Nando Reis
História do artista
José Fernando Gomes dos Reis nascido em janeiro de 1963 é um músico e produtor brasileiro, mais conhecido como o ex-baixista e um dos cantores principais da banda de rock Titãs. Também é conhecido por sua carreira solo de sucesso.
Começou a carreira em 1978, quando ingressou na Equipe School. Nesse período, com alguns amigos, formou a banda “Os Camarões”. Juntos conseguiram ganhar um festival de música local. A faculdade ocupava grande parte de seu tempo, portanto, decidiu desistir para se concentrar na banda.
Em 1982, os Titãs fizeram sua primeira apresentação ao vivo. A apresentação foi na Biblioteca Mário de Andrade e Nando Reis atuava como baterista. Durante os primeiros anos de banda, gravaram algumas fitas e as mandaram diretamente para gravadoras. O primeiro contrato que assinaram foi com a Warner Music.
Em 1984, os Titãs lançaram seu primeiro álbum, Titãs, e Nando tocou baixo em algumas faixas, embora inicialmente fosse apenas um backing vocal. No final da década de 1980, após alguns anos de sucesso, os Titãs foram Londres em seu primeiro show internacional.
No início da década de 1990, Nando começou a produzir seus primeiros discos. Colaborou com artistas como Marisa Monte. Em 1995, gravou seu primeiro disco solo. Em 2000, depois de gravar “As Dez Mais em Seattle”, Nando lançou o seu segundo disco a solo, Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro. E em 2001, foi indicado ao Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria “Melhor artista solo”.
Em 2002, lançou Infernal, seu terceiro trabalho solo. E então decidiu deixar Titãs em 2002, principalmente devido a incompatibilidades criativas. Em entrevista, disse que deixou o grupo pois também queria dar mais atenção e se dedicar aos seus trabalhos solo.
Em 2003, lançou seu quarto álbum, A Letra A. Em seguida, lançou o bem sucedido álbum ao vivo produzido pela MTV com sua banda Os Infernais (MTV Ao Vivo) e, no início de 2006, lançou outro álbum de estúdio, Sim e Não.
O disco de estúdio que veio em sequência, intitulado Drês, inclui várias canções com letras bem pessoais. “Conta”, é uma homenagem à sua mãe, e “Só Pra So”, uma homenagem à filha. Assim como, “Pra Você”, um dueto com Ana Cañas dedicado a sua filha. Sua versão cover de “Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás”, de Raul Seixas, fez parte da trilha sonora da novela Índia.
Em 2011, “De Repente”, uma canção co-escrita por ele e Samuel Rosa, do quarteto pop rock brasileiro Skank, foi indicada ao Grammy Latino de 2011 de Melhor Canção Brasileira e ganhou. Em novembro de 2016, lançou mais um álbum, intitulado Jardim-pomar. Em 16 de setembro daquele ano, lançou o primeiro single, “Só Posso Dizer“.
Produziu alguns discos, inclusive alguns relacionados à Cássia Eller, que fez várias parcerias significativas com ele durante os anos. Em 2012, Nando Reis foi listado entre os dez melhores artistas brasileiros na lista do ECAD dos artistas que mais ganharam com direitos autorais no primeiro semestre daquele ano.