É aquela que fere,
que virá mais tranqüila
com a fome do povo,
com pedaços da vida
com a dura semente,
que se prende no fogo de toda multidão
acho bem mais do que pedras na mão
dos que vivem calados,
pendurados no tempo
esquecendo os momentos,
na fundura do poço,
na garganta do fosso,
na voz de um cantador
E virá como guerra,
a terceira mensagem,
na cabeça do homem,
aflição e coragem
afastado da terra,
ele pensa na fera,
que o começa a devorar
acho que os anos irão se passar
com aquela certeza,
que teremos no olho
novamente a idéia,
de sairmos do poço da garganta do fosso
na voz de um cantador
Comentários
Leandro
01/08/2014
"acho bem mais do que pedras na mão dos que vivem calados" Vi o sentimento de que as pessoas caladas, sofrem, estão com pedras na mão (Eufemismo), tipo pronto pra atacar.
Danilo
01/08/2014
Ao meu ver, a letra fala da libertação da consciência humana para a consciência espiritual. "Aquela que fere" é a própria libertação, que virá mais tranquilo em meio às tribulações da vida. "Dura semente", é uma semente muito difícil de germinar. Assim é o renascimento da consciência espiritual. "Que se prende no fogo de toda multidão". É o fogo das paixões humanas, em meio do qual a semente da libertação necessita germinar. "E virá como guerra a terceira mensagem". Está num tom apocalíptico. É a inevitável expiação da humanidade. É uma letra bem difícil de entender, mas essa foi a minha interpretação.
ANTONIO AVELINO DE FREITAS
17/05/2014
SOU EU DE NOVO , RSSSSS ACESSEM O MEU SITE, POR GENTILEZA, OK?
ANTONIO AVELINO DE FREITAS
17/05/2014
LÍ ALGUNS COMENTÁRIOS AQUI POSTADOS E OS JULGUEI BASTANTE PERTINENTES E INTELIGENTES. ESSE ZÉ RAMALHO É UMA "FERA" ! TAMBÉM SOU SEU FÃ INCONDICIONAL. QUANTO A LETRA EM QUESTÃO, TENHO SENTIDO QUE AS MUSICALIDADE NORDESTINA TRÁS EM SEU BOJO UMA CERTA EXPRESSÃO DE SOFRIMENTO, LUTA INGLÓRIA, SACRIFÍCIO (CONOTAÇÃO AO SERTÃO, O SOFRIMENTO ADVINDO COM A FALTA DE CHUVAS EM DETERMINADAS REGIÕES?) AFORA ISSO, A MÚSICA NORTE - NORDESTINA É GOSTOSA DE SE CURTIR EM SEUS DIFERENTES RÍTMOS.
Pra mim O Zé como Alceu é atemporal... pode estar a um transforção da humandiade mais também da intimidade de um único ser
12/09/2012
Pra mim O Zé como Alceu é atemporal... a letra pode estar se referindo a uma transforção humanitária mas também da intimidade explosiva de um único ser.
Ricardo Motta
22/08/2012
Eu acredito que a Terceira Lâmina seja o mesmo que TERCEIRO MILÊNIO. Daí, a música faz menções proféticas sobre a fome, das pessoas que fica paradas no tempo, caladas, sem olhar para a solução, esperando que alguém os salve. Ele teme a fera (o Diabo) e o começa a devorar (talvez a mensagem que chegará será o próprio Apocalipse)
Mateus Carvalho
03/06/2012
Bom,eu não sou nenhum doutor em Literatura,nem mesmo estudo literatura,ainda to no segundo ano do ensino médio,mas mas apesar de ser carioca sou um amante de música Nordestina,principalmente Zé Ramalho,e desde sempre,quando escuto A Terceira Lâmina acho que o autor quer remeter ao fim do mundo,quero dizer,ao fim da existência humana através da guerra,daí ele diz "E virá como guerra a terceira mensagem" a final a humanidade ja passou por duas guerras mundias,que não chegou ao extermínio da humanidade por incapacidade tecnológica pra isso,coisa que hoje não é um problema,e creio que ele deixa claro essa ideia quando ele diz "Afastado da terra,ele pensa na fera,e começa a devorar" é como se as palavras dele nos fizesse pensar em Deus observando a humanidade a beira do colapso então ele decreta o fim da existência humana.Enfim,talvez seja uma análise pobre,mas ainda sim foi uma opinião construída por mim.Obrigado.
