Ói, ói o trem, vem surgindo de trás das montanhas azuis, olha o trem
Ói, ói o trem, vem trazendo de longe as cinzas do velho éon
Ói, já é vem, fumegando, apitando, chamando os que sabem do trem
Ói, é o trem, não precisa passagem nem mesmo bagagem no trem
Quem vai chorar, quem vai sorrir ?
Quem vai ficar, quem vai partir ?
Pois o trem está chegando, tá chegando na estação
É o trem das sete horas, é o último do sertão, do sertão
Ói, olhe o céu, já não é o mesmo céu que você conheceu, não é mais
Vê, ói que céu, é um céu carregado e rajado, suspenso no ar
Vê, é o sinal, é o sinal das trombetas, dos anjos e dos guardiões
Ói, lá vem Deus, deslizando no céu entre brumas de mil megatons
Ói, olhe o mal, vem de braços e abraços com o bem num romance astral
Amém.
Comentários
Rafael
24/05/2011
Nem um nem outro.Se vocês procurarem,tem um vídeo do própio Raul falando sobre essa música.Ela simboliza a entrada na nova era,novo aeon,a era de Aquario.Qaundo a humanidade iria largar a ignorância e o miticismo e abraçar a sabedoria e a liberdade.Alguns iriam chorar,como líderes dogmáticos e ideológicos,mas outros iriam sorrir,como os amantes da liberdade e da inteligência.A versão da morte é mais fácil de concluir e mais bonita,por isso todos a agarram.
luciano soares
24/05/2011
eu acho que o trem significa a morte que todos sabem que vai chegar e vai haver uma passagem desta vida (ou mundo)para outra-(o)alguns vao chorar outros sorrir uns vao ficar outros vao partir
Walklenguer H. de Oliveira
08/05/2011
Bom, vejo o trem como uma passagem, talvez para outra vida. Quem vai chorar é quem fica, quem vai sorrir é quem vai. Talvez a ideia de "céu carregado e rajado" e depois as trombetas e Deus seja uma forma de dizer que a vida é uma longa viagem, cheia de tormentas, mas depois dela vem o sinal dos anjos e Deus nos acolhe com um poder imenso, porém bondoso, por isso "Brumas de mil megatons". Essa é minha interpretação, MAS: é apenas UMA interpretação e é uma forma religiosa de ver a letra, há muitas formas de se interpretar.
rafapam
01/04/2011
"Ói, olhe o mal, vem de braços e abraços com o bem num romance astral" coloca implicitamente o BEM e o MAL como se fossem UM, assim como no simbolo da nova era (yin e yang). Isso é HERESIA. JESUS É VIDA! o DIABO é morte!
ulisses
16/03/2011
Sim e a vida e a morte retrata na musica, a parte em que ele fala sobre o trem tem tudo haver com o holocausto quando o trem pegava os judeus para a morte separando pais e filhos, em que hitle si achava o dominador e sepador das aguas, ai entra o eon "tempo longo", e na morte DEUS nos conforta.
Robson
14/01/2011
Esta música retrata de forma figurativa o Apocalipse. Os que sabem do trem são as pessoas esclarecidas que sabem que o fim está chegando, o trem significa o prórpio Apocalipse, porque levará muitas pessoas para outro lugar (ou mundo) como se fosse um trem. As trombetas são o sinal mais forte de que esta musica fala do fim dos tempos, (vide Apocalipse cap. 8: 1-13). Por fim ele retrata o bem e o mal na luta eterna, dita na música como romance, pelas almas no dia do julgamento final.
Prixilim
07/01/2011
Morte,Religião e tempo. Novo aeon? teremos tempo paraa ele?
Ramon
10/10/2010
me falaram uma vez que essa musica foi feita com intenção de falar sobre a morte não sei se é verdade mais...
bozo
15/09/2010
23 de dezembro de 2012
Roberto Medeiros
15/08/2010
Não creio que tenha alguma ligação com algum tipo de religião ou crença, apenas interpreto como sendo a passagem da vida para a morte, algo que realmente não precisa passagem nem mesmo bagagem...
Kássia
26/06/2010
Arrebatamento com certeza.
Anderson
08/06/2010
esta muita claro nessa musica que é realmente sobre o arrebatamento. raul era conhecedor da biblia e sua mãe era evangelica.. =]
Anderson
08/06/2010
esta muita claro nessa mudica que é realmente sobre o arrebatamento. raul era conhecedor da biblia e sua mãe era evangelica.. =]
Rafael
26/03/2010
Raul seixas fala especificamente do chamado 'arrebatamento' que é explicado na biblia, seria quando Deus (o trem) viria para buscar de vez as pessoas escolhidas, teoricamente, muitos (os não perdoados), não serão escolhidos "Quem vai chorar? Quem vai sorrir? Quem vai ficar? Quem vai partir?" "o ultimo do sertão" pois esse seria o julgamento final.
Thiago
22/03/2010
Concordo com a naiara, porém também pode fazer referencia a Era de Aquário(novo aeon) eu acho essa explicação mais plausível dentro do contexto do que "era" Raul Seixas.
naiara
19/03/2010
Nessa música Raul Seixas fala metaforicamente sobre a morte e a passagem do tempo.