Samba

O Samba, é um estilo musical brasileiro de origens afro-brasileiras surgido no início do século XX. Suas raízes culturais vem de tradições da África Ocidental que se popularizaram no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e Bahia. Ao longo dos anos o samba sofreu grandes influencias da cultura folclórica brasileira, em especial herdou referencias do samba pioneiro dos períodos colonial.  O samba é visto como um dos fenômenos culturais mais importantes do Brasil reconhecido internacionalmente.  

O termo “samba” foi originalmente utilizado para se referir as “danças populares” e ao decorrer do tempo, seu significado foi ampliado de um estilo de dança a um “gênero musical”. Esse processo de se estabelecer como gênero musical começou no fim da década de 1910, e teve seu marco inaugural na canção “Pelo Telefone”, em 1917. 

Apesar de ser conhecido pelo público e pela indústria da musical brasileira como “samba”, o estilo esteve muito mais conectado, da perspectiva rítmica e instrumental, ao maxixe, pois o ritmo é composto por 2/4 e tem um andamento variado. O conhecido samba urbano é feito basicamente com instrumentos de percussão e, em muitos casos, é acompanhado por instrumentos de cordas, além de outros instrumentos de sopro que foram adicionados em alguns estilos e regiões.

O samba foi modernamente estruturado como um estilo musical apenas no final dos anos 1920 no bairro do Estácio. Logo se estendeu a outras partes do Rio através de seu trem suburbano. Hoje sinônimo de ritmo, o novo samba trouxe inovações na melodia e no ritmo, além de trazer aspectos temáticos. Sua estrutura rítmica baseava-se em um novo padrão instrumental percussivo, e isso resultou em um gênero mais sincopado e “batucado” – em oposição ao “samba-maxixe” – caracterizado notavelmente por um andamento um pouco mais rápido, notas longas e cadência muito além das palmas simples usadas até hoje. 

Também no bairro do Estácio inovou na estruturação do samba como música, com sua organização musical em primeira, e segunda partes, tanto na letra quanto na melodia. Dessa forma, os sambistas da Estácio criaram, estruturaram e definiram o “Samba Urbano Carioca” como um gênero moderno. 

Nesse período de construção de uma expressão musical urbana, o “samba carioca” teve um papel decisivo no destino das famosas escolas de samba.  Elas eram responsáveis ​​por legitimar definitivamente as bases do ritmo, e da radiodifusão, o que muito contribuiu para a popularização do estilo e de seus cantores. 

No auge da radiodifusão no Brasil, surgiu uma nova geração de compositores da classe média, como Ary Barroso, Ataulfo Alves, Braguinha, Lamartine Babo e Noel Rosa, que construíram carreiras de sucesso. Assim, o samba alcançou grande parte da população em todo o país, se tornando um dos principais símbolos da identidade nacional brasileira. 

Ao se estabelecer como gênero, o samba abriu o caminho para sua fragmentação em novos subgêneros, estilos de composição e interpretação ao longo dos séculos. O samba foi amplamente categorizado, algumas vertentes derivadas se tornaram sólidas e bem aceitas pelos ouvintes como a bossa nova, pagode e o samba de enredo.

Pelo telefone (Donga – Ernesto dos Santos – e Mauro de Almeida)

O chefe da folia, Pelo telefone, Mandou me avisar Que com alegria Não se questione Para se brincar! Ai, ai, ai! Deixa as mágoas para trás, Ó rapaz! Ai, ai, ai, ai! Fica triste se és capaz E verás! Tomara que tu apanhes! Não tornes a fazer isso, Tirar amores dos outros Depois fazer teu […]

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Fita Amarela

Quando eu morrer, não quero choro nem vela Quero uma fita amarela gravada com o nome dela Se existe alma, se há outra encarnação Eu queria que a mulata sapateasse no meu caixão Não quero flores nem coroa com espinho Só quero choro de flauta, violão e cavaquinho Estou contente, consolado por saber Que as

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Apesar de voce

(Crescendo) Amanhã vai ser outro día x 3 Hoje você é quem manda Falou, tá falado Não tem discussão, não. A minha gente hoje anda Falando de lado e olhando pro chão. Viu? Você que inventou esse Estado Inventou de inventar Toda escuridão Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar o perdão. (Coro) Apesar

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