  27. Carlos disse:

    E quando a noite chegar, cada estrela parecerá uma lágrima… É que na solidão, e quando chegava à noite ele olhava o céu e chorava, atribuindo cada lágrima a uma estrela que ele via, observando também a via-láctea, daí deu até o nome da música.

  28. tony disse:

    oi, só gostaria de saber qual foi o site que disse que Renato Russo era hipócrita que lorena (Comentário by Lorena — 17 de agosto de 2010) disse para que eu possa avaliar seu comentario, naoque eu seja o dono da verdade, mas gosto de analisar o ponto de vista de todos antes de proferir algo, uma vez que criticando tambem dou a liberdade que me critiquem.

  29. Erilene Vieira disse:

    Essa música fala q tudo tem soluçao mesmo as vezes pareca impossivel de resolver.obrigada trovador!
    suas músicas sempre me ajudam quando toh deprê,principalmente a minha música favorita GIZ.

  30. Jualis disse:

    Um gênio da música brasileira, ele consegue descrever as facetas da dor com poesia, na musica ele deixa claro sua condição, já estava com AIDS e nos deixa uma lição, d q, por mais dificil q tudo pareça, podemos sim realizar até as nossas mais efêmeras vontades.

  31. Patricia Fernandes disse:

    Verdadeiramente um POETA, ele conseguia, e até hoje consegue, tocar profundamente em nossos corações e em nossas almas. Expressava tudo que sentia com muita coragem e poesia!!! SAUDADES ETERNAS!!!

  32. Merini disse:

    Renato, já ouvi muita coisa sobre vc e quero dizer que Renato é eterno. expor seus sentimentos em poesia e musica, isso é coisa de GÊNIO. Esteja com DEUS, vc é demias

  33. weudson disse:

    A MÚSICA RETRATA TODA A DEPRESSÃO QUE RENATO RUSSO JA VINHA DEMOSTRANDO ALGUNS MESES ANTES DE MORRER,ALÉM DE SER UMA CANÇÃO MUITO TRISTE,ELA É MUITO REALISTA E CONSEGUE SER BELA.O RENATO NUNCA ACREDITOU NUMA CURA PARA A AIDS…A PARTE MAIS TOCANTE É QUANDO ELE DIZ:E QUANDO CHEGAR A NOITE CADA ESTRELA PARECERÁ UMA LÁGRIMA.ESSA TRISTEZA É INFINITA ASSIM COMO O NÚMERO DE ESTRELAS QUE EXISTE NO UNIVERSO.

  34. Auricélia dos santos silva disse:

    Renato Russo foi um grande homem que se destacou através de suas belas canções que expressava puros sentimentos e mostrava a realidade do mundo em que vivemos. serei eternamente sua fã

  35. alexia disse:

    Vejo essa musica como um desabafo do renato, ele fez a musica na mesma época em que descobriu estar com aids
    “Quando tudo está perdido
    Sempre existe um caminho
    Quando tudo está perdido
    Sempre existe uma luz
    Mas não me diga isso”
    Nesse verso o renato se refere aquelas pessoas que quando você esta mal vivem falando que “tudo vai ficar bem” “que vai passar” etc. Mas não é isso que ele quer ouvir, ele não quer consolo, ele quer uma solução
    “Hoje a tristeza não é passageira
    Hoje fiquei com febre a tarde inteira
    e quando chegar a noite
    cada estrela parecerá uma lágrima”
    aqui o Renato meio que fala sobre a aids se referindo a mesma como a febre, que é um sintoma da aids, dizendo que ela não passa, e comenta sobre a sua tristeza
    “queria ser como os outros
    e rir das desgraças da vida
    ou fingir estar sempre bem
    ver a leveza das coisas com humor”
    ja aqui ele diz que por mais que queira não é mais feliz, e nem ao menos consegue fingir ser e que ele ao menos gostaria de conseguir fingir
    “mas não me diga isso
    e só hoje e isso passa
    só me deixe aqui quieto
    isso passa”
    e ainda assim ele não que que comentem sobre como ele anda triste, e revela que quer ficar sozinho
    “amanha é um outro dia não é
    eu nem sei porque me sinto assim
    vem de repente um anjo triste perto de mim”
    acredito que quando o renato diz ” amanha é um outro dia não é” é mais uma pergunta para si mesmo do que para outra pessoa, e revela novamente o quanto esta triste
    “e essa febre que não passa
    e meu sorriso sem graça
    não me dê atenção
    mas obrigado por pensar em mim”
    é quase uma despedida, é como se ele disse-se que a aids não passa esta tudo acabado, porem ele não quer ninguem triste chorando por ele, mas mesmo assim esta grato por se preocuparem, por starem ao lado dele
    “quando tudo está perdido
    sempre existe uma luz
    quando tudo está perdido
    sempre existe um caminho
    quando tudo está perdido
    eu me sinto tão sozinho
    quando tudo está perdido
    não quero mais ser quem eu sou”
    tudo pra ele esta perdido, não existe mais um caminho, uma luz, etc e ele se sente sozinho
    “mas não me diga isso
    não me dê atenção
    e obrigado por pensar em mim
    não me diga isso
    não me de atenção
    e obrigado por pensar em mim.”
    novamente ele pede pra não se preocuparem com ele

  36. Dedo disse:

    ESTA MÚSICA FALA SOBRE O FATO DE NÃO TER ESPERANÇA EM NADA, QUE TUDO É UMA BOSTA E QUE NINGUÉM VALE NADA, SENDO A MORTE A ÚNICA SOLUÇÃO E QUE SE FODA O RESTO!

  37. “‘A Via Láctea’, canção da banda Legião Urbana, é uma das mais depressivas de todos os álbuns. Sua letra e o tom de voz de Renato Russo assinalam uma congruência marcante em um grande sentimento de tristeza. Apesar de sua letra ser muito explícita e não haver, aparentemente, quase nada para se explorar em termos simbólicos, vou fazer uma tentativa para torná-la ainda mais compreensível ao nível dos sentimentos e da psicologia.” Leia mais: “Via Láctea ou o caminho de Renato Russo” [http://apsiqueeomundo.blogspot.com.br/2015/07/a-via-lactea-ou-o-caminho-de-renato.html]

  38. Pablo disse:

    Apesar de ser uma música triste, não acho que é uma falta de esperança completa, como alguns comentaram. Penso que se trata de um momento em que o autor quer “curtir a fossa” um pouco (sempre existe uma luz, mas não me diga isso), mas que ele sabe que vai passar (é só hoje e isso passa, amanhã é outro dia). Gentilmente ainda agradece a quem está preocupado com ele, mesmo sem ele querer (não me dê atenção, mas obrigado por pensar em mim). Apesar do tom triste, me parece mais uma música de esperança, de alguém que sente que não está legal, mas que depois vai melhorar 😉

  39. KRAKER 01 disse:

    JOGO E CRIPTOGRAFIA ESTA VALENDO OURO O LEGIAO URBANA VAI ACABAR COM A AGUA DO MAR~
    UMA MENSAGEM ATRAVESSANDO O UNIVERSO INTEIRO PARA RENATO RUSSO DADO VILLA LOBOS MARCELO BONFA RENATO ROCHA

  40. KXXXXX XX disse:

    DESEMARANHAMENTO DA ÁGUA A ÁGUA VAI DESAPARECER EQUAÇÃO DO DESEMARANHAMENTO DA ÁGUA D=XH2O÷YTERRA=ADI ÁTOMOS DIVIDIDOS E INVISÍVEIS
    LEGIÃO URBANA RENATO RUSSO BRASÍLIA-DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *