É pau, é pedra
É o fim do caminho
É um resto de toco
É um pouco sozinho...
É um caco de vidro
É a vida, é o sol
É a noite, é a morte
É um laço, é o anzol...
É peroba do campo
É o nó da madeira
Caingá, Candeia
É o matita-pereira...
É madeira de vento
Tombo da ribanceira
É o mistério profundo
É o queira ou não queira...
É o vento ventando
É o fim da ladeira
É a viga, é o vão
Festa da Cumeeira...
É a chuva chovendo
É conversa ribeira
Das águas de março
É o fim da canseira...
É o pé, é o chão
É a marcha estradeira
Passarinho na mão
Pedra de atiradeira...
É uma ave no céu
É uma ave no chão
É um regato, é uma fonte
É um pedaço de pão...
É o fundo do poço
É o fim do caminho
No rosto um desgosto
É um pouco sozinho...
É um estrepe, é um prego
É uma ponta, é um ponto
É um pingo, pingando
É uma conta, é um conto...
É um peixe, é um gesto
É uma prata brilhando
É a luz da manhã
É o tijolo chegando...
É a lenha, é o dia
É o fim da picada
É a garrafa de cana
O estilhaço na estrada...
É o projeto da casa
É o corpo na cama
É o carro enguiçado
É a lama, é a lama...
É um passo, é uma ponte
É um sapo, é uma rã
É um resto, de mato
Na luz, da manhã...
São as águas de março
Fechando o verão
E a promessa de vida
No teu coração...
É uma cobra, é um pau
É João, é José
É um espinho, na mão
É um corte, no pé...
São as águas de março
Fechando o verão
E a promessa de vida
No teu coração...
É pau, é pedra
É o fim, do caminho
É um resto, de toco
É um pouco, sozinho...
É um passo, é uma ponte
É um sapo, é uma rã
É um belo horizonte
É uma febre terçã...
São as águas de março
Fechando o verão
E a promessa de vida
No teu coração...
Pau, Edra, -Im, -Inho
-Esto, -Oco, -Ouco, -Inho
-Aco, -Idro, -Ida, -Ol
-Oite, -Orte, -Aço, -Zol...
São as águas de março
Fechando o verão
E a promessa de vida
No teu coração...
Comentários
Larissa
22/06/2014
As pessoas deveriam levar esse site mais a sério e fazerem o que o site pede - análise das letras de músicas. Isso ajudaria muita gente afim de concluir suas pesquisas e entender o que os grandes poetas da MPB queria passar por entrelinhas para a sociedade da época. Desde já agradeço!
Matheus
31/01/2014
Acredito que a música retrata um período que Tom Jobim pensava estar no "fundo do poço", o próprio nome "Águas de Março" faz uma referencia ao período em que se encerram as chuvas de verão.
jaqueline
22/04/2013
eu acheii qe isso é errado poiis essa musica é de Tom Jobim e não de Elis Regina .. Mais como esse povo não tem criatividade vica falando cocôzinho ee não adianta acha ruim não pois eu falo o queeu penso , poq isso é a minha opinião. (não gostou!? Morre que passa) kkkk
Thaisa
12/03/2013
Qdo Tom escreveu Águas de Março, ele vinha se recuperando de um período de grande perseguição política, se não me engano um ano antes ele e outros artistas haviam abandonado um "concurso" musical da Rede Globo e ele enfretou sérios problemas com a policia. Também estava num período de grande estafa no trabalho muito disso causado pelo intenso e constante consumo de álcool que debilitava cada vez mais seu organismo. É um misto de situações que retratam o Tom Jobim cansado, deprimido e incerto de seu futuro profissional. É música para se sentir.
José
25/02/2013
Eu gostaria de saber a análise política, social e econômica dessa música! Alguém me ajuda?
João Zaviyalov
28/06/2012
Além de tudo é preciso perceber os elementos românticos e realistas na letra.Chamar Elis Regina para gravá-la com ele não foi por acaso.Tom achava que a música soava melhor se fosse na voz de uma mulher.Após conversas chegou-se ao ponto de os dois gravarem-na.Tanto que nas faixas restantes do disco de 1974 Elis é quem faz os vocais restantes e Tom, somente fica ao piano.Águas de Março pode ser encarada como o recomeço da nova vida de Tom.Já que neste período o Maestro temia morrer de cirrose ou ser esquecido, pois já não fazia tanto sucesso.
leonardo
24/05/2012
aguas de março
Mari Malheiros
21/03/2012
"Águas de março" fala sobre começo e, principalmente, recomeço. Na letra é possível verificar vários fenômenos naturais e artificiais que ocorrem nesse período do ano. O mês de março é marcado pelo fim do verão e início do outono. Apesar de viver num ambiente urbano, Tom retratou muito bem situações que ocorrem no campo, como "É peroba no campo, é o nó da madeira" "é um sapo, é uma rã, é um resto de mato na luz da manhã". Também gostei do comentário do Rodrigo sobre ser sobre a construção da casa do Tom (casa nova é sempre começo de algo). O verão é a estação das paixões avassaladoras que não duram, com os "amores de carnaval", é uma estação de festa, de aproveitar, e não de construir. No outono, que se inicia em março, é que a vida retorna a sua habitualidade. Por isso, as chuvas do fim do verão marcam esse recomeço, "é a promessa de vida no teu coração". Ainda, é interessante lembrar, que o sertanejo nordestino acredita que se chover no dia 19 de março, o dia de São José, Pai Adotivo de Cristo, o inverno será de muita fartura. Como já mencionei, Tom vivia numa paisagem urbana e acredito que não tenha tido a intenção de lembrar isso, mas é uma maneira que também podemos interpretar.
Ana .
09/02/2012
Eu queria saber o significado de algumas questões ditas na musica comno por exemplo é pau é pedro é o fim do caminho e é uma cobra é um pau é João e José, valeuu
Carol Jorge
31/07/2011
1.Aguas de Março não é de Elis Regina!!! É de TOM JOBIM!!!
Carol
31/07/2011
Aguas de Março não é de Elis Regina!!! É de TOM JOBIM!!!
Rodrigo Paulino
25/04/2011
Águas de Março fala da construção da casa do Tom Jobim na Região Serrana... ele estava sentado em sua varanda e vendo os pedreiros trabalhando na reforma da casa que terrível foi destruída nessa terrível chuva em Janeiro que assolou toda região... A casa era no fim do caminho e relata o dia a dia da construção da mesma... Ao prestarem atenção na letra, vão perceber claramente o que digo... Abraços!
Fernanda
15/04/2011
" Águas de mar ", o titulo já requer uma explicação.. E ao decorrer da música observamos " É pau, é pedra, é o fim do caminho É um resto de toco, é um pouco sozinho É um caco de vidro, é a vida, é o sol É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol É peroba do campo,é o nó da madeira " ... pau, pedra .. caco de vidro.. "coisas" que se encontram no mar.. de outra forma, diz sobre caminho .. É uma música um pouco difícil de interpretar .
NIVIA MARIA
11/03/2011
Acredito que a música" Águas de Março" fale de um período de muita chuva - geralmente o mês de Março - e faz lembrar tudo o que é trazido pelas fortes águas da chuva que saem varrendo as ruas, calçadas, quintais e também os corações. Lembra que esta "varredura" traz a esperança de dias melhores e a promessa de vida no coração. Não é assim que nos sentimos depois de um bom banho? E quando esse banho é dado na alma e lava os destroços de um amor não correspondido ou que tenha causado muitos dados? Enfim, penso que a música fale de todas essas questões.
Zezin
30/01/2011
Dá pra alguém comentar? Quero entender.