Carpinteiro do Universo

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Não sei por que nasci
pra querer ajudar a querer consertar
O que não pode ser…

Não sei pois nasci para isso, e aquilo,
E o inguiço de tanto querer.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Humm…Estou sempre,
pensando em aparar o cabelo de alguém.
E sempre tentando mudar a direção do trem.
À noite a luz do meu quarto eu não quero apagar,
Pra que você não tropece na escada, quando chegar.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

O meu egoismo, é tão egoísta,
que o auge do meu egoismo é querer ajudar.
Mas Não sei por que nasci
pra querer ajudar a querer consertar
O que não pode ser…

Não sei pois nasci para isso, e aquilo,
E o inguiço de tanto querer

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Carpinteiro do universo inteiro eu sou (Ah eu sou assim!).
No final,
Carpinteiro de mim!


Letra Composta por: Marcelo Nova e Raul Seixas
Melodia Composta por:
Álbum: A PANELA DO DIABO - Raul Seixas e Marcelo Nova
Ano: 1989
Estilo Musical:

43 comentários em “Carpinteiro do Universo”

  1. Marcelo M.

    todo jovem tem essa utopia de querer mudar o mundo, de fazê-lo melhor..
    vê toda essa injustiça que, infelizmente é o sistema em q vivemos e não podemos mudá-lo.

    7
    4
  2. Marcelo M.

    Acho que toda música feita sem receita tem vários caminhos, como um versículo da bíblia. Essa música do Raul, fala como se fosse uma queixa de si mesmo. Por que nos queremos tanto “mudar a direção do trem”? mudar o sistema, a natureza da sociedade? Aconteceu assim! Como mudaremos algo que a vida/natureza compos? No final a única natureza que temos poder para “podar” ou moldar é a nossa natureza/universo interno. Mas cada um viaja do seu jeito na música.

    9
    4
  3. iberê martí

    Raul, na minha humilde opinião, tenta passar nós somos os verdadeiros Carpinteiros do Universo. Nós, somos responsáveis diretos por todas a mazelas e misérias do mundo. A sociedade não nasceu egoísta, ninguém nasce egoísta. Esse é parte mais importante, o Egoismo que o Raul descreve na música é positivo: “O auge do meu egoismo é querer ajudar”. Eh pergunto: Quem dorme com a Luz a acesa, pensando no seu próximo? E por essa simples razão, temos sim condições de mudar o mundo, praticando coisas boas, buscando cada dia ser um “SER” melhor, multiplicando a cooperação, a paz, o amor, o repeito!
    “Carpinteiro do universo inteiro eu sou.” Carpinteiro do Universo é você- Raul já explicou o uso do singular em suas letras, quando fez Ouro de Tolo.

    14
    1
    1. JULIANO LOCKS

      ” O meu egoismo, é tão egoísta,
      que o auge do meu egoismo é querer ajudar”

      Com todo respeito a sua interpretação, ao meu ver, Raul quis dizer nessa frase que: Ao ajudar alguém, minha atitude não esta ligada ao verdadeiro altruísmo, mas sim em querer estar sem débitos com a divindade ou com a sociedade. Ou seja, mostrando aos outros, para si mesmo e para Deus que ele ajuda as pessoas, mas isto em troca de um sentimento de bem estar por estar ajudando…. Por isso, o auge do egoismo é querer ajudar, mas em consonância com seu próprio bem estar.

      24
      1
      1. Mônica Mariano Mayer

        Também entendi que esse autroismo de querer ajudar , nada mais é que um egoísmo em eliminar a culpa , a dívida e ficar de boa com deus
        Que ele na verdade é carpinteiro de si mesmo ,. Que mudar o mundo é ilusão .
        Ele não mudou o mundo , mas fez muita gente ser carpinteiro de si mesmo. E isso já é revolucionário. Não passou batido pela terra . Valeu Raul

        0
        0
    2. “O auge do meu egoismo é querer ajudar”
      Entendo que Raul, um buscador espiritual, entendeu que somos parte do todo, mas também somos “o todo”.
      Então quando ajudamos ao outro, ser humano ou não, a vida de uma forma geral, estamos ajudando a si mesmo. Então como dizia em sua música “Eu sou egoista”, “Eu sou egoista, por que não?”, ele sabe que ajudar o outro é ajudar a si mesmo, ser egoista consciente, pensando em si, mas que é o todo…

      0
      0
  4. Adrian Fuzetto

    Creio eu que…. Podemos mudar isso tudo sim!!
    Afinal, FAZE O QUE TU QUERES….
    Façamos o bem ao próximo?

    2
    0
  5. francisco c. da silva

    nesta música raul fala apenas dele. “carpinteiro”, no sentido de concertador; “do universo”, no sentido de se tratar de assuntos universais, metafísicos, espirituais. Veja: “Sempre querendo arrumar o que não pode ser…” fala raul de sua vontade de auxiliar, de sempre querer fazer o bem, mas que, às vezes, não é possível. Agora: “Sempre tentando mudar à direção do trem…” o autor fala se sua situação de preso à algumas coisas que dificultaram sua caminhada.

    1
    1
  6. francisco c. da silva

    nesta música raul fala apenas dele. “carpinteiro”, no sentido de concertador; “do universo”, no sentido de se tratar de assuntos universais, metafísicos, espirituais. Veja: “Sempre querendo arrumar o que não pode ser…” fala raul de sua vontade de auxiliar, de sempre querer fazer o bem, mas que, às vezes, não é possível. Agora: “Sempre tentando mudar à direção do trem…” o autor fala se sua situação de preso à algumas coisas que dificultaram sua caminhada..

    2
    0
  7. Fernando Diniz

    Todas aquelas pessoas que querem construir um mundo melhor!Sao os verdadeiros carpinteiros do universo!

    3
    0
  8. É uma das musicas mais bonitas do Raul e não é dificil de entendê-la. Simplesmente ele é um dos “Carpinteiros do Universo”, ou seja, uma daquelas pessoas iluminadas q tentam mostrar novos caminhos, tão paralelos àquela “velha opinião formada sobre tudo”. Mas q ao final cansa-se de tanto ajudar e só receber criticas, não ser reconhecido, q acaba se deixando levar. Isso pode ser comprovado pelo ultimo verso: “No final, Carpinteiro de mim”.

    5
    0
    1. .. carpinteiro de mim, pq no final, ele entendeu que a única forma de mudar o mundo é mudando a si mesmo

      0
      0
    1. Jesus provavelmente foi um buscador espiritual como ele… mas aqui ele fala da própria tragetória, de tentar mudar o mundo, do jeito dele, para no fim descobrir que a única forma de mudar o mundo é mudando a si mesmo.
      “No final, Carpinteiro de mim”.

      0
      0
  9. Caramba, o povo viaja…
    Ele fala do carpinteiro que está sempre querendo cuidar do próximo, “cortar o cabelo de alguém”. Mudar a direção do trem refere-se ao esforço desse carpinteiro em tentar forçar uma humanidade a seguir um caminho diferente que já segue. Esse carpinteiro é Jesus, oras, que era carpinteiro de profissão, e não precisa ser crente para se admitir isso, ok?

    3
    1
    1. Jesus provavelmente foi um buscador espiritual como ele… mas aqui ele fala da própria tragetória, de tentar mudar o mundo, do jeito dele, para no fim descobrir que a única forma de mudar o mundo é mudando a si mesmo.
      “No final, Carpinteiro de mim”.
      A referência ao carpinteiro, seria como uma pessoa faz trabalhos artesanais, numa forma geral, que constrói, concerta… claro que o termo carpinteiro dá uma poética a mais, talvez aí com referência a Jesus…
      Na minha interpretação…

      0
      0
  10. Numa epoca em o “mensalão” foi provado pela mair estancia da justiça brasileira essa musica me faz lembrar do Senador Eduardo Suplicy um sujeito honesto que conhece os caminhos da corrupção mais não se envolve.É uma maneira de “deixar a luz acesa quando você chegar”

    1
    2
  11. Rubens Minoru Andako Bueno

    Essa música para mim representa o egoísmo de todos nós. O modo como ele expressa o “ajudar aos outros” na verdade é moldar o mundo a sua volta segundo seu parâmetros, é a falta de respeito pelo direito de liberdade do próximo, falta de respeito a Lei de Thelema. “Estou sempre pensando aparar o cabelo de alguém”, afinal, quem nunca sentiu uma repulsa pelo cabelo alheio e quis que essa pessoa cortasse o cabelo pra ficar dentro do nosso padrão pessoal de beleza? E como ele diz: “No final, Carpinteiro de mim”, e é o que esse tipo de pessoa é mesmo, no final das contas, ela só quer ajudar a si mesmo, e quer o mundo do seu jeito.

    9
    1
    1. Aline merida

      Exatamente o que interpretei! As pessoas em seu egoísmo “bondoso” sempre tentar passar a impressão de estarem fazendo o bem ao alheio, tentando torná-lo a seu modo, mas não lembram que o mundo é assim, cheio de diversidades, e isso (graças a Deus) é impossível de ser desfeito kkkkkk… Adoro a Irônia de Raul rs

      5
      0
  12. manoeldembicki

    O mais interessante é que o Raul esta com uma voz…
    Pareçe que o se o Marcelo nova não ajuda a cantar a musica não sai de tão para la de bagdá que o cara estava…

    Mas mesmo assim o cara fez uma puta de uma música.
    Relaxa e curte…

    1
    0
  13. RAUL SEIXAS FOI O ULTIMO PROFETA – ESTAVA ALÉM DO SEU TEMPO E O POVO DE SUA ÉPOCA NÃO O COMPREENDIA – O CARPINTEIRO DO UNIVERSO E O PROFETA RAUL TENTANDO ENFATIZAR A HUMANIDADE EM TRILHAR UM CAMINHO EM QUE A FRATERNIDADE É FUNDAMENTAL . AJUDAR OS OUTROS. VALEU PROFETA RAUL

    0
    0
  14. Nessa musica pra mim ele explica assim,como por exemplo “o meu egoismo é tão egoista,que o auge do meu egoismo é querer ajudar” tipo meio que quando uma coisa é tao obvia que agente ate memo consegue errar pois ela nos infeitiça e nos muda de caminho.

    0
    0
  15. Sempre fui influenciado e ouvir as musicas do Raulzito, pois meu pai sempre ouviu, hoje estou com 31 anos e tive alguns problemas de saude apenas pelo fato de querer e sempre tentar ajudar o próximo e deixando de lado eu mesmo, ou seja, me dedicava muito mais em ajustar e orientar segundo minha perspectiva de vida as pessoas que estavam seguindo caminhos controversos, já tinha ouvido muitas vezes essa musica, mas depois que ocorreram os problemas me senti dentro dela me senti o Carpinteiro do Universo.

    1
    0
  16. Ele sempre ta tentando consertar as coisas, ajudar, moldar o universo, as pessoas, e com isso ele mesmo vai se consertando, evoluindo.

    0
    0
  17. Bazz Shelters

    “Estou sempre,
    pensando em aparar o cabelo de alguém.
    E sempre tentando mudar a direção do trem.”
    A vontade que todos têm de controlar a vida dos outros, achando que ta fazendo o certo, sem fazê-lo. Por isso que ele diz “o que não pode ser”. Não pode ser consertado pelo simples fato de não estar errado.
    E o final, carpinteiro de mim, acho que ele fala como ele próprio, tentando ajeitar ele mesmo.

    3
    0
  18. Edgar Junior

    Creio que quando ele fala de “Carpinteiro do univerço inteiro” Seria o Supoalstobcriador, qr por sua vez colocou seu filho no mundo para concertar a Humanidade, e nao o Feito do mesmo! ” Nao sei por que nasci para querer ajudar a querer concertar o qe nao pode ser” ja seria o ,Filho do Criador, (Creio eu dizendo, qe nao sabe por que ele revcebeu aquele papel, Mas ja que é funçao dele, ele vai ajudar o proximo!)
    Na minha mera Opnião, desculpa se entenderam errad, mas Ele esta dizendo que a humanidade, nao pode ser concertada, que Ganancia do Homem é o inguiço do crescimento, ou algo do tipo 😀

    espero nao ofender com a minha opnião *——*

    2
    0
  19. Senhorita T

    Minha opinião é que ele tenta ser Deus. Diz que nasceu pra fazer a diferença, mas ele não se chama JESUS para carregar todo esse peso sobre si. Ele diz que não sabe para que está no mundo. Como assim? Na letra retrata que é um carpinteiro e não sabe o que veio fazer no mundo? Acho que se uma pessoa sabe o que é, também tem consciência do que deve fazer. E só há dois motivos para não o fazer: se alto enganar ou ser tonto de desobedecer a um chamado maior!!!

    0
    0
  20. luciano amaral

    pois olha não é bem interpretação mas eu estava vendo um programa na mtv o qual quem apresentava era penelope nova filha de Marcelo nova o cara que compôs e cantou com Raul esta musica e lembro que tocou esta musica em seu programa então ela comentou dizendo que esta musica foi uma homenagem aos avós de Penélope pais de Marcelo nova que eram excelentes pessoas sempre dispostas a servir e a parte da musica conta que a vó não apagava a luz enquanto o võ não viesse para a cama e é isso

    0
    0
  21. O que eu gosto das músicas do Raul é justamente essas diversas dimensões e interpretações que podemos fazer de suas letras. Entendo que todas as interpretações acima são validas e cada uma delas nos permite viajar e encontras novas surpresas no fundo do baú do Raul. Então aqui segue minha contribuição para mais uma interpretação para esse que é a metamorfose ambulante.
    Nesta música interpreto a palavra universo com o seguinte significado:
    Uni – único/pessoal
    verso – Neste caso “Verso” se refere a parte interior, que não está exposto. Contrário de frente que se refere ao que está exposto a todos (frente e “verso”).
    Então, carpinteiro do “Uni” + “Verso” como alguém que trabalha os sentimentos interiores.
    Pontos que me fez fazer essa interpretação:
    -Da inquietação que ele se refere no trecho “Não sei pois nasci para isso, e aquilo”
    -Do egoísmo de sempre queremos mudar o outro e deixar iguais(“uni”) a nós. Trechos:
    “pensando em aparar o cabelo de alguém.” “E sempre tentando mudar a direção do trem.”
    “O meu egoismo, é tão egoísta,” “que o auge do meu egoismo é querer ajudar.”
    -Também entendo que Deus/Jesus não seria referido por Raul como egoista. Por isso, acho que ele se refere a
    a parte interior (verso) de cada um de nós. Onde trabalhamos os sentimentos internos para aprender a aceitar o outro e deixar o egoismo de lado. Inslusive no final da música ele fala “Carpinteiro de mim!”
    Abraços a todos.

    5
    0
  22. Luiz Rodrigo de Lima

    “Carpintero do universo iinteiro”
    O “Carpinteiro” no qual ele se refere é no sentido de conserto, “consertar alguma coisa“ e “do universo inteiro ” se refere a todas as pessoas. Então quando ele diz ” estou sempre, tentando aparar o cabelo de alguém” ele está tentando consertar uma pessoa, para melhor e em: ” e sempre tentando mudar a direção do trem” ele sempre tenta ver às coisas de outra forma, é depois ele diz: ” a noite a luz do meu quarto eu não quero apagar, pra que você não tropece na escada quando chegar…”, quer dizer que ele se preocupa com os outros. No trecho que ele fala sobre o auge do seu egoísmo é que ele se sente bem em fazer isso, em ajudar às pessoas. E ele diz também: “mas não sei porque nasci para querer ajudar a querer consertar o que não pode ser…” consertado talvez?! Ele se refere ao sentimento automático de ajudar às pessoas, por que isso é moralmente correto. No final acho que ele se referia a Deus que, enviou seu filho para nos salvar, nos “Consertar” e ao mesmo tempo sobre às pessoa que insistem nas outras mesmo sabendo que não há como conserta-las, mas fazem assim mesmo para que si próprio se sinta bem bem. É só uma opinião.

    0
    0
    1. Raiane Ferreira

      Muito bom?
      Ele faz referência ao termo usado na maçonaria, carpinteiro do universo é pseudo de Deus
      E quando quero ser carpinteiro do universo estou querendo mudar coisas que não estão no meu poder

      0
      0
  23. Eu adoro essa música do Raul. Entendo que ele fala de si mesmo. Ele é o carpinteiro do universo quando não aceita as coisas erradas do mundo, um revolta comum aos jovens. Quando diz que o seu egoísmo é tão egoísta que o auge do seu egoísmo é querer ajudar, ele expressa o sentimento de fracasso, ou seja ele não ajuda porque é bom, mas para se sentir melhor. Porque esse carpinteiro que quer consertar o mundo precisa consertar a si mesmo primeiro. Retorno

    0
    0
  24. Só uma referência critica e irônica sobre Jesus Cristo, que segundo a bíblia, fora um carpinteiro antes de sua vida publica…

    0
    0
  25. Carlos Ramos

    Muita interpretação literal, algumas associando a Jesus Cristo, quando na verdade, o “carpinteiro” é Deus e nossos somos deuses, cada homem e cada mulher é um deus e deusa, carpinteiro é aquele que de uma madeira bruta, faz um utensílio,um móvel, etc., o egoísmo de querer ajudar os outros, fala de ajudar o próximo não por que a pessoa pediu ajuda, mas é por que se quer ajudar, independente da vontade da pessoa a ser ajudada. No final, o trecho “carpinteiro de mim”, fala exatamente que ainda somos/se é uma peça bruta, um pedaço de madeira a ser talhado, lixado, aprimorado. Ou seja, constante evolução, não se deve estagnar. Como num processo de uma pedra bruta que se lapidando se torna um diamante. E sim, carpinteiro do universo é uma expressão que se refere ao criador.

    1
    0
  26. Minha interpretação:
    É uma análise da religiosidade.
    “Não sei porque nasci pra querer ajudar…” Ele nem sabe porque é caridoso. “Isso e aquilo e o inguisso…”
    Carpinteiro (Profissão de Jesus. Sua imagem e semelhança).
    Ajudar até quem o trai e ser permissivo: “A luz do meu quarto eu não vou apagar, para que você não troupesse na escada quando chegar. Mas ele está acordado e vendo tudo, mesmo assim, perdoa e ajuda. Por que? Para que? É carpinteiro do universo inteiro (todos, sem exceção).
    É um egoísmo, porque está em busca da própria salvação.
    Ele quer mudar a direção do trem (das sete). Não quer a morte, quer a salvação da continuidade da vida.
    Ao final da vida, ele ajudou todo mundo, mas vai ter que se ajudar a aguentar, pois no final será: “no final carpinteiro de mim”(de si).
    Vai morrer sozinho.

    1
    0
  27. Verdade.
    Ele sempre usa esses termos em suas musicas exemplo: em “calboy fora da lei ” trecho:Diz morrer de medo em morrer pregado em uma cruz.

    0
    0
  28. Para mim ele se refere outra pessoa que quer se entrometer, tentar mudar sua vida, mas no final acaba sendo como ele próprio

    0
    0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *