Análise de Letras

Capim Guiné

Plantei um sítio
No sertão de Piritiba
Dois pés de guataiba
Caju, manga e cajá

Peguei na enxada
Como pega um catingueiro
Fiz acero, botei fogo
"Vá ver como é que tá"

Tem abacate, jenipapo
E bananeira
Milho verde, macaxeira
Como diz no Ceará

Cebola, coentro
Andu, feijão-de-corda
Vinte porco na engorda
Até o gado no currá

Com muita raça
Fiz tudo aqui sozinho
Nem um pé de passarinho
Veio a terra semeá

Agora veja
Cumpadi, a safadeza
Cumeçô a marvadeza
Todo bicho vem prá cá

Num planto capim-guiné
Pra boi abaná rabo
Eu tô virado no diabo
Eu tô retado cum você

Tá vendo tudo
E fica aí parado
Cum cara de viado
Que viu caxinguelê

Suçuarana só fez perversidade
Pardal foi pra cidade
Piruá minha saqüé
Qüé! Qüé!

Dona raposa
Só vive na mardade
Me faça a caridade
Se vire e dê no pé

Sagüi trepado
No pé da goiabeira
Sariguê na macaxeira
Tem inté tamanduá...

Minhas galinha
Já num fica mais parada
E o galo de madrugada
Tem medo de cantá

Num planto capim-guiné
Pra boi abaná rabo
Eu tô virado no diabo
Eu tô retado cum você

Tá vendo tudo
E fica aí parado
Cum cara de viado
Que viu caxinguelê

Num planto capim-guiné
Pra boi abaná rabo
Eu tô virado no diabo
Eu tô retado cum você

Tá vendo tudo
E fica aí parado
Cum cara de viado
Que viu caxinguelê

Num planto capim-guiné
Pra boi abaná rabo
Eu tô virado no diabo
Eu tô é, tô é retado cum você

Tá vendo tudo
E fica aí parado
Cum cara de viado, ôme?
Que viu caxinguelê

Comentários

Fabiano

02/07/2011

A Jéssika Alves está perfeita na sua análise. Era isso mesmo que o Raul queria dizer. Deu duro sozinho e ralou bastante e depois do sucesso vieram os aproveitadores "colher o que ele havia plantado" Fabiano

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Pedro

01/03/2011

Por que o ser humano quer tentar achar lógica em tudo, essa música fala... que diabos importa, me diz algo e basta...

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delcio

24/12/2010

esta música fala dele discutindo com jesus cristo. Ele diz: tô virado no diabo, prestem atenção: - tá vendo tudo e fica aí parado com cara de viado que viu caxinguelê. O cara é do campo, trabalha arduamente plantando pra nós da cidade enxermos nosso rabo de comida, o cara trata de nós e da familia dele lá no campo, daí acontece todas essas pragas nas plantações dele, daí ele faz uma oração aos céus protestando e reclamando das desgraças e diz a jesus : Pô, tá vendo tudo e fica aí parado... aí ele perde a fé e diz: - tô virado no diabo e tô retado com você (jesus). É mais ou menos isto.

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laudino

16/11/2010

Essa música faz um clara referência aos dias da ditadura. Segundo o próprio compositor (aragão), os animais que invadem o sítio cultivado representam os políticos, a polícia, o exército, grilheiros, etc. A repressão é criticada nos versos "minhas galinha/Já num fica mais parada/e o galo de madrugada/tem medo de cantá." Também há a crítica à sociedade da época, pois, segundo a metáfora: "tá vendo tudo e fica ai parado, com cara de viado que viu caxinguelê". Espero ter ajudado.

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Raphael C

28/05/2010

Jéssika Alves, muito instrutivo teu comentario valeu pelo link do videoshow mesmo e viva Raul! O/

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Jéssika Alves

25/04/2010

Essa música foi composta originalmente por Wilson Dragão - também baiano, nascido em Piritiba, sertão da Bahia- e modificada por Raul Seixas. A música retrata um cenário bem simples e de fácil entendimento onde se planta capim guiné, mesmo com muitas dificuldades, e na época da colheita há uma grande invasão de várias animais e pássaros. O Capim Guiné, também conhecido como capim Colonião é uma espécie de capim para alimentação de gado, muito procurado por que se reproduz em grande quantidade o ano inteiro, e as plantas novas contêm até 13 % de proteínas, o que é importante na alimentação do gado. Também suas sementes são muito apreciadas por várias espécies de pássaros. Na Amazônia, o Capim Guiné serve de alimentação para o Peixe Boi. Daí a passagem "-Não planto Capim Guiné pra boi abaná rabo!" Todas as letras de Raul tem um significado além do que se houve, é como uma mensagem criptografada. Penso que ele faz uma analogia a trabalhar pesado e sozinho e depois de tudo pronto ver sua 'plantação'ser invadido por predadores , aproveitadores e parasitas. Com a sua carreira nos ínicios dos anos 70, Raul era tido como louco, drogado, maconheiro, hippie, etc. Ocorre que apesar das barreiras, a sua carreira decolou. É o momento na música em que sua "plantação dá frutos" e de uma hora para outra todos passam a paparica-lo , bajulá-lo e pior, imita-lo: "Agora veja Cumpadi, a safadeza Cumeçô a marvadeza Todo bicho vem prá cá " No link abaixo, Wilson Dragão explica como Raul modificou o início da música e o significado de cada animal presente na música. http://www.youtube.com/watch?v=Jq55dKsyQmw Sds. Jéssika Alves "Antes de ler o livro que o guru lhe deu você tem que escrever o seu." [Raul Seixas.]

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Sérgio Luiz Nascimento

30/03/2010

na minha opinião, Raul fala da sua difícil trajetória no início da carreira, principalmente quando chegou ao Rio de Janeiro> Um baiano, sofrendo muito preconceito, sem conseguir emplacar sua música. Trabalhou muito como produtor musical. Com o tempo, Raul passou a ter respeito no mundo artístico, cantando e copondo uma música difernte, mas rica em diversidades culturais, falando de tudo um pouco, de um modo diferente, enigmático, inteligente. Em fim, Raul encarou de frente a sua proposta artística, abrindo as portas para outros artistas. Veio o sucesso, e logo, apareceram oportunistas: empresários, cantores, querendo tirar proveito da sua obra.

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