Não Vou Me Adaptar

Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
E quem eu queria bem me esquecia

Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar

Eu não tenho mais a cara que eu tinha
No espelho essa cara já não é minha
É que quando eu me toquei achei tão estranho
A minha barba estava deste tamanho

Será que eu falei o que ninguém dizia?
Será que eu escutei o que ninguém ouvia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar


Letra Composta por: Arnaldo Antunes
Melodia Composta por:
Álbum: Televisão
Ano: 1985
Estilo Musical:

38 comentários em “Não Vou Me Adaptar”

  1. rafael mello

    a musica parece que mostra um adolescente ou um adulto mesmo que se recorda do tempo que era criança.
    “Eu não tenho mais a cara que eu tinha
    No espelho essa cara já não é minha
    É que quando eu me toquei achei tão estranho
    A minha barba estava deste tamanho

    Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
    Eu não encho mais a casa de alegria
    Os anos se passaram enquanto eu dormia
    E quem eu queria bem me esquecia”

    mas minha interpretação nao explica o refrão:
    Será que eu falei o que ninguém ouvia?
    Será que eu escutei o que ninguém dizia?
    Eu não vou me adaptar, me adaptar

    6
    0
    1. Eu acho que trata de uma pessoa que teve depressao. Emagreceu muito, pois não comia; ficava na cama, tentando dormir o maior tempo possível para fugir do problema; não se arrumava, inclusive não fazia a barba; as pessoas ao redor têm pena, cuidam, mas aos poucos vão cuidando de suas vidas e buscando alegria e meio que esquecendo o depressivo. Ele está saindo da depressao, mas ainda não está com o astral tão bom, as roupas estão muito grandes, a cara magra e sofrida, ele não consegue ser tão alegre como antes….para mim é isso!

      25
      2
      1. Acho que não… Na verdade eu vim aqui procurar uma resposta kkk
        Mas com todo respeito que vc merece por sua dedicação em escrever aqui, acho que tem um equívoco. Faz até um sentido o que vc disse, mas acho que o conteúdo da música tem mais a ver com uma criança que cresceu, especialmente na frase : “eu já não encho mais a casa de alegria” isso é típico de se dizer dos miúdos. Sempre ouvimos por aí, especialmente de quem já é avô, de que as crianças enchem a casa de alegria…
        Abraço e gratidão por sua participação.

        8
        3
      2. Perfeito, sua interpretação. Penso o mesmo. Pode vir os chatos em dizer às roupas, a depressão também engorda por conta da medicação etc e tal.

        0
        0
  2. Esta música fala de um homem que esteve em coma por muito tempo (“os anos se passaram enquanto eu dormia”) e relata de forma melancólica poucos fatos que ocorreram nesse tempo como, a perda da esposa e a surpresa ao acordar deteriorado pelo tempo numa cama de hospital.
    Ao se ver sozinho quando acordou, ele se questiona se as conversas que tinham com ele quando ainda estava em coma, como geralmente fazem nas visitas por acreditar que as pessoas ouvem, eram reais ” será que eu falei o que ninguém ouvia, será que eu escutei o que ninguém dizia”.
    Por fim, ele não sabe se vai conseguir se adaptar a nova vida e fisionomia que tem após o período de coma.

    30
    5
  3. Procurei uma análise dessa letra na internet e acabei encontrando essa página por acaso…essa música me intriga pois, como disse o Rafael Mello, parece-me ser lembranças da infância…
    Mas eu encaro como se fosse um adulto falando como se ainda ontem fosse um bebê, ou uma criança que está crescendo e pensando na vida adulta – que será de difícil adaptação. A parte do “será que eu falei o que ninguém ouvia?” pode ser o choro da criança como uma forma de ela tentar falar – mas ninguém ouvia pois ninguém entende o que ela fala.
    Realmente não sei se a música é sobre isso mesmo, mas para mim, cada frase se aplica a uma criança: “não encho mais a casa de alegria”; “os anos se passaram enquanto eu dormia”; “eu não tenho mais a cara que eu tinha”

    2
    0
  4. Acredito que essa letra fale de um homem que usou drogas e acabou se afastando por um tempo (dormindo), alucinado em seu mundinho, ouvindo até o que os outros não diziam. Durante esse tempo as pessoas que ele conhecia acabaram esquecendo quem ele era de verdade, não escutavam mais o que ele dizia e nem se alegravam com ele. E quando ele acordou e se recuperou já não se reconhecia mais no espelho, não servia mais nas roupas que cabia e sua barba havia crescido.
    Para mim essa música fala disso, porque é difícil se adaptar novamente quando você andou afastado por um tempo (por qualquer motivo).
    Amo as músicas do Nando…

    1
    3
  5. Pra mim,essa música pode ser vista como alguém que tinha uma vida e então de repente essa vida muda por algum acontecimento,causado pela própria pessoa ou coisas da vida que sobrevem a todos e qualquer um, então não dá pra se adaptar a essa nova vida, por que a anterior lhe cabia muito bem, e será difícil encarar o espelho com as lembranças da antiga vivência.

    13
    0
    1. Essa letra fala de momento em que de repente por um motivo inesperado sua vida transforma.e você não consegue se adaptar a uma nova vida que o momento te coloca.

      0
      0
  6. Eu também acredito que seja uma pessoa que estava em coma, devido a algumas partes da música. E, de tanto tempo que ficou em coma acabou sendo esquecido pelas pessoas.

    2
    0
  7. Marcia Cristina

    simplemente os ritos de passagem…da infância até a vida adulta…consequentemente as mudanças de opiniõs devido as experiências e adaptações as regras da sociedade, onde precisamos nos deixar “influenciar” para sermos aceitos…mesmo não acreditando nos conceitos prontos, é uma questão de “sobrevivência” se adaptar aos padrões sociais, ou então o caminho é ser excluído pela mesma…ou sofrer as críticas eternamente… conforto social X contestação…ou seja fingir-se alienado…será que vou me adaptar??

    5
    0
  8. pra mim essa musica fala de uma pessoa que viveu em coma por muito tempo, foi abandonado por qm gostava e n consegue se adaptar a essa nova realidade.

    0
    0
  9. A musica fala de um cara que acorda, olha no espelho e começa a ver que envelheveu, o tempo passou e ele não percebeu. Seus amigos de infância acabaram se distanciando, formando suas famílias. No fundo ele ainda se acha uma garotão mas sua cara, seu corpo, já mostram os sinais da idade.
    Fala também das diferenças entre as gerações, Eu não vou me adaptar. Como ele se vê jovem, possivelmente conviva com pessoas mais novas, culturalmente diferentes. Aí o esforço dele em adaptar-se a essa nova geração e seus valores.

    11
    0
  10. Pedro Gomes

    A explicação sobre o “coma” faz tanto sentido quanto o cara ter sido “abduzido”…

    A letra, na minha visão, mostra alguém que não viu o tempo passar. Possivelmente porque se ocupou por anos com seu trabalho, ou suas ideologias.

    Nesse tempo focado em uma atividade (enquanto ele “dormia”), ele negligenciou as pessoas que gostava (não enche a casa de alegria / quem queria bem me esquecia), a saúde (engordou. não cabe mais nas roupas). e a própria aparência (não se reconhece no espelho).

    A parte “Será que eu falei o que ninguém ouvia” parece um questionamento se o que ele fez no tempo que “dormia” teve alguma relevância. Assim como a parte “será que escutei o que ninguém dizia” é um questionamento se ele não fez a coisa errada.

    A parte “Não vou me adaptar” tem duas interpretações. Uma é ele se negando a aceitar o fato que o tempo passado, ele ficou velho e perdeu parte da vida. A outra é ele negando que tenha perdido parte da vida, e que o que ele fez foi em vão. Eu acredito mais na primeira.

    5
    0
  11. Esta musica fala sobre alguém que percebeu que o tempo passou e ele não percebeu. Ele havia mudado, crescido e já não era, mas o motivo de alegria da casa.
    A infância havia passado em um instante, e ele ja era adolescente, quase já era um adulto, e se pondo em reflexão, começa a se lançar questões, que claramente demonstram que ele não esta conseguindo se aceitar (se adaptar).

    3
    0
  12. Para mim, essa música relata uma pessoa em depressão, os sentimentos misturados, a vontade de sair daquele estado. Quem já teve, sabe.

    2
    0
  13. Edson A. Filho

    Pra mim relata o momento de mudança da adolescência pra vida adulta. Até então ele tinha tudo de mão beijada, porém era constantemente avisado do que teria de enfrentar na fase adulta mas não levava a sério. Falava de seus sonhos mas ninguém deu atenção aos sonhos do adolescente. (Será que eu falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia?)
    Agora despertou, não é mais um adolescente e não se sente preparado para assumir responsabilidades adultas, mesmo percebendo a mudança física acha que não vai se adaptar como seus amigos ou amores já se adaptaram e vivem em um mundo onde ele acha que não vai se adaptar.

    5
    0
    1. Anselmo Serafim

      Tenho minha filha de 22 anos e ao ler sua analise e justamente isso que imagino ela ter hoje essa depressão que é no meu ver essa cobrança do adolescente nessa sua transição, na sua mudança de ter que enfrentar a realidade, a responsabilidade é uma cobrança que sabemos o quanto ela nos cobra todos os dias, então percebo que ela prefere viver o que não da mais para viver e gera em si mesmo um conflito.

      1
      0
  14. Acredito que a letra fala a respeito da depressão, pois ela retrata o que as pessoas que passam por isso sentem.

    2
    0
    1. Ao meu entendimento.essa letra se mostra em várias situações.uma decepção com a realidade do mundo em forma geral.na qual ele se sente impossibilitado de se adaptar pois,não cabe no mundo em que ele acredita.

      2
      0
  15. Edmilson Medeiros

    Parece vir de uma pessoa que esteve em coma e depois de muito tempo acordou. Todos os versos reforçam isso.

    1
    0
  16. Antônio Gerciano Jorge

    Essa música fala Traz a lembrança de quando ele era criança e mostra como o tempo passa rápido Demais. mostra trechos de Criança e Adulto Ao mesmo tempo.

    1
    0
  17. Daniel Koenig

    Pessoal, por favor, analisem a letra, ela evidencia a passagem da fase adulta para a terceira idade, fica evidente em frases como:”… no espelho essa cara já não é minha, é que os anos se passaram enquanto eu dormia…”. É a dificuldade em aceitar a própria condição de estar envelhecendo, ou seja, a constatação de que o tempo é implacável com todos e que nem todos conseguem adaptar-se a isso.

    3
    0
  18. É sobre adolescência e a dor de ter que ser adulto. Não uma idade específica mas o assumir que tem que crescer e assumir responsabilidades.

    3
    0
  19. Rejane Pinheiro de Freitas

    Essa música retrata as mudanças que ocorrem na adolescência. Aquela fase que todos passamos onde não como crianças, mas também não somos adultos.

    0
    0
  20. Bom, eu acho assim, quando criança, aconteceu algo e assim parou em coma, aconteceu tanta coisa durante esse tempo, conversas q ele escutava, tentava falar e nada, pessoas o esqueciam, e isso o tempo passando e ele ficando adulto, quando retornou se recuperou e acordou ja homem feito, e viu que nao era mais aquela criança, nao vai se adaptar de um dia pro outro e ainda deseja aquele tempo de criança!

    0
    0
  21. Para mim retrata a mudança de um homem, não somente no sentido físico, mas também na questão do amadurecimento. Quando ele fala “os anos se passaram enquanto eu dormia” eu interpreto como se ele vivesse uma vida tão monótona, por conta da sua “amizade” com indivíduos “errados” que nem percebia o tempo passando. Também acho que esse amadurecimento veio como consequência das suas decepções com as pessoas, como quando elas deixavam de falar com ele sem motivo algum, daí viria “será que eu falei o que ninguém ouvia?” e o “será que eu escutei o que ninguém dizia?” seria por conta de tantas coisas rudes que ele teve que ouvir de quem ele menos esperava, o que seria retratado em “e quem eu queria bem me esquecia”. O personagem da música já estava tão apegado a essas “amizades” que acabava esquecendo de si mesmo, o que gera a mudança “inusitada” de sua aparência que ele nem ao menos percebeu: “a minha barba estava desse tamanho”. Depois de tudo isso que ele passou ele realmente percebeu o quão ruim estava aquela situação e decide tomar uma atitude que já deveria ter tomado há muito tempo, por isso o refrão “não vou me adaptar!”. Ele não vai mais se adaptar para ninguém, já sofreu muito com isso, quem quiser gostar dele que goste do jeito que ele é, uma amizade que não sugue suas energias.

    é assim que eu interpreto gente! não sei se ficou muito organizada a minha linha de raciocínio, mas espero que minha interpretação também possa ser de outra pessoa! Bjos

    2
    0
  22. Na minha opinião.
    Essa música fala de um homem que ficou parado no tempo, e quando deu por si, tinha, envelhecido, as roupas não se ajustaram ao seu corpo, porque os idosos tende a engordar, já não enchia a casa com alegria, pois havia perdido o brilho ou a alegria de sorrir e de faze los, os anos se passaram enquanto ele ficou estacionado no seu próprio eu, que quando se deu conta, o tempo se passou demais, a ponto de se dar conta q sua barba cresceu, seu rosto envelheceu,, E agora, ele se queixa, pois se assusta com a atual realidade, pois para ele é desconhecida, e não sabe se vai saber lidar..

    0
    0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *