"O único comentário sensato que vi foi o de Ausburgo, os demais não entenderam a essência da letra.
Bem, antes de iniciar a análise da letra dessa música, vamos fazer algumas considerações:
A obra de Raul Seixas não deve ser vista isoladamente.
Essa música, por exemplo, apesar de poucos enxergarem isso, tem ligação direta com outra música: "ouro de tolo".
Isso mesmo, ou seja, quem enxergar na letra dessa música (tente outra vez) uma forma de vencer na vida ou passar em concurso ou obter qualquer outro ganho material estará perdendo o verdadeiro significado dessa música. Terá recebido, no fim de tudo, um ouro de tolo. Terá sido feito de besta pelo sistema. Vai se decepcionar no fim.
Agora prossigamos com a análise da letra:
- Veja
- Não diga que a canção está perdida
- Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
- Tente ou…tra vez
Aqui, podemos logo ver que para chegar a Deus, ou à iluminação, ou à fonte de tudo não podemos ir com os nossos sentidos.
Veja (visão) a canção não está perdida (audição).
Ou seja, a canção divina que se encontra em cada um de nós não deve ser ouvida com os ouvidos e sim com outros sentidos mais elevados.
Esses sentidos mais elevados podem ser desenvolvidos, inicialmente, com a prática de exercícios de alinhamento e ativação dos 7 chackras.
Mas isso é uma prática constante, por isso, tente outra vez, mesmo que seja em outra vida.
Tenha fé em Deus, ele está lá te esperando, basta vc abrir a porta do sétimo chackra que ele penetrará em vc, te enchendo de graça e harmonia com o universo.
- Beba
- Pois a água viva ainda está na fonte
- Você tem dois pés para cruzar a ponte
- Nada aca…bou, não não não não
Beba, ou seja, sinta que Deus quer penetrar no seu ser.
Ele está lá, sempre esteve e sempre estará à sua espera. Basta vc procurar e permitir que ele te ilumine.
Vc tem dois pés para cruzar a ponte, ou seja, só depende de vc e de ninguém mais para que vc consiga sua iluminação. Sem interferência de padre ou de pastor ou de qualquer outro líder religioso.
O seu caminho vc mesmo percorre com as ferramentas que Deus te deu para percorrer e chegar até Ele.
Nada acabou, tudo está lá, te esperando, basta querer, sinceramente, ir até lá.
- Tente
- Levante sua mão sedenta e recomece a andar
- Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
- Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira
- Bailando no ar
Tente - não basta ficar sem fazer nada e esperar que as coisas aconteçam. Deve-se tentar alguma coisa, comece com alinhamento e ativação dos chackras, que já é um começo.
Mão sedenta - vontade de chegar à sua origem, à fonte divina.
Comece a andar - com a vontade elevada de chegar à fonte divina, tente algo, desenvolvendo cada vez mais seus sentidos superiores.
Levante sua mão sedenta e comece a andar - desenvolva cada vez mais seus sentidos superiores e deixe de engatinhar, comece a andar em direção à fonte divina.
Não pense que a cabeça aguenta se você parar - Se tentares ir à fonte despreparado, podes enlouquecer, por isso, antes, deves se levantar e começar a andar, ou seja, desenvolver teus sentidos superiores.
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira - há uma música interior que se estiveres com os sentidos superiores preparados, vás conseguir senti-la.
Bailando no ar - está aí na sua presença, só depende de vc senti-la, mas ela está aí com vc o tempo todo.
- Queira
- Basta ser sincero e desejar profundo
- Você será capaz de sacudir o mundo, vai
- Tente ou…tra vez
Queira - deve-se querer chegar à Deus para conseguir chegar lá, na fonte divina.
Basta ser sincero e desejar profundo - aqui, um alerta de que só depende de vc e de mais ninguém, nada de padre, pastor ou líder religioso. Para chegar à fonte, basta ser sincero e desejar profundo, ou seja, realmente querer e ir em busca disso.
Você será capaz de sacudir o mundo, vai - com a iluminação, vc se liberta, é capaz de qualquer coisa. Como os que chegaram à iluminação no passado, como Budha, Jesus, Sócrates, Osho, etc. vc pode sacudir ou não o mundo, vai depender da sua escolha, mas capacidade vc terá.
- Tente
- E não diga que a vitória está perdida
- Se é de batalhas que se vive a vida
- Tente outra vez
Tente - não pare, continue andando, não pense que a cabeça aguenta se vc parar. Continue com sua meditação, basta ser sincero e desejar profundo para atingir a fonte divina.
E não diga que a vitória está perdida - se vc acha que não conseguiu nada, está enganado, pois pelo fato de já estar em busca de algo verdadeiro, já é uma vitória, continue andando, tente outra vez, que vc vai chegar lá na fonte.
Se é de batalhas que se vive a vida - É preciso perder algo para conseguir chegar a fonte, com certeza perderás algo, mas algo que não vale a pena, perderás o teu ego, a tua personalidade, o teu ego perderá a batalha para o teu verdadeiro ser, aquele que sempre fez parte da fonte divina e que agora, com a iluminação, voltou para casa.
Tente outra vez - Continue buscando a verdade, basta ser sincero e desejar profundo."