Bossa Nova
Um movimento de renovação do samba, fomentado na Zona Sul do Rio nos anos 50, ficou conhecido popularmente pelo termo Bossa Nova. O estilo musical ficou conhecido pelo acompanhamento rítmico peculiar, chamado também na época de “batida diferente”.
A nova vertente do samba, segundo Gilberto Mendes, famoso musicólogo brasileiro, era uma variação das “três fases rítmicas do samba”. A “batida diferente” havia sido construída modificando elementos do que é chamado de “samba raiz”. A bossa nova é uma simplificação da batucada das escolas de samba, como se apenas o tamborim fosse preservado enquanto todos os outros instrumentos foram retirados da música.
A grande referência do início da bossa nova é “Chega de Saudade”, um samba composto por Vinícius de Moraes em conjunto com Tom Jobim. A música foi originalmente lançada por Elizeth Cardoso, e posteriormente por João Gilberto, pouco depois em 1958. Um ano depois, em 1959, o disco “Chega de Saudade” consolidou o novo gênero musical. Nesse período, surgiram sambas tradicionais como “Morena boca de ouro” (Ary Barroso) e “Rosa Morena” (Dorival Caymmi). A partir desse momento, João Gilberto foi a principal figura de referência, e músicos, em grande parte bem educados e de classe social elevada, começaram a popularizar o novo estilo no país.
A consolidação do samba bossa nova no cenário musical brasileiro veio a partir da década de 1960. Além da dupla, Vinícius e Tom, nomes como Aloysio de oliveira, Newton Mendonça, João Donato, entre muitos outros tocavam o novo ritmo. Nesse período também surgiram grupos, como Bossa Três, Copa 5 e Os Cariocas, que realizavam apresentações instrumentais e vocais. Ainda durante esse período, a bossa nova ganhou popularidade internacional em grandes escalas, diferente de qualquer outra produção artística brasileira. Um dos melhores exemplos da popularidade do ritmo é a gravação, sob o título de “The girl from Impanema”, do sucesso de Tom Jobim, por nada mais, nada menos do que Frank Sinatra.
No entanto, na metade dos anos 60, o movimento musical começou a se polarizar. O estilo leve, com letras e temas boêmios, sem qualquer compromisso com a situação social do país era defendido por um grupo, mantendo o tom intimista e suave, com fortes influências do jaz, principalmente na voz de João Gilberto. Em paralelo a isso, outro grupo composto por outros músicos bastante populares na época, optou por criar um novo movimento. As características principais eram a base folclórica popular presente em suas músicas, além de letras que abordavam desafios sociais e a realidade brasileira.
A partir dessa discordância, surgem duas camadas diferenciando o samba bossa nova do samba chamado de “popular”, “raiz” ou “do morro”. Graças ao movimento, artistas como Nelson Cavaquinho e Cartola se tornaram sambistas muito populares no chamado “samba do morro”. Além desses, novos artista surgiram ao longo do tempo, como os músicos Paulinho da Viola, Ismael Silva e Noel Rosa, que compuseram sambas antológicos.