É aquela que fere,
que virá mais tranqüila
com a fome do povo,
com pedaços da vida
com a dura semente,
que se prende no fogo de toda multidão
acho bem mais do que pedras na mão
dos que vivem calados,
pendurados no tempo
esquecendo os momentos,
na fundura do poço,
na garganta do fosso,
na voz de um cantador
E virá como guerra,
a terceira mensagem,
na cabeça do homem,
aflição e coragem
afastado da terra,
ele pensa na fera,
que o começa a devorar
acho que os anos irão se passar
com aquela certeza,
que teremos no olho
novamente a idéia,
de sairmos do poço da garganta do fosso
na voz de um cantador
Letra Composta por:
Melodia Composta por:
Álbum:
Ano:
Estilo Musical:
Em minha opinião a Terceira Lamina, faz uma menção ao terceiro apocalipse, que vem em forma de guerra, e pela terceira vez destruirá a humanidade.
Bem só quero aprofundar o comenário anterior, pois também foi isso que entendii , podemos perceber traços de passagens Bíblicas na canção como”COMO A DURA SEMENTE QUE SE PRENDE NO FOGO” que retrata a ”parábola do semeador”. Também “” DO QUE PEDRAS NA MÃO DOS QUE VIVEM CALADOS” o julgamento da prostituta onde Jesus interveio.. Podemos afirmar então que A TERCEIRA LÂMINA representa Deus “É AQUELE QUE FERE QUE VIRÁ MAIS TRANQUILA”
Boa interpretação, menção, complementação e reação ao comentário anterior….
Tenho uma pergunta. Qual seria a segunda vez que a humanidade foi dizimada? Sou leigo quanto a bíblia e nao tenho referência de dizimação que não seja o dilúvio.
A música é uma referência a destruição a humanidade pelos próprios homens, mas, muito mais do que isto, apresenta que esta destruição é um processo lento de morte na cabeça dos homens, com tragédias humanas e naturais, onde encontramos consolo até na música, ou na voz de um cantador como ele mesmo diz.
É o abismo cada dias mais profundo que a humanidade se coloca.
Parece a descrição de um fim apocaliptico, revelações e mudanças da forma de vida na Terra, provavelmente baseado nas diversas correntes religiosas e ideológicas que abordam o assunto.
Na minha opnião a música tem sim referência bíblica, mas creio eu que faça menção á Terceira Mensagem Angelical descrita em Apocalipse.
“Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.
Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
Não existe marca na mão direita ou na testa,é uma referência hebraica que fala da mão direita como atitudes e testa como pensamentos,a marca é o sistema e aqueles que pensaram e agiram fazendo parte desse sistema imperfeito ,666 nada mais é que um sistema imperfeito do anticristo,6 o número da imperfeição , 3vezes é uma afirmação,”tu me negará três vezes” é uma maneira de convicta de dizer que aquilo acontecerá,procure os hábitos daquela época que vai se tornar tudo muito claro,Deus não fala com mistérios, pelo contrário,e alvo como a neve.
“É aquela que fere,
que virá mais tranqüila
com a fome do povo,
com pedaços da vida”
Se refere a mensagem angelical, pois quando esses fatos ocorrerem será quase impercebível, ou seja tranquila, mas será impactante (que chega a ferir) para o povo.
“com a dura semente,
que se prende no fogo de toda multidão
acho bem mais do que pedras na mão
dos que vivem calados”
A dura semente ele se refere a ira de Deus que trará o fogo diante da multidão (os santos e o cordeiro). “Os que vivem calados” ele refere-se á atitude de alguns q recebem a mensagem, mantendo-se calado, porém manisfetando-se de maneira á julgá-lo severamente (… bem mais do que pedras na mão).
“pendurados no tempo
esquecendo os momentos,
na fundura do poço,
na garganta do fosso,
na voz de um cantador”
Aqui ele refere as pessoas que vivem se responsabilidade, que só observam enquanto são arrastados para baixo (… na fudura do poço, na garganta do fosso…). Já a voz do cantador, eu creio q seja referente a um l´der, um pregador ou um profeta. Nese caso seria um falso profeta.
