Início / Livros & Antologias de Poesia / 1986: Dois (Legião) & Cabeça Dinossauro (Titãs)
🎸 Legião Urbana (Renato Russo) & Titãs (Arnaldo Antunes, Nando Reis, Sérgio Britto) (1986) 🏛️ Rock Brasileiro dos Anos 80 & Redemocratização

1986: O Ano de Ouro do BRock — 'Dois' (Legião Urbana) & 'Cabeça Dinossauro' (Titãs) na Redemocratização

No primeiro ano civil completo após o fim da ditadura militar (1986), dois álbuns definiram as duas faces poéticas da juventude brasileira: o lirismo épico e melancólico de 'Dois' da Legião Urbana ('Tempo Perdido', ' Eduardo e Mônica', 'Índios') e o soco concretista-punk de 'Cabeça Dinossauro' dos Titãs ('Comida', 'Polícia', 'Igreja', 'Bichos Escrotos', 'Família').

💡 Tese Central da Obra

Enquanto Renato Russo refletia sobre o choque colonial e existencial em 'Índios', Arnaldo Antunes e os Titãs sintetizavam em 'Comida' a tese cultural máxima da Nova República: 'A gente não quer só comida / A gente quer comida, diversão e arte'.

📜 Poemas-Chave do Livro: Tempo Perdido Índios Eduardo e Mônica Comida Família

🎵 Poemas & Canções Relacionadas no Catálogo (24)

❓ Perguntas Frequentes — 1986: Dois (Legião) & Cabeça Dinossauro (Titãs)

Qual é a tese central dos versos de 'Comida' (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto)?

Que a cidadania plena não se reduz à sobrevivência biológica mínima ('comida'), exigindo o direito universal à cultura, ao prazer, à arte e ao desejo ('a gente não quer só comer').

Como 'Índios', de Renato Russo, articula a história do Brasil com a angústia íntima?

Usa o encontro de 1500 entre indígenas e colonizadores europeus ('Quem me dera ao menos uma vez...') como alegoria da perda da inocência e da manipulação ideológica.

Por que 'Tempo Perdido' tornou-se o hino geracional dos anos 1980?

Pela dialética entre a consciência da finitude ('Temos todo o tempo do mundo' vs. 'Não temos tempo a perder') e o apelo final à coragem ('Sempre em frente').