Reggae Brasileiro

Original da Jamaica, inspirado no soul, jazz e blues, no passado o reggae seduziu rapidamente o nordeste brasileiro que já havia adotado outros sons africanos. O reggae, como conhecemos atualmente no Brasil, se desenvolveu principalmente no Maranhão. O estilo se associou aos poucos ao samba, criando um gênero musical dinâmico e alegre, tornando-se popular em todo o país.

O reggae se espalhava amplamente pelo Caribe e, em 1970, no norte do Brasil, as transmissões de rádio chegavam à região de São Luís. Na cidade o ritmo afro-americano da nova música seduziu a população com o seu romantismo e estilo dançante. São Luís é a capital sagrada do reggae no Brasil, berço do surgimento do cenário nacional, dando origem a diversos grupos na década de 1980. A organização a cada dois anos do Maranhão Roots Reggae, festival de alcance global, aumenta ainda mais seu prestígio.

Na Bahia, sob a influência de Antônio de Souza, o reggae, desde 1979, foi se misturando aos poucos aos principais ritmos da região para oferecer um gênero musical mais dançante e frenético. Baseada em uma orquestra de 3 ou 4 overdos (tambores de metal cilíndricos), oferece interpretações muito sincopadas com 90 a 120 batidas por minuto.

Alegre o ritmo é obrigatório nas festas de carnaval no Salvador. O reggae também possui um forte elemento religioso ligado ao candomblé, religião que reúne crenças africanas e rituais católicos. 

O Samba-reggae é um estilo típico da Bahia e, como o nome deixa claro, foi originalmente derivado como uma mistura do samba brasileiro com o reggae jamaicano. Frequentemente é acompanhado por caixas, tamborins e atabaques. Os surdos, também chamados de bumbos, tocam um ritmo 2/4 com tempo de swing, já os outros instrumentos fornecem ritmos contrastantes em tempo direto e sincopado. 

Existem vários estilos de samba-reggae, todos caracterizados por diferentes padrões de ritmos. Mas, no geral, o samba-reggae é mais lento e mais romântico do que o samba carioca. O samba-reggae, o reggae e o merengue fazem parte da receita do Olodum, e todos ainda são tocados até hoje. 

O samba-reggae é um esforço nacional dos negros nordestinos para desenvolver uma música única para os desfiles de carnaval. O objetivo foi formar blocos somente com negros, ou na maioria negros, com os quais eles poderiam desfilar durante o carnaval. As músicas dos blocos africanos eram muito diferentes dos sambas tradicionais, pois o objetivo era recriar e fortalecer a comunidade negra.

Além de uma forma de protesto, a música se espalhou também entre cantores de samba já consagrados, como Jorge Bem Jor e Gilberto Gil. Nos anos 1990 surgiram as principais bandas musicais de reggae brasileiro e entre elas podemos citar Cidade Negra, Chimarruts, Melim, Maneva, Natiruts e Tribo de Jah. Entre as músicas que se tornaram sucessos nacionais nesse período estão “Serei Luz” (Natiruts), “Uma onda que passou” (Tribo de Jah) e “Oh Chuva!” (Planta e Raiz).

Um anjo do céu

Um anjo do céuQue trouxe pra mimÉ a mais bonitaA joia perfeita Que é pra eu cuidarQue é pra eu amarGota cristalinaTem toda inocência Vem, ó, meu bemNão chore nãoVou cantar pra vocêVem, ó, meu bemNão chore nãoVou cantar pra você Um anjo do céuQue me escolheuSerei o seu portoGuardião da purezaQue é pra eu […]

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O Erê

Prá entender o Erê Tem que tá moleque Uh! Erê, Erê! Tem que conquistar alguém Que a consciência leve… Há semanas Em que tudo vem Há semanas Que é seca pura Há selvagens Que são do bem Há seqüência do filme muda… Milhões de anos luz Podem durar O que alguns segundos Na vida podem

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