O Rappa


História do artista


O Rappa é uma banda brasileira de reggae/rock do Rio de Janeiro. Combinando diversos estilos como rock, reggae, funk, hip hop e samba, as músicas do Rappa contêm fortes protestos contra os problemas sociais do Brasil. Os próprios integrantes da banda são apoiadores de inúmeros projetos sociais.

A história da banda se iniciou em 1993, quando o Papa Winnie veio ao Brasil. O cantor não tinha uma banda para fazer shows com ele. Durante o processo de seleção escolheu quatro músicos: Nelson Meirelles, Marcelo Lobato, Alexandre Menezes e Marcelo Yuka.

Após os shows, o grupo decidiu ficar juntos escolhendo Falcão como 5º integrante e vocalista do grupo. Com o grupo completo, mesmo já tendo apresentações marcadas em grandes casas de show como no Circo Voador, a banda não tinha um nome. 

Entre várias sugestões e possibilidades, após ver no jornal a expressão “rapa”, se empolgaram com o termo. 

Segundo Falcão, o nome é perfeito uma gíria de rua, tudo O Rappa representa. Colocaram o artigo ‘O’ e mais um “P”, para ficar mais comercial. Em 1994, eles lançaram seu primeiro álbum, pela Warner, intitulado “O Rappa”. 

Inicialmente, era conhecido apenas por pequenos grupos nos subúrbios da classe trabalhadora do Rio de Janeiro. Em 1996 foi lançado o álbum “Rappa Mundi” e a maior parte das músicas se tornaram sucessos, especialmente o cover de “Hey Joe“, uma canção que ficou famosa por The Jimi Hendrix Experience.

No entanto, não foi até o terceiro álbum “Lado B Lado A” em 1999, que O Rappa ganhou fama generalizada vendendo mais de 150.000 cópias desse álbum. O videoclipe da música “Minha Alma” também foi considerado um dos pontos altos do grupo.

Em novembro de 2000, o baterista Marcelo Yuka foi baleado durante um assalto, ele tentou evitar o ataque jogando o carro contra os bandidos. O incidente o deixou paraplégico e ele foi forçado a deixar a banda, sendo substituído por Marcelo Lobato.

Em agosto de 2001, o grupo lançou seu primeiro álbum ao vivo, “Instinto Coletivo”. Apresentou algumas faixas gravadas em estúdio com a participação do Sepultura e da Asian Dub Foundation.

Em 2007, O Rappa se apresentou na etapa brasileira do Live Earth no Rio de Janeiro. Em seguida em 2008 eles lançaram o album “7 Vezes”. Em 2010, a banda lançou o álbum ao vivo e o DVD O Rappa Ao Vivo Na Rocinha, que foi gravado durante show na maior favela do Rio de Janeiro.

Considerados por muitos como a mais icônica e respeitada banda de rock/reggae brasileira contemporânea, eles foram consistentes em seu trabalho. Capaz de reunir muitos ritmos e combiná-los em melodias únicas que são impossíveis de rotular. Suas influências de rock e reggae são claras, mas outros elementos adicionados às melodias dão à banda o status de pioneira.

No início de 2017, o grupo anunciou que após o fim da turnê de 2018, faria uma pausa “sem previsão de retorno”, já que a relação entre os músicos já estava se desgastando após décadas juntos.

Falcão também teve desentendimentos com o grupo em 2016 quando a banda foi fechar uma turnê europeia em Portugal. Durante os últimos shows, os músicos não conversavam mais entre si, nem dentro nem fora do palco. As últimas apresentações foram feitas na Jeunesse Arena, no Rio, nos dias 13 e 14 de abril, reunindo 22 mil fãs.



Letras das músicas