Rap Brasileiro
O Rap brasileiro é um gênero musical que teve início nas comunidades afro-brasileiras de São Paulo e do Rio de Janeiro. O estilo cresceu e se tornou um fenômeno nacional com elementos presentes do rap americano como DJs, os Rappers e, por vezes dançarinos, que juntos atuam para formar uma fusão musical contemporânea, combinando a herança cultural brasileira com o hip hop americano.
Antes mesmo da popularização do rap no cenário americano, formas similares de ritmo e da poesia já se manifestavam no Brasil. A primeira forma de improvisação poética surgiu no Nordeste, durante o século XIX e era conhecida como “repente”. Esse gênero da música folclórica brasileira era praticado por uma dupla de cantores chamado repentistas que existem até os dias atuais.
O cantor Jair Rodrigues, ainda em 1964, lançou a canção “Deixa Isso Pra Lá” que muitos consideram como o marco inicial das improvisações no estilo rap feitos no Brasil. O nascente movimento hip hop brasileiro estava centrado na cidade de São Paulo ainda em 1964. O primeiro grupo de hip hop foi formado apenas em 1988 por rappers paulistas que se chamavam Sindicato Negro. O álbum pioneiro de hip hop brasileiro, “Hip Hop, Cultura De Rua”, foi lançado nesse mesmo ano.
O segundo álbum de Rap brasileiro intitulado “Consciência Black Vol. 1” contou com músicas como “Pânico na Zona Sul” e “Tempos Difícieis” (Racionais MC’s). Tendo como influência o grupo americano Universal Zulu Nation, o movimento chegou no Brasil com a formação, em 1989, do Movimento Hip Hop Organizado do Brasil (MH2O).
Em 1992, foi formado o grupo de hip hop Posse Mente Zulu por Rappin ‘Hood, Johnny MC e DJ Akeen e nesse mesmo ano lançou a faixa “Sou Negrão”. A música com sua mistura de elementos de rap e samba ficou extremamente popular. O grupo Racionais MC’s lançou seu primeiro álbum ‘Holocausto Urbano’ em 1992 e durante os próximos 5 anos, eles se estabeleceriam como um dos grupos de rap mais importantes do Brasil.
Genival Oliveira Gonçalves (GOG), foi o primeiro rapper da cena hip hop brasiliense. Causou impacto com o lançamento, em 1992, do álbum “Peso Pesado”. Em fevereiro de 1993, a primeira revista brasileira de hip hop, intitulada “Pode Crê!” foi publicado pela JP Publicidade. Já em 1997 os Racionas MC’s lançaram seu terceiro álbum “Sobrevivendo no Inferno”; o álbum se tornou um clássico nacional e foi certificado com disco de ouro em 1998. No mesmo ano o grupo paulista de rap RZO, formado em 1989 por Sandrão, Helião e DJ Cia, e lançou seu primeiro álbum autoral, que também se tornou um sucesso, no mesmo ano.
Atualmente Emicida é um dos principais rappers nacionais. Paulista, lançou seu primeiro single “Triunfo” em 2008, e se tornou um dos primeiros músicos do rap brasileiro a se tornar famoso postando sua música em redes sociais e sites de vídeo. O Rap tem se popularizado nos últimos 5 anos, entre os principais nomes do Rap nacional atualmente estão 1Kilo, Hungria, Djonga, Haikaiss e Matuê.