Faça o download do App do Análise de Letras para Android! É grátis!

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No amazonas, no araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, minas gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis e documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?



Qual é a sua interpretação?





*



44 Comentários

Analise:

A musica “Que país é esse” da Legião Urbana relata a igualdade entre bandidos e políticos, questionando como uma pessoa rouba livremente. Coloca o Brasil como piada para outros países pois a maioria dos brasileiros denominam seu país como desenvolvido mas na verdade é muito pelo contrario.
A musica foi escrita a algum tempo atrás mas serve muito bem nos dias de hoje, para termos a noção de que nada mudou, na minha opinião ela vai servir durante muito mais tempo pois a corrupção brasileira está muito longe de acabar… que país é esse

a musica fala sobre a musica

Minha interpretação é de que muitos aqui não sabem relacionar a letra da música com o contexto histórico. Sujeira que ele diz na letra, são as coisas que acontecem de errado (corrupção é um exemplo). Diz que isto está em todos os lugares e ele se pergunta que país é esse?? Que acredita ter um futuro mesmo não respeitando leis e direitos. “Terceiro mundo, se foi. Piada no exterior” Refere-se que até aquele momento o Brasil era um país de terceiro mundo, ou seja, sem desenvolvimento em todas as questões : sociais, econômicas e políticas. Mas os governantes e as pessoas diziam que isso era passado, enquanto que para os outros países desenvolvidos, isso soava como piada. A questão de vender os índios, sempre foi a mesma história desde a colonização. A descriminação para com esse povo, a falta de respeito por seus valores culturais e o fato de serem muitas vezes tratados como mercadoria é o que a letra quer dizer. Realmente o que é difícil interpretar é a parte “Na morte o meu descanso, mas o sangue anda solto manchando os papeis e documentos fieis”, mas que segundo um comentário ai em cima poderia ter relação com a questão da Ditadura, que ainda era presente nesse contexto.

Essa música é ótima!

eu amo essa musica cara na moral ea

OLOOKOO….

OoLOKOoo…

Creio que quando ele fala na música “quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão” ele não está se referindo a usina de hidrelétrica, pois o brasil não exporta energia assim, nem que somos nós mesmos mas creio que ele criou esse trecho quando estava em discussão se o brasil venderia a amazônia para pagar dívidas junto ao FMI ou se ela seria leiloada para gerar um valor maior e além de pagar as dívidas ainda sobraria dinheiro e ele fala isso ironizando a inteligencia dos governantes querendo dizer que 1 milhão, i bilhão… num é nada comparado ao valor da amazônia para o Brasil tanto no aspecto cultural quanto financeiro.

povo sem oq fazer, deixe os intelectuais interpretarem a musica; pois ela é complexa, msgs que que poucos vao saber a associar ao contexto que estava ocorrendo. E um muito obrigado a quem realmente fez a interpretação..

” Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado” encontramos a corrupcao por toda parte na sociedade brasileira, “Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação” muito comum nos dias atuais, culpar apenas os politicos corruptos ou entao os assaltantes nas ruas, mas todos(eu sei que nao posso generalizar) fazem algo comparavel, nao tem como negar, esta na cultura do Brasil, desde as formas mais sujas de roubar(como se apropriar de dinheiro publico ou assaltando) ate jogar uma simples embalagem de bala no chao, porque temos empregnado na nossa cultura aquele pensamento “porque eu me darei o trabalho de ir ate ao lixo se tem que e’ pago para isso?”(acho que isso vem da epoca do escravismo) e tambem “por que nao roubar? se nao for eu sera outro?” junto com “porque pagar meus impostos se politicos corruptos vao rouba-lo” sao pensamentos assim que o Brasil nao tem futuro, culpar os politicos e’ muito facil, mas a o unicos culpados somos todos nos, so existem maus presidentes porque existem maus eleitores, esta na hora de pararmos de culpar os outros e fazer algo, os unicos culpados pelo estado em que o Brasil se encontra somo nos.

brasil uma triste realidade.(luis arthur)

a musica fala sobre a realidade do brasil hoje em dia.

Tem muita corrupção.

Quando diz “mas o Brasil vai fica rico vamos faturar um milhão quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão” os índios somos nós, e a alma é a nossa cultura, nossos hábitos e sobre tudo o nosso pensamento!

ele queria saber em que pais estava

Esta letra é a mais atemporal de todas, eu a comparo com “O Principe” de Maquiavel, obra que tras contornos igualmente atemporal no que tange a política brasileira (ou a simples política) e suas nuanças. Posto isto, afirmo que tal crítica, retrata, de maneira óbvia, os contornos bastantes sinuosos da nossa FORMA de governo republicana, e do nosso SISTEMA presidencialista, uma cópia PIRATA dos moldes europeus, id est, reina-se mas não se governa, ante a herança maldita dos nossos colonizadores.. A o casião sempre fará o ladrão..

adoro essa musica, e ela faz uma critica sobre o futuro da nação,e como nos vamos fazer para melhorar,

obrigada Tamires Nunez vc me ajudou a faser o meu trabalho muito obrigada beijos te aorei vc é bem esperta♥♥♥

Esta música é uma crítica à corrupção que ocorre em todos os lugares, desde as favelas até o senado. Isso vai desde o policial corrupto até os políticos em geral. “Todos acreditam no futuro da nação”, mas ninguém faz nada para reverter esse quadro. Quando diz “na morte o meu descanso”, refere-se ao trabalhador que sofre (que são os escravos modernos, ou seja, os escravos do capitalismo), que trabalham praticamente para sua subsistência, sem lazer, portanto só irão descansar quando morrerem. Enquanto a população continuar calada, iremos ver isto cada vez mais. “Que país é este?” com pessoas que veem tudo isso e permanecem no silêncio absoluto, contentes apenas com os frutos do imediatismo, que faz com que tudo continue da forma que está.

bom eu não sei o significado dessa musica pq eu ia faser um trabalho e o gleeeeeeeeee não tinha nenhuma coisinha sobre o significado dessssssssssssssssssssssssssssa musica e agora vou ir de mal a pior nas minhas notas escolare drogaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

QUE PAIS É ESSE EMMMMMMMMMM

essa musica é muito top de linha… eu adoro ela…

QUANDO ELE DIZ:” O SANGUE ANDA SOLTO MANCHANDO PAPEIS E DOCUMENTOS FIES” REFLETIE MTO E CHEQEI A UMA CONCLUÇAO A DITADURA MILITAR. ANTIGAMENTE QEM MANDAVA NUM PAIS ERA O EXERCITO MILITAR, POIS QUEM N RESPEITASSE A politica ia preso ou mtas vezes mortos. quando algem colocava um nome de uma pessoa numa musica o autor da musica ia morto o que ñ tem nada a ver,ou seja,matava um documento fiel so apenas colocou um nome de uma pessoa na musica. reflita + um poco sobre isto!!!

NO 1ª TRECHO DA MÚSICA ELE FALA DE UMA SUJEIRA. VAMOS VÊ QE TIPO DE SUJEIRA É ESTA “NA FAVELA NO SENADO SUJEIRA PRA TODO LADO.” NA FAVELA A CORRUPÇÃO? HA. NA FAVELA A LADROCINIO? HA. E NO SENADO? HA,POIS ENTÃO NO SENADO Ñ ERA PRA TER ESSE TIPO DE SUJEIRA EM COMPENSAÇÃO A FAVELA POR ISSO QE ELE DIZ:”NIGEM RESPEITA A COSTITUIÇÃO”PORQE TANTO NA FAVELA QANTO NO SENADO A LATROCINIO A CORRUPÇÃO TEMOS COMO EXEMPLO AQELE POLÍTICO QE ESCONDEU DINHEIRO NA MEIA. REFLITA!!

O autor da música esta falando se o país dele é rico em conhecimento,cultura, sabedoria porque e cheio em corrupção em latrocínio por isso renato pergunta para si mesmo QI PAÍS É ESTE

porradao e muito maneira essa musica

e muito marento

pode ker essa e uma musica muito top que pais e esse? e a porra do brasil…..:)lol

eu sou bomcantando mais eles canta melhor q eu meu negocio e futebol

eu queria fazer sussesso om essa musica

essa musica e a melhor do mundo

“Mas o Brasil vai ficar rico,vamos faturar um milhão”,já faturamos um milhão há muito tempo,somos a sétima economia do mundo.
“Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão”,bem,essa parte eu não entendi muito bem.
Mas presto a minha homenagem ao grande Renato Russo,o maior poeta brasileiro da história.

A MUSICA RETRATA O BRASIL DE UMA FORMA POLITICA, E A SUA CORRUPÇAO COMO DIZ “NAS FAVELAS , NO SENADO”SUJEIRA PRA TODO LADO , E DE UMA FORMA IRONICA FALA QUE ACREDITAMOS NO FUTURO DA NAÇAO!!!
ESEM DUVIDAS APENAS POLITICA BRASILEIRA RETRATANDO A CORRUPÇAO!!!!

