Essa noite eu tive um sonho
de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
com o dia em que a Terra parou
Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo
o planeta
Naquele dia, ninguém saiu saiu de casa, ninguém
O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão, também não tava lá
e o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar
No dia em que a Terra parou (Êêê)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou
E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar
No dia em que a Terra parou (Ôôôô)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Uuu)
No dia em que a Terra parou
O comandante não saiu para o quartel
Pois sabia que o soldado também não tava lá
E o soldado não saiu pra ir pra guerra
Pois sabia que o inimigo também não tava lá
E o paciente não saiu pra se tratar
Pois sabia que o doutor também não tava lá
E o doutor não saiu pra medicar
Pois sabia que não tinha mais doença pra curar
No dia em que a Terra parou (Oh Yeeeah)
No dia em que a Terra parou (Foi tudo)
No dia em que a Terra parou (Ôôôô)
No dia em que a Terra parou
Essa noite eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, acordei
No dia em que a Terra parou (Oh Yeeeah)
No dia em que a Terra parou (Ôôô)
No dia em que a Terra parou (Eu acordei)
No dia em que a Terra parou (Acordei)
No dia em que a Terra parou (Justamente)
No dia em que a Terra parou (Eu não sonhei acordado)
No dia em que a Terra parou (Êêêêêêêêê...)
No dia em que a Terra parou (No dia em que a terra parou)
Comentários
Mauro
08/02/2013
pq tudo q ele citou depende um do outro pra funcionar são como engrenagens se uma se perde prejudica o funcionamento das outras...
rayline pereira
08/02/2013
Eu vejo como uma grande e inteligente crítica à sociedade em geral.E isso resultaria na população não sair às ruas com medo de atentados.
Kethlen 1°A Geografia
08/02/2013
minha analise e: Que no dia a dia nos sempre temos uma rotina que já estamos acostumados a cumprir...se todos pararem de fazer suas rotinas,o mundo acaba,por que o mundo vai ficar parado,com todu mundo parado sem rotina!!!
João Victor 1* a Geografia
08/02/2013
As pessoas ultimamente andam muito manipuladas pelas fantasias e facilidades do consumismo desenfreado , Raul seixas na minha opinião queria , enfatizar e mostrar como as pessoas sao manipulaveis pelos governos , jornais , revistas ... , e importate para que a sociedade viva bem , que todos nos sermos criticos quanto as propostas dos governos em relação a qual quer coisa que afete nosso meio ambiente onde vimos e tb onde não ira nos afetar , para que não haja mais essa hipocrizia liberalista perante as supostas autoriades que deviam nos proteger , que deviam melhorar nossas vidas e que ultimamente estão fazendo justamendo do contrario .
Jenifer Élida 1 "A" geografia
08/02/2013
Raul Seixas foi um ser muito interessante, suas letras são de uma lucidez fantástica. Nessa música penso que ele fala de nossa interdependência. Todos precisamos de todos, nossas funções e tarefas são sempre para o outro e a do outro para nós. Mas acho que não nos damos conta disso. Pensamos, no fundo, que vivemos sós e fazemos tudo solitariamente.
Thais Mirelly 1º a geografiaa
08/02/2013
Eu vejo como uma grande e inteligente crítica à sociedade em geral, pois percebe-se claramente que a música é narrada em tom de alegria, inclusive enfatizada no momento em que ele percebe que “acordou” no dia em que a Terra parou, ou seja, tudo (que não ia bem), parou! É, por exemplo, como as pessoas pensam pensam dos políticos: eles roubam, mas eu eu estivesse lá, eu também roubaria, já que todo mundo rouba. E o que tem de mais eu roubar também? Ele critica as pessoas que pensam que a iniciativa tem que partir dos outros.
Marcio Costa
26/01/2013
Eu vejo como uma grande e inteligente crítica à sociedade em geral, pois percebe-se claramente que a música é narrada em tom de alegria, inclusive enfatizada no momento em que ele percebe que "acordou" no dia em que a Terra parou, ou seja, tudo (que não ia bem), parou! O modo de viver, os costumes, a rotina... para o autor, tudo está ruim do jeito que está, e quando pára, é motivo de alegria, talvez pela possibilidade de renovação, reinvenção, etc.
Andre Ferrero
10/09/2012
Raul descreve um grande protesto em que as pessoas todas, ficam em casa como em uma grande greve. É por isso que ele diz que foi só um sonho, na verdade, é uma crítica severa ao conformismo
Andre Ferrero
10/09/2012
Raul descreve um grande protesto em que as pessoas todas, ficam em casa como em uma grande greve. É por isso que ele diz que foi só um sonho, na verdade, é uma crítica severa ao conformismo.
Magnum Seixas
17/04/2012
Particulamente, está canção foi uma forma, com sempre genial, que Rauzito encontrava para poder driblar a censura. Enquanto todos achavam que ele era louco, ele fazia revoluções pelas palavras. O dia em que a terra parou (1977), refletia o clima do final dos anos 70 e inicio dos 80, em caminho a redemocratização que surgiu a partir de paradas gerais pelo país, Síndicatos fortes parando fábricas, bancos, UNE organizada parando as universidades, ou seja diversas paradas que ocorriam pelo país, transcritas de forma metaforica por Raulzito. As paradas na economia incomodou o capital, fato que acelerou o processo de redemocratização.
Halana
16/04/2012
acho que Raul Seixas quis afirmar que nada no mundo funciona sem a ação humana, no dia em que todos os seres humanos deixarem de exercer suas funções o "mundo iria parar", ou tudo deixaria de funcionar.
Leila Jinkings
25/03/2012
ola amigos, bacana a ideia de analizar as letras de musicas. Mas gostaria de alertar para a ausência dos autores. Seria importante, até pela proposta de voces. constar sempre a autoria da música. Esta em especial é de Raul Seixas com Claudio Roberto, um dos parceiros mais profícuos de Raul
Josué
31/01/2012
Acredito que ela esteja relacionada as teorias libertarias e sociais desenvolvida por filosofos e sociologos no seculo 19...Marx, Engels, Proudhon, Bakunin, Kropotkin, escreveram algo muito parecido, oque seria a GREVE GERAL, onde o sistema do capital entraria em uma especia de colapso ja que sua base são as relações de trabalho (até por isso que ele cita as "profissões", e começa falando que o TRABALHADOR nao saiu pro seu trabalho), que tbm está ligado a "servidão voluntaria" onde quem mais se fode (trabalhador) só se fode por que quer, pois se ele para de trabalhar, o seu patrão tbm vai se foder, e assim por diante, como um efeito dominó. Raul lia muitos esses primeiros filosofos anarquistas...
Marcelo
29/01/2012
Há um tempo atrás eu e um amigo meu discutiamos a interpretação desta letra, e naquela época nem havia acontecido aquela parada que o PCC fez em São Paulo. Comentávamos oque esta letra queria nos passar... - As pessoas ultimamente andam muito manipuladas pelas fantasias e facilidades do consumismo desenfreado... na minha época as brincadeiras eram em grupos e na rua; eram com bolinha de gude, pião, pipa, brinquedos de plastico imóveis ou de madeira, que obrigavam a criatividade; era se sujando na lama, ou seja, era experimentando... Hoje a criatividade foi cortada pela ciencia da cibernetica, tudo é eletronico e nos obriga a ficar em casa e quase sempre sós ou com menos pessoas que antes... - Hoje a tv fez muita familia se acabar, antes as familia se reuniam em volta da mesa, um sofá era de frente para o outro... mas depois que a tv chegou, a dispozição do sofá que era um de frente para o outro para a troca de idéias, ficou de frente pra tv.. e como cada familiar tem a sua, não precisa ir na casa do parente pra isso.. além do telefone que facilita o contato. - A facilidade acabou deixando a vida mais fácil, porém hoje vc compra muita coisa pela net, liga a tv com controle remoto, não se movimenta... - Os meios de informação, fazem o possível para mostrar coisas tolas; novelas que esbanjam um meio de vida disponível a poucos brasileiros mas, o sonho de muitos e por isso ibope; os telejornais só mostram desgraças e isso alimenta o consumo pelas portas dos dispositivos de segurança (Alarmes, filmadoras, portões, seguranças...) e as pessoas com medo de ir às ruas ficam mais em casa, alimentando o consumo pela net, ou assistindo os comerciais da tv... quando saem, correm para o Shopping por acharem mais seguro e fácil... - Na época que conversei com meu amigo, nós demos uma viagada pensando que um dia São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil e posteriormente o mundo.. poderiam parar com as guerras das quadrilhas, bondes e brigas de facções... por pontos de vendas de armas, drogas e prostituição... e eles brigando entre eles geraria uma guerra sem limites, com ataques à longa distância como acontece um alguns países.. - E isso resultaria na população não sair às ruas com medo de atentados (Toque de Recolher), ou simplesmente pelas facilidades do capitalismo, ou pelo mundo sanguinario dos noticiários... - E isso seria o dia em que a terra parou... O Pcc já conseguiu parar são Paulo... e o capitalismo tbm ta conseguindo deixar a população em casa juntamente com os noticiários... Parabéns pra vcs em colocarem em prática esta canção do Raul !!!
luciano
11/11/2011
Eu vejo com uma 'crônica' que ninguém faz nada para mudar o mundo, as coisas, os costumes, etc. porque sabe que ninguém vai fazer nada também... É, por exemplo, como as pessoas pensam pensam dos políticos: eles roubam, mas eu eu estivesse lá, eu também roubaria, já que todo mundo rouba. E o que tem de mais eu roubar também? Ele critica as pessoas que pensam que a iniciativa tem que partir dos outros.
Rafael Nunes
27/07/2011
Esta musica esta falando do ecumenismo, o dia que vai ser decretado que todos vão guardar o Domingo. Ninguém vai trabalhar, no dia do Sol.
ALLSION
10/11/2010
deveria parar com esse sistema q ele vivia ou nos vivemos
Kássia
26/06/2010
Minha análise é que: Nada funciona sem uma rotina, um precisa do outro pra continuar num ciclo interminável de "mesma coisa". Que simplesmente nada acontece sem se cumprir obrigações nada naturais.
carlinho
11/04/2010
Fiz uma análise superficial. Pela lógica para protestarmos saimos às ruas; mas no Brasil saimos às ruas todos os dias e não fazemos protestos! Aí a ironia. Então, porque não ficamos em casa para protestar? ou seja, o dia em que nos mobilizamos e resolvemos agir.