Punk no Brasil
No final dos anos 1970, o punk rock e o punk hardcore no Brasil, foram influenciados por bandas como The Clash, Sex Pistols e Ramones. No final dos anos 70, o primeiro grupo brasileiro de punk rock popular foi a banda Restos de Nada, que surgiu em meados de 1978, e abriu o cenário para o surgimento de muitas outras bandas que fizeram parte do cenário punk brasileiro.
São Paulo tornou-se um polo notável dos anos 1980 à 1985, apresentando bandas como Ratos de Porão, Garotos Podres, Cólera, Mercenárias e Lobotomia. As bandas de punk rock de Brasília estavam mais próximas da new wave, enquanto as de São Paulo se direcionavam para o punk cru e o hardcore. Entre as bandas new wave de Brasília, surgiram grandes artistas e bandas da história do rock nacional como Capital Inicial, Aborto Elétrico e Legião Urbana. A violência das gangues durante esse período influenciou mudanças no estilo musical no final dessa década. Por exemplo, Ratos de Porão e Lobotomia incorporaram influências do thrash metal, já as Mercenárias tomaram uma direção mais pós-punk.
Principalmente no estado de São Paulo, na década de 1990, o renascimento das culturas straight edge e riot grrrl injetou um novo sangue no punk e o hardcore. Nomes underground influentes como Abuso Sonoro, No Violence, Dominatrix Nitrominds e Calibre 12 deram continuidade ao trabalho das bandas pioneiras.
Em contraste com as bandas dos anos 1980, a maioria das novas bandas que eram destaques no anos 1990 cantava em inglês, tendo como destaques DFC e Raimundos, bandas de Brasília, assim como outros grupos, em diferentes partes do Brasil, como Devotos do Ódio de Recife, Bosta Rala da Bahia e Dead Fish do Espírito Santo.
A década de 1990 viu as cenas Punk e Hardcore brasileiras se tornarem estáveis e produtivas como nunca antes após o renascimento e a criação de uma rede forte de casas de shows, gravadoras e entusiastas do punk rock. Indiscutivelmente o principal problema do punk brasileiro na década de 1980, a violência entre gangues, diminuiu a ponto de ficar quase imperceptível. Isso permitiu que um número maior de espectadores que nunca tinham assistido a shows participassem dos eventos.
Tanto dentro quanto fora do país, no início dos anos 2000, o thrashcore brasileiro, e estilos semelhantes tornaram-se muito populares, com bandas como Sick Terror, I Shot Cyrus, Discarga, Infect, Histeria Coletiva e outras, em turnê e lançando discos nos EUA, Europa e outras partes do mundo. Esse período também foi marcado por um interesse renovado nos pioneiros do estilo, com a maioria das bandas clássicas do início dos anos 1980 se reunindo para shows especiais.