Hóstia

Os que sobravam encostados no balcão
Ali permaneciam nos trabalhos
Em meio ao ar parado
Não se ouve tiros não há estardalhaço
Bicho-gente, bicho-grilo, quero que se dane
Olhos de injeção

Gatos humanos espreitam
Choram mimados meu rango (2x)

Não dividiria com qualquer animal
Meu prato de domingo a carne assada
É o principal
Mesmo um mendigo elegante da rua
Prato bonito ou feio minha caba na minha angústia

Meu escudo meu escudo é minha hóstia
Meu escudo meu escudo é minha hóstia (4x)

Sentia proteção infantil
Mas permanecia assustado
Acuado em situação-hiena
Não sou carne barata
Varejo imaginando pedaço do atacado
Que pena…(2x)


Letra Composta por:
Melodia Composta por:
Álbum: O RAPPA ACÚSTICO OFICINA FRANCISCO
Ano: 2016
Estilo Musical:

38 comentários em “Hóstia”

  1. Michel Azevedo

    Ironico que, apesar de certas pessoas criticarem a banda eu considero varias letras como louvores a deus. No meu entendimento o eu lirico fala de fé, proteção e igualdade. vlw

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  2. Meu escudo mew ESTUDO! essa letra ta errada ! ele fala , que ele o que ele sabe é o que proteje ele ! que ele nao depende de nada mais !

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  3. Ao meu ver, essa música critica a posição de fanáticos religiosos.Por mais que hóstia sugira cristianismo.
    Iniciando nas estrofes vemos a citação de um humano “mísero” e ignorante. O refrão mostra uma pessoa que usa a religião como defesa.
    Um sujeito que usa a religião como fundamento e não o que o convence espiritualmente, esse sujeito é comparado ao homem pobre e ignorante(espiritualmente).

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    1. Sim, também entendi isso. Principalmente na parte que ele fala de gastos humanos e que ele não divide mesmo o prato sendo bonito ou feio. “Minha cabana, minha angústia”, eu penso em algo como é meu, então eu que aproveito, não divido. Quanto ao “Meu escudo é minha hóstia” eu penso que é isso. Um ser que ache que não importa o que ele faz de mau ao próximo, a hóstia é seu escudo contra o “retorno” do mau que ela prega. Bem essas pessoas que fazem tudo errado mas acham que estão salvos por que vivem na igreja….

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  4. Luiz Felipe Marquez

    Eu acho que a letra fala sobre a inveja.
    “Olhos de injeçao” – goro.
    “Choram mimados meu rango” – invejam sua vitória.
    “Não sou carne barata” – protegido desse mau olhado.

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  5. concordo com o michael azevedo. se tem alguem que tem fé e acredita em deus e o falcão. vou mais fundo. achoi que as musicas do rappa poderiam ser tocadas em (igreja). iguais a do bob marley (se vcs me entendem)

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    1. A música é uma ironia as pessoas que praticam tudo ao contrário do evangelho de Cristo e depois se utilizam do misticismo para se defenderem.

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      1. cristiane Carolina

        Super concordo, vão atrás da hóstia, se escondem através da religião e no seu dia-a-dia reagem ao posto de tudo que é idealizado. Ou seja, pura hipocrisia do que demonstra!!!!

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  6. Arthur Henrique

    Fala de um homem trabalhador que não divide seu “prêmio” com ninguém. Se sente protegido da inveja pela fé.
    Concordo com o Luiz Felipe Marquez e o Jean.

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  7. Arthur Henrique

    Concordo com o Luis Felipe e o Jean.
    Acho que fala de um trabalhador que não abre mão de seu “prêmio” por nada, e se sente protegido da inveja pela fé.

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  8. “A meu escudo é minha hostia, meu escudo meu escudo é minha hostia.”

    Já vi o Falcão em entrevista dizendo o significado dessa parte, dizia ele.
    “Essa musica fala sobre a verdade, o sentimento verdadeiro que existe na banda, e a hostia é a prova da verdade, sendo assim o escudo que protege a banda é a hosti, ou seja, a propria verdade e sinceridade dos integrantes da banda!

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    1. cristiane Carolina

      Ok, que as letras deles fazem qualquer pessoa que escuta, literalmente viajar nas letras. Ao meu ver, independente que vc diz que isso foi de uma entrevista, achei bem contraditório. Mas enfim O Rappa as letras e para fazer pensar mesmo, abri a mente e sempre deixar alguns pontos de interrogação para refletirmos. Isso os tornam maravilhosos!!!!!

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  9. Jan Queiroz

    Como ja dito, segundo religiões cristãs, a hóstia simbolisa o corpo de cristo, e, essa é proteção contra hostilidade/inveja de outrem. Bicho-grilo pode ser interpretado como um “ser monstruoso”; ‘olhos de injeção’ seria um olhar penetrador, agudo, q venha a ferir.

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  10. Karina Almeida

    A hóstia só é considerada corpo de Cristo para os católicos… Nós evagelicos(eu sou) consideramos que todos nós que aceitamos o Senhor como Salvador e seguimos seus mandamentos, somos o verdadeiro corpo de Cristo… A partir do momento em que vivemos em Comunhão, é claro…

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  11. Essa letra fala sobre a miseria dos sem tetos, mendigos e moradores de rua!

    Os que sobravam encostado no balcão, ali permanecia nos trabalhos em meio ao ar parado, nao se ouve tiro , nao há estardalhaços bicho grilo bicho gente, quero que se dane!: ou seja, o lugar onde eles vivem é um terreno sujo,precario,

    Não dividiria com qualquer animal
    Meu prato de domingo a carne assada
    É o principal: ou seja, um ser arrogante, ignorante e egoista, que não divide nem ajuda o proximo. Aparecendo sua arrogancia aqui:Meu prato de domingo a carne assada
    É o principal.

    Mesmo um mendigo elegante da rua
    Prato bonito ou feio minha caba na minha angústia: ou seja, não importa como o prato de comida está, e sim, em suprir a necessidade e matar a fome. A fome é o porto-seguro deles, a felicidade.

    Meu escudo meu escudo é minha hóstia: quando eles tem o prato de comida do dia, eles acham uma dádiva e sendo assim, seu escudo. Hóstia é a comida, como uma coisa muito importante para a sociedade.

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  12. meu escudo =minha proteção
    minha hostia = representa minha fé em deus , esse é o objetivo da hostia , buscar DEUS ,

    PORTANTO É PROTEÇAO DIVINA , ONDE MINHA FÉ ME PROTEJE

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  13. marcos silva

    Gatos humanos espreitam Choram mimados meu rango. Fala dos gatos “aliciadores de trabalho em regime de escravidão para as grandes lavouras, O “gato” chega na cidade, vai de porta em porta ou anuncia por toda a cidade que está recrutando trabalhadores (Os que sobravam encostados no balcão) As pessoas desempregadas recrutadas pelos ” Gatos”( Não dividiria com qualquer animal) O gato geralmente fica com a maior parte do salários dos trabalhadores recrutados por ele.( Sentia proteção infantil Mas permanecia assustado Acuado em situação-hiena) a falsa proteção oferecida que na verdade e a repressão que os mantém com escravos (Não sou carne barata Varejo imaginando pedaço do atacado) aqui ele faz uma referencia ao titulo da musica comparando os trabalhados carne barata com a Hóstia que representa a carne de cristo.

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  14. Othávio Amorim

    Respeito a opinião de todos, porém essa música representa nada mais nada menos do que O olho grande, o mal olhado. A pessoa se prende a fé como escudo contra tudo que há de adverso, tudo que conspire de uma forma negativo contra ele mesmo.

    “olhos de injeção gatos humanos se espreitam, choram mimados meu rango” – representa claramente a cobiça, seja qual for: algum bem material, um ente querido, sua família em geral, etc..

    “Sentia proteção infantil mas permanecia assustado
    acuado em situação-hiena, não sou carne barata varejo imaginando pedaço do atacado que pena” – Proteção infantil = indefeso, a pessoa se sente indefesa frente a essas demonstrações de cobiça.. mas ele garante que sua carne não é “fraca”, ele não está vulnerável a esse tipo de situação visto que ele possui o seu próprio escudo, a fé, a hóstia que comunga o seu corpo ao de cristo.

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    1. Rafaela Bello

      Perfeito! Tbém respeito a interpretação de todos, com a consciência de que só a galera do Rappa mesmo é quem pode falar o verdadeiro sentido da música. Mas, eu interpreto da forma que tu descreveu.

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  15. Olha, Para os Católicos a Hóstia é o Corpo de Cristo e também carrega o valor da luta de Cristo na Cruz para salvação contra o mal deste mundo. Não sei se O Rappa quis dizer isso, mas para todos Católicos a Hóstia e a Cruz, significa o escudo para lutar contra tudo que tem de ruim no mundo. Pra mim “Ah, meu escudo é minha Hóstia”, fez muito sentido em um ambiente Católico. Muito bem feita a musica!

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  16. Não sou tão bom de interpretação de texto, rs. Mas entendi da seguinte forma:
    Ele confunde várias vezes pessoas com animais, como se quem não tivesse a “hóstia” fosse animal, distante do modo de pensar de gente que tem alguma doutrina. E acredito que ele esteja criticando o modo de agir dos religiosos, uma vez que é ensinado pra eles o amor e a compaixão, mas ainda sim vêem os seus semelhantes desvirtuosos como selvagens e a hóstia que era pra ser usada para mostrar o caminho da luz para esses selvagens é tida agora como um escudo contra eles.

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  17. João Neto

    Religiosos que aprendem na igreja a ajudar o próximo e ama-lo como a si mesmo e ao sair fecham o vidro pra uma criança no sinal ou sentem repúdio por um morador de rua, se escondendo atrás de sua hóstia. Não sou bom em me expressar mas acho que o sentido é esse. abços a todos.

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  18. O que o João Neto escreveu está certo. A música é uma crítica às pessoas que vão à igreja e acham que apenas o fato de comungar irá levá-las ao paraíso. O “protagonista” vê mendigos como “bichos” e se recusa a ajudá-los.

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  19. Acredito que a música retrate uma cena comum ao cidadão brasileiro de classe C a baixo, como observamos nossa periferia, subúrbios e favelas. Retratando um dia comum de domingo, talvez, onde a violência dá uma trégua e as pessoas vão rua, vão ao barzinho, vão conversar/fofoca, vão jogar dominó e cartas, vão observar a vida alheia,vão para mais um domingo de inércia. São resultados da cultura de massificação do capitalismo. Retrata tbm aqueles que mesmo tendo seu ‘rango’, eles ‘espreitam’ o que é não é deles. Inveja e egoísmo pregada por nossa sociedade que valoriza o ter e não o ser. E a hóstia representa não somente o cristianismo, mas representa como maior parte dos brasileiro ainda é acomodado, vive acuado em situação de mesmice, representa que é mais fácil seguir o padrão como se fosse um escudo.

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  20. Tb vejo como meu estudo é meu escudo e minha hóstia, como se fizesse uma alusão a aqueles que não tem oportunidade de trabalhar e são submetidos a trabalho escravo como ele diz os que sobravam encostados no balcão

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  21. Eu penso que ele reflete aqueles que vão p igreja,mas não olham p próximo e usam da sua religião como se fosse um bom cristão

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  22. cristiane Carolina

    É a pessoa que prega a perfeição de fé, dentro dos bons costumes da religião. Faz da hóstia um escudo de um ser supremo, mas na prática, não liga para o outro, é um ser mesquinho…

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  23. Creio que essa religiosidade discreta, seja uma tendência da banda.
    Eu vi em “Anjos”!!!! Outra música deles.

    Gostei de todas.

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  24. Alvaro Oliveira

    Pra mim, essa música é uma das maiores obras do Rappa.

    Ao meu ponto de vista, é uma letra que fala da inveja (olhos de injeção)

    “não dividiria com qualquer animal, meu prato de domingo, a carne assada
    é o principal… mesmo um mendigo elegante da rua”

    Aqui, eu entendo que se trate de egoísmo. Independente de ser um mendigo, não dividiria o que é meu, ainda que alguém precisasse muito.

    E por fim: “meu escudo, minha hóstia” – pra todos os pecados cometidos por uma pessoa egoísta, mesquinha e incapaz de pensar no próximo, bastaria apenas “tomar a hóstia” e estaria livre dos castigos divinos.

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  25. Thiago Santos Sobrinho

    Vou ajudar vocês, galera.
    Ele começa a letra dando a cena de um restaurante ou lanchonete no centro da cidade, e mais a frente fica claro o porquê:
    “Os que sobravam encostados no balcão
    Ali permaneciam nos trabalhos
    Em meio ao ar parado”

    Essa quietude em que a música se passa também, nos remete a cena de um domingo, que ele reitera mais para frente na música:
    “Não se ouve tiros não há estardalhaço
    Bicho-gente, bicho-grilo, quero que se dane”
    Daí, ao que tudo indica, enquanto alguns comem no balcão outros olham de forma penetrante lá da rua. Esses que olham tem fome e são pedintes:
    “Olhos de injeção

    Gatos humanos espreitam
    Choram mimados meu rango”

    Mas o eu lírico da música não quer dividir sua comida, seja ela de um restaurante ou de uma lanchonete. E também não dividiria nada da sua vida. Nem sua casa/cabana, nem seus problemas/conversa/atenção/angústia:
    “Não dividiria com qualquer animal
    Meu prato de domingo a carne assada
    É o principal
    Mesmo um mendigo elegante da rua
    Prato bonito ou feio minha caba na minha angústia”

    E depois ele segue para a crítica da música, terminando de caracterizar esse eu lírico. É um cristão que ignora a miséria e se nega a dividir o pão. Cenário esse muito comum em São Paulo:
    “Meu escudo meu escudo é minha hóstia
    Meu escudo meu escudo é minha hóstia”

    Daí ele segue nessa crítica, contrapondo que mesmo que o eu lírico (cidadão de bem e cristão de classe média) se sinta protegido. Essa proteção é infantil e ele permanece acuado nessa situação da miséria alheia. Pois por conta dela esse cidadão não tem real sentimento de segurança:

    “Sentia proteção infantil
    Mas permanecia assustado
    Acuado em situação-hiena”

    E aí então ele mostra como esse cidadão, apesar disso, se enxerga acima dos “gatos humanos”:

    “Não sou carne barata
    Varejo imaginando pedaço do atacado”

    E então ele lamenta:

    “Que pena”

    Fim. A música é isso. Uma crítica social de O Rappa a organização da sociedade em torno da miséria e religião. O Rappa sempre canta esses problemas sociais.

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