Há de surgir
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê sorrir
Há de apagar
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê chorar
O contrário também
Bem que pode acontecer
De uma estrela brilhar
Quando a lágrima cair
Ou então
De uma estrela cadente se jogar
Só pra ver
A flor do seu sorriso se abrir
Hum!
Deus fará
Absurdos
Contanto que a vida
Seja assim
Sim
Um altar
Onde a gente celebre
Tudo o que Ele consentir
Letra Composta por:
Melodia Composta por:
Álbum:
Ano:
Estilo Musical:
Quando é dito que uma estrela pode surgir está fazendo referência a probabilidade presente na física quântica.
Ao falar que “o contrário bem que pode acontecer” está falando da dualidade onda-partícula. Acredito a relação entre o comportamento da estrela e a o comportamento da pessoa que sorri e chora também com o comportamento das ondas-partículas no experimento da dupla fenda, onde tem-se luz ou partícula a depender se esta é observada ou não(a visão da estrela é luz que é onda e partícula).
Por fim vem uma definição fantástica da física quântica onde ele diz : “Deus fará maravilhas contato que a vida seja assim” (Para mim não tem tanto haver com religião e sim com a estranheza da física sub-atômica que ainda não tem total explicação, mas não é preciso Fé pois os experimentos demonstram o fenômeno) , ou seja, por mais absurdo e inexplicável para os mais geniais cientistas os experimentos é que comprovam e demonstram esses comportamentos.
Talvez ele tenha pensado em mais ou menos que isso. Acredito que o mais importante é o que a música significa para nós.
Gilberto Gil fez essa música para homenagear seu filho Pedro Gil que faleceu em 1990 de acidente de carro. Ele era baterista da banda Ego Trip, “muito boa por sinal”.
É poesia romântica, a letra quis dizer exatamente o que diz. Deus faz absurdos com a sua vontade, milagres, maravilhas, sim; pode um estrela surgir a cada sorriso, sim, pode uma estrela cadente se jogar para fazer alguém sorrir, tudo submisso à vontade de Deus.
Uma linda canção, sem dúvida.
Transmite um amor saudoso e sofrido. Vontade de ter a presença de alguém, sabendo que é impossível. Mas mesmo assim aceitando o designo de Deus, porque ela está sempre no comando e sabe o que faz.