5... 4... 3... 2...
- Parem! Esperem aí.
Onde é que vocês pensam que vão?
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar....
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim,
Sim, sim, sim.
O seu Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar....
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim,
Sim, sim, sim.
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês
Aventura como essa eu nunca experimentei!
O que eu queria mesmo era ir com vocês
Mas já que eu não posso:
Boa viagem, até outra vez.
Agora...
O Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
(Boa viagem, meninos.
Boa viagem).
Comentários
Marco Antônio
29/05/2011
Essa música estourou a censura e não tem nada de inocente. Essa música defende claramente o anarquismo que seria um sociedade sem estado livre de governantes ou políticos. É a sociedade ideal. Viva Raul Seixas!!
jackson
22/05/2011
ela e mais profunda que a interpretação da ditaduta militar(que e uma das interpretações)mais como raul seixas na sua inteligencia colocou ouro sentido que tem haver com a cabala ,quando se esta praticando a mesma e como se tivesse subindo de nives com um guardião em cada nivel precisa de uma "reliquia" para passar para outro nivel ele nesta interpretação seria um guardião de um nivel e no começo impede a passagem para um nivel superior "universo" e depois de ele "gostar" dos passageiros aprovar para passar de nivel!
Eduardo Mufarrej
22/12/2010
Alusão à Censura Federal do Governo Militar... pra fazer poesia (e publicar) tinha que passar pelo crivo (autorização, "carimbo") do governo do Brasil à época... "foguete" (imaginação); "não vai a lugar nenhum" (censura usando expressão típica de militar); "avaliado, rotulado" (crítica social ao conservadorismo da ditadura, usando o estilo de Proudhon, como acima observado); "mas ora vejam só já estou gostando de vocês" (ironia perante os censores que, ao censurar, de alguma forma instigavam a imaginação dos artistas e escritores, causando efeito oposto, opressão-criação); "aventura como essa eu nunca experimentei" (poesia e efeito das drogas); "pode partir sem problema algum" (militar autorizando a "passagem", no caso, a publicação).
Klinsmann_TA
22/08/2010
Essa música é ótima! Cheia de críticas. Dá pra perceber também na parte que ele fala: "Pra Lua: a taxa é alta, Pro Sol: identidade" Nessa parte ele fala das altas taxas de impostos que haviam na época e que a ficha de todos era verificada antes, para ver se não estavam tentando fugir ou coisa parecida. Nessa parte: "O que eu queria mesmo era ir com vocês" Ele fala das famílias que eram separadas durante a ditadura militar, como o q aconteceu naquele filme "O dia em que meus pais saíram de casa" Ele realmente foi um excelente crítico!
Caio Duayer
20/08/2010
Nao sei como ninguem notou isso, mas tem uma obvia apologia a maconha la no final: "Aventura Como essa eu nunca experimentei" - Pra decolar o Fuguete , e obvio! abc
Jéssika
27/04/2010
" Essa música fez parte do musical infantil "Pluct Plact Zumm" da Rede Globo e motivo de muitas críticas a Raul que teria se vendido ao sistema com uma música imbecil. Os mais inteligentes percebem a pesada crítica à burocracia do governo que teima em selar, registrar, carimbar, avaliar, rotular, adiando e atrapalhando todo tipo de atividade. É também uma referência ao texto do anarquista Proudon que diz 'Ser governado é ser a cada operação... notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, autrizado, rotulado'. "
Rafael Andrade
08/04/2010
Raul já disse várias vezes que as palavras Plunct Plact Zum, fazem uma alusão ao segredo do universo.
Thiago
22/03/2010
Para mim essa música faz referencia a Ditatura militar, é engraçado, se eu realmente estiver certo, o Raul Seixas faz uma musica para um programa Infantil "metendo o pau" no Regime Militar, e ainda vira um sucesso ! Esse é Raulzito baby !