O Pouco Que Sobrou

Eu cansei de ser assim
Não posso mais levar
Se tudo é tão ruim
Por onde eu devo ir?
A vida vai seguir
Ninguém vai reparar
Aqui neste lugar
Eu acho que acabou
Mas vou cantar
Pra não cair
Fingindo ser alguém
Que vive assim de bem

Eu não sei por onde foi
Só resta eu me entregar
Cansei de procurar
O pouco que sobrou
Eu tinha algum amor
Eu era bem melhor
Mas tudo deu um nó
E a vida se perdeu
Se existe Deus em agonia
Manda essa cavalaria
Que hoje a fé
Me abandonou


Letra Composta por: Marcelo Camelo
Melodia Composta por:
Álbum: Ventura
Ano: 2003
Estilo Musical:

18 comentários em “O Pouco Que Sobrou”

  1. Nesta letra acho que fala de um homem pessimista em que perdeu totalmente a fé em deus por estar mal na vida, e culpa a deus por isso.
    No inicio da letra :
    “Eu cansei de ser assim
    Não posso mais levar
    Se tudo é tão ruim
    Por onde eu devo ir?
    A vida vai seguir
    Ninguém vai reparar
    Aqui neste lugar
    Eu acho que acabou”
    Parece que o Eu-lírico vai tentar suicidio, interpretando “Ninguem vai reparar” como a falta dela.

    0
    0
  2. A musica fala de uma pessoa que sofreu uma decepção amorosa,
    e por isso resolve suicidio. Não é que ela tenha perdido a fé em Deus, ela perdeu a fé em tudo. E convenhamos, talvez essa pessoa nunca tenha acreditado em Deus de verdade, senão não tentaria suicidio. Mas é mais um dos casos que costumamos ver, pessoas terminam relacionamento e acham que a vida não tem mais sentido sem aquela pessoa.
    Essa musica é maravilhosa, uma das melhores ;D

    3
    0
    1. Samuel Fernandes

      Sim, esta música é muito interresante. Mas não acredito que o trecho a que se refere trata se de um suposto suicídio, mas simplesmente uma mudança radical se visão na qual o eu lírico afirma, de certa forma, ter mudado sua maneira de passar a enxergar o mundo ao seu redor. E não acredito que suicídio seja por alguém ter deixado de acreditar em Deus. Sou ateu, mas acredito que existam motivos intrínsecos ao ser que resulte numa reação muito maior ao ato do suicídio do que ao simples descrédito na existencia de um Deus. Pergunte ou conviva com alguém que esteja com depressão e saberas so que estou falando.

      3
      0
  3. Eu adoro essa música .
    Eu queria entender o trecho
    “Mas vou cantar
    Pra não cair
    Fingindo ser alguém
    Que vive assim de bem” se alguém puder interpretar,é claro que eu imagino o que seja ,mas queria uma outra opinião .

    Fala de uma pessoa que sofreu com alguma coisa,parece que foi de um relacionamento amoroso que acabou e ele não consegue mais viver assim,tá muito ruim e tem até indícios de suicídio nos trechos “Ninguém vai reparar” “Só resta eu me entregar” .E depois disso tudo deu um nó,tudo ficou pior na vida dele,que quando ele tinha uma amor era tudo tão melhor,mais fácil. “Se existe Deus ..” não que ele não acredite em Deus,mas como se Deus tivesse o abandonado.
    “Manda essa cavalaria” (alguém pode interpretar,não consegui ).

    0
    0
    1. A cavalaria significa transformação, mudança…segundo o mundo espiritual é movimento. Por isso ele diz: manda essa cavalaria.

      0
      0
  4. Ele fala de algustia da vida que leva e tenta se matar mas não consegue por falta de coragem
    quando ele diz “Se existe Deus em minha agonia manda essa caalaria que hj a fé me abandonou” é muito forte porq mostra como ele esta totalmente desacreditado em si mesmo!!!!!!!!!

    1
    0
  5. Em “mas vou cantar
    Pra não cair
    Fingindo ser alguém
    Que vive assim de bem” a princípio parece que ele diz não querer fingir ser alguém de bem, mas isso não faria sentido com o resto da frase. Esse entendimento dá-se por ser uma transcrição do canto, então as vírgulas mais latentes não aparecem. Se colocarmos uma vírgula em “pra não cair, fingindo ser” o entendimento fica claro: ele vai cantar para disfarçar a agonia, para fingir ser alguém que está de bem com a vida.
    Acho que é isso

    0
    0
  6. ALGUEM AQUI CONHECE A LETRA ALTERNATIVA QELE CANTA NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO VENTURA? É A MESMA MUSICA MAIS COM OUTRA LETRA DIFERENTE PARECE MAIS FRIA AINDA

    0
    0
  7. Pedrinho Valente

    “Eu cansei de ser assim
    Não posso mais levar
    Se tudo é tão ruim
    Por onde eu devo ir?”

    O fim definitivo de um relacionamento de muitas idas e vindas, faz de um jeito e não dá certo, faz diferente e piora.

    0
    0
  8. Eu não sei a real explicação dos versos, mas o interpretei como uma pessoa totalmente desiludida, sem controle sobre sua vida, sem saber o que fazer com a mesma, pedindo ajuda a Deus que talvez tenha esquecido dele, talvez um viciado em drogas que perdeu o amor pela vida. Esse amor que ele diz que tinha, pode ser tanto um relacionamento como o amor próprio ou pela vida. Com certeza teve a vida devastada por algo e não sabe o que fazer senaum se entregar.

    1
    0
  9. Realmente se fala de um relacionamento cheio de idas e vindas, que finalmente chegou a um parecer final.

    “Eu cansei de ser assim
    Não posso mais levar
    Se tudo é tão ruim
    Por onde eu devo ir?”

    Talvez dizendo sobre o relacionamento, naquela coisa de ‘ficar sempre brigando, não dá mais, se tudo o que eu faço é ruim, o que eu faço?’

    “A vida vai seguir
    Ninguém vai reparar
    Aqui neste lugar
    Eu acho que acabou”

    Cada um segue sua vida, ninguém vai nem perceber, talvez eles tivessem o que eu chamo de um relacionamento ‘perfeito’, em que só eles se amavam e ninguém precisava saber. No lugar da discussão, o relacionamento deve ter acabado.

    “Mas vou cantar
    Pra não cair
    Fingindo ser alguém
    Que vive assim de bem”

    A coisa mais incrível da vida de um artista. Cantar pra não cair: todo artista é visto como um ícone, algo de alto valor, até mesmo um deus, então, estar em pé, cantando, faz parecer que o artista está com tudo, firme e forte, que faz a adição de “Fingir ser alguém que vive assim de bem”. Ninguém imagina a tristeza que, particularmente acredito eu que TODOS os artistas de verdade enfrentam. É uma vida solitária, sozinha. Renato, Cassia, Chorão! Ambos solitários e deprimidos com a vida. Não é diferente de Marcelo e Rodrigo.

    “Eu não sei por onde foi
    Só resta eu me entregar
    Cansei de procurar
    O pouco que sobrou”

    Não sabe por onde foi talvez o amor, talvez a vontade de fazer as coisas darem certo, então só restou se entregar a uma vida sem isso, pois cansou de procurar aquele pouco que sobrou, que sempre faz casais voltarem e terminarem e assim sucessivamente.

    “Eu tinha algum amor
    Eu era bem melhor
    Mas tudo deu um nó
    E a vida se perdeu”

    Após isso tudo, parece bem óbvio, tudo acabou, a vida se perdeu com o fim, porém se pensarmos melhor, talvez esse término do relacionamento, seja de um outro relacionamento, pois ao dizer ‘eu era bem melhor, com o outro amor’, talvez o primeiro amor, que ele se refere à praticamente todas as músicas de romance, realmente fosse a dor suprema de se carregar nessa vida, que se perdeu.”

    “Se existe Deus em agonia
    Manda essa cavalaria
    Que hoje a fé
    Me abandonou”

    Um apelo e uma revolta. Pelo fato de estar fraco, sem fé, pedindo por ajuda, mas ao mesmo tempo fazendo uma alusão a hipocrisia da humanidade, que só acredita em Deus em agonia, quando estão sofrendo, que é o que é descrito na música.

    2
    0
  10. Li no youtube, na versão ao vivo no cine íris que este letra é carta de um suicida! Assim como o Germano aí citou, eu tbm ouvi 1º a versão da 1º edição do Ventura, que é mais soturna!
    O que parece na realidade é que tem mt a ver com a vida em geral, não me parece falar apenas de um romance, mas sim de um contexto grande que abrange td a vida de uma pessoa, exatamente como eu tenho me sentido no últimos 29 anos, tentando encontrar o pouco que sobrou!

    1
    0
  11. Gabriely Rosa

    Bem … é quase impossivel saber a verdadeira intenção por trás da história ( a não ser o autor ) , mas aí vai a minha “teoria” :
    Para mim a música fala sobre uma pessoa rejeitada por alguém que para ela era muito querido ( pode ser : um namorado , uma mãe ,um amigo , um filho , etc) , mas creio que nesse caso seja a mãe , porque está na “cara” que é alguém que cobra muito dele isso está explicito no fragmento : “Se tudo é tão ruim . Por onde eu devo ir?”.
    E eu acredito que vá muito além do abandono ! Ele também está “perdido” , ele não sabe quem é e nem o que fazer com a própria vida por isso diz :”Cansei de procurar o pouco que sobrou.
    Eu tinha algum amor.
    Eu era bem melhor mas tudo deu um nó. E a vida se perdeu!”
    E para mim ele está sendo obrigado a conviver com pessoas que ele detesta e a única alternativa para fugir dessa vida ironicamente é : Morrendo , mas mesmo assim ele não comete suicídio ( por alguma razão desconhecida ) , esse último parágrafo se deve ao trecho :
    ” Mas vou cantar
    Pra não cair
    Fingindo ser alguém
    Que vive assim de bem “

    0
    0
    1. Essa é a primeira versão dessa musica, com base nessa letra, podemos tentar entender melhor a segunda edição.

      “Deus, por onde você foi?
      Cansei de procurar.
      Não posso mais te dar
      O pouco que sobrou.
      Carrego o seu amor
      Até não conseguir,
      Mas hoje eu me senti
      Dobrando devagar.

      Tentei chorar
      Por seu perdão,
      Mas não ouvi sinal,
      Será que isso é normal?

      Deus, proteja o filho teu.
      Não deixe o mal varar
      Por onde se esconder
      Enquanto o céu caiu
      E a chave não abriu
      E a estrada se acabou
      E a ponte não passou
      Pra lá desse lugar.

      Eu vou tentar
      Por mais um dia.
      Manda essa cavalaria
      Que hoje a fé me abandonou…”

      https://www.youtube.com/watch?v=mn511uvJeC8

      0
      0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *