O Carimbador Maluco

5… 4… 3… 2…
– Parem! Esperem aí.
Onde é que vocês pensam que vão?

Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar….
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim,
Sim, sim, sim.
O seu Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar….
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim,
Sim, sim, sim.
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês
Aventura como essa eu nunca experimentei!
O que eu queria mesmo era ir com vocês
Mas já que eu não posso:
Boa viagem, até outra vez.
Agora…
O Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
(Boa viagem, meninos.
Boa viagem).


Letra Composta por: Raul Seixas
Melodia Composta por:
Álbum:
Ano:
Estilo Musical:

41 comentários em “O Carimbador Maluco”

  1. Para mim essa música faz referencia a Ditatura militar, é engraçado, se eu realmente estiver certo, o Raul Seixas faz uma musica para um programa Infantil “metendo o pau” no Regime Militar, e ainda vira um sucesso ! Esse é Raulzito baby !

    7
    1
  2. Rafael Andrade

    Raul já disse várias vezes que as palavras Plunct Plact Zum, fazem uma alusão ao segredo do universo.

    4
    0
  3. ” Essa música fez parte do musical infantil “Pluct Plact Zumm” da Rede Globo e motivo de muitas críticas a Raul que teria se vendido ao sistema com uma música imbecil. Os mais inteligentes percebem a pesada crítica à burocracia do governo que teima em selar, registrar, carimbar, avaliar, rotular, adiando e atrapalhando todo tipo de atividade. É também uma referência ao texto do anarquista Proudon que diz ‘Ser governado é ser a cada operação… notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, autrizado, rotulado’. “

    11
    0
  4. Caio Duayer

    Nao sei como ninguem notou isso, mas tem uma obvia apologia a maconha la no final:
    “Aventura Como essa eu nunca experimentei” – Pra decolar o Fuguete , e obvio! abc

    0
    0
  5. Essa música é ótima! Cheia de críticas.
    Dá pra perceber também na parte que ele fala:

    “Pra Lua: a taxa é alta,
    Pro Sol: identidade”

    Nessa parte ele fala das altas taxas de impostos que haviam na época e que a ficha de todos era verificada antes, para ver se não estavam tentando fugir ou coisa parecida.

    Nessa parte: “O que eu queria mesmo era ir com vocês”

    Ele fala das famílias que eram separadas durante a ditadura militar, como o q aconteceu naquele filme “O dia em que meus pais saíram de casa”

    Ele realmente foi um excelente crítico!

    3
    0
  6. Eduardo Mufarrej

    Alusão à Censura Federal do Governo Militar… pra fazer poesia (e publicar) tinha que passar pelo crivo (autorização, “carimbo”) do governo do Brasil à época… “foguete” (imaginação); “não vai a lugar nenhum” (censura usando expressão típica de militar); “avaliado, rotulado” (crítica social ao conservadorismo da ditadura, usando o estilo de Proudhon, como acima observado); “mas ora vejam só já estou gostando de vocês” (ironia perante os censores que, ao censurar, de alguma forma instigavam a imaginação dos artistas e escritores, causando efeito oposto, opressão-criação); “aventura como essa eu nunca experimentei” (poesia e efeito das drogas); “pode partir sem problema algum” (militar autorizando a “passagem”, no caso, a publicação).

    5
    0
  7. ela e mais profunda que a interpretação da ditaduta militar(que e uma das interpretações)mais como raul seixas na sua inteligencia colocou ouro sentido que tem haver com a cabala ,quando se esta praticando a mesma e como se tivesse subindo de nives com um guardião em cada nivel precisa de uma “reliquia” para passar para outro nivel
    ele nesta interpretação seria um guardião de um nivel e no começo impede a passagem para um nivel superior “universo” e depois de ele “gostar” dos passageiros aprovar para passar de nivel!

    1
    0
  8. Marco Antônio

    Essa música estourou a censura e não tem nada de inocente. Essa música defende claramente o anarquismo que seria um sociedade sem estado livre de governantes ou políticos. É a sociedade ideal. Viva Raul Seixas!!

    0
    0
  9. Plunct Plact Zum… lembra uma onomatopéia… é como se fosse o som do carimbo da sensura nos papés da letra da musica… Plunct (Carimbo tocando o papel) Plact (Carimbo saindo do papel) Zum (Liberação da letra e entrega do papel)

    3
    0
  10. Pra lua a taxa é alta, pro sol a identidade, mas pra viajar pelo universo é preciso meu carimbo…

    Entendo que uma viagem ao exterior, lua, altas taxas e para o um lugar em que a volta não é garantida (muito pelo contrário), o sol basta se identificar (pra dar baixa). Mas pra viajar pelo universo – liberdade de pensamento – é preciso o meu carimbo, a minha anuência.

    2
    0
  11. Raul Seixas se baseia nas idéias de Aleister Crowley e recita uma passagem do “Livro da Lei” nesta musica (“Tem que ser selado, registrado…”)

    Raul traz esta idéia de crowley justamente em algo que Chaplin e John Lennon ja criticavam: as fronteiras e as burocracias para viajarmos para outros paises. Diziam que desde que o homem se achou dono do mundo começaram uma afronta a nossa liberdade de ir e vir, nosso direito de viajar pelo planeta que é nosso, de todos nós, e não de uns ou outros que se acham no direito de impedir nossa passagem, de dizer quando e para onde podemos ir.

    E ao contrario do que mundos falaram não é uma critica a ditarura militar, é uma critica a censura que existe até os dias de hoje! Se acham que não, tentem vocês tirar visto pra outros paises, ou tirem seus passaportes para ver se não serão “Selados registrados carimbados e rotulados” para voar.

    1
    0
  12. acho q essa musica fala q vc para fazer uma viagem tem q ter o carimbo do ESTADO tirar passaporte. raul fez essa musica acho q foi para o balao magico. desculpemem e que so tenho 14 anos e nao vivi nessa epoca!eu imortalizo o raul seixas!o raulseixismo nunca vai morrer!

    0
    0
  13. Victor Medeiros

    Acho que há excelente interpretação sim:

    excesso de droga, mente dormente e pronto, letra fresquinha.

    Não dá pra pensar em outra coisa, mas a interpretação é livre. Bom pra nós, que exercemos a esperteza e a criatividade viajando nessas músicas.

    1
    4
  14. Carlos Eduardo

    realmente pode ter alguma apologia a ditadura mas, essa musica tambem pode expressar uma filosofia de vida:quando vc muito quer uma coisa em sua vida o q nao faltam e dificuldades para impedir q aquilo aconteça(pode ser o carimbo) mas todos sabemos que quando se quer e realmente corre atras daquilo que queremos perdemos varias batalhas ate finalmente conseguirmos! isso caracteriza justamente a insistencia dos tripulantes da nave ao insistirem! isistem tanto que da certo e como acontece na vid de todo mundo vc tenta!tenta e quando menos espera da certo! essa e a mensagem que a musica quer passar insista naquilo que vc quer e nao desista! resista as dificuldades que vc vai conseguir!

    0
    0
  15. Concordo que é uma crítica à censura.

    Mas acho que podem existir diversos níveis de compreensão: tb vejo como uma música que fala de como os adultos muitas vezes criam barreiras para os sonhos/criatividade das crianças, quando no fundo elas estão frustradas com suas vidas burocráticas e sem aventuras…

    3
    0
  16. Jéssica, concordo contigo. Raul já dizia: Que pra passar a noite na colcheira, tem que ter o mesmo cheiro do cavalo pra não incomodar.
    Seria muito difícil um cara tão inteligente como ele se vender assim sem ter algo em troca! E conseguiu, colocou suas idéias nas cabeças de milhões de crianças (eu por exemplo).

    0
    0
  17. No primeiro verso,Raul esta dizendo que pra ”voar”,ou seja,ganhar ”liberdade”,é necessario preencher certos requisitos: Tem que ser ”selado”(selo/marca),”registrado”(tem que ser alguem),”avaliado”(deve ter algum valor),”carimbado”(neste caso,é o visto de aprovaçao),”rotulado”(se enquadrar dentro de alguma idéia pré-concebida/padrão).

