Você apareceu do nada
E você mexeu demais comigo
Não quero ser só mais um amigo.
Você nunca me viu sozinho
E você nunca me ouviu chorar
Não dá pra imaginar quando
É cedo ou tarde demais,
Pra dizer adeus, pra dizer jamais
É cedo ou tarde demais,
Pra dizer adeus, pra dizer jamais
Às vezes fico assim, pensando,
Essa distância é tão ruim.
Por que você não vem pra mim ?
Eu já fiquei tão mal, sozinho,
Eu já tentei, eu quis chamar.
Não dá pra imaginar quando
É cedo, ou tarde demais,
Pra dizer adeus, pra dizer jamais
É cedo ou tarde demais,
Pra dizer adeus, pra dizer jamais
Eu já fiquei tão mal, sozinho,
Eu já tentei, eu quis…
Não dá pra imaginar quando
É cedo, ou tarde demais,
Pra dizer adeus, pra dizer jamais
É cedo ou tarde demais,
Pra dizer adeus, pra dizer jamais
É cedo ou tarde demais…
Letra Composta por:
Melodia Composta por:
Álbum:
Ano:
Estilo Musical:
Alguém apareceu e mexeu com o coração dele, mas ela ainda não notou que ele está apaixonado, e ele não quer dar adeus, nem dizer jamais. Eles ficam longe muito tempo e ele sofre com isso, e se questiona porque ela não vem até ele, ele queria chamá-la, mas não consegue.
Eu acredito que na verso ” e cedo ou tarde demais, pra dizer adeus pra dizer jamais” ele na verdade se questiona sobre o tempo certo de pedir a uma amiga que se case com ele. Dizendo adeus a uma simples amizade se comprometendo a um matrimonio que jamais acabara.
Só um ponto de vista.
É muito bom
Na minha interpretação se trata de um cara apaixonado que se questiona a respeito onde a amizade termina e o amor começa. Ele teme o distanciamento da amada numa declaração e já sofre por isso (pelo risco). Em não se ver de forma alguma longe dessa pessoa. Ou seja, tão perto e tão longe ou cedo e tarde. Tanto faz! O importante é a certeza do afeto!
Bom dia. Ontem ao ouvir Nando Reis cantando essa música, ví, que é a música da minha vida agora. É o que tenho vivido no meu dia a dia.
“É cedo ou tarde demais pra dizer adeus, pra dizer jamais”
“Cedo” por que ela recém chegou
“Tarde demais” por que ela recém chegou e ele já está apaixonado
Pra mim é literalmente ou que esta escrito!
ele nao sabe se é cedo pra dizer Adeus, ou se deve ainda esperar mais um pouco, ou se é tarde demais, porque a paixao ja tomou conta e nao tem mais como dizer Adeus.
Tenho uma interpretação parecida com a de que trata-se de alguém apaixonado por alguém próximo mas que não conseguiu se declarar, e teve de lidar com uma distância que pode, ou não (não está claro na letra) significar o rompimento de uma relação (de amizade). No entanto, a forma como entendo a música conta com um detalhezinho diferente.
Note que, no refrão, ele diz
“É cedo ou tarde demais
Pra dizer adeus
Pra dizer jamais”
Da forma como escuto na música, parece que existe um jogo com essas palavras.
Parece-me que os últimos dois versos são proposições alternativas. Portanto, poderia-se formar duas frases:
“É cedo ou tarde demais para dizer adeus(?)”
É cedo ou tarde demais para dizer jamais(?)”
A interpretação das frases é semelhante; em uma ele se pergunta sobre o timing de se despedir, e na outra o timing de desistir de um futuro com a pessoa amada. Deixei a interrogação entre parêntesis, pois ela pode ou não compor as frases.
Tomemos a primeira como exemplo, e foquemo-nos só no início da frase:
“É cedo ou tarde demais […]”
Existe uma ambiguidade na intenção do eu lírico ao dizer essa frase: será que, para ele, é realmente importante saber se é cedo demais ou se é tarde demais?
Seja a resposta sim, seja a resposta não, existe uma brincadeira muito interessante em jogo: ele está certo de que não dirá adeus.
Afinal, se ele considerasse que está cedo demais para dizer adeus, quer dizer que ele ainda vê uma chance de correr atrás de seu amor, configurando uma leitura racional da situação.
Agora, se ele considerasse que está tarde demais para dizer adeus, isso não significaria que está tarde demais para ir atrás da pessoa. Na verdade, significaria que, a esse ponto, ele já a ama demais e não deixará-la partir. “É tarde demais para dizer adeus, já a amo demais para isso.” Essa é uma leitura de teor emocional sobre o que ele mesmo sente na situação.
Esse jogo entre o racional e o emocional é um tema recorrente em várias letras da banda, principalmente como tópico do álbum Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas.
Pelo menos é o que entendo na letra. Claro, não faço ideia da intencionalidade dos Titãs na letra, mas o bonito de poder interpretar é que a música passa a pertencer à nossa própria história de amor.