Parte de um plano secreto
Amigo fiel de Jesus
Eu fui escolhido por ele
Para pregá-lo na cruz
Cristo morreu como um homem
Um mártir da salvação
Deixando para mim seu amigo
O sinal da traição
Mas é que lá em cima
Lá na beira da piscina
Olhando simples mortais
Das alturas fazem escrituras
E não me perguntam se é pouco ou demais
Mas é que lá em cima
Lá na beira da piscina
Olhando simples mortais
Das alturas fazem escrituras
E não me perguntam se é pouco ou demais
Se eu não tivesse traído
Morreria cercado de luz
E o mundo hoje então não teria
A marca sagrada da cruz
E para provar que me amava
Pediu outro gesto de amor
Pediu que o traísse com um beijo
Que minha boca então marcou
Mas é que lá em cima
Lá na beira da piscina
Olhando simples mortais
Das alturas fazem escrituras
E não me perguntam se é pouco ou demais
Mas é que lá em cima
Lá na beira da piscina
Olhando simples mortais
Das alturas fazem escrituras
E não me perguntam se é pouco ou demais
Letra Composta por: Paulo Coelho e Raul Seixas
Melodia Composta por:
Álbum: Mata Virgem
Ano: 1978
Estilo Musical:
judas desempenhou um papel importante na historia biblica, se ele não tivesse traido Cristo não teria cumprido a profecia, Jesus pagou nossos pegados com seu sangue. meu e-mail [email protected]
Então, concordo plenamente com a ídeia de que Raul trouxe um Judas extremamente “querido” por Jesus, e que fez dele peça importante pra que sua missão pudesse ser realizada.
Mas também já ouvi algo interessante sobre a música, o refrão mais especificamente.
Como se fosse uma crítica aos políticos que se colocama acima de nós “simples mortais”, pois que Brasília já foi conhecidas como Capital das Piscinas (“é que lá em cima lá da beira da piscina)”. E esse políticos abusam dessa autoridade (“fazem escrituras (leis) e não me perguntam se é pouco ou demais”).
Acredito eu que essa musica fala um pouco sobre o evangelho de judas, no qual fala que judas só traiu jesus porque foi predestinado a fazer isso(Parte de um plano secreto
amigo fiel de Jesus
eu fui escolhido por ele
para pregá-lo na cruz)!já estava escrito(”fazem escrituras e não me perguntam se é pouco ou demais”).
Concordo com você, o ato de Judas já estava decidido em comum acordo entre ambos antes daquela encarnação. Judas me parece que era “zelote” ultranacionalista como Barrabás e acreditava que Jesus derrubaria os romanos e tomaria o poder, ele entregou Jesus esperando uma reação Deste.
O refrão se refere, especificamente à burocracia brasileira.
Mas é que lá em cima
Lá na beira da piscina,
Olhando simples mortais
Das alturas fazem escrituras
E não me perguntam se é pouco ou demais.
Está relacionado com o Congresso Nacional, onde eles fazem as leis, normas e regimentos sem se quer consultar nós, uma vez que eles trabalham para nós cidadão.
“E disse Jesus a Pedro:quem vos escolheu em numero de doze;tu mestre, na verdade um de vos e o diabo” aqui no caso seria Judas Iscariotes, o filho da perdição, o qual RS coloca como vitima.
Sou catolico e concordo plenamente que Jesus realmente pagou pelos nossos pegados, inclusive os pecados de Judas e de milhôes de outros também foram perdoados…
Creio que todos devem saber disso né?
Então por que insistem com a tradição de “Malhar Judas” ?? ~
Para que “malha-lo” se seus pecados foram perdoados??
Parece uma inquisição caçando as bruxas…
“Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra”
É a mesma coisa que dizer, se vc acha que Judas era traidor e que não recebeu o perdão que você também mesmo recebeu, bata nele.
tbm fico com a versão do evangelho de judas, se vcs tiver a oportunidade de ler a revista super interessante onde fala esse assunto de qem foi realmente judas, teram uma nova visaõ sobre ele, raul captou isso a quase 30 anos atras, bem antes de ser descoberto o evangelho de judas
Nessa música Raul ve a impotância de Judas, porque se não fosse por Judas quem conheceria Jesus? Judas não foi um traidor apenas, ele foi o caminho que fez com que Jesus ficasse conhecido e sendo reverenciado até hoje.
das alturas fazem escrituras
e não me perguntam se é pouco ou demais (2x)
e os militares legislando “a torto e direito” em seu favor, sem pedir nada a ninguém…
eu acho que no refrão dessa música ele faz uma crítica a bíblia
“Mais é que lá em cima
lá na beira da piscina,
olhando simples mortais
das alturas fazem escrituras
e não me perguntam se é pouco ou demais.”
Fala das escrituras que nos são dadas e aceitas sem questionamento.
Pode ser interpretado como um crítica a políta,porém,no meio desse contexto,acho que foi uma crítica a religião.
