Mudaram as estações, nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim, tão diferente
Se lembra quando a gente
Chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre sem saber
Que o pra sempre sempre acaba
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém só penso em você
E aí, então, estamos bem
Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz…
Estamos indo de volta pra casa
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém só penso em você
E aí, então, estamos bem
Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz…
Estamos indo de volta pra casa
Estamos indo de volta pra casa
Indo de volta pra casa
Não tem explicação
Explicação
Não tem explicação
Não tem, não tem.
Letra Composta por:
Melodia Composta por:
Álbum:
Ano:
Estilo Musical:
Não gostaria que fosse isto mas vejo da seguinte maneira: É um casal que se apaixonou muito mas agora apenas um continua amando. A outra pessoas já não sente mais a mesma atração. Mais um ano se passou e nada mudou (do que eles faziam, talvez caindo no tédio) mas alguma coisa mudou (alguem deixou de gostar ). Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está… (o velho levar com a barriga oi ainda filhos). Nem desistir nem tentar (nem separar nem tentar reconquistar) agora tanto faz (volta para o tédio)
Vejo da seguinte forma: Um casal homosexual que se apaixonam perdidamente. E qualquer que tenha sido o motivo, um deles acabam desistindo da relação. E o outro, por sua vez, ainda continua gostando. Quando a musica começa com: ” Mudaram as estações, nada mudou” ( passaram-se os dias, os anos, e a pessoa ainda continua gostando da outra). ” Mais eu sei que alguma coisa aconteceu, tá tudo assim, tão diferente”. ( alguma coisa muito forte aconteceu para que essa relação se acabasse, o que me faz entender que essa segunda pessoa já tenha outro alguém, pois ninguém esquece o outro assim, do dia pra noite).
” Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está, nem desistir, nem tentar, agora tanto faz”. ( mesmo que a pessoa ainda tenha todos os motivos para deixar de gostar, ela nao desiste, não tenta.. por que ela acaba trancando esse sentimento dentro dela e tudo que a outra pessoa faça para que ela deixe de gostar, nesse estágio que está, é indiferente).
Pessoas que encontramos ao longo da nossa vida. Sentimentos compartilhados com um grupo especial de amigos, em momentos que parecem eternizados já no instante em que ocorrem. Mas nada dura para sempre, cada um tem seu próprio destino, seu próprio caminho a percorrer. É preciso seguir em frente. Mas aqueles momentos especiais permanecerão na memória. E quando lembrar daquele almoço, daquela música, daquela piada, lembraremos também daqueles amigos tão especiais. Que fizeram tanta diferença naquele momento de nossas vidas.
Faz muito sentido quando se perde alguém na vida. Quando a morte bate em nossa porta, o “agora tanto faz” é tudo o que sentimos.
Perdi meu irmão , ele adorava essa musica , na minha opnião ela descreve , a perca de alguem quando dis se lembra quaando agente chegou un dia acreditar que tudo era pra sempre , ou seja quando a pessoa esta ao nosso lado agente nunca pensa que vai embora acha que é para sempre quando se depara com a morte agente percebe que ninguém é para sempre. Vc percebe tudo de uma forma diferente aquela pessoa na verdade estava aki so de passagem e voltou pra casa o plano espiritual
“Mudaram as estações, nada mudou”
Passou-se um tempo… E aparentemente nada mudou além das mudanças rotineiras e esperadas.
“Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim, tão diferente”
Existe alguma coisa que já não bate mais, algo que inquieta a alma.
“Se lembra quando a gente
Chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre sem saber
Que o pra sempre sempre acaba”
Aqui o autor relembra a época onde havia muita fantasia, amor e romance. Talvez juras de amor eterno. Porém, o fato é que já não existe mais este encanto e este amor.
“Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém só penso em você
E aí, então, estamos bem”
Acredito que nesta parte o autor revela que mesmo acabado o encanto e o “amor” ainda restou a amizade e a cumplicidade do antigo casal e agora apenas amigos.
“Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz…”
Quer seja por um deles não amar mais o outro, ou problemas pertinentes que fazem qualquer casal não querer reatar o relacionamento, agora é indiferente, “tanto faz” se namorados ou amigos.
“Estamos indo de volta pra casa”
O autor dá a entender que agora estamos voltando ao ponto zero.
“Não tem explicação
Explicação
Não tem explicação
Não tem, não tem.”
Não adianta tentar entender porque chegou a este ponto.
Só não entendi por que colocaram a parte de “segundo sol” no final da música? “Explicação, não tem explicação…”.
Uma das letras mais bonitas do Renato Russo. É extremamente poético. Joga muito bem com as palavras. Lembra uma canção que o Renato Russo canta do Bob Dylan, if you see him say hello. Também sobre o término de um relacionamento profundo. O tempo passa, as coisas acontecem, tudo fica diferente e, no entanto existe alguma coisa muito profunda que sempre persiste. Quanto a isso nada mudou. Se lembra de quando a gente acreditava que o nosso relacionamento seria para sempre. Mas a realidade é que o que a gente acreditava que seria para sempre, sempre é transitório.
Só que existe uma parte do nosso relacionamento que é persistente e quando eu penso em outra pessoa é sempre em você e então estamos bem.
Com o término do relacionamento, temos mágoas, ressentimentos, tristezas, decepções, desapontamentos. E não sabemos se queremos tentar de novo ou desistir de vez. Ou deixar tudo como está. É tanta a indecisão que tanto faz. Só sabemos que por fim o por enquanto terminará. Só então, estaremos indo para casa. É lindo. Deixem também as suas impressões. Obrigado por compartilhar.