Me larga, não enche
Você não entende nada
E eu não vou te fazer entender...
Me encara, de frente
É que você nunca quis ver
Não vai querer, nem vai ver
Meu lado, meu jeito
O que eu herdei de minha gente
Eu nunca posso perder
Me larga, não enche
Me deixa viver, me deixa viver
Me deixa viver, me deixa viver...
Cuidado, oxente!
Está no meu querer
Poder fazer você desabar
Do salto, nem tente
Manter as coisas como estão
Porque não dá, não vai dá...
Quadrada! Demente!
A melodia do meu samba
Põe você no lugar
Me larga, não enche
Me deixa cantar, me deixa cantar
Me deixa cantar, me deixa cantar...
Eu vou
Clarificar
A minha voz
Gritando
Nada, mais de nós!
Mando meu bando anunciar
Vou me livrar de você...
Harpia! Aranha!
Sabedoria de rapina
E de enredar, de enredar
Perua! Piranha!
Minha energia é que
Mantém você suspensa no ar
Prá rua! se manda!
Sai do meu sangue
Sanguessuga
Que só sabe sugar
Pirata! Malandra!
Me deixa gozar, me deixa gozar
Me deixa gozar, me deixa gozar...
Vagaba! Vampira!
O velho esquema desmorona
Desta vez prá valer
Tarada! Mesquinha!
Pensa que é a dona
E eu lhe pergunto
Quem lhe deu tanto axé?
À-toa! Vadia!
Começa uma outra história
Aqui na luz deste dia "D"
Na boa, na minha
Eu vou viver dez
Eu vou viver cem
Eu vou vou viver mil
Eu vou viver sem você...(2x)
Eu vou viver sem você
Na luz desse dia "D"
Eu vou viver sem você...
Comentários
Leandro
16/11/2012
Não considero um desmerito que a música tenha sido composta para mulheres reais ou imprensa. O talento está na forma de se expressar sobre os diversos assuntos. Não podemos considerar que todas as canções de Caetano ou de Chico refiram-se a ditadura militar, até pq nenhum dos dois tem uma criatividade limitada. A canção é de 1998, será que ainda estaria referindo-se a este período da história do Brasil? Embora a letra tenha sintonia com esta época, acredito que não.
Luiz Henrique
10/12/2011
Caros amigos... Acreditar que esta birlhante música seria uma simples crítica a uma mulher real, ou pior ainda, uma resposta a musica do Kid Abelha, é querer desfazer do talento, capacidade criativa e mentalidade combativa de um grande artista como caetano Veloso, principalmente no contexto político vivido na época. Àquela época criava-se uma tendencia a valorização das músicas sem conteúdo crítico/político, por exemplo, movimento da jovem guarda, que ia na contra-mão de cíticos como caetano veloso. As graadoras e a crítica passam a cobrar uma mudança de estilo musical, para que esta fique agradável aos olhos dos dominantes. O que digo fica claro em trechos como "o que eu herdei d eminha gente eu nunca posso perder", Cuidado, oxente!Está no meu querer Poder fazer você desabar Do salto, nem tente Manter as coisas como estão Porque não dá". O que sera a "sabedoria de rapina de enredar"? Se refere a arte de fingir=enredar=inventar, e rapina devido a maldade. Veja como ele se refere a quem quer se aproveitar dele: Rapina, piranha, quadrada, demente, VAMPIRA (sugadora de energia), mesquinha, Vadia, piranha (quer lhe roer a carne). Desta forma é que vejo esta brilahnte música. Abraços a todos
Isabela
01/03/2011
Pois é, a quantidade de informações gera realmente muitas especulações quanto a real intenção do compositor. Acredito ainda que por tratar-mos de uma composição artística não podemos atribuir um significado deliberado a uma frase, verso, metáfora, enfim. Pode-se extrair infinitas interpretações,normalmente aquelas projetadas por nossas vontades e experiências e é nisso que se consuma o caráter artístico de grandes compositores como Caetano Veloso. Contudo, inegavelmente, no momento da criação existe uma motivação. Muito menos interessante que se fosse para a imprensa, li recentemente em uma entrevista à Folha, que Caetano, através dessa letra permite sim, um acesso à sua intimidade através da letra de "Não Enche". Primeiramente ele afirma que escreveu a letra às mulheres que prendeem demais aos homens e portanto era direcionada a Paula Lavigne, sua mulher na época.
Carmen Farias
16/02/2011
Irônico isso, mas hoje, estava lendo um pouco sobre a Banda Kid Abelha, e a surpresa: A música "Não Enche", de Caetano Veloso foi, segundo o cantor, composta como resposta para a personagem maniqueísta de "Como Eu Quero". *Preferia q tivesse sido para a imprensa.. :P
Carmen Farias
10/02/2011
O que sei é que essa música ele fez pra imprensa.
Guto
30/01/2011
Essa música está presente no Prenda Minha que foi produzido bem antes do Cê. Dificilmente ele escreveu essa musica pra ela.
Juliana
04/09/2010
Acredito que ele tenha feito essa música para a Luana Piovani, depois da briga que tiveram e ela o ofendeu publicamente chamando o de banana (de pijamas).