Aldir Blanc


História do artista


Aldir Blanc foi um importante escritor, poeta e letrista brasileiro. Aldir Blanc possui uma extensa coletânea de sucessos que transitam pela cultura popular e perpassam por diversos ritmo. Abordou temas como a experiência humana, críticas a política e crônicas sobre a vida urbana. Viveu grande parte de sua juventude no bairro do Estácio (RJ) e, mais tarde, viveu na Vila Isabel e no bairro da Tijuca. 

Ingressou em 1966 na faculdade de medicina e, ainda como universitário, ao lado de outros compositores como Gonzaguinha e Ivan Lins, fundou o popular Movimento Artístico Universitário (MAU). Em 1973, abandonou a profissão médica após se especializar em psiquiatria. Suas obras contribuíram para a música brasileira em termos de versatilidade de ritmos e temas. Aldir Blanc frequentou terreiros de candomblé quando jovem e a prática com nos tambores durante as reuniões lhe rendeu uma boa bagagem rítmica e excelentes noções de divisões de compassos.

A temática sentimental é uma face conhecida de suas composições. Entre suas principais obras estão: Neblinas e Flâmulas (1996) e Resposta ao Tempo (1998). Aldir Blanc lançou apenas dois álbuns de estúdio, são eles: ‘Aldir Blanc e Maurício Tapajós (1984) e Vida noturna (2005). Além disso, Aldir escreveu uma série de obras literárias.