5... 4... 3... 2...
- Parem! Esperem aí.
Onde é que vocês pensam que vão?
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar....
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim,
Sim, sim, sim.
O seu Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar....
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim,
Sim, sim, sim.
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!
Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês
Aventura como essa eu nunca experimentei!
O que eu queria mesmo era ir com vocês
Mas já que eu não posso:
Boa viagem, até outra vez.
Agora...
O Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
(Boa viagem, meninos.
Boa viagem).
Comentários
Felipe
17/09/2012
Raul Seixas se baseia nas idéias de Aleister Crowley e recita uma passagem do "Livro da Lei" nesta musica ("Tem que ser selado, registrado...") Raul traz esta idéia de crowley justamente em algo que Chaplin e John Lennon ja criticavam: as fronteiras e as burocracias para viajarmos para outros paises. Diziam que desde que o homem se achou dono do mundo começaram uma afronta a nossa liberdade de ir e vir, nosso direito de viajar pelo planeta que é nosso, de todos nós, e não de uns ou outros que se acham no direito de impedir nossa passagem, de dizer quando e para onde podemos ir. E ao contrario do que mundos falaram não é uma critica a ditarura militar, é uma critica a censura que existe até os dias de hoje! Se acham que não, tentem vocês tirar visto pra outros paises, ou tirem seus passaportes para ver se não serão "Selados registrados carimbados e rotulados" para voar.
Bruno
23/07/2012
Pra lua a taxa é alta, pro sol a identidade, mas pra viajar pelo universo é preciso meu carimbo... Entendo que uma viagem ao exterior, lua, altas taxas e para o um lugar em que a volta não é garantida (muito pelo contrário), o sol basta se identificar (pra dar baixa). Mas pra viajar pelo universo - liberdade de pensamento - é preciso o meu carimbo, a minha anuência.
Felipe
08/03/2012
Anarquismo puro
Marcelo
20/01/2012
Plunct Plact Zum... lembra uma onomatopéia... é como se fosse o som do carimbo da sensura nos papés da letra da musica... Plunct (Carimbo tocando o papel) Plact (Carimbo saindo do papel) Zum (Liberação da letra e entrega do papel)
Marco Antônio
29/05/2011
Essa música estourou a censura e não tem nada de inocente. Essa música defende claramente o anarquismo que seria um sociedade sem estado livre de governantes ou políticos. É a sociedade ideal. Viva Raul Seixas!!
jackson
22/05/2011
ela e mais profunda que a interpretação da ditaduta militar(que e uma das interpretações)mais como raul seixas na sua inteligencia colocou ouro sentido que tem haver com a cabala ,quando se esta praticando a mesma e como se tivesse subindo de nives com um guardião em cada nivel precisa de uma "reliquia" para passar para outro nivel ele nesta interpretação seria um guardião de um nivel e no começo impede a passagem para um nivel superior "universo" e depois de ele "gostar" dos passageiros aprovar para passar de nivel!
Eduardo Mufarrej
22/12/2010
Alusão à Censura Federal do Governo Militar... pra fazer poesia (e publicar) tinha que passar pelo crivo (autorização, "carimbo") do governo do Brasil à época... "foguete" (imaginação); "não vai a lugar nenhum" (censura usando expressão típica de militar); "avaliado, rotulado" (crítica social ao conservadorismo da ditadura, usando o estilo de Proudhon, como acima observado); "mas ora vejam só já estou gostando de vocês" (ironia perante os censores que, ao censurar, de alguma forma instigavam a imaginação dos artistas e escritores, causando efeito oposto, opressão-criação); "aventura como essa eu nunca experimentei" (poesia e efeito das drogas); "pode partir sem problema algum" (militar autorizando a "passagem", no caso, a publicação).
Klinsmann_TA
22/08/2010
Essa música é ótima! Cheia de críticas. Dá pra perceber também na parte que ele fala: "Pra Lua: a taxa é alta, Pro Sol: identidade" Nessa parte ele fala das altas taxas de impostos que haviam na época e que a ficha de todos era verificada antes, para ver se não estavam tentando fugir ou coisa parecida. Nessa parte: "O que eu queria mesmo era ir com vocês" Ele fala das famílias que eram separadas durante a ditadura militar, como o q aconteceu naquele filme "O dia em que meus pais saíram de casa" Ele realmente foi um excelente crítico!
Caio Duayer
20/08/2010
Nao sei como ninguem notou isso, mas tem uma obvia apologia a maconha la no final: "Aventura Como essa eu nunca experimentei" - Pra decolar o Fuguete , e obvio! abc
Jéssika
27/04/2010
" Essa música fez parte do musical infantil "Pluct Plact Zumm" da Rede Globo e motivo de muitas críticas a Raul que teria se vendido ao sistema com uma música imbecil. Os mais inteligentes percebem a pesada crítica à burocracia do governo que teima em selar, registrar, carimbar, avaliar, rotular, adiando e atrapalhando todo tipo de atividade. É também uma referência ao texto do anarquista Proudon que diz 'Ser governado é ser a cada operação... notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, autrizado, rotulado'. "
Rafael Andrade
08/04/2010
Raul já disse várias vezes que as palavras Plunct Plact Zum, fazem uma alusão ao segredo do universo.
Thiago
22/03/2010
Para mim essa música faz referencia a Ditatura militar, é engraçado, se eu realmente estiver certo, o Raul Seixas faz uma musica para um programa Infantil "metendo o pau" no Regime Militar, e ainda vira um sucesso ! Esse é Raulzito baby !