“Mas o brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão”

Sabe do que ele estava falando aqui? Da Usina de Belo Monte. E não era no sentido figurado. Leiam o texto abaixo:

Belo monte é um projeto de aproveitamento hidrelétrico em terras indígenas. Projetada para ser a terceira maior hidrelétrica do mundo!
Se for construída, UHE de Belo monte expulsará mais de trinta mil pessoas do lugar em que vivem. Também desviará mais de 70% da vazão do rio Xingu e deixando a volta grande do Xingu com cerca de apenas 30% da vazão natural, causando impactos imprevisíveis para indígenas, ribeirinhos, agricultores e etc. Também não foram cumpridas as 66 condições estabelecidas para que a usina fosse construída.
Raoni, cacique dos Kayapós diz: “se a usina for construída, causará danos, prejudicará medicinas tradicionais, estragará os que nós consumimos no riu Xingu.” E diz ainda: “A intenção do governo é construir a barragem. Mas se o governo esta querendo fazer a construção da usina de Belo Monte, é claro que nós, todos os índios aqui do Brasil, nós vamos nos juntar, nós vamos fazer guerra… o governo esta querendo fazer guerra com nós, índios. Se eles levarem adiante a construção da usina de Belo Monte, nós vamos fazer guerra contra eles. Se todos nós, indígenas, morrermos, tudo bem. Nós não lutaremos mais contra Belo Monte. Nós não lutaremos mais contra o governo. Se eles matarem todos nós, tudo bem. Ai nós não vamos ter voz, nós não vamos estar vivos, nós não vamos estar em pé para continuar lutando. Mas, enquanto eu estiver vivo, eu estarei forte, eu vou lutar até o fim.”
Como já diz a musica do Legião Urbana “mas o Brasil vai fica rico vamos faturar um milhão quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão.”
Não deixe a guerra começar… Cada um, cada pessoa que sente haver algo de errado nisso tudo, cada pessoa que defende a vida dos animais e/ou vegetais da região, cada pessoa que já esta farta de ser desrespeitada pelo “seu governo”, cada pessoa que esta lendo isso… já está mais do que na hora de mudar essa situação, passou da hora de fazer algo, mas ainda há tempo! Responsabilize-se por isso, não fique mais calada, grite, manifeste-se, escreve na internet, nos muros e nas camisas… Participe dos atos, manifestações e protestos (engrosse o caldo).

É SUA responsabilidade!

NÃO DEIXE A GUERRA COMEÇAR.

zica

pena ki os bons
morrem antes.se no brasil ainda existissen pessoas
assim como o renato,provavelmente
o brasil seria melhor

Eu acho essa música muito crítica porém muito realista pois hoje em dia tudo anda do jeito que a música descreve…A corrupção é a mais nova cara do Brasil!!! Que país é esse?Onde todos sabem das dujeiras e não fazem nada para combater, exterminar ou pelo menos amenizar isso???

No trecho:”Mas o Brasil vai ficar rico,vamos faturar um milhão”;eu me lembro muito de um show em que o Renato,diz:Agora pensem em uma forma de o Brasil ficar rico e faturar um milhão,sem precisar matar ninguém.Achei absolutamente genial,na sociedade em que vivemos atualmente conseguir isso é realmente imposível.

Vai muito mais alem de tudo isso a hipocrIsia no brasil , mas uma musica tão “velha” que nos dias de hoje msm depois de tanto tempo , em ano de eleiçoes podemos ver que nada mudou , e diante de tudo iso o brasil sempre será um pais de terceiro mundo e uma piada no exterior até q os governantes tomem vergonha na cara e parem de vender não só as almas dos indios mas as proprios almas , por dinheiro , esquecendo q vidas , não tem preço

Em certa parte da música têm um trecho que chamou a minha atenção:Terceiro mundo,se for,o Brasil não está sendo posto nem entre os paises emergentes.

eu adorei entao eu vou mandar todos os dias assinado jessica

Na linha 1 e 2 ocore uam comparação entre ” senado” e “favela”, em ambos lugares não tem respeito mas acreditam em um futuro garantido !

A estrutura toda da musica descreve uma ironia em cima de um páis onde pessoas que deveriam lutar por algo melhor se mistura com movimentos errados e tarefas excandalosas.

“Mas o brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão”

O trecho a cima relata a hipocresia dos governantes que acham que destruindo nosso povo , nossa humilde gente o país ficará mais rico, nossos índios foram e sempre serão nosso inicio de lutas .

TERCEIRO MUNDO, PIADA NO EXTERIOR

dddd

Qual é a sua interpretação?

-->