Me larga, não enche
Você não entende nada
E eu não vou te fazer entender…
Me encara, de frente
É que você nunca quis ver
Não vai querer, nem vai ver
Meu lado, meu jeito
O que eu herdei de minha gente
Eu nunca posso perder
Me larga, não enche
Me deixa viver, me deixa viver
Me deixa viver, me deixa viver…
Cuidado, oxente!
Está no meu querer
Poder fazer você desabar
Do salto, nem tente
Manter as coisas como estão
Porque não dá, não vai dá…
Quadrada! Demente!
A melodia do meu samba
Põe você no lugar
Me larga, não enche
Me deixa cantar, me deixa cantar
Me deixa cantar, me deixa cantar…
Eu vou
Clarificar
A minha voz
Gritando
Nada, mais de nós!
Mando meu bando anunciar
Vou me livrar de você…
Harpia! Aranha!
Sabedoria de rapina
E de enredar, de enredar
Perua! Piranha!
Minha energia é que
Mantém você suspensa no ar
Prá rua! se manda!
Sai do meu sangue
Sanguessuga
Que só sabe sugar
Pirata! Malandra!
Me deixa gozar, me deixa gozar
Me deixa gozar, me deixa gozar…
Vagaba! Vampira!
O velho esquema desmorona
Desta vez prá valer
Tarada! Mesquinha!
Pensa que é a dona
E eu lhe pergunto
Quem lhe deu tanto axé?
À-toa! Vadia!
Começa uma outra história
Aqui na luz deste dia “D”
Na boa, na minha
Eu vou viver dez
Eu vou viver cem
Eu vou vou viver mil
Eu vou viver sem você…(2x)
Eu vou viver sem você
Na luz desse dia “D”
Eu vou viver sem você…
Letra Composta por: Caetano Veloso
Melodia Composta por:
Álbum: Livro
Ano: 1997
Estilo Musical:
Acredito que ele tenha feito essa música para a Luana Piovani, depois da briga que tiveram e ela o ofendeu publicamente chamando o de banana (de pijamas).
nada haver ele disse numa entrevisa quee fez para falar da relaçao dele cm a imprensa!!vcs nao sabem de nada
LUANA era criança em 97… quando ele fez.
Essa música está presente no Prenda Minha que foi produzido bem antes do Cê. Dificilmente ele escreveu essa musica pra ela.
O que sei é que essa música ele fez pra imprensa.
Irônico isso, mas hoje, estava lendo um pouco sobre a Banda Kid Abelha, e a surpresa: A música “Não Enche”, de Caetano Veloso foi, segundo o cantor, composta como resposta para a personagem maniqueísta de “Como Eu Quero”.
*Preferia q tivesse sido para a imprensa.. 😛
Claro, o Caetano ia escrever uma pérola dessas em resposta aquela canção idiota da Paula Tola! A gente lê cada coisa que era melhor desler.
Pois é, a quantidade de informações gera realmente muitas especulações quanto a real intenção do compositor. Acredito ainda que por tratar-mos de uma composição artística não podemos atribuir um significado deliberado a uma frase, verso, metáfora, enfim. Pode-se extrair infinitas interpretações,normalmente aquelas projetadas por nossas vontades e experiências e é nisso que se consuma o caráter artístico de grandes compositores como Caetano Veloso. Contudo, inegavelmente, no momento da criação existe uma motivação. Muito menos interessante que se fosse para a imprensa, li recentemente em uma entrevista à Folha, que Caetano, através dessa letra permite sim, um acesso à sua intimidade através da letra de “Não Enche”. Primeiramente ele afirma que escreveu a letra às mulheres que prendeem demais aos homens e portanto era direcionada a Paula Lavigne, sua mulher na época.
Caros amigos… Acreditar que esta birlhante música seria uma simples crítica a uma mulher real, ou pior ainda, uma resposta a musica do Kid Abelha, é querer desfazer do talento, capacidade criativa e mentalidade combativa de um grande artista como caetano Veloso, principalmente no contexto político vivido na época.
Àquela época criava-se uma tendencia a valorização das músicas sem conteúdo crítico/político, por exemplo, movimento da jovem guarda, que ia na contra-mão de cíticos como caetano veloso. As graadoras e a crítica passam a cobrar uma mudança de estilo musical, para que esta fique agradável aos olhos dos dominantes. O que digo fica claro em trechos como “o que eu herdei d eminha gente eu nunca posso perder”, Cuidado, oxente!Está no meu querer Poder fazer você desabar Do salto, nem tente Manter as coisas como estão Porque não dá”. O que sera a “sabedoria de rapina de enredar”? Se refere a arte de fingir=enredar=inventar, e rapina devido a maldade. Veja como ele se refere a quem quer se aproveitar dele: Rapina, piranha, quadrada, demente, VAMPIRA (sugadora de energia), mesquinha, Vadia, piranha (quer lhe roer a carne).
Desta forma é que vejo esta brilahnte música.
Abraços a todos
Não considero um desmerito que a música tenha sido composta para mulheres reais ou imprensa. O talento está na forma de se expressar sobre os diversos assuntos. Não podemos considerar que todas as canções de Caetano ou de Chico refiram-se a ditadura militar, até pq nenhum dos dois tem uma criatividade limitada. A canção é de 1998, será que ainda estaria referindo-se a este período da história do Brasil? Embora a letra tenha sintonia com esta época, acredito que não.
Acredito que toda musica tem o seu sentido fundamental no intimo de quem a aprecia. Qualquer inspiração que o autor possa utilizar não tem significado fechado nem para ele próprio. Portanto, a musica vem como um instrumento/fonte pelo qual podemos dar sentido as nossas vivencias. Assim cada um interpreta da forma que pode/quer.
Me deixa cantar, me deixa cantar
Me deixa cantar, me deixa cantar…
Concordo Com a Isabela, foi pra Paula Lavigne sim, sua mesposa e empresária à época.
“…Vagaba! Vampira!
O velho esquema desmorona
Desta vez prá valer
Tarada! Mesquinha!
Pensa que é a dona
E eu lhe pergunto
Quem lhe deu tanto axé?”
“Minha energia é que
Mantém você suspensa no ar”
O próprio Caetano disse que a música fora feita para a imprensa, sobre a relação que Caetano tem com ela.
Claro que a letra de Caetano tem um cunho politico social, acreditar que a letra se refere as mulheres significa ter um olhar muito superficial desta arte.
“não enche” é uma resposta para “como eu quero” do Kid Abelha, sim!!!
o próprio caetano falou isso.
a personagem de “como eu quero” é uma mulher manipuladora, ditadora que acabou “enchendo” o saco do Caetano, que acabou por mandá-la pra pqp.
Por conta de um TCC, consegui uma entrevista com Cae via colegas do Bar do Jeca (Ipiranga x São João/SP), o qual me disse que essa música tem a ver com a declaração que Sonia Braga fez no Programa do Jô dizendo que ele, Cae, era fruta, Tigresas à parte!
nao entendi nada velho….
Na minha opinião, esta música retrata as pessoas de péssimo caráter e vulgares, ou seja, pessoas vadias mesmo, que apenas desejam atrapalhar a vida alheia. Maravilhoso retrato da aversão a esse tipo de gente.
Boa tarde!
Como é bom ouvir Caetano caetanear!!!Grande arquiteto das frases, usa e abusa das palavras sem deixar disfarce do seu real pensamento e faz com que mesmo óbvias as letras causem dezenas de interpretações diferentes, e todas com objetividade e com algum significado, simplesmente SENSACIONAL!!
Sempre tolos comparam seu trabalho com o de Chico Buarque, diferentes estilos, diferentes carreiras e diferentes ideias…separados somente gênios, juntos indescritíveis!
Vida longa a Caetano!
Pra mim, fã de caetano, “não enche”, se foi escrita, para uma mulher, atriz, imprensa, ou pra quem quer que seja, não importa. É realmente uma letra emblemática, adoro ouvir tal música, tanto na voz de Caetano Veloso ou na voz da diva mor Maria Bethania. LETRA E MÚSICA NOTA 10 DEZ!
Não sei a intenção do Caetano, mas a música se encaixa perfeitamente se o alvo for a ditadura. Além de ser muito interessante.
Eu acho que é pra globo… Plim plim
Essa música “Não Enche”, é política pura. Em momento algum ele falaria assim publicamente de uma mulher , de um relacionamento amoroso. No caso a IMPRENSA que tínhamos na época, com tantos fatos importantes para relatar, se preocupava com ele.
Realmente não sei qual foi a motivação do artista e nem de longe tenho a intenção de desmerecê-lo, mas ouvir tantos adjetivos perjorativos no feminino me incomoda bastante.
Mas, pensemos: o que aconteceria se o PabloVittar, ou outro artista polêmico do momento, gravasse essa música? Acho que a sociedade interpretaria a “poesia” com palavras de baixo calão.
Léo Santos Radialista e Jornalista disse:
O que Caetano tinha de dizer pra DITADURA MILITAR já o fez há muito, se não acha? É certo que Não Enche, só deve ser uma resposta para a feminista manipuladora, ditadora, e “empoderada”, pra usar um termo de hoje, música composta pelo Leoni e a Paula Toller, de 1984, e cantada pelo Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens.
Nas duas musicas as palavras se completam entre si claramente.
Veja a primeiras 7 frases da letra, dizem tudo.
Valeu! Abraços!
Queria ver se a letra fosse de algum artista que defendesse a direita brasileira.
Com certeza já o teriam acusado de coisas, principalmente as feministas kkkk
País com 2 pesos e 2 medidas!!
Aliás, país não! Esquerdistas que analisam tudo com 2 pesos e duas medidas!
Caetano nunca escreveria isso para quem ainda hoje é sua mulher e mae de dois dos seus filhos. Ele é mais gentleman do que isso.
Obviamente Caetano, pelo hipócrita q é, pra não cuspir no prato q come nunca irá assumir q essa música foi feita para criticar a mídia, mais especificamente a rede Globo. Mas quem assiste ao clipe pode notar q ele começa com Caetano saindo de trás de uma bola prateada posicionada no centro da tela, uma referência a logomarca da emissora.
Quando ele fez e pensando em quem, não sei. Mas a letra mostra de fato um homem irritadisssimo e extravasando sua ira sobre uma mulher. Está disponível no YouTube quando ele canta esta música no programa Altas Horas, onde o próprio cantor disse que ama canta-la e acha que deveria ser uma oração para todos os homens logo pela manhã cedo e em jejum. E completou dizendo, que a música é bem gozada mas que tem uma coisa na mulher que há momentos que o homem tem mesmo que extravasar sua agressividade pra se livrar dela. Kkkk. Bjus
gostei muito do site. voce atualiza toda semana?
site muito top 🙂
Não sei o q Caetano estava pensando quando compôs essa letra maravilhosa, mas como herdeira de um compositor, posso dizer q quando nasce uma estrofe, nem sempre o restante vai se referir a mesma coisa. Ele pode ter começado a escrever para alguma mulher, por exemplo, se empolgado e terminou desta forma. A alma do artista é indecifrável. Já escrevi músicas e poemas “sentindo” as palavras, aflorando os sentimentos e no final meditar nas letras para entender e só assim surgiu o significado. A mente do artista foge, cria, se perde, muitas vezes nem tem sentido, quando a alma fala, só ela entende.
Gente kkk eu jurava que essa música representava um recado da classe trabalhadora para a burguesia kkk (Obs: É sério).
Essa música foi feita para Paula Lavine a esposa dele