Zé Ramalho

A Danca Das Borboletas

Álbum: Zé Ramalho (Versão com Faixas Bônus) • 1978

A Letra

As borboletas estão voando
A dança louca das borboletas
Quem vai girar não quer dançar
só quer voar, avoar
Quem vai voar não quer dançar
só quer voar, avoar

E as borboletas estão girando
Estão virando a sua cabeça
Quem vai girar não quer dançar
só quer girar, não caia!
Quem vai girar não quer cair
só quer girar, não caia!

And the butterflies are invading
the apartments, theatres and bars
Sewers and rivers, lakes and seas
turn around, turn around, turn around
Destroying windows and glass doors
Escalators and in the chimneys
They sit and lie in the smoke
In a rainbow, knows what it is

Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Se sabe o que é... Se sabe o que é...

E as borboletas estão invadindo
os apartamentos, cinemas e bares
Esgotos e rios e lagos e mares
Em um rodopio de arrepiar
Derrubam janelas e portas de vidro
Escadas rolantes e nas chaminés
Se sentam e pousam em meio à fumaça
De um arco-íris, se sabe o que é

Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Se sabe o que é... Se sabe o que é...

Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Se sabe o que é... Se sabe o que é...

Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Se sabe o que é... Se sabe o que é...

Análises

Sua visão

M

Mike lima

05 Jun, 2023

0
"Verdade. Zé Ramalho já cantou com a banda de Rock sepultura. Ele fala isso em uma música que ouvi hoje, "REPENTISTA MARVEL",ou "AS ONZE PALAVRAS" Foi a 1ą vez que ouvi essas músicas dele."
M

Mike Lima

05 Jun, 2023

0
"Muito bem observado. Faz sentido. Mares (classes altas [iates, cruzeiros em navios), Rios e Lagos (classe média e classe média alta), esgotos ( A periferia - a pobreza, o desengano de um amanhã etc)."
C

Camila Barbosa Santos

18 Ago, 2022

0
"Faz sentido demais sobre as drogas! Eu tinha pensado nesse sentido: as borboletas são bonitas mas frágeis, de tal forma que não se atribui muito perigo a elas (não se espera que elas irão realizar algo - de bom ou de ruim - por serem frágeis, embora chamem a atenção). Porém, de repente elas começam a voar e a se impulsionar a realizar coisas, e podem estar (ou invadir) qualquer lugar. E elas saem da experiência de serem contempladas pra experiência de efetivamente realizar algo e é por isso que "do arco íris se sabe o que é", porque o arco íris também é esse algo belo mas que não realiza, não parte pra cima pra fazer nada, no final, é só uma paisagem. E as borboletas deixaram de ser paisagem e fragilidade pra ser força e realização. Mas as drogas fazem mais sentido mesmo suahsuah"
M

Mardem

12 Jan, 2015

0
"Penso que talvez ele fala do que o Raul falava sobre o Novo Aeon, ou seja, sobre uma nova forma de ver e estar no mundo. Quando ele fala das portas de vidros e escadas rolantes, quer dizer sobre os shoppings center e a forma capitalista vigente. As borboletas simbolizam a harmonia com a natureza e o belo contra o feio, contra a poluição das chaminés."
J

josealvesvk@gmail.com

11 Jan, 2015

0
"gente..a música diz tudo "a dança das borboletas" é simplismente as coitadas das borboletas dançando um forrózim..."
C

camila nunes

15 Dez, 2014

0
"sabe-se que Zé Ramalho, compositor de músicas enigmáticas e por vezes proféticas, Ramalho é um curioso do mundo extraterrestre, ufológico; inclusive é padrinho de um museu ufológico em Itaara-RS, que a partir dessas informações creio que a música A dança das borboletas se tratam de DISCOS VOADORES, sim, discos e seus passageiros que no caso são os ET's... percebam que esses conceitos se encaixam perfeitamente na música A dança das borboletas: As borboletas estão voando ( os discos voadores) A dança louca das borboletas ( o modo rápido como os discos voam, a velocidade absurda deles) Em um rodopio de arrepiar( novamente a agilidade dos discos) Se sentam e pousam ( quando as naves pousam). Essa é minha opinião."
K

karoline

29 Set, 2014

0
"equilíbrio quem quer girar não quer cair , só quer girar , não caia . a vida é imprevisível. não dá pra viver dentro de uma ilusão isso pode virar uma desgraça .. pra mim isso fala de cautela , equilíbrio .. só"
L

leandro

14 Mar, 2014

0
"Ufos."
N

Neldson

30 Out, 2013

0
"Fico muito triste com pessoas q dizem ser cultas, descreminando outros géneros de musicas, por acaso gente inteligente só esculta mpb!? É ninguém falou coisa com coisa ai nesses comentarios a dança das borboletas, na realidade, essa musica entre outras de Zé, são usadas simbolos, e borboleta representa a nova Era, são acontecimetos q virão muito em breve quando for emplantada a nova ordem mundial. quer saber mais esculte outras musicas de Zé e estude existe bastante material na net, veja o canal no you tube verdade revelada. obrigadoooo !!!!!"
M

Marlon

09 Ago, 2013

0
"Sinceramente, eu imagino que essa música seja mais ou menos igual aquele filme "os pássaros". A música é pra mim tão simples como um filme de terror, ou seja um ataque de borboletas."
S

sah

04 Jul, 2013

0
"Borboletas são algo belo, voam, não são fortes, mas a idéia de revoada quebrando tudo por onde passa deixa-nos a idéia de força por união. Não acho que exalta a modernidade e sim fala da quebra de um sistema, a destruíção da ditadura militar, implicita em fumaça (pueira de um antigo regime) de um arco-íris (cor e vida deixada pelas borboletas)."
S

Silmara

05 Jun, 2013

0
"Eu vejo a referencia das borboletas sendo comparadas ao ser humano. Tipo, uma borboleta sozinha não poderia fazer estrago algum. Explicando melhor, uma pequena ação feita sozinha pode não ser notada, mas em companhia (a grande massa) seu efeito eh catastrófico."
B

Beto Filenga

13 Maio, 2013

0
"Lendo várias interpretações, chego a conclusão que todas tem um sentido lógico, e imagino que o Zé com toda sensibilidade que lhe é peculiar, teve essa intenção. Deixar a critério de cada um interpretar de sua forma."
M

marina alves

07 Abr, 2013

0
"Vim em busca pois não estava acompanhando a idéia. Gostei da luz que me veio sobre não quer dançar. Não quer se complicar, só quer voar. Lindo!"
N

Nani

03 Abr, 2013

0
"Já tinha ouvido a interpretação como sendo sobre drogas. Mas não entendo pq as borboletas (drogas)estão invadindo "rios, esgotos e lagos e mares" ou derrubam "escadas rolantes" e "nas chaminés se sentam e pousam e meio à fumaça". Outra... a fumaça é só uma fumaça e de um arco-íris da pra ver que são borboletas ou é "a fumaça de um arco-íris"? Achei legal a idéia da vigilância, como no "1984" do George Orwell, mas aí fica mais confuso ainda. A da ditadura militar também é legal, mas continuo com o problema de derrubar as escadas rolantes. Meu irmão entendeu como sendo bombas (como numa guerra)e isso explicaria a alusão a voar e derrubar coisas... mas não explica a vontade de querer girar e não dançar ou não cair... Não entendo a letra, mas mesmo assim ela é massa!"
L

Luana Domingos

27 Mar, 2013

0
"Então, li a interpretação de vocês e acho que é bem plausível (e se encaixa na letra) que seja sobre drogas. Mas, pra mim, a letra é algo mais filosófico. "A Dança das Borboletas", imaginem borboletas dançando, invadindo todos os lugares... Ao mesmo tempo que é algo bonito, na letra é como se fosse um caos, algo que ninguém pode controlar. Tem aquela frase que diz que algo simples como o voo da borboleta pode causar um furacão do outro lado do mundo (é algo assim), então, vejo algo que não pode ser muito bem explicado, não pode ser entendido da mesma forma por todas as pessoas. Pra mim, ele se refere à vida. Não podemos controlá-la, é algo próprio, é um caos e é algo lindo, invade todos os lugares e nem todos aguentam, como diz "só quer girar, não caia", nem todos sabem o que a vida é. Sei lá, pra mim é isso."
M

Magno melo

07 Nov, 2012

0
"Acho que ele diz de coisas maiores, o problema é bem mais complexo, pode estar falando sobre a vigilância dos governos em cima de sua população, como já está acontecendo hoje. Somos vigiados 24 Hrs, como no filme antigo "1934" acho, onde todos nós somos cigiados até dentro de casa, o Vig Brother é um ensaio disto."
J

Julia L.

09 Ago, 2012

0
"Creio que a letra dessa musica pode estar se referindo as drogas, ou a ditadura, se você observar, se encaixa perfeitamente nos dois casos. Já que ela é de 78, é mais provável que seja sobre a ditadura, mas acho que só perguntando a quem escreveu ela ou algo assim para termos total certeza."
G

gladson fonthainny

13 Maio, 2012

0
"eu sempre vi a dança das borboletas voltada para a industrialização,modernização,enfim...voltada a isso.mas vendo a interpretação dos amigos ai pude perceber que é bem plausível a tese de vocês.juntando as duas eu pude ver que ele tratou de uma mudança de valores.tipo:a modernização,pessoas com mente aberta.tudo isso alcançando lugares desenfreadamente.aaaaah foi oque minha interpretação..."
B

Bonifácio Marçal

14 Jan, 2012

0
"Concordo com o Ronaldo Oliveira. Tente no trecho a seguir substituir borboletas por drogas: "E as borboletas estão invadindo os apartamentos, cinemas e bares Esgotos e rios e lagos e mares Em um rodopio de arrepiar Derrubam janelas e portas de vidro""
G

Gabriel

11 Jul, 2011

0
"Na realidade, na minha opinião, visto olançamento da musica em 1978, borboletas são ligadas à ditadura. Em todos os trechos podemos observar isto."
F

Filipe Albuquerque

23 Jul, 2010

0
"Concordo plenamente com o comentário de Ronaldo, explicou bem... Minha opinião é a mesma."
R

Ronaldo Oliveira

09 Jun, 2010

0
"Entendo que o Zé refere-se às Borboletas como as drogas, principalmente à forma como elas ocupam espaço em lugares antes não ocupados. Talvez devido às suas experiências ele descreve que "Quem vai girar não quer dançar só quer voar, avoar", ou seja, geralmente o contato com as drogas visa apenas a buscar de fuga por angústias e frustações (... só quer voar...) e não esperam os problemas imensuráveis que o vício lhes apresentam (...não quer dançar...) e se encontram com sérios problemas "dançam"."