Últimas Análises
qual relaçao essa musica tem com a geografia


Para aqueles q acham q Gil tá fazendo uma homenagem ao Rio de Janeiro, aquele abraço!!!


Na verdade essa música foi composta por Targino Godin, em parceria com Raimundinho do Acordeon e Manuca. Música leve, de letra fácil e bastante melódica. Acredito que se inspiraram nas belas morenas da cidade de Juazeiro, uma vez que os sanfoneiros são oriundos daquela região


Entendendo


É poesia romântica, a letra quis dizer exatamente o que diz. Deus faz absurdos com a sua vontade, milagres, maravilhas, sim; pode um estrela surgir a cada sorriso, sim, pode uma estrela cadente se jogar para fazer alguém sorrir, tudo submisso à vontade de Deus. Uma linda canção, sem dúvida.


Segredos Naturais Que segredo esconde A mãe-natureza? Com tanta beleza E tanta riqueza Que segredo revela O sol na janela? Essa coisa singela E tão bela Que verdade há Por trás desse ar? Que embrenha na alma E te faz respirar E o que diz da chuva Que veio pra molhar? Essa terra fértil O que faz pra plantar? E do barulho do mar O que tem pra contar? Que mistério tem o vento, Que inventou o ventar? E o tempo quem inventou passar? De onde vem toda essa magia? Quem explica toda essa alegria Contida com essa harmonia Nas flores desse jardim? Fazendo todo universo Alegre,fiel e sem fim.


Acho q esta musica é uma belíssima homenagem a todas as mulheres,simples assim.A letra é clara.


Essa musica foi escrita como uma carta para os brasileiro exilados durante o regime militar. Nessa epoca todos os cantores faziam isso para mandar recados para os artistas que estavam la fora. Elis cantava '' Alo alo marciano, aqui quem fala e da terra....'' Lembram? Aquele abraco significa '' fudido''. O Rio de janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo : Sendo o que? Ele deixou o ouvinte concluir. O Rio de Janeiro fevereiro e marco : Carnaval, distracoes para os politicos roubarem o povo e ninguem reparar. Alo alo realengo : Junta militar do estado do RJ Alo torcida do flamengo : Todos alienados pelo futebol. Dao mais importancia a um campeonato de futebol do que com o rumo politico do seu pais Aquele abraco : Todos fodidos Chacrinha continua balancando a panca : Fazendo palhacadas para distrair o povo E bozinando a moca e comandando a massa : Chacota com pessoas humildes que iam a seu programa, as vezes ate pessoas deficientes. E o povo aplaudindo. E continua dando as ordens no terreiro : Precisa interpretar??? Alô moça da favela Aquele Abraço! Todo mundo da Portela Aquele Abraço! Todo mês de fevereiro Aquele passo! Alô Banda de Ipanema Aquele Abraço!… : Desde aos humildes da favela ate a classe alta (banda de ipanema) estavam fodidos Meu caminho pelo mundo, eu mesmo traco : Ele que manda nele mesmo nao importa o tipo de governo A Bahia ja me deu regua e compasso : Aqui ele diz que ja estava acostumado com tudo isso, fala sobre o periodo coronelistico no nordeste Pra voce que me esqueceu, aquele abraco : Voce que nao entendeu nada, esta fodido E isso, essas musicas eram relatorios para brasileiros no exterior saberem o que acontecia no Brasil. Muitos deles, como Chico Buarque, Caetano Veloso e o proprio Gilberto Gil sao comunistas assumidos e foram exilados. Alo


OTIMO


Bem, a musica inteira é uma proposta ao tal abacateiro, podemos coloca lo em diversas mascaras e situaçoes mas pra mim a que melhor se encaixa levando em consideraçao toda a poesia é, que o abacateiro seja uma pessoa ou algo que o autor queira conquistar, a razao disso vem de toda a musica o autor querer estar ao lado do abacateiro e esperando seu fruto, que logo no começo ele revela ser amor e o coração. Logo no inicio tambem é insinuado que esse amor ja foi quisto e recusado (talvez querendo retirar o fruto antes da hora, como alguem que logo se apaixona e nao é correspondido igualmente, o fruto vira amargo), tanto pelo titulo Refazenda, da parte "refazendo tudo" ta na cara que é uma nova aproximaçao. Mas ainda não é uma simples historia de amor rejeitado, ele só foi precipitado ao querer colher o fruto cedo demais, deixando escapar a sua maturidade de saber escolher o fruto e machucando o abacateiro e logo no primeiro verso ja explica a sua familiaridade com aquilo, corrigindo o erro de antes.


A música fala simplesmente de uma baleia que ficou encalhada em salvador... A grade questão da música é sobre a diferença social de alguns "esfomeados" que queriam corta-la para comer e a outra parte da população, a qual queria salva-la.


Canção Gilberto Gil


Não da pra passar por um" moderador" capacitado??? Pelo amor de DEUS quanta bobagem dita...... Socorro !!!!


na minha cabeça vejo um desabafo de uma moça idignada tentando entender a desigualdade de genero pregada pela sociede por isso o "nos restituir gloria"


pra mime essa musica fala um pouco sobre o que nós little monster sentimos em relação a perseguição sofrida por nossa Diva Lady Gaga... e muita afronta dessas CatKaty imundas... Lady gaga e tendencia meu amor!


quero as pergunta e resposta de gilberto gil e tecnologicas


Que MÚsica maneira


O GIL É UM FIEL REPRESENTANTE DESSA LINDA MUSICALIDADE NEGRA, DA QUAL, TEMOS O PRIVILÉGIO DE CURTIR!! ALIADA A SUA VOZ AFINADÍSSIMA, A SUA INTELIGÊNCIA NOTÓRIA LHE PROPORCIONA UM STATUS ARTÍSTICO ALTÍSSIMO. POR MUITAS VEZES, A SUA ESPECIFICIDADE E PROFUNDIDADE CAUSAM INTERPRETAÇÕES SUPERFICIAIS, AS QUAIS SÃO RESPONDIDAS COM UMA BOA DOSE INVEJA E LEVIANDADE.


No meu entendimento, ele quis dizer que a paz é a busca interior de todo mundo, a solução para convivência harmônica entre as pessoas. Claramente referindo aos acontecimentos de Hiroshima retratando uma nova situação diante do caos ocasionado por essa explosão.


Transferir a outrem nossos sentimentos, nossos gostos, nossos prazeres, nossa maneira de viver... enfim, fazer com que sejamos compreendidos pelas pessoas, é extremamente difícil e por isso, somos as vezes mal interpretados e nos julgam como pessoas que nunca aceitaríamos nem como vizinhos. Lamento sertanejo é um grito silencioso para que nos ouçam com realmente somos.


Morrendo de rir com o comentário de Teresa. kkkkkkkkkkkkkkkkk


Gênio, gênio, sou contra este têrmo para meros seres humanos. Este têrmo só caberia a alguem que entendesse de música, ciências, história geografia psicologia, teologia enfim de tudo. Quem entende específicamente de uma só coisa não é genio. Se for assim eu tambem sou um gênio exemplo, vejam esta letra (fica para o domínio púbico) que estou fazendo agora de sopetão: Não são gênios nada Nem Einstein nem Gil Vá a rima e a ciência A p. q. p. Um preso as ideias Outro a censura meros sonhadores permeiam a loucura Como disse o Milton tudo inutilmente Tambem Galilei: "A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo"


O Gil explicou a composiçao refazenda no livro dele Todas as Letras,nesse caso o nonsense é proposital,pura brincadeira com as palavras,a versao original era mais absurda ainda.


Partindo desse tipo de análise de implicações, a música Andar com fé, de Gilberto Gil, é um texto que manifesta a implicatura sociolinguística, sem a qual ela não pode ser bem interpretada: Andá com fé eu vou / Que a fé não costuma faiá / Andá com fé eu vou / Que a fé não costuma faiá / Que a fé tá na mulher / A fé tá na cobra coral / Num pedaço de pão / A fé tá na maré / Na lâmina de um punhal / Na luz, na escuridão / Andá com fé eu vou / Que a fé não costuma faiá / Andá com fé eu vou / Que a fé não costuma faiá / A fé tá na manhã / A fé tá no anoitecer / No calor do verão / A fé tá viva e sã / A fé também tá pra morrer / Triste na solidão / Andá com fé eu vou / Que a fé não costuma faiá / Andá com fé eu vou / Que a fé não costuma faiá / Certo ou errado até / A fé vai onde quer que eu vá / A pé ou de avião / Mesmo a quem não tem fé / A fé costuma acompanhar / Pelo sim, pelo não. (Gil, 1996, p. 256.) A noção de sociolinguística fundamental nessa música é explicada em livro pelo próprio autor, demonstrando o seu vasto conhecimento de língua em uso: "A fé e a ?Faia?". "O uso do ?faiá? é assumido com a intenção de legitimar uma forma popular contra a hegemonia do bem-falar das elites. É uma homenagem ao linguajar caipira, ao modo popular mineiro, paulista, baiano ? brasileiro, enfim ? de falar ?falhar? no interior. É quase como se a frase da canção não pudesse ser verdade se o verbo fosse pronunciado corretamente ? o que seria um erro... Outro dia cometeram esse ?deslize? na Bahia, ao utilizarem a expressão na promoção de uma campanha de cinto de segurança. Nos outdoors, saiu: ?a fé não costuma falhar? (a propaganda associava o cinto à fitinha do Senhor do Bonfim). Eu deixei, mas achei a correção desnecessária.""faiá" é coração, "falhar" é cabeça, e fé é coração. Gil: "É isso aí. ?a fé não costuma faiá?: é pra quem fala assim que ela não costuma ?faiá?." (Gil)


teresa , seu negocio eh lavar panela , nao sabe nada


Prakriti e Purusha,a dicotomia original do gêneros...


Parece que o Gil fala do Vedas,específicamente de Prakrti e Purusha,ou seja a dicotomia original dos gêneros,dado seu conhecimento sobre o assunto.


Gil estava como que se despedindo do Brasil,que vivia uma dura ditadura!O povo como sempre,manipulado pela tv(chacrinha),iludido por futebol,carnaval,não se dava conta do que estava acontecendo(moça da favela=pobreza,miséria,analfabetismo)!Aquele abraço não apenas representa o braço forte do sistema,oprimindo todo mundo,como também significa que todos estavam "fudidos"(aquele abraço por trás)!A Baia já me deu régua e compasso,meu caminho pelo mundo,eu mesmo traço,isto é,ele estava de partida,mas não era ignorante,tinha plenas condições de reger sua vida e não ser manipulado,e ser mais um boneco nas mãos do sistema!O Rio de Janeiro continua lindo,continua sendo(Tudo enganoso,ilusório)!Eu creio que é +ou- isso..rsrs!


Outra questão é fazer música de tema tecnológico usando jargões do próprio meio, que até então não se via.


Pode-se dizer que Gil pega o mote de Donga e transcende, num painel para o tema tecnologia e comunicação. As rimas intertextuais que alembram Raulzito, enfim a genialidade que reside na escolha da sonoridade das palavras e da simplicidade complexa da mensagem. Gil é o cara.


 
© 2003-2015 analisedeletras.com.br