Estilo Musical: Samba de Gafieira
Samba de Gafieira, também chamado apenas de Gafieira, é uma dança que se encaixa em alguns dos ritmos e subgêneros do samba brasileiro. O samba de gafieira, ao contrário de outras danças populares, se desenvolveu como uma dança de salão. O samba de Gafieira é diferente do samba de salão dançado em ritmos americanos e latinos, e possui uma assinatura totalmente nacional.
O samba de gafieira é geralmente uma dança feita em pares, embora em apresentações artísticas é comum haver algumas variações de performances solo. “Gafieira” é uma palavra que também se refere a um samba tradicional orquestrado, assim como o local onde a dança de salão é realizada. A gafieira se tornou popular nos subúrbios sendo um sinônimo para o local de festa frequentado pelos locais para dançar.
O estilo é uma referência as danças de salão estrangeiras misturado a aqueles feitas em cabarés surgindo e se popularizando no Rio de Janeiro, principalmente nos bairros de Botafogo, Catete e Centro. O termo se tornou popular na década de 1940.
Sobre a influência do tango argentino, com o tempo, o ritmo se distanciou de como era conhecido pelos populares em 1940. A gafieira evoluiu para algo mais sofisticado, incorporando passos mais complexos como acrobacias. Entretanto, esses passos não duram muito já que na dança moderna elementos não característicos da nossa cultura, como as acrobacias, não fazem parte do estilo, sendo proibidos nos concursos de dança. Porém, ainda podem ser usados em shows ou apresentações com o objetivo de entretenimento.
Assim como no tango argentino, o samba de gafieira é dançado com um dos braços abertos, onde o guia e a mulher guiada mantem um dos braços estendidos, e se conectam peito a peito enquanto o outro braço vai próximo a cintura do parceiro. Um passo simples para iniciantes, chamado de Quadrado, ou ás vezes de “Quadradinho”, segue ao longo de 4 batidas (1 e 2, 3 e 4) seguindo o ritmo “rápido-rápido-lento, rápido-rápido-lento”.
Como forma de arte, geralmente a dança se desenvolve com o chamado “malandro” protegendo sua dama, dando a ela espaço para que ela possa se exibir para ele. O baile inteiro está ao seu redor e, ao mesmo tempo que exibe a dama, o “malandro” quer impedir a aproximação de outros homens que podem rouba-la. Dessa forma, surge a postura de se sambar com os braços quase totalmente abertos, como se fosse dar um abraço; além disso a posição dos braços ajuda a entrar no ritmo da música.
O samba de gafieira, visto como gênero musical, é uma música exclusivamente composta com os passos dos dançarinos do samba de gafieira em mente. Entre os subgêneros do sambam que são popularmente utilizados para a dança de gafieira estão o samba de breque, o samba-choro e o samba sincopado.