“E virá como guerra,
a terceira mensagem,
na cabeça do homem,
aflição e coragem
afastado da terra,
ele pensa na fera,
que o começa a devorar”
Aqui ele se refere ao impacto da mensagem, afligindo os homens, causando guerras que não se resumem em batalhas corporais mas espirituais e psicológicas. Mas ainda sim o encorajando a afastar-se de coisas terrenas e resistir a fera que o devora. A fera, ou a besta é o motivo das guerras e aflições e o objeto da mensagem.
“acho que os anos irão se passar
com aquela certeza,
que teremos no olho
novamente a idéia,
de sairmos do poço da garganta do fosso
na voz de um cantador”
Ele está se referindo ao tempo que se estende desde a mensagem até o momento da libertação, tão aguarda e desejada, e será feita pela voz de um cantador, agora sim o verdadeiro profeta.
Viva Zé, um grande profeta.
A terceira mensagem de Fátima ele refere-se as três mensagem de Fátima
Correto. Faz todo sendido. Zé Ramalho é místico, antológico
(Na literatura, por norma, as antologias são formadas por diferentes textos (prosas ou versos) que são organizados dentro de um único volume, formando uma coletânea (coleção) de obras que abrangem UM TEMA PERÍODO HISTÓRICO ou AUTOR ESPECÍFICO.
Que é digno de ser lembrado; memorável ou notável: acontecimento ( A APARIÇÃO DE FÁTIMA, onde a Santa REVELOU 3 SEGREDOS ÀS 3 CRIANÇAS, E QUE O 3° SEGREDO ainda NÃO FOI REVELADO antológico; discurso antológico. Que está relacionado com a coleção organizada de textos, compostos por um ou mais autores, definida por tema, época.etc…
Hoje mais que nunca 05/04/2020, sen querer, Zé Ramalho profetizou o covid 19. Vira como guerra, na cabeça do homem aflição e coragem, afastado da terra (todos em casa) ele pensa na fera (virus) que o começa a devorar. Mais do che pedras na mão, dos que vivem calado( críticas aos governos e procura de culpados) os anos se passarão e as pessoas sempre vão acreditar que tudo dará certo, e sairemos da garganta do fosso na voz de um cantador(alguém que nos ajudará com palavras de encorajamento)
Eu entendi que a terceira lâmina é a doutrina espírita que é considerada a terceira revelação quando Jesus falou que mandaria o consolador prometido muitos não entenderam a acham que o consolador é o espírito santo de Jesus, mais não é, no caso é a terceira revelação ou lâmina retratada por Zé Ramalho. Veio ferindo porque ninguém aceita ainda o espiritismo ( o preconceito Ainda é grande ) por isso ela fere os preconceituosos.
Essa musica se refere ao terceiro disco do zé Ramalho ,ou seja: A terceira lamina…..
O disco (TERCEIRA LAMINA) vem falar dos mendigos, dos que vivem calados pendurados no tempo e etc….
Espero ter ajudado!
Bom,eu não sou nenhum doutor em Literatura,nem mesmo estudo literatura,ainda to no segundo ano do ensino médio,mas mas apesar de ser carioca sou um amante de música Nordestina,principalmente Zé Ramalho,e desde sempre,quando escuto A Terceira Lâmina acho que o autor quer remeter ao fim do mundo,quero dizer,ao fim da existência humana através da guerra,daí ele diz “E virá como guerra a terceira mensagem” a final a humanidade ja passou por duas guerras mundias,que não chegou ao extermínio da humanidade por incapacidade tecnológica pra isso,coisa que hoje não é um problema,e creio que ele deixa claro essa ideia quando ele diz “Afastado da terra,ele pensa na fera,e começa a devorar” é como se as palavras dele nos fizesse pensar em Deus observando a humanidade a beira do colapso então ele decreta o fim da existência humana.Enfim,talvez seja uma análise pobre,mas ainda sim foi uma opinião construída por mim.Obrigado.
Eu acredito que a Terceira Lâmina seja o mesmo que TERCEIRO MILÊNIO. Daí, a música faz menções proféticas sobre a fome, das pessoas que fica paradas no tempo, caladas, sem olhar para a solução, esperando que alguém os salve.