Não ele fala da teoria da terra plana como diz a biblia, que Deus criou a terra separando as aguas, limitando os ceus num firmamento contendo as aguas que estão sobre nos, é como se o nosso universo estivesse dentro de uma piscina gigantesca e Ele olhando tudo de la na beira, é so ler genesis 1 e 2
a chamada Beira da Piscina não poderia ser o Vaticano?ou o centro do Império Romano? alguns vão entender o que quero dizer
Essa música é um plagio descarado da música “dyna-mite” de 1973, da banda de glam rock inglesa “MUD”. Oução e percebam a semelhança.
Nada a ver.
NÃO ACHEI UM PLÁGIO COMO VC FALOU !
Mas valeu seu comentário poi descobri o som desta banda que eu não conhecia muito Boa!
O começo parece muito com “Corações pscodélicos do Lobão”, hahaha!
kkkkk nada ver. E olha que eu sei muito bem que o raul trouxe muitas musicas de outros compositores, mas essa aí, não. acho que vc conhece essa musica Mud – Dyna-mite muito bem, e aí quando ouviu Judas achou parecido, mas nada ver. (exemplo é de outro compositor: Cambalache de Carlos Gardel.
Creio eu queele fala na musica, (pelo menos é o que eu penso que ele quis dizer), que Judas foi escolhido pra trair Jesus, então é como se ele tivesse ajudado a tirar o pecado do mundo, mas mesmo assim ele teve um “castigo”. É o mundo que se encontrava naquela época e até mesmo hoje em dia, pessoas fazem parte de grandes coisas, mas apenas uma pessoa leva o “mérito”!
penso q judas foi um bode espiatório, escolhido por jesus. poha! o cara não tinha escolha!? jesus sabia q ele iria traí-lo e automaticamente se condenar ao inferno, se ele (jesus) o amava como um irmão por que deixou tudo acontecer? será que o filho de Deus ou o próprio criador não poderia fazer de outra forma?
e convenhamos que para os cristãos judas não poderia ter um fim melhor, se ele fosse morto pelos romanos acabaria como um martir.
eu não acredito na bíblia mesmo, mas tiro meu chapéu para Raul seixas, o cara tem umas sacadas de gênio.
É incrivel como Raul era um gênio, ele se refere diretamente aos evangelhos apocrífos, diretamente ao evangelho de Judas onde ele se refere que Jesus fez isso por que Judas era o melhor amigo de Jesus. grande Gênio, Raul faz muita falta.
acho que agora os dois podem coversar no inferno! é uma pena.
acho que os dois podem conversar agora no inferno!
na minha visao Judas Traiu SIM Jesus, Mais foi escolhido para isso, por ele ser o amigo mais fiel e mais querido de Jesus, foi dado à ele a missao mais dificil que era a de trair seu amigo. Judas foi realmente o escolhido para ser conhecido como a traição em pessoa, ele era o discípulo mais dedicado, por isso ele foi o escolhido para nos mostrar o que a traição foi capaz de fazer por Cristo. Nao concordo também na tradiçao de malhar-judas… como nosso amigo acima ja disse… Jesus pagou o pecado de todos. Judas Foi perdoado. Judas e tao Bom quanto qualquer outro santo Católico! Eu diria sim que Judas Ainda é o braço direito de Cristo como ele sempre foi !
Não tem plágio nenhum, apenas um verso lembra um pouco, mas o resto da música não.Não tem porra nenhuma de plágio.
Sim Judas era bem proximo de Jesus como todos os outros apostolos, mais só ele traiu Jesus, porque?Porque achava ele que quando Jesus fosse açoitado pelos romanos, lideraria seu povo numa guerra contra a escravidão espulsando os infieis da terra santa. como estava escrito que israel triunfaria sobre todas as outras raças, viu que isso não ia acontecer arrependido se enforcou, pois ali naquele momento que ele veio entender realmente o que Jesus veio fazer na terra, transforma-la ela toda em terra santa.
RAUL COMPROVA QUE O SEU PENSAMENTO ESTAVA AFRENTE DO SEU TEMPO E COMPROVA QUE ERA UM PROFETA . ESTA MUSICA REFLETE OS DIAS ATUAIS . CORRUPÇÃO ( JUDAS TRAIU POR CAUSA DE ALGUMAS MOEDAS ) ,E TRAIÇÃO COMO PROPRIAMENTE DITO
O RAUL ESTAVA MESMO A SUA FRENTE POIS O EVANGELHO DE JUDAS SO FOI ENCONTRADO DEPOIS DA SUA MORTE E SO FOI TRADUZIDO EM 2001.MUITOS ACHAM Q RAUL ERA UM PROFETA ISSO EXPLICA A SUA BARBA E SUA CABELEIRA,DISSE UMA VEZ O PROFETA RAUL SEIXAS :O RAUL SEIXISMO NUNCA VAI MORRER!KKKKKKKKKKKKKKK . OUVE MESMO A TRAICAO DE JUDAS MAIS…ESTAMOS VIVENDO NA SUA ERA ONDE POLITICOS, PASTORES E ETC TRAEM AS PESSOAS DIZENDO PAGANDO OS IMPOSTOS VOLTARAO COM BENEFICIOS,EDUCACAO E SAUDE…Q NAO E O CASO TUDO VAI A BENEFICIO PRO BOLSO DELES ESSES SAFADOS ,CORRUPTOS,SEUS JUDAS.NA QUESTAO RELIGIOSA ANGUNS PASTORES PEDEM DIZIMOS DIZENDO:LEVAI O DIZIMO A IGREJA,POIS, DEUS LHE DARA EM DOBRO ,MAS TAMBEM HA FE DE TOLO ONDE PASTORES PEDEM QUE AS PESSOAS DEEM SUAS CASAS ,CARROS , O SEU SALARIO E ETC…CADA UM LEVA AO SEU PONTO DE VISTA.TENHO APENAS 14 ANOS E NAO SEI DE NADA SO ESCREVO O Q PENSO + NADA.QM GOSTO RETORNA,GOSTARAM DA MINHA CRITICA? JUGUEI MT AS PESSOAS MAS E A REALIDADE E NAO COMO FUGIR DELA ISSO E UM FATO!
Na minha opnião raul quis dizer que judas foi na verdade apenas um escolhido pra fazer aquilo que era desde o inicio um plano de deus.
Acredito que Raul que diz dizer que se não fosse a traição de Judas, Jesus seria, apenas, mais um entre tantos profetas.
Nesta letra Raul esta simplesmente fazendo uso de figura de linguagem, e então faz uso de um personagem muito forte na Escritura, isto, pra não ser pego pela ditadura que já vinha encostada em seu calcanhar, então ele fala das leis que nos são impostas sem ao menos nos perguntar se gostamos, se vai ser boa ou não. Pois, como diz: la de cima fazem suas escrituras e nem nos perguntam. Lá dos altos de Brasilia olham para o povo como se só nós fossemos simples mortais e eles não, ai escrevem e decretam como lei aquilo que querem e nós aqui embaixo temos que engolir tudo que escrevem suas leis e nem nos dão a oportunidade de questiona-los, quando ficamos sabendo já esta escrito, ai temos que engolir e segui-la. É o que acontece hoje, não mudou nada. Raul usa muita figura pra expor seu pensamento, mas tem muita gente que fica mistificando as letras dele. É isto.
na época dos Imperios romano,os “comandantes” também não faziam escrituras?k
O Raul diz exatamente o que está na música.
onde o clip de judas foi gravado?
A música fala que a traição de Judas teria sido um acordo entre Jesus e Judas para ambos setem lembrados.
A minha analise difere um pouco da maioria, especificamente na parte do refrão.
Mais é que lá em cima
lá na beira da piscina,
olhando simples mortais
das alturas fazem escrituras
e não me perguntam se é pouco ou demais
No meu entendimento o refrão refere-se ao resultado, pra Judas, do cumprimento de sua missão, onde ele passou a viver na mordomia na beira da piscina, mas não sendo muito importante no céu, por que das alturas fazem escrituras sem consulta-lo, já que no final das contas ele foi quem traiu Jesus não sendo muito querido, conforme esse trecho “Se eu não tivesse traído
morreria cercado de luz”,
apesar de ter uma missão já programado.
Não ele fala da teoria da terra plana como diz a biblia, que Deus criou a terra separando as aguas, limitando os ceus num firmamento contendo as aguas que estão sobre nos, é como se o nosso universo estivesse dentro de uma piscina gigantesca e Ele olhando tudo de la na beira, é so ler genesis 1 e 2
Ver videos Teoria dos terraplanistas
Quem conhece todas as musicas de rs, sabe que ele tinha uma bronca com Deus, o refrão dessa música ( mas é que lá em cima la …..e não nos pergunta se é pouco ou demais) deixa claro que ele se refere aos mandamentos biblicos ao qual ele considera pesado para cumpri- los, alendo mais judas quando diz (se eu nao tivesse traido morreria cercado de luz)ele está se queixando da missão que de lá de cima lhe foi imposta, imposta segundo a visao de rs por que a biblia afirma que ele seria o traidor não por ele ser escolhido e sim por que Deus já sabia que seria ele…
O que Raul quis passar está além do que os olhos enxergam. “Parte de um Plano Secreto”. Qual plano secreto? Contar a história de Jesus. “Eu (Judas)fui escolhido por ele”… Por ele quem? Por Jesus? Não. Pelo plano. Judas foi escolhido pelo plano secreto para ser o traidor. A partir dessa concepção fica fácil a compreensão da letra. Em síntese, Raul sustenta que Judas era amigo de Jesus e a “história” que contam, lá de cima, para nós, que somos “simples mortais” é que Judas traiu Jesus, tudo arquitetado.