    ”Pra Lua a taxa é alta,pro Sol,identidade”:
    A Lua é o símbolo da noite. Das coisas sombrias e ocultas.
    Mas o preço que se paga,pelo conhecimento, sempre alto.
    O Sol é a divindade máxima. Representa a iluminação. Pra se alcalça-la,é necessario abrir mão de quem você pensa que é.

    ”Mas para seu foguete viajar pelo universo..””
    O Raul faz o papel do Carimbador Maluco. O Senhor do Mundo.
    É ele quem decide quem pode e quem não pode transitar entre as fronteiras. Seja na Terra ou não. Um exemplo é o programa espacial. Ele é dominado pelo EUA.,e só eles tem o aval do Senhor do Mundo para tal.

    ”Mas olham vejam só,já estou gostando de vocês..”
    O ser que Raul interpreta,está dizendo que se afeiçoou a humanidade. E que aventura como a nossa,ele jamais terá,ou seja:
    Nós temos nesta Terra,a chance de progredirmos espiritualmente,mas é preciso estar apto para se elevar.
    Caso contrario,ficaremos sob o jugo do sistema criado e imposto pelos Senhores desse Mundo.
    Abraços

    5
    0
    1. VC MAURO FOI OQUE MAIS CHEGOU PERTO DO QUE EU PENSO.
      NO FIM DOS TEMPOS AQUI NA TERRA,OS SALVOS EM CRISTO VÃO SUBIR (SER ARREBATADO) E OS PECADORES VÃO FICAR NA TERRA PARA A GRANDE TRIBULAÇÃO.
      É JESUS DIZENDO PARA OS PECADORES:NÃO VAI A LUGAR NENHUM!
      TEM QUE SER SELADO,CARIMBADO,AVALIADO,ROTULADO REGISTRADO
      SE QUISER VOAR PRA O LUGAR DE GLÓRIA.

      2
      2
  18. Joao Fabio

    Nada disso Plunct, plact, zum, eram nomes de caças soviéticos que faziam manobras militares (treinamentos) na costa brasileira e tiveram que se explicar à FAB.

    0
    0
  19. Numa entrevista concedida á Pedro Bial, ele explica que se inverter “plut plat zum” de certa forma, chega-se ao segredo do universo, “uma coisa antiga de Abramelin.” – diz Raul.
    Abramelin foi um antigo mago egípcio, se quiserem procurem mais sobre a história desse mago.

    0
    0
  20. Esqueçam a ditadura. A Escola socialista no Brasil ensinou todo mundo a interpretar as musicas como se fossem falando da ditadura.
    Essa musica tem temática Anarquista. Fala da prisão que o Estado/governo cria, limitando as liberdades individuais. Você tem que ter registro no estado, permissão (visto) para viajar, etc e tal.
    Raul se inspirou neste texto de Proudhon:
    Ser governado é:

    Ser guardado à vista , inspecionado , espionado , dirigido , legislado , regulamentado , porqueado , endoutrinado, predicado , controlado , calculado , apreciado , censurado , comandado , por seres que não têm nem o título , nem a ciência , nem a virtude (…). Ser governado é ser , a cada operação, a cada transação, a cada movimento , notado , registrado , recenseado , tarifado , selado , medido, cotado , avaliado , patenteado , licenceado, autorizado, rotulado , admoestado, impedido, reformado, reenviado, corrigido. É, sob o pretexto da utilidade pública e em nome do interesse geral, ser submetido à contribuação, utilizado, resgatado, explorado . monopolizado, extorquido, prssionado , mistificado, roubado, e depois , à menor resistência, à primeira palavra de queixa, reprimido, multado , vilipendiado , vexado, acossado, maltratado, espancado , desarmado , garroteado , aprisionado , fuzilado , metralhado , julgado , condenado , deportado , sacrificado , vendido , traído e , no máximo grau , jogado , ridicularizado , ultrajado , desonrado. Eis o governo eis a justiça , eis a sua moral!

    0
    1
  21. Momonosuke

    Eu interpretei que a crítica é para a natureza invejosa da humanidade, não para um governo ou sistema. “Se quiser voar”, remete à liberdade, ser bom, se destacar e ter muito sucesso em alguma coisa. Para isso, você terá que passar pelo julgamento das pessoas medianas e as fracassadas (a grande maioria das pessoas). Elas investigarão sua vida, vão te julgar, avaliar e rotular. Se você ceder ao mundo o que ele quer (ou seja, você deve ser previsível, cheio de defeitos, controlável, simples de entender), ele passará, aí sim, ora vejam, a gostar de você. Permitirão que você tenha sucesso, riqueza e prazeres, algo que as pessoas comuns sonham, mas jamais terão. “Pode partir sem problema algum!”

    1
    0
  22. Nossa, minha análise é completamente diferente de todas aqui. Li todas e achei interessante. Mas só vem uma coisa na cabeça quando ouço a música: Um grupo de pessoas que anseiam viajar pelo universo mas derrepente aparece um “carimbador maluco”, uma pessoa muito mais velha e experiente que o grupo, impedindo-os de viajar, o carimbador parece exijir os mesmos direitos do grupo. Mas ele sabe que não pode ir junto. Lua e Sol também tem um significado. A lua reflete a luz do Sol. Pesquisem. O que acham?

    0
    0
  23. Essa letra é altamente anarquista e ridiculariza toda a burocracia que implica em ser governado. Com certeza inspirado no texto de Proudhon “ser governado é…”

    0
    0
    1. “Plunct plact zum” é o barulho do carimbo.

      “Pra lua a taxa é cara,
      Pro sol, identidade”
      são as implicações de se locomover pelo globo (passaportes, taxas, vistos, inspeções)

      “Tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado se quiser voar”
      Ou seja, tem que estar tudo de acordo com as imposições do governo se tu quiser fazer qualquer coisa. Vc não tem liberdade alguma de decidir e fazer por conta própria, vc tem sempre que pedir a permissão ou dar satisfação ao estado

      1
      0
  24. Daniel Braga

    Para mim ele se refere ao DOUMO QUE COBRE A TERRA.
    Os seres estelares que foram designados para analisar e estudar nossa especie, escolhem as pessoas certas para saber toda a verdade sobre o universo e nossa existência.

    0
    0
  25. raul disse em entrevista que plunct plact zum é o segredo do universo ,então não dá pra se limitar somente ao planeta e à submissões dos governantes,é algo muito mais além,na minha interpretação o verdadeiro significado é sobre a vida e a morte tá ligado, ou até como se livrar de um regime governamental conseguindo ter sua própria liberdade sem depender de ninguém,no caso liberdade mental,ou seja sem liberdade não há vida plena.

    2
    0
  26. Dayse Martins

    Juntei o que a maioria falou.

    5… 4… 3… 2
    Parem! Esperem aí
    Onde é que vocês pensam que vão?
    Ãn-ãno

    Alude ao fato de na ditadura não se pode ser livre; e/ou ao fato de a burocracia limitar; e/ou o fato do Brasil ser subdesenvolvido limita-lo.

    Plunct Plact Zum
    Não vai a lugar nenhum!
    Plunct Plact Zum
    Não vai a lugar nenhum!

    Onomatopeia, é como se fosse o som do carimbo – Plunct (Carimbo tocando o papel) Plact (Carimbo saindo do papel) Zum (Liberação da letra e entrega do papel).
    Plunct, plact, zum, eram nomes de caças soviéticos que faziam manobras militares (treinamentos) na costa brasileira e tiveram que se explicar à FAB. Ao mesmo tempo se inverter “plunct plact zum” de certa forma, chega-se ao segredo do universo, “uma coisa antiga de Abramelin.’’

    Tem que ser selado, registrado, carimbado
    Avaliado, rotulado se quiser voar!
    (Se quiser voar)
    Pra Lua: A taxa é alta
    Pro Sol: Identidade
    Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
    É preciso meu carimbo dando o sim
    Sim, sim, sim

    Alusão à Censura Federal do Governo Militar e a censura existentes até hoje.
    Pra fazer poesia (e publicar) tinha que passar pelo crivo (autorização, “carimbo”) do governo do Brasil à época, assim, o “foguete” (imaginação); “não vai a lugar nenhum” (censura); “avaliado, rotulado” (crítica social ao conservadorismo da ditadura, usando o estilo de Proudhon).
    ”selado”(selo/marca),”registrado”(tem que ser alguém),”avaliado”(deve ter algum valor),”carimbado”(aprovação),”rotulado”(se enquadrar dentro de alguma ideia/padrão).

    ”Pra Lua a taxa é alta, pro Sol, identidade”: A Lua é o símbolo da noite. Das coisas sombrias e ocultas. Mas o preço que se paga, pelo conhecimento, sempre alto. O Sol é a divindade máxima. Representa a iluminação. Para se alcançá-la, é necessário abrir mão de quem você pensa que é.

    ”Mas para seu foguete viajar pelo universo..” (viajar pelo universo – liberdade de pensamento –).

    O Raul faz o papel do Carimbador Maluco. O Senhor do Mundo. É ele quem decide quem pode e quem não pode transitar entre as fronteiras. Seja na Terra ou não. Um exemplo é o programa espacial. Ele é dominado pelo EUA, e só eles têm o aval do Senhor do Mundo para tal.

    Além disso, há uma crítica a burocracia brasileira. Não se vai a lugar nenhum sem a burocracia e a burocracia te impede e limita, pois são necessários diversos processos. A burocracia do governo que teima em selar, registrar, carimbar, avaliar, rotular, adiando e atrapalhando todo tipo de atividade.
    É também uma referência ao texto do anarquista Proudhon novamente. Raul traz esta idéia de Crowley justamente em algo que Chaplin e John Lennon já criticavam: as fronteiras e as burocracias para viajarmos para outros países. Diziam que desde que o homem se achou dono do mundo começaram uma afronta a nossa liberdade de ir e vir, nosso direito de viajar pelo planeta que é nosso, de todos nós, e não de uns ou outros que se acham no direito de impedir nossa passagem, de dizer quando e para onde podemos ir.

    Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês
    Aventura como essa eu nunca experimentei!
    O que eu queria mesmo era ir com vocês
    Mas já que eu não posso
    Boa viagem, até outra vez

    “mas ora vejam só já estou gostando de vocês” (ironia perante os censores que, ao censurar, de alguma forma instigavam a imaginação dos artistas e escritores, causando efeito oposto, opressão-criação);

    ‘’Aventura como essa eu nunca experimentei!’’ Os EUA, como potência mundial que era e ainda é, obviamente, jamais quis dar oportunidade de crescimento para países subdesenvolvidos, como o Brasil. O Brasil, por sua vez, também não dava oportunidade aos brasileiros.

    Nessa parte: “O que eu queria mesmo era ir com vocês”. Ele fala das famílias que eram separadas durante a ditadura militar.

    Agora o
    Plunct Plact Zum
    Pode partir sem problema algum
    Plunct Plact Zum
    Pode partir sem problema algum
    Boa viagem, meninos, boa viagem

    “pode partir sem problema algum” (militar autorizando a “passagem”, no caso, a publicação).

    1
    0
  27. Henrique Oliver

    Galera de plantão… se raulzito estivesse vivo ele daria as mais diversas versões para cada entrevista, tudo iria depender da vibe do momento e em como o entrevistador iria querer a resposta, pois seja para ir para o espaço sideral, multidimensional, além das fronteiras, além do domo ou mesmo numa viajem na brisa da mente é preciso pagar ter permissões, agora se tivermos um amigo ou alguém que nos dá um aporte e acredite na nossas “loucuras” aí já era 😂🤪 estamos a foto …vlw galera ..

    0
    0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *