Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar
Comentários
Simone S. Guimarães
16/05/2011
"Nada, Do que eu pensava encontrar". Aí está a chave, nós na maioria das vezes imaginamos DEUS, um humano cheio de vontades... pequeno como nós, que pensa como nós. Para falar com DEUS, é necessário somente a voz sincera e respeitosa do fundo dos nossos corações... Ninguem melhor que Ele nos conhece, muito mais do que nós mesmos. Não adianta fingir, disfarçar, mascarar, inventar... ELE É TODA VERDADE, que nós ainda não compreendemos.
jose marques
24/04/2011
Estou convencido que a letra nos remete a uma reflexão sobre a nossa pequenez diante do tudo ou do nada.
ROSE MACHADO
06/04/2011
Na verdade, analisando de acordo com o tempo, época, em que foi escrita e cantada, pode-se dizer que é uma forma de expressar o sentimento da época, pois a sensura era rigorosa quanto a qualquer expressão contrária e/ou insatisfatória ao governo; percebida principalmente na segunda estrofe. Agora, como a música, sendo uma literatura cantada, pode-se dizer também que o(a) autor(a) teve uma belíssima inspiração para fazer-nos refletir sobre o quanto somos pequenos diante da grandiosidade de DEUS e, com certeza, "Se eu quiser falar com Deus Tenho que ficar a sós" e também "Tenho que ter mãos vazias Ter a alma e o corpo nus". Porque é assim que DEUS quer ver e sentir a veracidade do homem.
Matheus
24/03/2011
Na verdade, eu acho que gil não queria realmente se remeter a figura de Deus, mas sim a figura do juiz na época da ditadura brasileira. Como todos nós sabemos, o juiz é comparado com Deus, existe até a famosa frase, "se o advogado acha que é Deus, o juiz tem certeza". Ao discorrer a música, gilberto relata o modo de como se comportar perante o juiz na época ditatorial, sem o direito do contraditorio e da ampla defesa: "Se eu quiser falar com Des"[...]"Tenho que calar a voz". Vemos também a figura da tortura presente nos tribunais da época, para o réu falar com o juiz (Deus) tinha que comer o pão que o diabo amassou, tinha que sofrer! E no fim, se ele quisesse realmente falar com Deus ( aí não se vê mais a figura do juiz, e sim de Deus) ele tinha que se submeter a pena de morte.
Roberto laurindo da Silva
11/03/2011
Entendo perfeitamente o que ele diz: Se eu quiser falar com Deus Tenho que aceitar a dor Tenho que comer o pão Que o diabo amassou Tenho que virar um cão Tenho que lamber o chão...pois estou com minha amada esposa internanada em um hospital com um tumor no pulão e é assim que estou diante dos pés de Deus.
Edir Leite
25/02/2011
O titulo já põe na condição ¨SE a música é uma tentativa de tentar o como falar com Deus. Não há isso. Não sabemos como e onde está DEus verdadeiramente, mas através da fé aí é que se chega lá, mas logo se ve que pode não haver nada daquilo que aprendemos ou/e imagiamos. Deus deve achar esta música muito bizarra.
Edir Leite
25/02/2011
O titulo da musica já pôe condição ¨SE¨ EU QUISER. Como não temos a menor idéia de como e quem é Deus, a letra vai se baseando em vários ensinamentos de várias crenças. Tudo se baseia no nada mesmo. Então aqui entra na seara da fé. Cada um com a sua. E Deus deve ter achado essa letra muito interessante.
Mário
15/12/2010
O foco dessa música, é que todos nós temos um canal direta com Deus; temos o divino em nós...critica tb as religiões, os dízimos, as indulgencias
Lucas
11/10/2010
Concorod com todos vocês, que para falar com Deus devemos nos dispir de todas as coisa futeis da vida. Antes de vocês se desfazerem das suas coisas materiais como dinheiro, vou passar minha conta pra vocês depositarem nela todo o dinho de que não leva nimguem a nada, e viva a Deus. Conta: 856232-07 Alagoas
Glaucia
10/10/2010
tristes** ter**
Glaucia
10/10/2010
Acredito que, para falarmos com Deus, não precisamos comer o pão que o diabo amassou, nem nos achar triste, apenas precisamos ter fé, termos, reverência e humildade. "Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á." Mateus 7:7,8
ZENILDO SANTOS
14/09/2010
PARA FALAR COM DEUS, O SER PRECISA SE DESPIR DE TODAS AS COISAS MATERIAIS, DEVE BUSCAR A HUMILDADE E BUSCAR A PAZ INTERIOR QUE SE ENCONTRA EM BOAS AÇÕES, DEVE SOFRER "COMER O PÃO QUE O DIABO AMASSOU", UM SOFRIMENTO COMUM, PERTENCENTE À REALIDADE. ENFIM, ENCONTRAR UM DEUS HUMANO E PRESENTE EM TODAS AÇÕES DIVINAS.
bruno
09/08/2010
Temos que dizer adeus para todas as coisas insignificantes e materiais, dar as costas e caminhar na estrada da vida que ao final da estrada vai dar em nada(a morte). Por isso, não adianta soberba, luxúria e arrogancia se ao findar vai dar em nada. Portanto, vale apena se "aventurar" na verdade e na humildade para fazer o bem, e assim, subir ao céu com a alma e o corpo nus para encontrar a paz.
Gilberto Lma e Souza
17/10/2009
É uma grande maneira de pensar a vida se despindo de vaidade e ter humildade para ter a paz interior e com os outros.