Análise de Letras

O velho e o moço

Deixo tudo assim.
Não me importo em ver a idade em mim,
Ouço o que convém.
Eu gosto é do gasto.

Sei do incômodo e ela tem razão
Quando vem dizer que eu preciso sim
De todo o cuidado.

E se eu fosse o primeiro
A voltar pra mudar o que eu fiz.
Quem então agora eu seria?

Ahh tanto faz! E o que não foi não é,
Eu sei que ainda vou voltar... Mas, eu quem será?

Deixo tudo assim, não me acanho em ver
vaidade em mim.
Eu digo o que condiz.
Eu gosto é do estrago.

Sei do escândalo e eles têm razão.
Quando vem dizer que eu não sei medir,
nem tempo e nem medo.

E se eu for o primeiro
a prever e poder desistir do que for dar errado?

Ahhh, ora, se não sou eu quem mais vai decidir
o que é bom pra mim?
Dispenso a previsão.

Ahhh, se o que eu sou é também
o que eu escolhi ser aceito a condição.

Vou levando assim.
Que o acaso é amigo do meu coração
Quando falo comigo, quando eu sei ouvir...

Comentários

Leandro

25/10/2011

Essa música foi inspirado no contato de um dos integrantes com o Espiritismo (kardecismo), não sei qual o integrante, mas o fascinou e intrigou toda essa coisa de reencarnação, o velho e o moço são a mesma pessoa...e acredito que o que mais fascinou o integrante é a condição que ao nos ser permitido a reencarnação podemos escolher "o que" seremos. Inspiração vem todas as lados e todas as fontes, não necessariamento precisamos acreditar totalmente em algo para podermos agregar algum conhecimento. É isso que trata essa música, fala de um tema que trouxe fascinação e intriga para mente desse "hermano".

0
0

carolina

28/04/2011

essa musica significa bastante pra mim, e no meu ponto de vista significa (assim como várias musicas dos hermanos) um amor que se perdeu mas q foi amado, o q nao foi nao é sabendo q esse amor pode voltar pois está muito proximo ainda, mas quem o seu próprio eu será até lá pode mudar. a reflexão de como poderia ter sido diferente mas agora nao faz diferença mais e que se aprendeu algo com a relaçao. que o moço nao sabe medir tempo e nem medo e se arrisca, se atira no sentimento mais distante. e conclui q se nao for ele mesmo descobrindo a vida com os próprios erros, quem vai fazer isso por ele, que tem que viver e aprender por si só aceitando a condiçao que seu pensamento lhe trás.

0
0

Paulo H Parreiras

11/04/2011

Seja feita minhas as palavras de Vítor, que comentou dia 22 de março de 2010

0
0

Tainá

06/04/2011

Olha, eu penso que o amarente quiz dizer um pouco do que todos nos passamos.Em algum momento de nossas vidas, pensamos nos erros e acertos, sem necessáriamente estarmos velhos ou moços em idades, mas sim,em espirito...Ele tenta mostrar o quão previsivel seria a vida sem saber o gosto de uma escolha, por mais amargo que possa ser, é assim a vida, e é assim que iremos aprender...

0
0

Kaoru

28/01/2011

Muito ver a interpretação de todos aqui. Particularmente eu acredito que seja uma reflexão ou até mesmo um "confronto" de uma mesma pessoa em épocas distintas... pelo menos é o que sinto ouvindo rs Gosto muito da música e até fiz um vídeo com ela... que quiserem "apreciar": http://www.youtube.com/watch?v=x61OKZaq1dY

0
0

Gih

07/01/2011

Acho que a música em vez de afastar essas duas fases da vida, apenas aproxima-as. Há mais coisas em comum entre velhos e jovens do que nós estamos acostumados a pensar. Ambos precisam de cuidados: uma pela fragilidade que as decepções que a vida já provocou, o outro pela eminente possibilidade de machucar-se pela imaturidade, pela inexperiência. Os dois vivem momentos de conflitos, pois se encontram em um “ser” antigo, confortável e a incerteza de um futuro: a guinada da vida pueril para a vida adulta e a mudança radical entre o ser e o deixar de existir. Tanto o velho quanto o moço vivem a vida de modo como se o amanhã não existisse: o jovem por sua inconseqüência, por sua ansiedade; o velho por sua descrença, por sua efemeridade. E esse papo de idade é muito mais uma questão de espírito do que civil. Eles também possuem em comum a situação de ter por perto alguém lhes dizendo o que é bom ou não para ele. E embora seja essa intromissão por motivos diverso é dispensável, por não permitir a realização, a satisfação pessoal por causa de meras [pre]visões. Acho que a música se particulariza no velho no trecho “E se eu fosse o primeiro/ a voltar par mudar o que eu fiz/ Quem então agora eu seria?”, enquanto se fecha no moço nos versos “E se eu for o primeiro a prever e poder desistir do que for dar errado?”. De modo diferente, os dois em fases distintas da vida questionam-se sobre momentos sobre os quais eles não têm domínio: o passado e o futuro. Eis o homem em sua essência de insatisfação contínua, mas na tentativa de conformação para tentar satisfazer o coração – que para os sonhadores é o que realmente importa, pois é o termômetro da “felicidade”. Creio ser utilizado os termos "o velho e o moço" apenas metaforicamente, como estados de espírito, e não necessariamente como idades. ^^

0
0

Sofia

13/12/2010

É um debate de um homem só, analisando sua vida quando era moço, quando errou bastante, como qualquer jovem. Além disso deixa claro a idendtidade jovem nos versos. Logo após, ele se mostra velho, no fim da vida, contabilizando e concluindo que, apesar de ter errado muito, é normal, porque viver com previsões do que poderia ter dado errado, seria sem graça. E acredito sim, que ele sabe que vai voltar, como reencarnação.

0
0

Jaselma Regina

30/11/2010

gente Rodrigo Amarante ele gosta da religião espirita, já vi entrevita dele falando sobre isso, essa música e outras que ele fez fala de outras vidas.

0
0

Tweets that mention O Velho E O Moço | Los Hermanos | Análise de Letras de Musicas -- Topsy.com

25/11/2010

[...] This post was mentioned on Twitter by Analise de Letras, Syd Franco. Syd Franco said: ai o link: http://analisedeletras.com.br/los-hermanos/o-velho-e-o-moco/#comment-11201 [...]

0
0

Sydinho

25/11/2010

Li os comentarios e concordo com a maioria. Na verdade eu acho o máximo das letras de Amarante que cada um enxerga um trecho da música pra sua vida e assim interpreta como lhe convém. Pode ser que seja uma conversa entre um velho e um moço, mas eu acho que se trata da mesma pessoa. Basicamente a musica me diz que não podemos deixar de arriscar por algo e nem sempre seguir os conselhos, a decisão eh minha, independente dos conselhos, porém, tenho que saber que o tempo não volta e eu terei que aceitar a condição. Mas, mesmo que volte, não necessariamente eu farei tudo ao contrário, por isso o "mas, eu quem será?". Amarante não fala que vai voltar e vai fazer TUDO diferente, ele diz que vai voltar, mas mesmo assim não sabe ainda quem vai ser, podendo fazer tudo de novo. A musica mostra que não podemos começar algo pelo fim, já pensando em como será no final, e o mais legal é que ela começa falando do velho (final de algo) e depois fala do moço (inicio de algo), esse jogo é muito interessante. Essa também é a minha opinião...

0
0

jessica

20/11/2010

eu axo q fala de um senhor q nao se importa com oq os outros veem nele, nao se importa com a vaidade, ele so quer voltar no tempo e poder prever e poder desistir do q daria errado, axo perfeito qnd ele diz q eles tem razao qnd diz q ele n sabe medir nem tempo e nem medo. axo perfeito o conceito de tempo nessa musica, de como o tempo leva toda a beleza, td a magia, tds os enganos da juventude, por isso fiz uma tatoo em mim ha alguns meses com a frase TEMPUS FUGIT, ou seja, o tempo voa=) jeka_jbr@hotmail.com

0
0

jessica

17/10/2010

acho que a musica fala dos desabafos de um velho sobre seus medos quanto ao futuro e suas recordaçoes quanto ao passado.

0
0

João Evangelista

10/09/2010

axo q ele quer dizer q vai levando a vida d boa ... 'o acaso é amigo do meu coração' deve ser algo do tipo q qdo ele menos se espanta ele encontra alguem ao acaso e c apaixona 'mas fala comigo, qdo sei ouvir' pq as vzs isso acontece porém ele deixa passar... então qdo ele para e ouvi o acaso falando com coração dele fica tdo d boa

0
0

João Evangelista

10/09/2010

axo q ele quer dizer q vai levando a vida d boa ... 'o acaso é amigo do meu coração' deve ser algo do tipo q qdo ele menos se espanta ele encontra alguem ao acaso e c apaixona 'mas fala comigo, qdo sei ouvir pq as vzs isso acontece porém ele deixa passar... então qdo ele para e ouvi o acaso falando com coração dele fica tdo d boa

0
0

Jônatas Amorim

30/07/2010

Ah... esqueci de lhes deixar o endereço do blog: http://decifrandoloshermanos.blogspot.com/ Entrem e comentem! Abraço!

0
0

Jônatas Amorim

30/07/2010

Fiz a interpretação da canção, mas demoraria muito pra descrevê-la, aqui. Está descrita em meu blog que, aliás, se volta, exclusivamente, para a interpretações dos (Los)Hermanos. Entrem lá e deem uma olhada. Até! Amorim

0
0

Si

28/07/2010

Acho que a parte EU SEI QUE AINDA VOU VOLTAR.. MAS, EU QUEM SERÁ? não fala de reencarnação. Tem a ver na vida da pessoa que está na música. Por exemplo: o moço termina com a namorada, mas ele sabe que vai voltar pra vida dela, mas não sabe de que forma. Pode ser um amigo, eles podem reatarem ou pode ser simplesmente o desconhecido.

0
0

André

29/06/2010

Pessoal, não acredito nada, nada que tenha algo semelhante com reencarnação ou coisa do gênero. Até mesmo pq o Amarante e o Camelo tem uma visão muito diferente do que costumeiramente vemos, Religião e tal... isso é explícito nas letras deles, eles não se prendem em uma crença, exploram o poema em si.

0
0

André

29/06/2010

Já pararam pra pensar que esse "velho" e o "moço" são a mesma pessoa? que falam em momentos diferentes, com pensamentos diferentes.

0
0

Furlan

05/06/2010

Uma das letras mais elaboradas e lindas que eu conheço! E perfeitamente melodiada. Acho que é a conversa dele com ele mesmo, uma reflexão das duas fases da vida bem distintas. Como se fosse um pensamento num leito de morte, algo assim.

0
0

Marilaine

03/06/2010

Acho que tem mais a ver com 'o acaso' sero tempo das coisas nos mostrando outros pontos de vista, e assim ele fala comigo e 'eu saber ouvir' seria mais quando conseguimos ouvir nosso coração e nossa verdade nos acasos da vida... E Vitor concordo muito com sua interpretação... abraços

0
0

Carlos Felipe

01/06/2010

Esta é a letra de quem termina um relacionamento e já não é tão jovem, porque se questiona, porém não tem medo de fazer uma escolha para romper este relacionamento, mais pensa como seria caso ele ou ela continuasse, então ele parte para um destino desconhecido e deixa que a vida traga um novo amor...sabe pq "Que o acaso é amigo do meu coração Quando falo comigo, quando eu sei ouvir…" é isso!!!

0
0

Luciano

28/05/2010

Musica na minha opinião( juntamente com Retrato pra Iaiá) uma das mais bem elaboradas dos L.H. Pode ser interpretada de vários modos como por exemplo a conversa entre um velho e um moço; o velho diz que as coisas poderiam ter sido diferentes mas não se arrepende do que fez e o moço que arrisca no tempo sem medo de errar e nega a previsão, pois pra ele ela tira a graça daquilo que se espera de uma "VENTURA" . Há também o caso em que a música conta que uma pessoa na difere ser um velho do moço pois não se arrepende do que fez e arrisca sempre que pode.

0
0

Kenji

05/05/2010

O velho e o moço...eu acredito plenamente na interpretação do vitor, pois fica claro em alguns pontos que, o velho e o moço são a mesma pessoa, uma conversa um opuco egocêntrica mas que mostra a sabedoria de um velho ´que já aprendeu que o retroceder não vale mais a pena, e que o erro é algo benéfico, como bem disse o vitor...

0
0

Aline Costa

03/05/2010

musica maravilhosa! achei a interpretaçao do vitor verdadeira, concordo com ele!

0
0

Joanna

06/04/2010

Concordo com a interpretação do Vitor, sempre achei que 'o velho e o moço' se fundamenta com algumas visões do espiritismo.

0
0

hercules

02/04/2010

essa musica e uma reflexão de uma vida.. o velho e o moça são a mesma pessoa, mas a musica reflete a historia em períodos distintos o velho pensa no que poderia ter feito pra mudar algo. o moço quer viver e experimentar os prazeres da vida...

0
0

Vítor

22/03/2010

Acredito que o velho e o moço não estejam conversando. Acho que eles são a representação do ponto de vista de cada idade, de cada tempo. Primeiro ele fala sobre voltar no tempo, depois sobre prever o futuro, para isso ele usa o "velho" e o "moço". Acredito, também, que essa letra se fundamenta em crenças em correntes do espiritismo como, por exemplo, os versos: "se o que eu sou é também o que eu escolhi ser" e "Eu sei que ainda vou voltar… Mas, eu quem será?". Acho que para entender é preciso pesquisar sobre alguns pensamentos espíritas, que não necessariamente estão inclusos na corrente espírita principal fundamentada apenas nos livros de Allan Kardec, apesar de que eu não conheço nenhuma obra a fundo. Acho que a intenção dessa letra é dizer que os erros são necessários, que eles nos fazem crescer, portanto, voltar não faria sentido, porque o objetivo é justamente errar para aprender. Prever também não faria sentido, já que assim não seria possível o erro, logo não haveria aprendizado, resultando numa vida vazia.

0
0

Gabryel Henrici

12/03/2010

É uma música com uma letra inteligente , citando partes de como seria se alguém conseguisse voltar e mudar oque fez anteriormente!!! Amarante mestre!!!

0
0

Icaro

11/02/2010

É interessante obevar tbm, a entonação ultilizada... a parte referente ao velho é bem diferente da segunda...me parece ser bem imponente quando ele se refere ao moço.

0
0

Odonei

24/01/2010

Axo q tão confundindo os nomes e comentários aí... Essa parte citada: “Eu sei que ainda vou voltar… Mas, eu quem será?” é realmente pra se pensar... Acho muito interessante como o Amarante usa o tempo dos verbos nas falas do velho e do moço, como em "e se eu fosse o primeiro" e "e se eu for o primeiro". 10!

0
0

Thaís

04/01/2010

Na verdade Suelen o seu comentário é o unico orkutinao!

0
0

Jonas

03/01/2010

A unica duvida que eu tenho em relação a essa letra é no trecho em que o velho fala: "Eu sei que ainda vou voltar… Mas, eu quem será?". Será que ele fala em uma suposta ou encarnação?

0
0

Johnny

08/09/2009

Jegues! É para dar sua interpretação da letra e não fazer comentários orkutianos... A propósito, a interpretação da Renata está certinha

0
0

Suelen

14/08/2009

Ah,essa música trata-se d uma conversa entre um velho e um rpz jovem (o moço),onde cada um mostra a realidade das coisas tipicas da idade deles.Das duvidas... Essa parte "Sei do incômodo e ela tem razão Quando vem dizer que eu preciso sim De todo o cuidado." é super trist,pois td que ele ja passou,hj ele "dá trabalho",pois reconhece que pela idade precisa d cuidado. Já o moço diz das aventuras da vd d um jovem: "Eu digo o que condiz. Eu gosto é do estrago." Lindah,né naum?! rs :P

0
0

Renata Costa

26/07/2008

Acho essa musica maravilhosa... Todas as musicas dos Los Hermanos

0
0

Renata Costa

26/07/2008

Acho essa musica maravilhosa...

0
0