As borboletas estão voando
A dança louca das borboletas
Quem vai girar não quer dançar
só quer voar, avoar
Quem vai voar não quer dançar
só quer voar, avoar
E as borboletas estão girando
Estão virando a sua cabeça
Quem vai girar não quer dançar
só quer girar, não caia!
Quem vai girar não quer cair
só quer girar, não caia!
And the butterflies are invading
the apartments, theatres and bars
Sewers and rivers, lakes and seas
turn around, turn around, turn around
Destroying windows and glass doors
Escalators and in the chimneys
They sit and lie in the smoke
In a rainbow, knows what it is
Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Se sabe o que é... Se sabe o que é...
E as borboletas estão invadindo
os apartamentos, cinemas e bares
Esgotos e rios e lagos e mares
Em um rodopio de arrepiar
Derrubam janelas e portas de vidro
Escadas rolantes e nas chaminés
Se sentam e pousam em meio à fumaça
De um arco-íris, se sabe o que é
Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Se sabe o que é... Se sabe o que é...
Comentários
leandro
14/03/2014
Ufos.
Neldson
30/10/2013
Fico muito triste com pessoas q dizem ser cultas, descreminando outros géneros de musicas, por acaso gente inteligente só esculta mpb!? É ninguém falou coisa com coisa ai nesses comentarios a dança das borboletas, na realidade, essa musica entre outras de Zé, são usadas simbolos, e borboleta representa a nova Era, são acontecimetos q virão muito em breve quando for emplantada a nova ordem mundial. quer saber mais esculte outras musicas de Zé e estude existe bastante material na net, veja o canal no you tube verdade revelada. obrigadoooo !!!!!
Marlon
09/08/2013
Sinceramente, eu imagino que essa música seja mais ou menos igual aquele filme "os pássaros". A música é pra mim tão simples como um filme de terror, ou seja um ataque de borboletas.
sah
04/07/2013
Borboletas são algo belo, voam, não são fortes, mas a idéia de revoada quebrando tudo por onde passa deixa-nos a idéia de força por união. Não acho que exalta a modernidade e sim fala da quebra de um sistema, a destruíção da ditadura militar, implicita em fumaça (pueira de um antigo regime) de um arco-íris (cor e vida deixada pelas borboletas).
Silmara
05/06/2013
Eu vejo a referencia das borboletas sendo comparadas ao ser humano. Tipo, uma borboleta sozinha não poderia fazer estrago algum. Explicando melhor, uma pequena ação feita sozinha pode não ser notada, mas em companhia (a grande massa) seu efeito eh catastrófico.
Beto Filenga
13/05/2013
Lendo várias interpretações, chego a conclusão que todas tem um sentido lógico, e imagino que o Zé com toda sensibilidade que lhe é peculiar, teve essa intenção. Deixar a critério de cada um interpretar de sua forma.
marina alves
07/04/2013
Vim em busca pois não estava acompanhando a idéia. Gostei da luz que me veio sobre não quer dançar. Não quer se complicar, só quer voar. Lindo!
Nani
03/04/2013
Já tinha ouvido a interpretação como sendo sobre drogas. Mas não entendo pq as borboletas (drogas)estão invadindo "rios, esgotos e lagos e mares" ou derrubam "escadas rolantes" e "nas chaminés se sentam e pousam e meio à fumaça". Outra... a fumaça é só uma fumaça e de um arco-íris da pra ver que são borboletas ou é "a fumaça de um arco-íris"? Achei legal a idéia da vigilância, como no "1984" do George Orwell, mas aí fica mais confuso ainda. A da ditadura militar também é legal, mas continuo com o problema de derrubar as escadas rolantes. Meu irmão entendeu como sendo bombas (como numa guerra)e isso explicaria a alusão a voar e derrubar coisas... mas não explica a vontade de querer girar e não dançar ou não cair... Não entendo a letra, mas mesmo assim ela é massa!
Luana Domingos
27/03/2013
Então, li a interpretação de vocês e acho que é bem plausível (e se encaixa na letra) que seja sobre drogas. Mas, pra mim, a letra é algo mais filosófico. "A Dança das Borboletas", imaginem borboletas dançando, invadindo todos os lugares... Ao mesmo tempo que é algo bonito, na letra é como se fosse um caos, algo que ninguém pode controlar. Tem aquela frase que diz que algo simples como o voo da borboleta pode causar um furacão do outro lado do mundo (é algo assim), então, vejo algo que não pode ser muito bem explicado, não pode ser entendido da mesma forma por todas as pessoas. Pra mim, ele se refere à vida. Não podemos controlá-la, é algo próprio, é um caos e é algo lindo, invade todos os lugares e nem todos aguentam, como diz "só quer girar, não caia", nem todos sabem o que a vida é. Sei lá, pra mim é isso.
Magno melo
07/11/2012
Acho que ele diz de coisas maiores, o problema é bem mais complexo, pode estar falando sobre a vigilância dos governos em cima de sua população, como já está acontecendo hoje. Somos vigiados 24 Hrs, como no filme antigo "1934" acho, onde todos nós somos cigiados até dentro de casa, o Vig Brother é um ensaio disto.
Julia L.
09/08/2012
Creio que a letra dessa musica pode estar se referindo as drogas, ou a ditadura, se você observar, se encaixa perfeitamente nos dois casos. Já que ela é de 78, é mais provável que seja sobre a ditadura, mas acho que só perguntando a quem escreveu ela ou algo assim para termos total certeza.
gladson fonthainny
13/05/2012
eu sempre vi a dança das borboletas voltada para a industrialização,modernização,enfim...voltada a isso.mas vendo a interpretação dos amigos ai pude perceber que é bem plausível a tese de vocês.juntando as duas eu pude ver que ele tratou de uma mudança de valores.tipo:a modernização,pessoas com mente aberta.tudo isso alcançando lugares desenfreadamente.aaaaah foi oque minha interpretação...
Bonifácio Marçal
14/01/2012
Concordo com o Ronaldo Oliveira. Tente no trecho a seguir substituir borboletas por drogas: "E as borboletas estão invadindo os apartamentos, cinemas e bares Esgotos e rios e lagos e mares Em um rodopio de arrepiar Derrubam janelas e portas de vidro"
Gabriel
11/07/2011
Na realidade, na minha opinião, visto olançamento da musica em 1978, borboletas são ligadas à ditadura. Em todos os trechos podemos observar isto.
Filipe Albuquerque
23/07/2010
Concordo plenamente com o comentário de Ronaldo, explicou bem... Minha opinião é a mesma.
Ronaldo Oliveira
09/06/2010
Entendo que o Zé refere-se às Borboletas como as drogas, principalmente à forma como elas ocupam espaço em lugares antes não ocupados. Talvez devido às suas experiências ele descreve que "Quem vai girar não quer dançar só quer voar, avoar", ou seja, geralmente o contato com as drogas visa apenas a buscar de fuga por angústias e frustações (... só quer voar...) e não esperam os problemas imensuráveis que o vício lhes apresentam (...não quer dançar...) e se encontram com sérios problemas "dançam".