Los Hermanos
História do artista
Los Hermanos é uma banda de rock do Rio de Janeiro, Brasil. O grupo foi formado em 1997 por Marcelo Camelo (voz/guitarra), Rodrigo Amarante (guitarra/voz), Rodrigo Barba (bateria) e Bruno Medina (teclado/baixo). Atualmente eles estão em um hiato prolongado, realizando alguns shows esporadicamente.
Os alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Marcelo Camelo (Jornalismo) e Rodrigo Barba (Psicologia) formaram uma banda que mesclava as influências do hardcore com a leveza das letras sobre o amor.
A banda contava com um saxofonista. Posteriormente, o tecladista Bruno Medina, estudante de Publicidade, entrou no grupo. Rodrigo Amarante (vocal, guitarra e percussão) e Patrick Laplan (baixo) também se juntaram ao grupo posteriormente. Após a saída de três músicos de sua formação – trompetista Marcio e saxofonistas Carlos e Victor – gravaram em 1997 suas primeiras músicas: “Chora” e “Amor e Folia”.
As duas demos acabaram chegando às mãos de Paulo André, produtor do festival Abril Pro Rock, em Recife. A banda foi então convidada a se apresentar em um dos maiores festivais de música alternativa do Brasil, o Superdemo.
Seu primeiro álbum homônimo, lançado em 1999, se tornou um grande sucesso com o single “Anna Júlia“. O sucesso do disco foi impulsionado pela música “Anna Julia” escolhida – para registro – como primeiro single, por se tratar de um número que ressoou entre os jovens, identificados com as letras ao estilo da Jovem Guarda, mesclada a um grupo musical influenciado pelo rock e samba.
Após o sucesso de seu primeiro álbum, em 2001 a banda lançou o Bloco do Eu Sozinho, deixando para trás o som hardcore que marcou sua estreia, preferindo uma mistura de rock, samba e outros ritmos brasileiros. Algumas músicas desse álbum foram tocadas no Rock in Rio III.
Ventura, foi lançado em 2003, e a sonoridade da banda foi ainda mais influenciada pelo samba, choro e bossa nova. Embora esses álbuns não tenham sido tão bem-sucedidos comercialmente quanto Los Hermanos, eles foram aclamados pela crítica e geraram um forte culto de seguidores que impulsionou a banda a ser considerada uma das bandas de rock alternativo definidoras do Brasil, principalmente por causa de suas letras elaboradas mistura de ritmos brasileiros com rock.
Em 23 de abril de 2007, após dez anos de trabalho ininterrupto de carreira, a banda anunciou um recesso por tempo indeterminado. A nota no site oficial afirmava que não houve brigas entre os membros da banda, sendo o recesso simplesmente a necessidade de cada um de tempo para se dedicar a outras atividades pessoais.
Para comemorar o 15º aniversário da banda, em 2012 eles percorreram 13 cidades pelo Brasil e em 2019, eles lançaram um novo single em 14 anos, “Corre, Corre”.