Ele teme a fera (o Diabo) e o começa a devorar (talvez a mensagem que chegará será o próprio Apocalipse)
Pra mim O Zé como Alceu é atemporal… a letra pode estar se referindo a uma transforção humanitária mas também da intimidade explosiva de um único ser.
LÍ ALGUNS COMENTÁRIOS AQUI POSTADOS E OS JULGUEI BASTANTE PERTINENTES E INTELIGENTES. ESSE ZÉ RAMALHO É UMA “FERA” ! TAMBÉM SOU SEU FÃ INCONDICIONAL. QUANTO A LETRA EM QUESTÃO, TENHO SENTIDO QUE AS MUSICALIDADE NORDESTINA TRÁS EM SEU BOJO UMA CERTA EXPRESSÃO DE SOFRIMENTO, LUTA INGLÓRIA, SACRIFÍCIO (CONOTAÇÃO AO SERTÃO, O SOFRIMENTO ADVINDO COM A FALTA DE CHUVAS EM DETERMINADAS REGIÕES?) AFORA ISSO, A MÚSICA NORTE – NORDESTINA É GOSTOSA DE SE CURTIR EM SEUS DIFERENTES RÍTMOS.
SOU EU DE NOVO , RSSSSS
ACESSEM O MEU SITE, POR GENTILEZA, OK?
Por favor, escreva com letras minúsculas pois as maiúsculas significam que a pessoa está gritando. Sei que não é o seu caso, então fica a dica.
Abraço.
Bem, acho que nem todos pensam assim. Essa regra foi criada por uma pessoa que “deduziu” essa interpretação. Depende do seu estado de espírito a forma que a pessoa entende ou interpreta tal PRÉ-CONCEITO. Eu por exemplo próprio, acho até melhor pra ler.
Não vejo problema. Mass é uma opinião e opinião NÃO É FATO!
Ao meu ver, a letra fala da libertação da consciência humana para a consciência espiritual. “Aquela que fere” é a própria libertação, que virá mais tranquilo em meio às tribulações da vida.
“Dura semente”, é uma semente muito difícil de germinar. Assim é o renascimento da consciência espiritual.
“Que se prende no fogo de toda multidão”. É o fogo das paixões humanas, em meio do qual a semente da libertação necessita germinar.
“E virá como guerra a terceira mensagem”. Está num tom apocalíptico. É a inevitável expiação da humanidade. É uma letra bem difícil de entender, mas essa foi a minha interpretação.
“acho bem mais do que pedras na mão
dos que vivem calados”
Vi o sentimento de que as pessoas caladas, sofrem, estão com pedras na mão (Eufemismo), tipo pronto pra atacar.
concordo com o amigo sobre a libertacao da consciencia humana para a consciencia espiritual…. em varios trechos ele se refere a essa libertacao….afastado da terra ele pensa na fera que o comeca a devorar….liberto em espirito afastado da terra ele pensa na fera as paixoes humanas que nosdevoram a alma…. mais a frente a certeza que teremos no olho ele fala da terceira visao do terceiro olho a percepcao do mundo espiritual…. “novamente a ideia de sairmos do poco da garganta do fosso ….. a ideia de libertacao de nos livrarmos da ilusao do mundo material…essa ideia vem na forma de musica ou seja na voz de um cantador essa e a intencao do autor nos despertar para essa libertacao..
Para entender a música temos que ler o Bhagavad Gita
No meu entender, algumas letras são belas, até por poder ter interpretações diferentes, adepender do sentimento e do ponto de vista de quem a sente. Podendo ter um sentindo até un tanto diverso do que o do próprio autor.
No caso da terceira lâmina, que de fato é ralacionada com o terceiro disco (lâmina), pode ser usada, para mim, como metáfora do que seria a lâmina uma coisa que fere e que seria pela terceira vez. e que viria de uma forma um pouco diferente das anteriores. Então eu poderia imaginar por exemplo a terceira guerra mundial, que viria sem um grande estandalharço, mas devido ao sofrimento do povo, com uma semenete de revolta se que vai germinando e que cresce e mostra que o povo pode reagir, não só com pedras mais com atitudes mais fortes, ele pode ter voz e não ficar calado mudo sofrendo sem reclamar. E esse povo sofrido que esquecido dos momentos de sofrimento que as guerras anteriores lhes impigiu, e os colocou no fundo do poço, seguindo um cantador ou um novo Hitler apoia e ajuda a desencadear a terceira guerra.
E virá como guerra a terceira mesagem. E todo o povo com aflição mas com coragem. Mas com o passar do tempo o povo começa de novo a percerber os horrores da guerra e apesar de tudo da bombla nuclear não será essa guerra o fim do mundo, ele continua e o povo agora cansado dessa guerra e guiado por um outro cantador sairá desse poço.
Bem obviamente é só uma forma de ver e interpretar o texto.
ACHO QUE O AUTOR SE REFERE,A UM POVO QUE SOFRE COM TUDO QUE VEM DE CIMA,DOS NOSSOS GOVERNANTES, SOFREM CALADOS, E NÃO REGEM. PORQUE VIVEMOS EM UM CALVÁRIO CONSTRUIDO PELA CORRUPÇÃO QUE NOS AFLIGE,NOS SACRIFICA, HA SECULOS E SECULOS E, COMO CORDEIRINHOS ACEITAMOS TUDO! ACREDITO QUE EM UMA PARTE DA MUSICA O AUTOR SE REFERE A ISSO
Acho melhor perguntar ao próprio Zé Ramalho e acabar de uma vez com as dúvidas.
Acho melhor perguntar ao próprio Zé Ramalho e acabar com as dúvidas.
Ninguém, mas ninguém sabe nada. Vai depender do momento e o local onde o compositor estar ou o que lê vê; ou até mesmo está sentido. Capaz de ser mas um efeito da marca da. É mesmo, melhor perguntar o compositor.
Cada música está imbuída em um determinado contexto. No caso dessa ao contexto da ditadura militar. Inclusive foi censurada. Não podia ser tocada. Ela é carregada de metáforas e duplo sentido abstrato que pode ser conduzido à várias interpretações. É isso que a transforma numa obra de arte. Dentro da minha concepção ela fala da queda do governo militar por meio de profecias religiosas e que nesse caso a terceira mensagem viria da classe artística, específicamente dos cantores. Eles teriam esse poder na mão.
É aquela que fere, (a lamina) que virá mais tranquila (sem alvoroço)
com a fome do povo, com pedaços da vida (a guerra produz fome)
com a dura semente (ideias), que se prende no fogo (temor a Deus) de toda multidão (povo) acho bem mais do que pedras na mão (guerra é pior que pecado) dos que vivem calados (sem opinião), pendurados no tempo (sem atitudes) esquecendo os momentos (não se importa), na fundura do poço (tamanho do problema), na garganta do fosso (prestes a cair), na voz de um cantador (distraindo-se como vocês agora) E virá como guerra, a terceira mensagem,na cabeça do homem, aflição e coragem (sentimentos) afastado da terra (pensando alto), ele pensa na fera (o mal), que o começa a devorar (já é tarde, já está acontecendo) acho que os anos irão se passar (mas vai acontecer) com aquela certeza, que teremos no olho (veremos) novamente a idéia (pensamento somente),de sairmos do poço (lutar para vencer, coragem) da garganta do fosso (aflição diante do perigo afaste para não cair) na voz de um cantador (ilusão somente, você se lascou)
Acho que quando a letra foi composta ainda não existia o mach 3, somente o G2 e portanto ele profetiza o lançamento desta tecnologia pela gillete…sendo que a primeira faz tcham, a segunda faz tchum,e tcham tcham tcham…espero ter descontraido….
A CANÇÃO “TEECEIRA LÁMINA” , PARECE CITAR O RESGATE DOS QUE MAIS SOFREM, DOS QUE ESTAO5 CANSADOS E PERDIDOS. SERIA A SALVAÇÃO PARA UMA VIDA PLENA E PRAZEROSA NO REINO DO SENGOR. NA LETRA, ELE CITA ADJSETIVOS POSITIVOS NA ALMA DO SER HUMANO. A TERCEIRA LÁMINA VIRA COMO GUERRA, DESTRUINDO O MUNDO MAL E TRAZENDO NOVA VIDA E ESPERANÇA.
A Terceira Lâmina refere-se ao uso de cocaína: montam-se as “carreiras” com lâminas de barbear… A “Terceira” vez/repartição/carreira seria quando, finalmente, surtiria algum efeito no Zé. Na gravação desse álbum,Z.R. encontrava-se imerso em pó.
“Afastado da Terra
Ele pensa na fera
Que o começa a devorar”
A cocaína afasta-o dos problemas terrenos e existenciais: lambe, das orelhas ao períneo, a imundice que seu corpo transborda. Assim, adestra a percepção, a sofreguidão, o dinheiro, o pau, a dignidade, o absurdo, o instinto, a pose, o assunto, o olfato, as ideias, o sistema nervoso central e os dentes: só se pensa na Fera, nela, que o devora.
“dos que vivem calados,
pendurados no tempo
esquecendo os momentos,
na fundura do poço,
na garganta do fosso,
na voz de um cantador”
Trata-se de como Zé descreve os efeitos do pó: ele ficava ouvindo discos e cheirando pó em seu apartamento (vide entrevistas e biografia), no auge do vício. Quem já se viciou em cocaína sabe que o “fundo do poço” é quando o usuário quer cheirar sozinho, sem amigos, garotas e tal.
“acho que os anos irão se passar
com aquela certeza,
que teremos no olho
novamente a idéia,
de sairmos do poço da garganta do fosso”
Demonstra a ambição otimista de Zé Ramalho em abandonar a cocaína, sair do fosso.
Caramba..Tu conseguiu viajar junto,hein?
Não concordo com tua interpretação da letra,mais com certeza gostei muito(tem personalidade).
É uma referência à terceira mensagem de Fátima, um segredo guardado pelo Vaticano, mas que todos já sabiam antes de ser revelado: a terceira guerra mundial que será devastadora
“Afastado da terra ele pensa na terá que o começa a devorar, acho que os anos irão se passar”
Vejo aqui uma ilustração do inferno!!!
Para uma interpretação mais alinhada com o que o autor possivelmente quis passar em sua mensagem é necessário conhecer a sua Escola Literária (Estilos de Época que caracterizam um autor pelo seu comportamento) e o momento histórico que o compositor contextualizou a sua letra.
No caso específico do singular Zé Ramallho, por ser tratar de um autor carregado de subjetividade e que trata de relações humanas, a sua música é atemporal e pode ser reinterpretada a cada momento da história.
Para mim, o seu ponto forte é a musicalidade com que harmoniza as suas letras complexas e que, mesmo sem entendê-las inicialmente, a sua frequência musical atinge uma onda tão agradável que gostamos sem mesmo procurar saber do conteúdo da letra e o que ela realmente quer dizer…
Meu entendimento que ….
…..É A VERDADE, MEMÓRIAS, CONSCIÊNCIA, PENSAMENTO E IDEIAS )
.É aquela que fere,
que virá mais tranqüila ( A VERDADE – A VERDADE DÓI)
com a fome do povo,
com pedaços da vida
com a dura semente,
que se prende no fogo de toda multidão. (MEMÓRIAS)
acho bem mais do que pedras na mão
dos que vivem calados, (PENSAMENTOS(
pendurados no tempo
esquecendo os momentos, (MEMÓRIAS)
na fundura do poço, ( No FUNDO DA INCONSCIÊNCIA)
na garganta do fosso,
na voz de um cantador
E virá como guerra,
a terceira mensagem,
na cabeça do homem,
aflição e coragem (PENSAMENTOS ACELERADOS)
afastado da terra, ( VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO)
ele pensa na fera,
que o começa a devorar ( MEMÓRIAS)
acho que os anos irão se passar
com aquela certeza,
que teremos no olho
novamente a idéia, ( NOVAMENTE IDEAIS MAIS CLARAS DO QUE O CRISTALINO DO OLHO) PEGA A VISÃO rsrs
de sairmos do poço ( MOTIVAÇÃO) da garganta do fosso ( TRAUMAS PSICOLÓGICOS)
na voz de um cantador.( TERAPEUTA, PSICOLOGO ETC)
Ele mesmo uma vez respondeu em uma entrevista que “se refere ao terceiro filho, a terceira música do terceiro disco, a terceira guerra mundial”
Concordo contigo. A terceira lâmina diz respeito a uma possível e previsível terceira guerra mundial, que aniquilará a vida humana na terra.