O Homem

-“No momento em que eu ia partir
Eu resolvi voltar”

Vou voltar!
Sei que não chegou a hora
De se ir embora
É melhor ficar…

Vou ficar!
Sei que tem gente cantando
Tem gente esperando
A hora de chegar…

Vou chegar!
Chego com as águas turvas
Eu fiz tantas curvas
Prá poder cantar…

Esse meu canto
Que não presta
Que tanta gente
Então detesta
Mas isso é tudo
O que me resta
Nessa festa!
Nessa festa!…

Eu!
Vou ferver!
Como que um vulcão em chamas
Como a tua cama
Que me faz tremer…

Vou tremer!
Como um chão de terremotos
Como amor remoto
Que eu não sei viver…

Vou viver!
Vou poder contar meus filhos
Caminhar nos trilhos
Isso é prá valer…

Pois se uma estrela
Há de brilhar
Outra então tem que se apagar
Quero estar vivo para ver
Oh!
O sol nascer!
O sol nascer!
O sol nascer!…

Eu!
Vou subir!
Pelo elevador dos fundos
Que carrega o mundo
Sem sequer sentir…

Vou sentir!
Que a minha dor no peito
Que eu escondi direito
Agora vai surgir…

Vou surgir!
Numa tempestade doida
Prá varrer as ruas
Em que eu vou seguir
Oh!
Em que eu vou seguir!
Em que eu vou seguir!…


Letra Composta por: Paulo Coelho e Raul Seixas
Melodia Composta por:
Álbum: Há dez mil anos atrás
Ano: 1976
Estilo Musical:

23 comentários em “O Homem”

    1. FRANCISCO C. DA SILVA

      Esta canção de Raul fala sobre o ato da desencarnação (morte). Fala da vida de uma pessoa que caiu na vida; que está vivendo uma vida diferente da que queria viver e, desta forma, espera com ansiedade a hora de partir (morrer), mas que sabe que ainda não é a hora e que mesmo tendo somente, como consolo, “um canto” (a musica) que muitos detestam, é pra ele tudo que lhe resta. Como resumo podemos extrair a coerência da criatura em viver, pois não cabe a ela o direito de tirar a vida dada com tanto amor pelo criador. ESSA, PARECE-ME SER A REALIDADE. Espero ter dado boa contribuição.

      15
      1
  1. fica um pouco mais fácil analizar esta arte,partindo de uma maneira que sempre faço, em relação a Raul, ou seja, obsernando os tópicos frasais,ASSIM:
    vou voltar!
    vou ficar!
    vou chegar!
    EU!
    vou tremer!
    vou viver!
    eu!
    vou subir!
    vou sentir!
    vou surgir!
    Oh!
    Em que eu vou seguir!
    Em que eu vou seguir!…
    -Agora é com cada um, de vcs.

    3
    0
  2. Penso que esta música trata das desilusões que temos, dos momentos difíceis que nos deixamos desanimados, das escolhas que fizemos e aparentemente foram erradas.

    Apesar de tudo isso, fala em RECOMEÇO, em seguir, em continuar vivendo.

    Gosto da parte:
    “Esse meu canto
    Que não presta
    Que tanta gente
    Então detesta
    Mas isso é tudo
    O que me resta
    Nessa festa!
    Nessa festa!…”

    Vejo isso como um conselho para si mesmo:__Caralho! A vida é sua. Dane-se se os outros não aprecia o que você gosta de fazer. Seja livre, não deixe que os outros o controle.
    Não seja marionete. Viva!

    4
    0
  3. Eloy Picanço Jr

    Vou chegar!
    Chego com as águas turvas
    Eu fiz tantas curvas
    Prá poder cantar…
    Todos nós sabemos quem é aquele que vem com essas águas Turvas. O Inimigo “Satanás”

    1
    9
  4. “Vou ficar!
    Sei que tem gente cantando
    Tem gente esperando
    A hora de chegar…”

    “Chego com as águas turvas”

    Quem vai ficar? Que momento é esse que as pessoas esperam? Quem vem com as águas turvas?

    (…)

    0
    0
  5. vou manda a real sobre esta obra do Raul : esta musica fala da capacidade do homem tirar forcas de seu “EU” interior e revolucionar caminhos onde ele passa isto basicAmente numa visão geral da musica analisada de forma expositiva !

    2
    0
  6. eu já tinha decidido sair do meu trabalho e entrar em outro, fazia muito tempo q ñ ouvia essa música,e quando decidi ficar essa música me veio na mente. E é isso, essa é a mensagem, auguem q se prepara p ir embora e de repente resolve ficar…

    0
    0
  7. Esta musica é simplesmente sobre a passagem do homem sobre a terra, sobre o fardo q carrega e que pra cada morte tem outro q nasce.o momento em q eu ja tinha desistido de viver, resolvi insistir e ficar,
    sei que tem almas esperando a hora de nascer
    Mas ja passei por tantas tormentas pra desistir agora
    esse sou eu, gostando ou não sou assim e assim vão ter q me engolir
    Quero ter uma vida digna e ensinar meus filhos sobre a vida e vou levar isso a sério
    depois disso concluido vou ter cumprido minha missão e vou poder finalmente descansar.
    Para um nascer outro tem que morrer
    E como um espirito iluminado, vou seguir e esperar a hora de nascer novamente em uma outra vida, pois este é o ciclo.
    n

    8
    0
  8. O eu lírico decide tomar uma decisão diferente da inicial, e a partir da constatação de que somente ele pode fazer a diferença em sua vida, resolve ver as dificuldades com outra perspectiva.
    Do fundo de sua alma o individuo busca explorar o seu melhor, começa acreditar que pode conciliar suas inquietudes, suas angustias e viver da melhor forma possível.
    E em uma fase mais eufórica o eu lírico acredita que tudo está conspirando a seu favor, e que pode fazer as coisas acontecerem a seu modo.

    1
    0
  9. daisy da silva

    A melhor parte :”… Pois se uma estrela há de brilhar outra então tem que se apagar…”Ele fala do recomeço de quando estamos por baixo, da luta do dia a dia , dos males e decepções que as vezes nos fazem querer desisitr , que o fim dessa vida vai chegar então vamos fazer o que nos faz bem e nos deixa felizes .
    Acredito que foi num momento de depressão que se quer tirar a vida … pois no momento em que ia partir ele resolveu ficar … percebeu que tinha sonhos ainda nessa vida!!

    2
    0
  10. ele fala que ao inves dele cometer suicidio ele viu que para cada morte tem outro esperando nascer,entao e perda de tempo,e preferiu ficar e ter filhos e seguir a vida mesmo com tanta dificuldade,e na parte esse canto que não presta e que tanta gente então detesta mas e tudo que me resta ele fala do preconceito contra o suicidio.

    1
    0
  11. A letra fala de um cara que deixou sua casa, sua família e se arrependeu e decidiu voltar renunciando a si mesmo e seu desejos e motivos de ir embora. A família aguardava seu retorno. Ele fala da paixão e da intimidade com a esposa e que ele não suportaria a distância de um “amor remoto”. Sua decisão de voltar trouxe muita agitação “águas turvas”, e lhe deu experiência “muitas curvas”, que o fez cantar ou expressar os motivos da partida ou do retorno. Pra muitos essa história é detestável, porque talvez os de fora o julguem mal e os da casa sintam ainda a dor e o medo da perda do pai de família. Ele está decidido a viver corretamente, criar os filhos e andar na linha, e se isso acontecer, se esta estrela (ideia) acender, a ideia de vagar o mundo longe de casa tem que se apagar. Ele quer andar na linha, trabalhar, e vai fazer isso com amor sem sentir o peso pois ama sua família, mas sabe que vai ser doloroso em certos momentos. Mesmo sabendo das dificuldades que enfrentará “tempestade doida” ele sabe que que serão necessárias para ele ter um caminho limpo e correto pra poder seguir a vida de maneira certa.

    4
    0
  12. Raimundo Muniz

    “O homem”, como era chamado Deus. O canto que todos detestam, é a mensagem de Deus. Os terremotos, os vulcões, são os castigos se Deus. Vou subir, a ressurreição. EU, Jesus

    1
    4
  13. Fernando Faria

    “O Homem” mostra os caminhos de um determinado sujeito que passou por esse planeta, e que, relutantemente, insistiu em ficar por aqui, depois de momentos de tormentas e de decisão de deixar o seu tempo presente e passar para algum momento de extrema mudança, até mesmo a ideia da morte através do suicídio ou em uma situação de “luta para viver”, um estado grave, por exemplo: “no momento em que eu ia partir, eu resolvi voltar”. Ou seja, o agente tomou uma decisão: a de ficar e seguir com a sua vida, mesmo diante da moral (“andar na linha, caminhar nos trilhos”) e que “isso é pra valer” (ações que fazem a vida valer a pena). Essa música, na minha humilde visão, caminha a par e passo com “Tente Outra Vez”, grande sucesso. Ela é uma obra prima justamente por permitir ao ouvinte diversas formas de abstração e comparação da música com a sua própria vida. Cada um tem uma interpretação, um sentido, uma reação…

    1
    0
  14. Aline Merida

    As músicas de Raul sempre me proporcionam uma interpretação ambígua, muitas vezes parece que ele está cantando mais de uma possibilidade. Para cada pessoa, um tipo de interpretação: um personagem? Ele mesmo? Deus ou o Diabo? Luta, morte, vida? Talvez ele já estivesse tramando essas possibilidades, tamanha era sua ironia e inteligência rs… Raul era assim, um gênio complexo e provocador.

    1
    0
  15. Os primeiros versos dessa música da a impressão de que ele está se referindo a um suicídio.
    “No momento em que eu ia partir eu resolvi voltar”
    “Vou voltar
    Sei que não chegou a hora de se ir embora é melhor ficar “

    0
    0
  16. André Ávila

    A letra é sobre desistir de um suicídio, sobre as coisas que o atormentam como uma possível depressão e o julgamento alheio, e as coisas que o mantém nesse plano.

    “No momento em que eu ia partir, eu resolvi voltar”
    “Quero estar vivo para ver o sol nascer”
    “Vou sentir que a minha dor no peito que eu escondi direito agora vai surgir”

    0
    0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *