Gilberto Gil

Estrela


Há de surgir
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê sorrir
Há de apagar
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê chorar

O contrário também
Bem que pode acontecer
De uma estrela brilhar
Quando a lágrima cair
Ou então
De uma estrela cadente se jogar
Só pra ver
A flor do seu sorriso se abrir

Hum!
Deus fará
Absurdos
Contanto que a vida
Seja assim
Sim
Um altar
Onde a gente celebre
Tudo o que Ele consentir

0 comentário sobre “Estrela

  • Víctor disse:

    Quando é dito que uma estrela pode surgir está fazendo referência a probabilidade presente na física quântica.
    Ao falar que “o contrário bem que pode acontecer” está falando da dualidade onda-partícula. Acredito a relação entre o comportamento da estrela e a o comportamento da pessoa que sorri e chora também com o comportamento das ondas-partículas no experimento da dupla fenda, onde tem-se luz ou partícula a depender se esta é observada ou não(a visão da estrela é luz que é onda e partícula).
    Por fim vem uma definição fantástica da física quântica onde ele diz : “Deus fará maravilhas contato que a vida seja assim” (Para mim não tem tanto haver com religião e sim com a estranheza da física sub-atômica que ainda não tem total explicação, mas não é preciso Fé pois os experimentos demonstram o fenômeno) , ou seja, por mais absurdo e inexplicável para os mais geniais cientistas os experimentos é que comprovam e demonstram esses comportamentos.

    Talvez ele tenha pensado em mais ou menos que isso. Acredito que o mais importante é o que a música significa para nós.

  • Gilberto Gil fez essa música para homenagear seu filho Pedro Gil que faleceu em 1990 de acidente de carro. Ele era baterista da banda Ego Trip, “muito boa por sinal”.

  • É poesia romântica, a letra quis dizer exatamente o que diz. Deus faz absurdos com a sua vontade, milagres, maravilhas, sim; pode um estrela surgir a cada sorriso, sim, pode uma estrela cadente se jogar para fazer alguém sorrir, tudo submisso à vontade de Deus.

    Uma linda canção, sem dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>