Os anos 80 foram uma época de grande diversidade e evolução na música brasileira, com vários gêneros diferentes se desenvolvendo e ganhando popularidade. Uma das principais tendências da década foi o surgimento e o aumento da popularidade da MPB (música popular brasileira). Artistas como Milton Nascimento, Elis Regina, Gal Costa, Tom Jobim, e João Gilberto, entre outros, produziram trabalhos de grande qualidade e influência no meio musical.
Os anos 80 também foram marcados pelo crescimento do rock nacional, com bandas como Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Titãs e Ira! tendo sucesso de público e crítica. O samba também continuou forte durante a década de 80, especialmente com a popularidade do Pagode, um subgênero do samba que incorpora elementos de funk e R&B, também surgiram bandas de pagode tradicional como Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho.
Outros gêneros como o funk carioca e o axé, alcançaram grande popularidade na década de 80, com artistas como Daniela Mercury e Timbalada, entre outros.