João
25/04/2012
Essa musica se refere ao terceiro disco do zé Ramalho ,ou seja: A terceira lamina..... O disco (TERCEIRA LAMINA) vem falar dos mendigos, dos que vivem calados pendurados no tempo e etc.... Espero ter ajudado!
Roosewelt
24/08/2011
"É aquela que fere, que virá mais tranqüila com a fome do povo, com pedaços da vida" Se refere a mensagem angelical, pois quando esses fatos ocorrerem será quase impercebível, ou seja tranquila, mas será impactante (que chega a ferir) para o povo. "com a dura semente, que se prende no fogo de toda multidão acho bem mais do que pedras na mão dos que vivem calados" A dura semente ele se refere a ira de Deus que trará o fogo diante da multidão (os santos e o cordeiro). "Os que vivem calados" ele refere-se á atitude de alguns q recebem a mensagem, mantendo-se calado, porém manisfetando-se de maneira á julgá-lo severamente (... bem mais do que pedras na mão). "pendurados no tempo esquecendo os momentos, na fundura do poço, na garganta do fosso, na voz de um cantador" Aqui ele refere as pessoas que vivem se responsabilidade, que só observam enquanto são arrastados para baixo (... na fudura do poço, na garganta do fosso...). Já a voz do cantador, eu creio q seja referente a um l´der, um pregador ou um profeta. Nese caso seria um falso profeta. "E virá como guerra, a terceira mensagem, na cabeça do homem, aflição e coragem afastado da terra, ele pensa na fera, que o começa a devorar" Aqui ele se refere ao impacto da mensagem, afligindo os homens, causando guerras que não se resumem em batalhas corporais mas espirituais e psicológicas. Mas ainda sim o encorajando a afastar-se de coisas terrenas e resistir a fera que o devora. A fera, ou a besta é o motivo das guerras e aflições e o objeto da mensagem. "acho que os anos irão se passar com aquela certeza, que teremos no olho novamente a idéia, de sairmos do poço da garganta do fosso na voz de um cantador" Ele está se referindo ao tempo que se estende desde a mensagem até o momento da libertação, tão aguarda e desejada, e será feita pela voz de um cantador, agora sim o verdadeiro profeta. Viva Zé, um grande profeta.
Roosewelt
24/08/2011
Na minha opnião a música tem sim referência bíblica, mas creio eu que faça menção á Terceira Mensagem Angelical descrita em Apocalipse. "Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."
wellington t.
04/08/2011
Parece a descrição de um fim apocaliptico, revelações e mudanças da forma de vida na Terra, provavelmente baseado nas diversas correntes religiosas e ideológicas que abordam o assunto.
Rodolfo Tornesi
18/04/2011
A música é uma referência a destruição a humanidade pelos próprios homens, mas, muito mais do que isto, apresenta que esta destruição é um processo lento de morte na cabeça dos homens, com tragédias humanas e naturais, onde encontramos consolo até na música, ou na voz de um cantador como ele mesmo diz. É o abismo cada dias mais profundo que a humanidade se coloca.
Flávio
21/09/2010
Bem só quero aprofundar o comenário anterior, pois também foi isso que entendii , podemos perceber traços de passagens Bíblicas na canção como''COMO A DURA SEMENTE QUE SE PRENDE NO FOGO'' que retrata a ''parábola do semeador''. Também "" DO QUE PEDRAS NA MÃO DOS QUE VIVEM CALADOS'' o julgamento da prostituta onde Jesus interveio.. Podemos afirmar então que A TERCEIRA LÂMINA representa Deus "É AQUELE QUE FERE QUE VIRÁ MAIS TRANQUILA"
wellington
07/08/2010
Em minha opinião a Terceira Lamina, faz uma menção ao terceiro apocalipse, que vem em forma de guerra, e pela terceira vez destruirá a humanidade.