Análise de Letras

Eu Sou Egoísta

Se você acha que tem pouca sorte
Se lhe preocupa a doença ou a morte
Se você sente receio do inferno
Do fogo eterno, de Deus, do mal
Eu sou estrela no abismo do espaço
O que eu quero é o que eu penso e o que eu faço
Onde eu tô não há bicho-papão
Eu vou sempre avante no nada infinito
Flamejando meu rock, o meu grito
Minha espada é a guitarra na mão

Se o que você quer em sua vida é só paz
Muitas doçuras, seu nome em cartaz
E fica arretado se o açúcar demora
E você chora, cê reza, cê pede... implora...
Enquanto eu provo sempre o vinagre e o vinho
Eu quero é ter tentação no caminho
Pois o homem é o exercício que faz
Eu sei... sei que o mais puro gosto do mel
É apenas defeito do fel
E que a guerra é produto da paz

O que eu como a prato pleno
Bem pode ser o seu veneno
Mas como vai você saber... sem provar?

Se você acha o que eu digo fascista
Mista, simplista ou anti-socialista
Eu admito, você tá na pista
Eu sou ista, eu sou ego
Eu sou ista, eu sou ego
Eu sou egoísta, eu sou,
Eu sou egoísta, eu sou,
Por que não...

Comentários

Leia Medeiros

25/08/2011

O Raul fala nessa música daquelas pessoas que se acomodam numa vidinha medíocre, e tem medo de enfrentar seus próprios defeitos, se escondendo na capa de um "bonzinho", e diz que ele não tem medo de ver a si mesmo.O egoísmo na música significa o mal que existe em cada um de nós.

0
0

R.Alm.D

20/05/2011

eu so sei q ele era um drogrado e morreu de overdose ridiculo odeio as musicas dele todas são podre ele podre tambem num nem pra ele foi cantor pra ter o degosto de cantar essas músicas

0
0

Geovani

14/04/2011

Acho que a chave dessa musica está quando ele fala: "Sou ego, sou ista, eu sou egoista" Esse egoísta não tem o significado como comumente é pensado, de forma negativa. Mas sim com o sentido de nos fortalecer, não só egoicamente (nos termos da psicanalise) mas como um todo. Nesse sentido que ele fala em outra musica: "Antes de ler o livro que o guru te deu vc tem q escrever o seu". Lembro de uma passagem de Assim falava zaratustra: Uma arvora dá frutos, independente se alguem vai comer ou nao, se é doce ou não, ela simplesmente dá, produz. Essa é umas das principais mensagens que Raul quer passar para a humanidade. Raul era muito chato, segundo alguns conhecidos dele falam. Esse chato é como aquela arvore que dá frutos "azedos", nao se importando se outros vao gostar ou nao. Só que muitos desaprovam antes de provar esse fruto, daí que Raul responde: como saberas sem provar?

0
0

Alexandre Rolim

05/01/2011

É simples. Raul foi um especialista em analisar e relacionar política, movimentos de massa, egocentrismo, narcisismo, esoterismo em suas músicas. Ele próprio em ua busca espiritual, pessoal e filosofal desvendou alguns e criou novos conflitos. O tema de suas letras é sempre relacionado ao período em que ele estava. Ele foi um cristo da parábola moderna. Falava, interpretava, criticava (como um menestrel)e a sociedade, e a massa o engolia, bem como os políticos de sua época, os ditadores. Raul se autodefinia Antropocentrista, ou seja, acreditava que o homem estava no centro do resto do tudo, não me surpreense ele falar de egoísmo, mas repare nos outros 'istas', eles não batem... ele se contradiz. Por que? Não sem querer, mas por entender assim, que no fim é tudo a mesma coisa, tudo tem o mesmo fim, os mesmos fundamentos, os mesmos objetivos: "A guerra é fruto da paz". Raul foi pensador, cantor, compositor, escritor, poeta, louco, mas acima de tudo foi humano e o "ser" humano é assim mesmo cheio de 'ismos' e 'istas'.

0
0

Célio

28/12/2010

"o que serve de alimento ou de bálsamo para o tipo superior de homem deve ser quase veneno para um tipo bem diverso e inferior" Friedrich Nietzsche "O que eu como a prato pleno Bem pode ser o seu veneno" Raul Seixas Acha que é coincidência? Leia o livro - Para além do bem e do mal, e terá a impressão de que a música foi feita para mencionar o pensamento de Nietzsche, que defende, entre outras coisas, que o tipo superior de homem é o egoísta. Escrevi um post sobre isso no meu blog: http://coelhohediondo.blogspot.com/2010/12/eu-tambem-sou-um-egoista_27.html

0
0

Gustavo Fartes

29/10/2010

Na verdade nessa musica ele fala que o universo do ego é transitório de forma que nada é bom o tempo todo nem ruin o tempo todo ex: a guerra é fruto da paz ou o mais puro gosto do mel é apenas defeito do fel De todo jeito aqui ele diz adorar o mundo transitorio, o mundo do ego, dai o ego-ista ou cultuador do ego. O que eu como a prato pleno Bem pode ser o seu veneno Mas como vai você saber… sem provar? Nessa parte ele introduz uma das aparentes consequencias do mundo samsarico onde o bem de um pode ser o sofrimento do outro, encontramos isto na natureza como a vespa que bota ovos na larva da aranha etc. Entretanto ele diz reforçando a ideia de culto ao ego , como vc vai saber c nao provar?

0
0

Pedrão

10/09/2010

Creio eu que a ideia principal dessa musica está contida em uma palavra: Egoista. Vejo eu que o "egoista" que raul nos expõe, não tem o mesmo significado que nós usamos cotidianamente. Hoje nós usamos essa palavra para nomear pessoas mesquinhas, que só pensam em si mesmo. E não é essa ideia de Raul. O que ele quis nos passar com a palavra egoista é a simples ideia de quem fortifica o seu proprio ego. De uma pessoa que gosta de si mesmo,que é autentico. Nada com a ideia de individualismo. Podemos verificar essa diferença em varios trechos : (aqui ele faz uma critica a pessoas que o "ego ferido", vamos dizer assim) Se você acha que tem pouca sorte Se lhe preocupa a doença ou a morte Se você sente receio do inferno Do fogo eterno, de Deus, do mal (aqui ele ja mostra a diferença entre uma pessoa que nao cultiva seu ego, com quem cultiva, ele mesmo.) Eu sou estrela no abismo do espaço O que eu quero é o que eu penso e o que eu faço Onde eu tô não há bicho-papão Eu vou sempre avante no nada infinito mais trechos: (aqui mais uma vez uma critica aos "egos feridos") Se o que você quer em sua vida é só paz Muitas doçuras, seu nome em cartaz E fica arretado se o açúcar demora E você chora, cê reza, cê pede… implora… (e aqui mais uma vez faz a comparaçao entre as pessoas que nao cultivam seu ego, e as que cultiva) Enquanto eu provo sempre o vinagre e o vinho Eu quero é ter tentação no caminho Pois o homem é o exercício que faz Eu sei… sei que o mais puro gosto do mel É apenas defeito do fel E que a guerra é produto da paz Conclusao: Raul tenta passar pra gente nessa musica que o importante mesmo é gostar de nós mesmos primeiramente. A melhora maneira de viver, não é colocando nossos interesses em primeiro lugar, mais sim, colocar eu (voce, ou ele) em primeiro lugar.

0
0